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ToggleO marketing digital para negócios locais vem crescendo – e muito – nos últimos anos. Mas, como funciona esse tipo de marketing? Realmente vale mais a pena apostar em conteúdos voltados para o público-alvo que está mais próximo de nossa loja? Como podemos organizar uma campanha de anúncios para negócios locais?
São muitas as dúvidas que surgem quando o assunto é marketing digital. Quando entramos ainda mais no assunto, falando a respeito de temas específicos, essa afirmação se torna ainda mais verdadeira. Acontece que quanto mais a fundo vamos em um nicho, mais dedicação e atenção devemos dar a análises e testes.
Neste conteúdo, além de explicar o que é marketing digital para negócios locais, também vamos dar algumas dicas para colocá-lo em prática. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria.
Essas dicas servem para todos os negócios locais, como, por exemplo: imobiliárias, escritórios de arquitetura e advocacia, academias, supermercados, hotéis, entre outros.
Vamos lá!
O que é marketing digital para negócios locais?
Mas, e o que é marketing digital para negócios locais? Trata-se não somente uma estratégia, mas de várias. Basicamente, consiste em uma série de ações realizadas com base em um espaço geográfico menor, buscando atingir os clientes em potencial que estão mais perto do seu negócio, em vez de mirar aqueles que estão distantes.
O principal intuito do marketing digital para negócios locais é esse que citamos. Porém, uma série de benefícios podem ser usufruídos quando você o coloca em prática, como por exemplo, aparecer à frente de seus concorrentes na primeira página de resultados do Google e, naturalmente, prospectar um número bem maior de clientes.
Por que o marketing digital é importante para os negócios locais?
Por que o marketing digital é importante para negócios locais, afinal? Basicamente, por dois fatores principais: melhorar a visibilidade e a autoridade do negócio, aumentando a sua credibilidade no mercado; e, consequentemente, atingir um número maior de clientes locais, que podem vir a se tornar um público fiel.
Então, se você busca melhorar a imagem da sua loja, marca ou empresa no setor em que atua, a melhor forma é estar presente em todas as plataformas, por meio de um marketing 360º. Ao fazer isso de forma segmentada, você é bem visto e conhecido principalmente entre as pessoas da sua região.
Imagine, por exemplo, uma empresa que atua com pequenos fretes: esse tipo de serviço é, em sua grande maioria, exercido na cidade em que a empresa está localizada e nos seus arredores. Assim, uma empresa que faz frete em Sorocaba pode aparecer como resposta para pesquisas feitas com palavras-chave como “Frete Sorocaba”, “Frete Sorocaba até São Paulo”, entre várias outras opções.
Quais são os benefícios do marketing digital para negócios locais?
Podemos nos arriscar a dizer que, muitas vezes, quando as pessoas pesquisam por serviços, comércios ou produtos, elas estão esperando encontrar resultados locais. Assim, um dos maiores propósitos do marketing digital para negócios locais é, justamente, colocar o empreendimento em evidência para quem está procurando pelos produtos ou serviços oferecidos por ele.
Com isso, o empreendedor local acaba tendo uma série de benefícios, dentre os quais podemos destacar:
Ampliação da visibilidade da empresa
Com uma boa estratégia de marketing digital, o negócio local passa a aparecer em mais resultados de busca.
Ou seja, mais clientes potenciais visualizam o empreendimento, tomam consciência de que ele existe e, como veremos mais detalhadamente no próximo tópico, passam a considerá-lo como uma boa opção para atender às suas necessidades, até que decidam realizar a compra ou fechar negócio.
Fortalecimento da marca e da sua credibilidade
A partir do momento em que o consumidor tem contato com a marca, ele vai procurar saber mais sobre ela. Quanto mais informações ele encontrar, e quanto melhores, mais atualizadas e mais qualificadas elas forem, mais ele vai tender a se tornar cliente.
Especialmente nesse caso, tratando-se de negócios locais, dificilmente esse cliente será pontual. A comodidade da localização somada a uma boa estratégia de marketing, a um bom produto ou serviço e a um bom atendimento tem tudo para transformá-lo em um cliente fiel!
Aumento de clientes e de vantagem competitiva
O aumento de clientes é, praticamente, uma consequência dos dois benefícios anteriores. Afinal, mais pessoas irão conhecer o negócio local e se convencer de que ele é a opção ideal para que o estão buscando.
Isso tudo traz ao empreendimento um ganho de vantagem competitiva, já que o marketing digital permite essa atração de clientes de forma proativa e natural, sem a interrupção causada pelo marketing tradicional, e muito longe da postura passiva de esperar que possíveis clientes passem em frente ao estabelecimento e se interessem pelo que é oferecido.
