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ToggleDicas para vender mais são simples, mas eficazes. Quais são as mais eficazes dicas para aumentar as vendas? Existe algum caminho “garantido” que podemos seguir para aumentar a taxa de conversão de uma marca? De que maneira podemos analisar esses dados e saber o desempenho da empresa?
Quem sabe vender nunca vai passar por apertos na vida. Essa é uma frase que você provavelmente já ouviu, mesmo que de uma forma um pouco diferente. É claro que na prática não é bem assim, porém, sabemos que quem sabe vender, na grande maioria das vezes, se “dá bem” na vida.
Isso vale para qualquer tipo de negócio, desde as vendas realizadas pessoalmente até às online.
A diferença é que cada tipo de venda necessita de um tipo diferente de abordagem: enquanto o primeiro requer conhecimento sobre gestão e persuasão, o segundo depende do entendimento a respeito das regras e nuances que a web impõe para conseguir converter mais.
A verdade é que é sim possível vender mais e foi pensando nisso que montamos esse conteúdo completo no qual vamos explicar de forma detalhada algumas dicas para vender mais.
Quer conhecê-las? Então, acompanhe-nos até o final da matéria, vamos lá!
9 dicas para vender mais
Não somente duas ou três, mas nove. São nove dicas que consideramos essenciais a serem seguidas por toda e qualquer pessoa que queria se aprofundar no mundo das vendas. É claro que, se você deseja se tornar um vendedor exímio, deve ir ainda mais a fundo em busca de conhecimento.
Além disso, o mais importante é sempre se atualizar: o mundo está mudando, a era digital não está mais chegando: ela já faz parte do nosso cotidiano. Ou você se atualiza em termos de marketing digital para vendas ou acaba ficando para trás da concorrência: essa é a verdade.
Mas, fique tranquilo, pois temos certeza que com estas 9 dicas que trouxemos, você já obterá ótimos resultados. Vamos lá!
1. Conheça seu público
Em primeiro lugar uma dica para vender mais, conheça a sua persona. Entenda qual é a sua faixa etária, sexo e principais interesses que possui. Dessa forma, será muito mais fácil criar um fluxo de comunicação que resulte em uma conversão a mais, do que apenas se direcionar a uma pessoa aleatória oferecendo um produto que talvez nem seja de seu interesse.
2. Conheça suas dores e desejos
O segundo passo para conseguir vender mais é entender as dores e desejos da sua persona. O termo persona é usado para designar o público-alvo para o qual você deve direcionar os seus esforços. Portanto, quanto mais você conhecer o tipo de pessoa que compra seu produto ou serviço, maior será a chance de venda.
Não basta somente oferecer o produto com desconto e pronto. É preciso entender a linguagem que sua persona fala: é jovem e mais informal ou idosa com uma linguagem formal? Tudo isso faz diferença na hora de chamar a atenção de um cliente em potencial, por isso é importante estudar sempre mais.
Não venda apenas produtos, venda soluções. Além dos desejos, precisamos compreender as dores da nossa persona: deixe claro como o seu produto vai ajudar a solucionar o problema que ela está enfrentando.
Por exemplo, a Netflix resolveu as dores de quem amava assistir filmes, porém precisava ir até a locadora: agora, pagando a mensalidade do serviço de streaming, você tem acesso ilimitado a um catálogo de séries, filmes e documentários incríveis, sem sair de casa.
3. Saiba lidar com objeções em vendas
O termo objeção quer dizer um tipo de retorno negativo de seu cliente em relação ao que você falou. Então uma dica para vender mais é: por exemplo, imagine que a Netflix tivesse que vender filmes de porta em porta, e, em algum momento, alguém respondesse “Não tem a série de que eu gosto no catálogo”: essa é uma objeção.
A objeção geralmente nos pega de surpresa, mas, quanto mais preparado você estiver para elas, melhor será o seu desenvolvimento quando alguma aparecer. O ideal é conhecer o seu produto a fundo, imaginando quais seriam as suas próprias objeções ou então aquelas que acredita que serão mais comuns.
Dessa forma, estará preparado com uma resposta positiva para quando a dúvida surgir. Sempre busque responder à objeção com uma solução. Por exemplo, uma boa resposta para a objeção citada acima, seria: “Não temos sua série favorita, mas nosso catálogo é dinâmico, sempre adicionamos novas séries entre as disponíveis, além de que temos mais de 100 mil séries prontas para você assistir”.
Ou seja, a resposta não foi negativa e ainda realçou mais dois pontos positivos do serviço: dinamismo e variedade de escolhas. Continue lendo conosco para saber outras dicas para vender mais!
