Quando consideramos as principais vantagens do marketing digital, devemos observar a oportunidade de geração de público que essa modalidade de marketing inserida nos ambientes digitais pode proporcionar para uma empresa ou marca.
Podemos considerar que o conjunto de estratégias de marketing direcionadas para o ambiente digital está cada vez mais presente em nosso dia a dia e nos projetos de posicionamento de mercado.
As ações de marketing tradicional ainda são importantes, como distribuição de panfletos, cartão de visita e anúncios em jornal. Porém, a recomendação é que as empresas invistam cada vez mais em anúncios digitais e na geração de conteúdo otimizado para criar uma audiência natural que de fato tenha mais interesse pelo produto e pela marca.
Neste artigo, apresentamos as principais vantagens que esse tipo de marketing pode proporcionar para empresas de diferentes segmentos e portes.
Vantagens do marketing digital
Inicialmente, precisamos considerar que a internet mudou profundamente a maneira como as empresas atraem os seus clientes. Até o início dos anos 2000, o único caminho para atrair uma grande quantidade de público era por meio de campanhas (anúncios, comerciais e eventos) em grandes emissoras de televisão, rádio e mídia impressa.
Porém, com a popularização da web, qualquer empresa, independentemente de seu porte, pode posicionar seus produtos e marca nos meios digitais.
O público em geral está cada vez mais conectado e exposto a diferentes ofertas de produtos e serviços. Saber abordar esse cliente conectado é um dos principais objetivos do marketing digital dos tempos atuais.
Os benefícios do marketing digital

A seguir, apresentamos as cinco principais vantagens que o marketing digital pode oferecer para empresas de diferentes segmentos.
1 – Mensuração de resultados
Com o uso das estratégias certas, os profissionais de marketing podem gerar dados e relatórios com informações seguras para orientar novos passos de mercado.
Os dados podem apresentar informações sobre em quais links as pessoas clicaram e quais produtos foram mais procurados. Ressaltamos que esse tipo de mensuração reduz o montante de tempo e de dinheiro investidos.
2 – Baixo custo
Ao usar a veiculação de campanhas em mídias tradicionais, como rádio, TV e mídia impressa, as empresas gastavam um grande volume de dinheiro para mostrar seus produtos e suas marcas por alguns segundos.
Por outro lado, com o amadurecimento do marketing na internet, investir em anúncios digitais e criação de conteúdo exige um custo mais baixo de investimento e permite que a empresa mantenha sua mensagem por mais tempo para o cliente.
Lembramos que os anúncios do Google ADS, por exemplo, apresentam modelos de cobrança mais acessíveis, como o CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil Visualizações) e CPA (Custo por Aquisição).
Dessa forma, em plataformas como o Google ADS, o usuário paga somente quando o seu anúncio recebe um clique.
3 – Personalização da mensagem
O marketing digital ajuda o empreendedor e gestor de comunicação a personalizar o conteúdo, o processo de comunicação e a mensagem conforme o tipo de público escolhido para se trabalhar.
O empreendedor pode, por exemplo, realizar uma promoção vitalícia que pode oferecer descontos para o cliente que é aniversariante em determinado mês.
Ao mesmo tempo, ainda poderá personalizar o atendimento para cada tipo ou grupo de clientes.
4 – Maior alcance de público
Com o uso de planejamento certo, é possível ampliar mercados e divulgar determinada mensagem para potenciais clientes, mesmo que eles estejam em outras cidades ou até mesmo em outros países.
Dentre as vantagens do marketing digital está a possibilidade de segmentar a divulgação para determinado público, gerando uma comunicação diferenciada.
5 – Melhores taxas de conversão
Uma campanha que tem alto nível de conversão é aquela que consegue transformar audiência em compradores potenciais e finais dos produtos e serviços da empresa.
O uso do marketing digital permite elevar as taxas de conversão e gerar mais vendas. Para isso, é fundamental a implementação de estratégias adequadas para cada perfil de cliente, permitindo que a persona clique no anúncio ou em determinado conteúdo e se interesse pelos produtos apresentados.
Principais objetivos
Dentre os principais objetivos do marketing digital, podemos destacar os seguintes pontos:
– Mais audiência
A audiência aumenta devido à produçãode conteúdo de qualidade. Assim, é possível construir uma importante base de contatos com lista de e-mails ou assinantes de blogs.
– Geração de ativo
Com o passar do tempo, a audiência poderá se tornar um importante ativo de marketing para direcionar tendências, comportamentos e indicações de vendas.
– Qualidade na comunicação
Com a implementação de ações estratégicas e reconhecendo as vantagens do marketing digital, o cliente é beneficiado com o aumento de qualidade na criação e entrega das mensagens.
Conclusão
Neste artigo apresentamos os principais objetivos e vantagens do marketing digital para a empresa.
Considerando que o público em geral está cada vez mais conectado, as empresas que não estão investindo nessa modalidade de marketing estão ficando cada vez mais fora do radar dos seus clientes.
Obter autoridade e influência na internet ajuda a orientar o cliente durante a sua decisão de compra, aumentado seu engajamento e proximidade com a marca.
Um dos objetivos principais do marketing digital é o de gerar mais vendas e melhor relacionamento entre a marca da empresa, seus pontos de vendas ou de atendimento e seus clientes finais.
É muito importante investir constantemente em marketing digital, conhecendo suas principais estratégias e ferramentas, para que ele seja executado da forma mais positiva possível e traga os melhores resultados para a empresa!
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10 de agosto de 2022 Marketing