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ToggleTodos os dias milhares, talvez milhões, de pessoas utilizam o Google como ferramenta de pesquisas. Afinal ele é o buscador mais usado do mundo. Provavelmente da galáxia!
Brincadeiras à parte, o objetivo de usar a página dessa gigante de tecnologia é obter dicas e informações para aprender gratuitamente sobre qualquer tema pesquisado.
Nesse contexto, empresas espalhadas por todo o mundo têm como objetivo que o seu site apareça no SERP do Google, e de preferência nas primeiras páginas.
Estar entre as posições bem colocadas dos resultados do Google é algo que exige esforço e pode ser alcançado com a utilização das estratégias corretas.
Neste artigo falaremos como aparecer no Google é possível para o seu negócio.
Entendendo mais sobre o Google
Criada em 1998, por Larry Page e Sergey Brin, à época estudantes universitários, a Google hoje é simplesmente o maior buscador de resultados da internet.
Isso provavelmente você já sabia sobre a gigante de tecnologia americana.
Só que consequentemente, isso torna a empresa o maior comercializador de espaços publicitários digitais do mundo. 99% da sua receita de U$42,6 bilhões derivam dessa prática comercial.
O Google também é dona do Youtube, fora outra infinidade de empresas e marcas.
As mais famosas participantes desse gigantesco portfólio são a Motorola, no ramo de mobile, Meka, no ramo de robótica, e o Waze, no ramo de geolocalização.
Falamos isso para demonstrar o tamanho, e, por conseguinte, o alcance que você pode obter ao aparecer na SERP do maior buscador de resultados do mundo.
Que ao mesmo tempo é uma das maiores empresas e grupos do mundo. Aparecer no Google é muita coisa, e você vai conseguir isso em breve.
Para conseguir isso existem duas opções: o tráfego pago e o tráfego orgânico. Ambos te permitirão aparecer nos resultados, porém de formas diferentes, como vamos te explicar.
Como aparecer no Google: tráfego pago e tráfego orgânico
Cada tipo de tráfego deve ser utilizado de acordo com o objetivo da sua empresa.
Se o objetivo for a construção de um relacionamento com o cliente sem a intenção de fazer vendas imediatas, o melhor é investir nas estratégias para o tráfego orgânico.
Mas se o objetivo for realizar vendas imediatas, tenha um orçamento separado para investir em anúncios e gerar um tráfego pago no seu site.
Entenda melhor a seguir.
Tráfego pago
Essa é a primeira forma de aparecer no SERP. Pagando ao próprio Google.
O tráfego pago acontece quando você faz anúncios através do Google Ads que levam as pessoas a acessarem seu site. O uso de Mídias Programáticas se faz necessário nesse momento.
E para isso, também é necessário investimento diário.
Através do tráfego pago os resultados aparecem de maneira rápida, porém o tráfego diminui drasticamente quando cessam os anúncios.
No tráfego pago a segmentação é muito maior. Por isso, a empresa pode escolher qual perfil de usuário deve receber seus anúncios.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico acontece quando os acessos a uma página da internet se dão de forma natural.
O tráfego orgânico é gerado quando são utilizadas as técnicas de SEO como o uso de palavras-chave.
E a parte boa é: nada de gastar dinheiro pagando o Google.
Ele transmite credibilidade e confiança ao seu negócio, além de possibilitar um relacionamento com o cliente.
Seu resultado é durável e necessita de orçamento baixo para colocar as estratégias em ação.
A principal desvantagem do tráfego orgânico é que demora em aparecer os resultados. Além disso, não existe a possibilidade de saber as estratégias usadas pelos concorrentes ou quando o Google fará novas atualizações e mudanças nas regras de ranqueamento.
Passos para aparecer no Google sem pagar
Para aparecer no Google é necessário seguir alguns passos:
- Utilizar das estratégias de SEO
- Produzir um bom conteúdo
- Por sua empresa no Google meu negócio
- Utilizar links (backlinks)
- Conectar seu site as redes sociais
- Manter os dados em segurança
Entenda melhor cada um desses passos, que devem ser seguidos para sua marca aparecer no Google, sem precisar pagar à empresa por isso.
Utilização das estratégias de SEO
A sigla SEO (Search Engine Optizimation), no português significa otimização de sites para mecanismos de busca.
A utilização das estratégias de SEO é muito importante para que o seu site apareça nas primeiras colocações do Google.
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, alguns critérios são levados em conta para definir seu posicionamento.
Dentre os principais fatores que se deve dar atenção, estão:
- a escolha e utilização de palavras-chave
- utilização de links internos e externos
- ter um site responsivo
- constante atualização do site
- velocidade rápida
- conteúdo relevante
- configuração adequada
Vamos dar destaque aqui abaixo para alguns desses pontos.