4. Comece a prospectar clientes
As vendas estão paradas? Você já pensou que o problema pode ser a falta de novos clientes? Muitas vezes passamos por boas marés que duram bastante. Porém, tempos bons geram um certo conforto, acomodando até o mais acelerado, fazendo-o esquecendo da “correria” inicial em busca de novos clientes.
Mas, nem tudo que é bom dura para sempre. É neste momento que muitas pessoas não identificam que simplesmente se acomodaram: é necessário voltar à ativa, usando métodos de Inbound Marketing para prospectar novos clientes.
Ao atrair público novo para as plataformas de sua empresa, é mais fácil conseguir vender novos produtos.
5. Tenha um follow-up de vendas
O follow-up de vendas é uma ótima dica para vender mais e é muito indicado para quem trabalha com vendas por meio de meios de comunicação, como Instagram, WhatsApp e até mesmo ligação telefônica. Trata-se de “acompanhar” o seu cliente após a aquisição do produto ou serviço, auxiliando-o com possíveis dúvidas, pedindo sua opinião sobre o que foi adquirido e, é claro, fortalecendo o relacionamento.
Essa é uma ótima dica para vender mais, pois você pode tanto fazer novas vendas para o mesmo cliente, quanto ganhar o apreço dele devido ao bom atendimento e ser indicado, quando algum dos seus conhecidos precisar de alguma solução que o seu negócio oferece.
6. Construa fluxos de comunicação
Outra dica que ajuda a vender mais é a utilização de um fluxo de comunicação. Trata-se de uma espécie de script que já foi testado várias vezes, alterado em outras diversas ocasiões, chegando assim a um resultado final satisfatório e que converte. Basicamente, você embasa sua conversa com um cliente em potencial seguindo etapas previamente definidas.
É uma espécie de abordagem mais garantida em termos de vendas, pois já foi testada e alterada para chegar até sua versão final.
7. Tenha um plano de marketing digital definido
Mais uma dica para vender mais: Lembra-se de quando falamos que a era digital já está a todo vapor? E de quando afirmamos que quem não utiliza o marketing digital é deixado para trás por seus concorrentes? Nada mais do que a verdade.
Isso significa que é muito importante que você tenha um plano de marketing digital bem definido. E por quê? Porque a partir de um caminho bem traçado, fica muito mais fácil realizar algumas pequenas mudanças em busca do objetivo principal. Tudo fica mais claro com o auxílio de um plano prévio.
Para montar um plano empresarial voltado para o marketing digital, algumas perguntas devem ser respondidas, como, por exemplo:
- Quais são as redes sociais nas quais sua empresa deve estar presente?
- Quem é a sua persona na web?
- Quanto deve investir em anúncios pagos para aumentar suas conversões de vendas?
- O que é saudável para uma marca na internet e o que deve ser evitado?
- Quais são os objetivos da sua marca para os próximos 3 meses?
- E para os próximos 6?
- E para o próximo ano?
Todas essas perguntas podem ser difíceis de serem respondidas, principalmente se você está iniciando no mundo do marketing digital. Por isso, o ideal é contar com o apoio de uma agência especializada no setor.
8. Remarketing ajuda a vender mais
Lembre-se sempre do remarketing. O termo é usado para designar a campanha publicitária destinada a todos aqueles que já demonstraram interesse por um produto ou serviço seu, mas não finalizaram a compra. Dessa forma, você utiliza das plataformas ADS para encaminhar anúncios com promoções, condições especiais, descontos, etc., no mesmo produto que ele queria comprar, mas não efetivou.
Use-o não somente para aumentar as suas vendas, mas também para fidelizar clientes, assim, seu número de seguidores também aumenta.
9. Vendas cruzadas são uma ótima opção
Já pensou em aumentar sua conversão oferecendo produtos similares ao que seu cliente comprou? Conhecida e famosa em inglês pelo termo “cross-selling”, a venda cruzada pode ser, por exemplo, oferecer um conjunto de meias e calção esportivo a alguém que acabou de comprar um tênis esportivo.
Dessa forma, você complementa o produto que foi comprado com outro semelhante, que vá auxiliar na mesma tarefa que o primeiro, mas de maneira diferente. Já pensou sobre isso? É uma das melhores maneiras de aumentar seu caixa.
Essas foram as nossas 9 dicas para vender mais. Esperamos que todas elas tenham sido eficazes e que tragam bons resultados para o seu negócio!
Se precisar de ajuda para vender mais com o marketing digital, conte conosco! Estamos preparados para fazer a sua empresa potencializar os resultados!
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