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ToggleComo montar um departamento de marketing? Quais são os profissionais que jamais podem faltar nesse setor tão importante de uma empresa? Vale a pena investir em uma equipe de qualidade ou é mais vantajoso contratar uma empresa terceirizada? Quais são as vantagens de ter um time próprio de marketing?
O marketing não é mais uma opção para as empresas, é uma necessidade. Levando em conta o contexto cada vez mais digital no qual estamos inseridos, muitas áreas de negócio precisaram se reinventar e, com o marketing, não seria diferente.
Uma estratégia de marketing bem-sucedida precisa estar online. Quem não aderir a essa forma de publicidade corre o risco de perder cada vez mais espaço na mente do consumidor. Afinal, “quem não é visto não é lembrado” e, para serem vistas, as empresas precisam estar onde seus clientes estão: na internet.
Dessa forma, as organizações que já estão inseridas nesse meio acabam tendo um destaque especial. Mas, como elas conseguem isso? Será que possuem um departamento interno de marketing ou terceirizam essa responsabilidade?
Vamos falar sobre tudo isso, inclusive sobre como montar um departamento de marketing, neste texto, que convidamos você a ler até o final. Mas, para começar, precisamos entender: por que é importante investir em marketing?
Por que é importante investir em marketing?
Por que é importante investir em marketing, afinal? Porque é por meio dele que sua empresa pode se destacar no mercado, cada vez mais competitivo e digitalizado. Era 1995 quando Bill Gates deu uma entrevista ao Talk Show de humor de David Letterman, explicando o que era internet.
Em meio a sátiras e ironias criadas pelo entrevistador, Gates explicava que a internet era um local incrivelmente rico em informação e que tinha tudo para prosperar. Ainda na mesma entrevista, Gates afirmou que as empresas que não estivessem na internet acabariam ficando para trás.
E isso realmente ocorreu: conforme os anos se passaram, alguns setores simplesmente sumiram do mapa, como por exemplo, as locadoras de filmes. Ganhou quem se atualizou, utilizou a internet a seu favor e marcou presença na web. Portanto, são muitos os motivos que refletem a importância de se investir em marketing:
- Mais credibilidade;
- Maior taxa de conversão em vendas;
- Aumenta o tráfego em seu site;
- Melhora seu relacionamento com clientes;
- Aumenta sua rede de contatos;
- Possibilita a chance de criar lista com leads em potencial;
- Pode fazer remarketing de produto;
- Entre várias outras possibilidades.
De forma geral, você ganha apenas benefícios. É preciso muito trabalho e estratégia, mas tudo acaba sendo muito bem recompensado com o fortalecimento da marca e o aumento das vendas, desde que o marketing digital seja bem gerido. Para isso, você precisa aprender a como montar um departamento de marketing. Continue lendo conosco e aprenda!
Passos fundamentais para montar um departamento de marketing
Para montar um bom departamento de marketing, é preciso seguir alguns passos fundamentais. São eles:
Defina os objetivos que a empresa tem com o marketing
Como montar um departamento de marketing? O primeiro passo é definir quais são os seus objetivos com esse setor, para que somente após isso comece a contratar os profissionais adequados. Dessa forma, ao iniciar os trabalhos, todos eles saberão de que forma agir em busca das metas desejadas.
Estamos falando de um verdadeiro plano empresarial, mas voltado para o marketing digital: defina os objetivos em locais que deseja estar presente (redes sociais, plataformas de e-commerce, canais no YouTube, etc.) e o que deseja com cada um deles. Por exemplo, você pode definir como objetivo estar em todas as redes sociais, com um mínimo de engajamento dentro do período de um ano.
Caso possua dificuldades em criar seu plano, contrate um gestor de marketing digital para auxiliar nesse processo, não somente para criar os objetivos, como também para mensurá-los, evitando criar expectativas impossíveis de serem alcançadas em determinado período.
Contrate profissionais qualificados
Agora que já montou seu plano empresarial voltado para o marketing digital, está na hora de contratar profissionais qualificados. E quem são eles?
Uma série de profissionais capacitados para trazer os melhores resultados para a sua empresa. Conheça-os:
Gestor
Como mencionado, o gestor é o “direcionador” de todo o departamento. É o responsável por criar um bom clima organizacional, alinhar as necessidades do negócio às atividades do marketing, elaborar estratégias e revisá-las constantemente, criar novas formas para alcançar objetivos e metas, criar um planejamento com o pé no chão, mas sempre almejando mais do que o plano anterior.
Analista de marketing
Em segundo lugar, temos o analista de marketing. Seu trabalho é justamente analisar as métricas obtidas com as ações de marketing para acompanhar sua evolução, além de identificar possíveis erros e gargalos que possam estar ocorrendo. Após isso, há a criação de relatórios que serão entregues ao gestor, responsável por analisar taxa de conversão, taxa de rejeição, etc., buscando soluções e melhorias para cada caso.
