Índice de conteúdo
ToggleO que é conversão no marketing digital? Como funciona uma conversão dentro do marketing? Tem como melhorar a taxa de conversão das vendas de uma loja? O que é Call to Action e como isso pode influenciar o caminho a ser percorrido para se chegar até a venda de um produto? Qual é a real importância da conversão?
Apesar das vendas online serem mais práticas, automatizadas e fáceis do que as feitas pessoalmente, elas ainda enfrentam algumas dificuldades para serem realizadas, mesmo com o auxílio de diversas ferramentas de marketing que temos à nossa disposição atualmente.
O grande diferencial de se trabalhar com vendas aliadas ao marketing é que em algum momento tudo se torna muito prático: você já encontrou seu público, já definiu o valor que precisa pagar diariamente para o anúncio de um produto, entre outros detalhes. Então, basta deixar a propaganda rodar e as vendas acontecerem. Mas, para que isso seja realmente possível, a taxa de conversão deve estar alta.
E é sobre isso que falaremos hoje. Neste conteúdo, vamos deixar claro a você o que é conversão no marketing digital e de que forma você pode otimizá-la, para que assim, consequentemente, os seus resultados aumentem. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos nessa leitura. Vamos lá!
O que é conversão?
Afinal, o que é conversão no marketing digital? A conversão é uma ação realizada pelo usuário que pode ser medida, como um envio de formulário ou uma compra.
Se o objetivo for uma venda, por exemplo, a cada clique que ele der em direção à aquisição de um produto, uma conversão a mais é realizada em direção à conversão final, que resulta na compra de um produto, serviço ou qualquer outro tipo de solução que você esteja oferecendo.
É claro, a principal conversão é aquela que consideramos como a mais importante: a venda. Então, encaramos a venda como uma conversão, um ponto positivo que indica que o resultado pretendido foi atingido. Porém, é importante considerar que existem outros tipos de conversão, como veremos em mais detalhes a seguir.
Entenda os diferentes tipos de conversão
Conversão de compra de um produto ou serviço
Como mencionado, é o principal tipo de conversão no marketing digital. É um conjunto de técnicas e ações que são implementadas em um anúncio, por exemplo, que leva o seu cliente a comprar o seu produto. Dessa forma, para quem vende na internet, é de suma importância que você empregue tempo e dedicação em aprender mais sobre como converter uma venda online.
Conversão social
Já ouviu falar sobre? Trata-se de uma conversão que não tem o dinheiro (venda) como seu fim, mas sim um método de ampliar a presença da marca e aumentar a sua rede de clientes. Como? Basicamente, você oferece um produto, infoproduto, e-book de nicho ou algo do tipo, em troca de um compartilhamento do perfil da marca em alguma das redes sociais da pessoa.
Assim, em troca, esta pessoa recebe o produto em questão, desde que divulgue a sua marca. É uma espécie de permuta, mas com gastos bem insignificantes para quem o realiza. Pode ser feito no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, enfim, em qualquer tipo de plataforma social que aumente a sua visibilidade.
Conversão por e-mail marketing
Apesar de algumas pessoas acharem que estão ultrapassadas, as campanhas de e-mail marketing sempre estarão entre as melhores formas de converter uma venda, ganhar um novo seguidor, entre outros tipos de objetivos. Basicamente, você cria uma campanha de venda de um produto, curso ou algo do tipo, e lança por meio de e-mail para vários contatos segmentados que você acumulou durante o tempo.
Nesse caso, a taxa de conversão é medida pela quantidade de cliques/número de vendas. Ao fazer um paralelo entre essas duas informações, é possível chegar a uma porcentagem correta de conversão. Várias ferramentas de e-mail marketing já apresentam opções automáticas para fazer essa conta, basta escolher a melhor.
O que é CTA?
O que é CTA e o que tem a ver com conversão? CTA é o acrônimo para “Call to Action”, em inglês. Em português, significa “Chamada para Ação”. Trata-se da chamada que você vai usar em sua publicação, anúncio ou campanha de e-mail marketing, por exemplo, para fazer seu cliente em potencial visitar sua página, seguir seu LinkedIn ou então comprar um produto. Exemplos de CTA:
- “Compre agora!”;
- “Siga-nos nas redes sociais”;
- “Aproveite, promoção por tempo limitado!”;
- “Compre com desconto agora!”
O que é taxa de conversão?
E o que é a taxa de conversão? Como mencionado anteriormente, é uma porcentagem que indica quanto das suas conversões realmente resultam em pontos positivos. Se você criar uma campanha de e-mail marketing com um botão de ação do tipo “Visite nosso LinkedIn”, então a taxa de conversão é medida entre as pessoas que abriram o e-mail e as que clicaram no link para o LinkedIn.
Dessa forma, se 100 pessoas abriram seu e-mail e pelo menos 40 visitaram o link deixado no e-mail, significa que sua taxa de conversão está em 40%.
Como melhorar a taxa de conversão?
Como fazer para aumentar e melhorar a taxa de conversão? É necessário fazer testes. São os testes e mudanças que vão indicar que tipo de alteração deve ser feita em uma campanha publicitária ou página, chegando então a um resultado final em que os pontos positivos sejam“casados” e os negativos excluídos.
Entendeu melhor o que é conversão no marketing digital? Até a próxima!
0