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ToggleO que é marketing interno? De que forma o marketing interno pode melhorar não somente os resultados da empresa, mas o clima organizacional entre os colaboradores? Já não é uma novidade: há um consenso entre o mundo corporativo que, quanto melhor se sentir um colaborador, melhores serão os seus resultados.
Diante disso, muitas empresas inovaram, principalmente as startups de tecnologia que surgiram depois dos anos 2000, com estratégias que tratam o colaborador como ele sempre deveria ter sido tratado: como parte da empresa. Dentro dessas estratégias, entra o marketing interno.
Trata-se de uma série de estratégias que podem realmente melhorar diversos âmbitos simultaneamente dentro da sua empresa. Conhecido também como endomarketing, no conteúdo de hoje vamos lhe explicar o que é marketing interno, quais seus benefícios e como aplicá-lo na prática. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!
O que é marketing interno?
Mas afinal, o que é marketing interno? Esta é a definição acadêmica:
“O marketing interno é uma filosofia de gestão de RH, que coordena trocas internas bem-sucedidas entre a organização e seus funcionários para alcançar trocas externas bem-sucedidas entre a organização e seus clientes”.
Agora vamos dissecar essa definição, para torná-la concreta e útil. Vamos nos concentrar nesses três pontos:
- Filosofia de gestão de Recursos Humanos;
- Trocas internas bem-sucedidas;
- Trocas externas bem-sucedidas.
1. Filosofia de gestão de Recursos Humanos
Aqui a questão é muito simples: o marketing interno diz respeito à gestão de recursos humanos, ou seja, aquelas teorias e práticas que são aplicadas por gestores e empresários para fazer com que as pessoas trabalhem melhor dentro da empresa e aqueles intimamente ligados (por exemplo, fornecedores ou distribuidores).
De fato, cada vez mais gestores e empreendedores estão descobrindo que investir nas pessoas é a chave para o sucesso. Caso contrário, esta parte é desinteressante, então vamos seguir em frente.
2. Trocas internas bem-sucedidas
Sendo os funcionários dentro da empresa e você estando dentro da empresa, as trocas são internas. E ressaltamos, são trocas de sucesso. Você não precisa de diploma para entender que, se trabalhar de forma organizada e harmoniosa, todos ganham tanto em saúde mental quanto em ganho real.
3. Trocas externas bem-sucedidas
Como resultado, temos trocas externas bem-sucedidas. Sim, porque, principalmente nas empresas onde o empresário já não atende a todos os clientes e delega essa tarefa a outros, são os colaboradores que cuidam dos seus clientes.
Se você tem uma loja, são os assistentes de loja que cuidam e recomendam seus produtos aos clientes. Imagine a diferença, para um cliente, ser recebido com gentileza e um sorriso ao invés de uma forma rude, talvez por uma falha interna.
O objetivo deste artigo (e o real propósito do marketing interno) é fazer você entender o quanto é importante poder entender e saber gerenciar as pessoas que trabalham dentro da empresa, afinal, o humor das pessoas da empresa também é transmitido aos clientes.
Mas além da motivação econômica. Por que pensar em uma estratégia de marketing interno na sua empresa? Continue lendo conosco para conhecer as vantagens do endomarketing.
Quais são os benefícios do marketing interno?
Mas afinal, quais são as vantagens do endomarketing? Pois bem, o aspecto econômico é certamente um dos mais importantes, mas não só: é apenas uma das muitas vantagens de implementar um plano de marketing interno. Vamos ver quais são os benefícios dessas estratégias:
1. Orientação ao cliente
Todas as pessoas envolvidas na empresa estarão cientes do princípio da orientação para o cliente, ou seja, o foco da empresa é para ele, gerando um atendimento melhor e mais atencioso. Como mencionado, um colaborador que se sente melhor dentro da empresa em que atua, faz o cliente final se sentir melhor na loja/empresa que é atendido.
2. Aumenta o entusiasmo
Muitas empresas (como veremos um pouco mais a frente no tópico sobre como implementar o marketing interno) trabalham muito as competências de seus funcionários, oferecendo-lhes:
- A oportunidade de aprender novas habilidades (como marketing e orientação para o cliente);
- Entender as necessidades e problemas dos clientes;
- E, se bem feito, aumenta o entusiasmo na realização das tarefas habituais;
- O que resulta em funcionários mais felizes e melhores relacionamentos com os clientes.
3. Melhores relacionamentos
Obviamente, as relações internas entre colegas e entre as diferentes áreas da empresa também melhoram, pois a empresa criou um clima de negócios diferente graças ao marketing interno. As pessoas se sentem mais satisfeitas, mais proativas e mais motivadas em seu trabalho.
