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ToggleO comportamento do consumidor diz muito não somente sobre o que ele deseja, mas também sobre o que sua marca está fazendo corretamente e no que está errando. É o principal indicador que uma marca precisa estar atenta, baseando-se na resolução de problemas, criação de novos produtos engajados e melhorando o posicionamento da marca a partir disso.
Influenciar o comportamento do consumidor é algo que as grandes marcas fazem há décadas. Não é algo novo, pelo contrário, já é algo considerado como modelo padrão e que novas empresas buscam seguir a todo custo. Porém, como bem sabemos, não é uma tarefa fácil de ser realizada.
Não é impossível influenciar no comportamento do público-alvo que consome o seu produto, mas é necessário estudo, dedicação, prática e muitos, muitos testes. Estes testes servem para você ajustar o que é necessário, melhorando as campanhas de seus produtos e aumentando a sua taxa de conversão.
Não sendo impossível, então podemos influenciar, certo? Correto. Neste conteúdo, além de explicar o que é comportamento do consumidor, vamos trazer alguns fatores primordiais que influenciam diretamente no comportamento do seu consumidor principal. Caso queira saber mais sobre o conteúdo, leia conosco!
O que é comportamento do consumidor?
Comportamento do consumidor é o estudo sobre o que leva um cliente a realizar a compra de um produto. Qual é o seu comportamento entre o momento em que visualiza o produto até a compra final. Como? Onde? Por que? O que o influenciou a realizar a compra de determinado produto e não de outro semelhante?
Esse tipo de estudo nos ajuda a traçar um caminho mais eficaz para anunciar um produto ou serviço. Sabendo qual é o comportamento de seu cliente e o que lhe influencia a realizar a compra de algo, suas campanhas publicitárias são mais assertivas, sejam essas de marketing tradicional ou então de marketing digital.
Apesar disso, muitas empresas fazem o estudo não para compreender o comportamento e adequar seu produto ao cliente, mas sim para adequar o próprio cliente ao produto que está vendendo. Como isso acontece? Através do marketing de influência, uma técnica que, como mencionado anteriormente, é usada há décadas.
Trata-se de usar ferramentas, técnicas e ações que, quando colocadas em prática, podem influenciar o comportamento do consumidor. Algumas trazem resultado mais imediato, como as campanhas de tráfego pago direcionadas a influência, enquanto outras trazem um resultado em longo prazo, mas com maior eficácia, como é o caso do marketing de conteúdo.
6 fatores que influenciam o comportamento do consumidor
E quais são esses fatores que influenciam o comportamento do consumidor? Como utilizá-los a favor do crescimento da marca? Abaixo, compilamos aqueles que são considerados os principais fatores de influência que podem levar a mudar o comportamento do consumidor, mesmo que pontualmente, levando-o a realizar uma compra. Leia:
1. Influenciadores
Conhecidos pelo termo em inglês “Influencers”, surgiram na web no mundo inteiro desde os primeiros anos do Instagram, sendo mais fortes de 5 anos para cá. Não são pessoas com uma fama estrondosa, mas sim especialistas no nicho em que atuam, e, por isso, possuem o respeito e a admiração de muitos consumidores.
Marcas em geral podem usar da imagem de um influenciador para levar um cliente a comprar o seu produto. É uma espécie de parceria, em que você paga o influenciador para fazer uma propaganda direta ou indireta de seu produto ou serviço, falando de sua marca. Alguns influenciadores trabalham diretamente com valores, enquanto outros preferem permutas.
A taxa de retorno é muito alta, justamente porque influenciadores possuem uma audiência bastante segmentada e engajada, graças a um trabalho longo de marketing de conteúdo que realizaram no passado e seguem realizado no presente, mas com certeza em menor frequência.
2. Cultura
A cultura é um conjunto de tudo que envolve o cotidiano de uma pessoa. Desde a língua que ela fala, até os costumes que possui em seu dia a dia. No mundo inteiro, costuma ser o principal influenciador do consumidor.
Uma pessoa de classe alta, por exemplo, com certeza possui um comportamento de consumidor que leva em conta produtos mais caros, enquanto o inverso também é verdadeiro.
Não precisamos nos restringir somente a classe social, mas também a localização. A cultura do Sul do Brasil, por exemplo, é totalmente diferente do que a cultura de quem mora no Norte ou Nordeste. O mesmo exemplo é verdadeiro quando levamos em conta outras culturas regionais.