11 dicas de marketing digital para negócios locais
Agora que já sabemos o que é marketing digital para negócios locais, vamos então conhecer algumas dicas para implementar esse conjunto de técnicas em seu negócio. Confira:
1. Defina o seu objetivo
O primeiro passo que você deve dar é estabelecer o seu objetivo em relação ao marketing digital. Você quer dar mais visibilidade para a sua empresa? Atrair mais pessoas para a sua loja física? Aumentar a quantidade de seguidores ou o engajamento das redes sociais? Finalizar vendas online?
Esses são alguns exemplos de objetivos que podem ser definidos e é importante esclarecer que cada um deles exige uma estratégia específica, além, é claro, de KPIs que ajudem a mensurar exatamente o que se quer.
Isso significa que todo o seu trabalho com marketing depende desta etapa inicial, pois será orientado por ela. No entanto, é claro, assim que houver necessidade, todo o trajeto pode ser alterado, mantendo sempre o alinhamento de expectativas e objetivos.
2. Entenda bem quem é o seu público principal
Muitas pessoas podem ser clientes ocasionais dos seus produtos ou soluções. No entanto, algumas têm potencial para se tornarem recorrentes, fiéis ao seu negócio. Essas pessoas costumam ser aquelas para as quais o que você tem a oferecer parece ter sido feito sob medida.
Mas, quem são essas pessoas? Quais são suas características demográficas?
Quais são os seus costumes? Por que o seu negócio pode ser tão importante para elas? Em quais redes sociais elas estão?
As respostas a todas essas perguntas vão contribuir para a definição das suas ações de marketing, bem como, é claro, para a decisão de onde vale a pena concentrar seus investimentos, afinal, você precisa estar onde seu público está.
3. Cadastre a empresa no Google meu Negócio
Após essas etapas, seu próximo passo deve ser cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio (também conhecido como Google My Business). Trata-se de uma plataforma disponibilizada pelo buscador para empresas que desejam deixar seus dados sempre atualizados, para que os visitantes da web possam obter mais informações sobre o negócio.
Assim, sempre que alguém procurar, por exemplo, por “Empresa de gerenciamento financeiro” no Google e a localização do buscador da pessoa estiver na sua cidade, a sua empresa irá aparecer como uma das opções, com o número de telefone, qualidade das avaliações, comentários de clientes, endereço completo, etc. Portanto, vale muito a pena investir seu tempo nessa ferramenta.
4. Invista em um site responsivo
Essa etapa é tão importante que se divide em duas: criar um site e fazer com que seja responsivo. Mas, por que você deveria fazer isso?
Em primeiro lugar, você deveria criar um site porque ele é o seu endereço na internet, a sua casa própria. Todos os investimentos que você fizer ao longo do tempo para aperfeiçoá-lo sempre continuarão válidos.
Se você deseja investir apenas em redes sociais, cuidado: essa estratégia pode se tornar perigosa. Afinal, as redes sociais não são suas. Se o site é sua casa própria, as redes sociais são “aluguéis”. Ou seja, elas podem desaparecer ou cair em desuso e você não vai poder fazer nada – nem recuperar seus seguidores.
Por isso, é tão importante investir em um site, o qual também ajudará você a explicar e demonstrar seus produtos e serviços aos seus leads e clientes, além de contribuir para que a sua empresa seja facilmente encontrada no Google (afinal, é no Google que todo mundo pesquisa quando precisa de algo), desde que adote uma estratégia sólida de SEO, como veremos a seguir.
Mas, além de ter um site, ele precisa ser responsivo. Isso porque muitas pesquisas são feitas por meio de dispositivos móveis e as pessoas têm uma grande propensão a simplesmente desistir da navegação se o site não estiver perfeitamente adaptado para o celular ou com um carregamento muito lento.
Então, estão aí duas dicas muito poderosas para o marketing digital do seu negócio local: não só invista em um site, mas garanta que ele seja responsivo!
E a próxima dica é: mantenha-o otimizado para SEO!
5. Aposte em SEO
Você já ouviu falar em SEO? O acrônimo é referente a “Search Engine Optimization”, em inglês, que significa “Otimização para motores de busca”, em português. Trata-se de uma série de técnicas que você pode colocar em prática para conseguir ocupar as primeiras posições para palavras-chaves essenciais ao seu nicho de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso.