4. Maior produtividade
Diante de todos os pontos anteriores, a consequência direta é o aumento da produtividade: se você não perde tempo com assuntos desnecessários e consegue trabalhar corretamente e sem disputas internas, a qualidade e quantidade de trabalho aumentam exponencialmente.
Dessa forma, são resolvidos problemas relacionados a perda de tempo por coisas inúteis. Por coisas inúteis não nos referimos às pausas ou reuniões necessárias: estamos nos referindo àquelas perdas de tempo evitáveis, como discussões sobre projetos já aprovados ou ideias discutidas na hora errada.
5. Maior satisfação do cliente
Satisfação da equipe = satisfação do cliente final. É por isso que consideramos as pessoas como clientes internos, aos quais podemos oferecer serviços (treinamentos, descontos, convênios) da mesma forma que focamos na prestação de serviços externamente.
Resumindo
Os objetivos do endomarketing são a criação, manutenção e fortalecimento das relações internas entre os colaboradores, com as seguintes vantagens:
- Aumentar a motivação;
- Aumentar o engajamento;
- Aumentar a participação e o empoderamento;
- Para assim difundir a cultura de orientação para o cliente.
Como implementar o marketing interno na sua empresa?
Mas afinal, como implementar o marketing interno, na prática? Diante dos benefícios, é hora de ver os 8 princípios (ou recomendações, dicas) para implementar de forma eficaz uma estratégia de marketing interno. Vamos ver quais são:
1. Faça com que todas as pessoas da empresa participem
Se todas as pessoas da empresa não estiverem envolvidas, não podemos falar de marketing interno. Na verdade, é necessário que todos estejam convencidos dessa transformação: caso contrário, só seriam criados conflitos e questões não resolvidas.
2. Envolva também os envolvidos na contratação
Em muitas empresas, a contratação é feita diretamente pelo empresário/dono: neste caso é muito fácil envolvê-lo, foi ele quem decidiu iniciar a estratégia de marketing interno.
Em outros casos, ou seja, quando os recrutadores estão presentes, é bom envolvê-los para fazê-los entender quais aptidões os futuros candidatos devem ter. Todos devem estar alinhados com as estratégias escolhidas.
3. Concentre-se no envolvimento dos funcionários
O princípio 1 do marketing interno é “todos devem participar” – e este ponto 3 é uma continuação direta disso. Não só eles devem ser incentivados a participar durante as reuniões ou em horários definidos: o envolvimento deve ser, na medida do possível, contínuo ao longo do tempo: os valores da empresa devem ser levados adiante.
4. Realizar o bem-estar dos funcionários
Isso envolve a ativação de medidas que permitam aos trabalhadores manter um estado mental e físico positivo. É, pois, necessário oferecer uma adequada relação entre horas de trabalho e horas de descanso e, nos momentos de pausa dentro da empresa, criar ambientes que permitam um real aproveitamento dessas horas.
Por exemplo, uma área pode ser reservada para a hora do almoço, colocando móveis confortáveis e funcionais, além de pequenos eletrodomésticos, como cafeteiras ou micro-ondas.
5. Informar todos os funcionários sobre as políticas da empresa
Conscientizar os funcionários sobre os objetivos de negócios os torna capazes de adotar um comportamento que esteja de acordo com eles. Desta forma, a sua atitude estará mais orientada para a satisfação do interesse empresarial e não limitada ao desempenho de uma tarefa.
6. Formar adequadamente o pessoal
A ativação de cursos de formação interna que permitam aos colaboradores adquirir maiores competências será funcional para a otimização das tarefas para as quais são atribuídos.
Um maior conhecimento do setor, entre outras coisas, aumenta não só a confiança que o colaborador tem nas suas capacidades, mas também a mentalidade com que trabalha.
7. Melhorar a comunicação interna
Colocar-se à disposição para ouvir atentamente os problemas internos, relativos tanto à organização quanto às relações interpessoais, permite encontrar as soluções certas com maior eficiência e menos perda de tempo.
De fato, se você está perfeitamente ciente de quais são as fontes de um possível mal-estar, pode agir diretamente sobre elas em vez de proceder por tentativa e erro e muitas vezes não conseguir centralizar a questão.
8. Marketing Externo = Marketing Interno
Muitas empresas, especialmente as multinacionais, sofrem deste problema: têm um marketing externo excepcional, mas em termos de marketing interno, lutam. Pense na Amazon e em todas as questões relacionadas aos funcionários. Não é bom ter gente que pede demissão e fala mal da empresa.
Isso não acontece apenas na Amazon, mas muitas vezes acontece que alguns funcionários não se sentem felizes dentro da organização e, eles desistem da vaga que possuem para encontrar trabalho em outras empresas, talvez na mesma função inicial. Por isso o marketing interno é tão importante, evite essa situação.
Este foi o nosso guia onde explicamos mais sobre toda a dinâmica de marketing interno. Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos lhe ajudar e até a próxima!
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