Palavra-chave bem escolhida
A palavra- chave deve ser baseada no modo como seu público faz as pesquisas. Basicamente saber quais palavras são as mais buscadas por ele, o público.
É importante ressaltar que existem palavras-chave de cauda longa ou curta. E a escolha delas exige conhecimento e estratégia.
As palavras-chave cauda longa possuem 4 ou mais palavras. Elas têm baixo volume de buscas, geralmente apresentam resultados mais rápidos pelo fato da concorrência ser menor.
Tenha um site responsivo
Outro ponto de destaque é que seu site precisa ser responsivo.
Isso quer dizer que as configurações dele permitem que os usuários tenham acesso ao seu conteúdo em qualquer tipo de aparelho eletrônico.
Atualize sempre o seu site e proporcione velocidade
É necessário que o site esteja em constante atualização, pois os usuários buscam informações recentes. Além disso, fique de olho na velocidade do seu site, que deve ser rápida, pois os usuários buscam soluções breves.
Estas técnicas são utilizadas em busca de aumentar o tráfego orgânico.
Produza um bom conteúdo
A produção de um bom conteúdo é um dos aspectos mais relevantes na obtenção de leads.
Ele atrai e gera desejo de consumo.
Os sites que possuem conteúdo relevante conseguem atrair visitas constantemente e o buscador do Google fica de olho nisso.
Para o algoritmo, conteúdos que ajudam na solução de problemas de forma rápida merecem destaque. Nada mais justo, não é mesmo?
Não basta receber um clique, o usuário deve de fato ser atraído pelo seu conteúdo. O tempo de permanência no site também influencia. Isso melhora muito o desempenho do seu site.
Também é importante que sejam utilizados títulos atrativos, parágrafos e frases curtas. Use sempre vídeos e imagens com descrição utilizando a palavra-chave.
O planejamento do seu conteúdo deve ser adequado ao seu nicho e suas necessidades, adequando aos meios de divulgação, como redes sociais por exemplo.
Sempre analise e esteja atento ao funil de vendas. Isso é muito importante no momento de desenvolver o conteúdo para seu nicho.
O seu conteúdo deve seguir uma lógica, separe- o em seções e utilize listas.
Ponha sua empresa no Google Maps
Através do cadastramento da sua empresa no Google Meu Negócio, qualquer usuário que pesquisar sua marca terá acesso a várias informações sobre ela.
Com isso, sua empresa aparecerá no Google Maps automaticamente.
Isso certamente dará mais visibilidade ao seu negócio. As empresas que têm melhores avaliações conseguem se sair melhor no posicionamento do site.
A utilização das técnicas de SEO permitem que o marketing da sua empresa seja direcionado para potenciais clientes que estão na região da localização de seu negócio.
Utilize links (backlinks)
A utilização de backlinks internos e externos é essencial para o ranqueamento do seu site.
O seu conteúdo deve estar interligado através de links de outros artigos do seu próprio site. Esses são os backlinks internos.
Também é importante inserir links de outros sites que tenham autoridade no mesmo nicho e estejam, preferencialmente, bem posicionados. Trata-se dos backlinks externos.
Quando outro site utiliza um link do seu site, seu conteúdo se torna uma referência.
O Google valoriza muito isso, acredite. O algoritmo entende como se o outro site estivesse indicando o seu conteúdo.
Isso agrega valor, fortalece sua marca e o seu site ganha autoridade. Para ter um bom ranking seu site precisa de autoridade.
Conecte seu site as redes sociais
O ato de compartilhar seu conteúdo nas redes sociais atrai usuários ao seu site. Isto aumenta o acesso ao seu site e consequentemente o seu tráfego.
Por esse motivo, simultaneamente ao site, trabalhe suas redes sociais. Eles irão se complementar.
Mantenha os dados em segurança
Esteja atento quanto à segurança de dados dos usuários. Para que isso aconteça, as páginas do seu site precisam ter certificado SSL.
Ele permite uma conexão criptografada, e consequentemente mais segura.
É possível saber se um site é seguro quando vemos “HTTPS” na barra de endereço com um cadeado verde ao lado.
Se você olhar agora para cima agora, na barra de endereço, vai ver esse cadeado na esquerda ou direita, depende do navegador que você esteja usando.
Significa que nosso site é seguro para seu acesso.
O próprio Google faz um alerta quando o site não é seguro, ou seja, não tem certificado SSL.
Aparecer no Google é sinônimo de melhora nos negócios
Como você pôde perceber, não existe um grande segredo para aparecer no Google.
Agora você pode abrir o seu site e verificar se ele atende todos os requisitos para estar bem posicionado nos motores de busca.
Se a resposta for “ainda não” trace um planejamento de SEO e coloque em prática.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como melhorar seu posicionamento no Google, e ajude o crescimento da sua marca.
Caso precise de ajuda em seu planejamento, entre em contato que poderemos te ajudar nesse processo de crescimento. Conte conosco.
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