Voltemos ao exemplo da empresa de gerenciamento financeiro, que demos quando falamos sobre o Google Meu Negócio. Utilizando as técnicas corretas de SEO, se a sua empresa fica localizada em Curitiba, é possível escrever um megaconteúdo para a keyword “Melhor empresa de gerenciamento financeiro em Curitiba”. Ao conseguir a primeira posição para a busca, não será mais necessário demandar dinheiro para anúncios, já que a partir daí tudo ocorrerá de forma orgânica.
6. Marque presença nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais também tem grande importância. Lembra-se de quando falamos sobre aplicar uma estratégia de marketing 360 graus? O marketing digital para negócios locais precisa e deve agir dessa exata maneira: estando presente em “todos os cantos” possíveis.
As redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines de produtos e serviços, com um alto número de pessoas navegando durante dia e noite, das mais diferentes faixas etárias e gostos.
Comércios locais precisam mais do que nunca estar presentes nas redes sociais, fazendo lives com promoções no Instagram, postando fotos no feed do Facebook, etc. Ou seja, negócios locais precisam estar presentes no cotidiano do cliente em potencial.
7. Divulgue para seus clientes físicos a presença digital da sua empresa
Se você tem um negócio local, provavelmente você já possui uma clientela, não é mesmo? Que tal divulgar para essas pessoas que já estão em seu estabelecimento que a empresa agora também tem presença digital?
Você pode fazer cartõezinhos com o seu site e redes sociais e distribuir para seus fregueses, ou pode colocar na loja um banner com os respectivos QR Codes… enfim, o importante é que eles saibam dos canais digitais e se sintam motivados a segui-los!
8. Segmente os seus anúncios
Partindo para o tráfego pago, uma das melhores ferramentas do marketing digital para negócios locais são os anúncios segmentados. Quantas vezes você estava “passeando” pelo Instagram e acabou vendo o anúncio de alguma loja do centro de sua cidade que você gosta muito? Provavelmente isso já aconteceu.
Você pode fazer o mesmo com os seus clientes. Basicamente, deve escolher um nicho específico de público, idade, sexo, e escolher uma região com baixa quilometragem para anunciar, preferencialmente dentro da sua cidade. Ao segmentar os seus anúncios, será mais fácil encontrar clientes em potencial, e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
9. Faça parceria com outros negócios locais
Nossa próxima dica muito especial de marketing digital para negócios locais é a realização de parcerias com outros negócios. É possível fazer parcerias com desconto, assim todos saem ganhando. Um exemplo clássico: clientes da nutricionista Maria ganham 30% de desconto na mensalidade da academia MuscleFit.
São muitas as opções disponíveis para parcerias, principalmente quando o assunto é a divulgação.
10. Observe as boas práticas de outras empresas (inclusive dos seus concorrentes)
Acompanhar as ações de marketing de empresas de outros setores pode ajudar a enxergar novas possibilidades, novas ideias ou, até mesmo, a identificar algo que não está funcionando muito bem na sua estratégia.
O mesmo vale para o acompanhamento do que fazem os concorrentes. Estar por dentro das ações adotadas por eles e da movimentação em suas redes sociais contribui para enxergar oportunidades de diferenciação ou para entender se há algum cliente insatisfeito e o porquê, o que, é claro, pode ser adotado como medida preventiva em seu negócio, a fim de não deixar que aconteça o mesmo.
11. Peça que seus clientes avaliem a experiência e acompanhe os comentários
Nem sempre seus clientes vão se lembrar de deixar um feedback sobre a experiência que tiveram ao comprar de você ou usufruir dos seus serviços. Por isso, incentive-os a fazer isso com lembretes gentis, que podem ser enviados pelo e-mail, WhatsApp, ou mesmo em uma conversa pessoal!
Comentários positivos, independentemente de em qual rede social forem, fazem muito bem à empresa, pois estimulam outras pessoas a se tornarem clientes também.
Além disso, se o comentário for no Google Meu Negócio pode favorecer ainda mais o rankeamento do empreendimento nos resultados de busca.
No entanto, é importante lembrar de sempre acompanhar o que as pessoas falam a respeito da sua empresa na internet, tanto para agradecer, quanto para tentar solucionar algum problema.
Por isso, mesmo que a avaliação seja negativa, responda educadamente e, se possível, tente reverter a situação.
Esperamos que todas essas dicas ajudem você a utilizar o marketing digital a favor do seu negócio local!
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E lembre-se que, para fazer o seu negócio local decolar com o marketing digital, você pode contar com o trabalho customizado da Lab Growth! Vamos conversar?
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