Redator
Como montar um departamento de marketing? Sem um redator não é possível. Aliás, muitas vezes você vai precisar mais do que apenas um, dependendo da demanda que você possuir. O interessante é ter um redator especializado em SEO, responsável por escrever conteúdos otimizados para mecanismos de buscas, e outro especializado em escrever conteúdos otimizados para redes sociais.
Diretor de conteúdo
Em seguida, temos o diretor de conteúdo. Esse é o profissional responsável por analisar quais serão as pautas do dia, da semana e do mês. Com base no planejamento estratégico realizado anteriormente, escolhe temas condizentes com o nicho e também patamar em que a empresa se encontra, ou seja, aqueles que sejam coesos e mais fáceis de “ranquear” para as primeiras posições das pesquisas. O diretor de conteúdo também é responsável por revisar as produções dos redatores, visando sempre a mais alta qualidade.
Especialista em SEO
Em seguida, contrate um especialista em SEO. O SEO é uma parte extremamente importante do marketing e precisa do trabalho de um especialista para ser realmente efetivo, pois envolve uma série de boas práticas, técnicas e requisitos.
Seu trabalho principal é entender de que forma o SEO onpage e offpage pode auxiliar seu site a ficar melhor posicionado nos mecanismos de buscas. Dessa forma, seu tráfego aumenta, e, consequentemente, sua taxa de conversão também.
Especialista em tráfego pago
O tráfego pago é o oposto do trabalho realizado pelo especialista em SEO, apesar de em muitos momentos se complementarem. Estamos falando de uma pessoa que entende tudo sobre anúncios publicitários em plataformas como Google ADS, Face/Instagram ADS e LinkedIn ADS, todas essenciais para vendas online.
Designer
O designer é aquele que bota a mão na massa depois do diretor de arte realizar a demanda. Basicamente, é ele quem trabalha dando vida aos criativos que serão usados no site em geral, nos anúncios da web, e em todo local em que sua marca se propuser a estar.
Diretor de arte
Como mencionado, é o diretor de arte que fica responsável por criar demandas específicas, dizer o direcionamento que o designer precisa seguir e conferir o trabalho feito. Dessa forma, tudo fica bem organizado, sempre seguindo a estética e a identidade visual que a empresa deseja passar ao seu cliente final.
Social media
Por fim, temos o social media, um profissional muito importante dentro do departamento de marketing. É ele quem faz a gestão de redes sociais interativas como Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros. Seu trabalho é engajar e bater metas sociais definidas no plano feito anteriormente.
Questione se realmente vale a pena montar um time interno
Como você pôde perceber, para montar um bom time de marketing você precisa de, ao menos, nove profissionais qualificados.
Por isso, é importante que você se questione se realmente vale a pena fazer esse investimento, ou se não seria mais fácil terceirizar as demandas desse departamento para uma agência especializada.
Para facilitar a sua decisão, vamos levantar abaixo as principais diferenças entre um time interno e externo.
Diferenças entre um time interno e externo
Quais são as diferenças entre um time interno e um externo? Com um time interno, você possui gastos muito maiores, pois precisa pagar salários e direitos trabalhistas para pelo menos 9 profissionais. Por outro lado, a empresa é o único “cliente” desses profissionais, ou seja, eles se dedicam exclusivamente ao negócio.
Já com um time externo, o investimento necessário é muito menor, pois a empresa precisa arcar apenas com o valor do contrato da agência, que geralmente é muito mais baixo do que os salários e direitos trabalhistas necessários para manter um time interno.
Além disso, você conta com a atuação de profissionais extremamente qualificados no que fazem, ou seja, profissionais que já têm a experiência e o conhecimento necessários para fazer sua empresa decolar com a ajuda do marketing!
Por fim, cabe ressaltar que, quando uma empresa monta um time interno, ela é responsável pela capacitação dos seus colaboradores. Por outro lado, profissionais de uma agência de marketing estão em constante capacitação e atualização, justamente para trazer às estratégias dos seus clientes as melhores práticas e os melhores resultados!
Vantagens de terceirizar o marketing
- Redução de custos relacionados a salários e encargos trabalhistas;
- Contratação de profissionais altamente qualificados;
- Serviços de altíssima qualidade e entregues na data correta;
- Estratégias eficazes com resultados sustentáveis;
- Entre várias outras vantagens.
Em suma, terceirizar o serviço é muito melhor do que montar um departamento interno de marketing.
Caso esteja procurando uma agência especializada para confiar o marketing da sua empresa, você está no local certo!
Estamos prontos para te ajudar a decolar!
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