Portanto, uma das maneiras de influenciar o comportamento do consumidor é fazer com que o seu produto entre na cultura que seu público-alvo possui. Caso contrário, será difícil converter seus resultados em vendas, pois a cultura é o fator primordial de comportamento. Leve isso em conta quando produzir uma campanha publicitária.
3. Classe social / Poder aquisitivo
Lembra-se de quando mencionamos que na cultura também está inserida a classe social de seu cliente? Em um exemplo prático, se você possui uma franquia da SmartFit, não tem porque fazer propaganda de sua academia para clientes que já frequentam a BodyTech. São públicos de classes sociais distintas. Quem vai na BodyTech paga quase 4x a mensalidade da SmartFit, então tentar prospectar esse tipo de cliente não é interessante.
Quanto a classe social como meio de influência, você precisa entender em qual patamar está o seu produto. Qual é o seu valor de mercado e qual tipo de público tem acesso ao mesmo? Após isso, entra a cultura, pois a forma com a qual a marca vai se comunicar com o seu cliente final também pode mudar drasticamente dependendo da classe social em que ele se configura.
Em termos práticos, produtos mais baratos e destinados a classes baixas precisam ser populares e agradáveis, com preços acessíveis, enquanto produtos e serviços voltados para classes mais altas devem ter a qualidade da exclusividade, pois é isso que esse público busca, majoritariamente.
4. Estilo de vida
Algo mais difícil de ser alterado, mesmo com os meios digitais, mas fácil de vender se você encontrar o público correto: estilo de vida. Um exemplo clássico são as empresas que vendem produtos fitness.
Dificilmente irão falir algum dia se souberem fazer um bom marketing digital, pois o público que possui comportamento do consumidor voltado para a qualidade de vida costuma ser um dos melhores compradores. Entrar nesse ramo é apenas um exemplo de sucesso, mas você pode influenciar sua persona, ou seja, o seu público-alvo, de outras maneiras, seguindo o estilo de vida que possui.
5. Idade e estágio de vida
Quer maior influenciador no consumo de uma pessoa do que a sua idade, estágio de vida e objetivos que possui em cada um deles? Impossível encontrar – fora a cultura que ainda é mais forte. Uma pessoa na fase jovem de sua vida naturalmente está em fase de maior consumo, enquanto uma pessoa com idade mais avançada, mesmo ainda na fase adulta, costuma pisar no freio justamente porque já passou pelo estágio do consumo desenfreado.
Na prática, um produto para uma persona mais jovem precisa ter qualidade, mas não tanta exigência e prioridades do que para uma pessoa mais velha, que já teve experiências diversas e hoje busca por algo diferente, fora da curva. Por isso é tão importante conhecer a sua persona e basear o branding da sua marca em cima dessa informação.
Somente assim a sua marca será capaz de produzir um produto ou serviço que se adeque ao que seu cliente realmente deseja, levando em conta os hábitos de compra de sua faixa etária.
6. Profissão exercida
Já pensou que um médico possui comportamento do consumidor diferente de um personal trainer? Os produtos que os mesmos compram são distintos, e mais uma vez o tipo de persona para a qual você desenvolve o seu produto ou serviço é essencial para a definição da influência.
Alguns públicos são mais fáceis de serem influenciados do que outros: uma comerciante que trabalha com roupas está sempre mais atenta às novidades do que um advogado que busca por ternos e gravatas. É um exemplo simples, mas que leva em conta outros fatores que já foram citados no conteúdo, como a cultura e a classe social que cada trabalhador representa.
Como melhorar a influência no comportamento do consumidor?
Contratar uma assessoria de marketing digital que tenha experiência e qualidade em criação e visibilidade de marca é uma das melhores escolhas que você pode tomar. Busque por uma empresa que entregue não somente campanhas publicitárias bonitas e que engajam, mas que leve em conta uma série de fatores e métricas que podem ser usados para influenciar no comportamento do seu consumidor.
Para se ter uma noção, até a quantidade de seguidores em suas redes sociais influencia na compra de um produto. Seu cliente com certeza terá mais vontade de comprar algum produto de sua marca se o Instagram tiver 200 mil seguidores e não somente 20 mil. Trabalhar através de técnicas de marketing digital, portanto, é essencial.
Esse foi o nosso guia sobre fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Como podemos notar, eles são muitos e variados. Caso ainda possua dúvidas sobre o assunto, comente abaixo. Até a próxima!
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