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Toggle“Como aparecer na primeira página do Google?” é a pergunta que todo empreendedor ou gestor de marketing deve se fazer se o objetivo for aproveitar as oportunidades que o digital pode trazer para o seu negócio e maximizar os resultados.
Precisamos ressaltar aqui a importância de aproveitar as oportunidades do “digital”. O mundo mudou – e isso é tão clichê quanto inegável rs.
Acontece que, por consequência, o comportamento do consumidor mudou também. É cada vez mais raro encontrar alguém que não utilize a internet pelo menos em algum momento da sua jornada de compra.
A própria jornada, por sua vez, está perdendo sua linearidade e se tornando heterogênea, abrangendo, inclusive, diferentes combinações entre físico e digital.
Por isso, não pode haver mais dúvidas sobre ter ou não presença na web. Existem duas grandes verdades aqui:
- As pessoas fazem pesquisas na internet (mais precisamente, no Google) sobre o que precisam;
- Sua empresa precisa ser encontrada por quem está fazendo pesquisas relacionadas ao seu negócio (caso contrário, corre o risco de perder vendas e oportunidades de negócio).
Ou seja, aparecer no buscador mais utilizado do mundo é, basicamente, uma questão de sobrevivência!
Pensando nisso, decidimos escrever este texto para te apresentar uma estratégia que tem o poder de mudar de uma vez por todas a história do seu negócio: como aparecer na primeira página do Google, com SEO.
A otimização de um site ou página utilizando as melhores práticas de SEO é determinante para o ranqueamento no Google.
Se você aproveitar essa oportunidade e fizer bom uso dessa estratégia, arriscamo-nos a dizer que o seu negócio poderá crescer muito mais do que você já imaginou. Isso seria ótimo, não é mesmo?
A importância do Google para as empresas
O Google processa mais de 63 mil pesquisas por segundo, 4 milhões por minuto e cerca de 2 trilhões por ano. Sem dúvidas, o Google é o lugar mais movimentado do mundo quando as pessoas querem solucionar uma dúvida ou procurar alguma informação.
Esses dados, divulgados pela Safari Digital, ajudam a esclarecer a importância do Google para as empresas.
Afinal, independentemente de qual seja a área de atuação de um negócio, certamente alguém está pesquisando por ele… no Google – o que torna o buscador a vitrine mais poderosa e mais disputada do mundo!
Sim, do mundo, pois 92,5% dos usuários de internet utilizam o Google como ferramenta de pesquisa, de acordo com informações divulgadas pela Reliablesoft.
Podemos afirmar que, com certeza, seus consumidores fazem parte dessa estatística! Mas, eles estão conseguindo encontrar a sua empresa?
Como existe uma infinidade de sites (mais de 1 bilhão, de acordo com o Statista), o Google determina quais deles vão aparecer e em que ordem obedecendo a uma série de critérios.
De modo geral, podemos dizer que a maior preocupação do Google é com a experiência do usuário. Então, ele tenta entender a intenção de busca e filtra os resultados que tenham os conteúdos mais relevantes para a pesquisa e que contemplem fatores técnicos que favoreçam a experiência, como velocidade e responsividade, por exemplo.
Tudo isso quer dizer que, se a sua empresa for encontrada pelo Google enquanto ele faz esse “filtro” e for exibida nos resultados de pesquisa, a pessoa que irá acessá-la tem interesse especial em seus conteúdos e, por que não, em seus produtos e soluções.
Legal, não é? Mas, para isso, é preciso saber como aparecer na primeira página do Google – pois as pessoas não costumam continuar a pesquisa em outras páginas.
Como aparecer na primeira página do Google se tornou fundamental para os negócios
Aparecer na primeira página do Google foi se tornando fundamental para os negócios à medida que a busca por soluções passou a ser cada vez mais digital.
O fácil acesso a informações relevantes – que acontece devido ao trabalho minucioso do algoritmo do Google para classificar instantaneamente os sites que trazem as melhores respostas para o contexto – faz com que tudo o que o usuário precisa esteja ali, na primeira página.
Tanto é verdade que 75% das pessoas simplesmente não passam dela, de acordo com uma pesquisa da Hubspot. Ou seja, o que não está na primeira página não é nem visto por muita gente!
Isso significa que empresas que não aparecem na primeira página do Google quando o potencial consumidor faz alguma pesquisa relacionada ao negócio têm mais chances de não serem encontradas, não serem lembradas, não serem nem consideradas como opção para uma eventual necessidade.
É isso que você quer para o seu negócio? Temos certeza que não! Então, bora descobrir como aparecer na primeira página do Google!
Por que algumas empresas ainda não direcionam seus esforços para aparecer na primeira página do Google?
Se é tão bom assim, por que é inexplorado?
Talvez você esteja se perguntando por que algumas empresas parecem não se preocupar em descobrir como aparecer na primeira página do Google.
Normalmente, isso acontece devido a duas razões principais:
1. Falta de entendimento do poder que o Google tem em ajudar a atrair potenciais clientes.
Quando não existe essa compreensão, a empresa costuma usar seu site (se existir) como “cartão de visita” ou para apresentar seu portfólio.
Não existe nada de errado aqui, e principalmente se se tratar de uma organização ou profissional com um nome muito forte no mercado, talvez as buscas sejam feitas diretamente pelo respectivo nome, e não por dores relacionadas à solução prestada.
No entanto, pessoas que por algum motivo não conheçam a empresa ou o profissional, dificilmente chegarão até ela(e). Ou seja, quem opta por não direcionar seus esforços para aparecer na primeira página do Google deixa de ser encontrado por clientes potenciais.
2. Ideia equivocada de que aparecer na primeira página do Google custa muito caro.
Pode existir, ainda, outro cenário, no qual o empreendedor ou gestor sabe o poder que o Google tem, mas acha que contratar uma agência especializada para descobrir como aparecer na primeira página do Google pode ser algo que vai acabar saindo muito caro.
Primeiramente, precisamos ressaltar o retorno que esse investimento trará. Afinal, aparecer na primeira página quando um cliente potencial pesquisa sobre algo relacionado ao seu negócio aumenta imensamente as chances de conversão.
Além disso, devemos ter em mente que existem duas formas principais de se alcançar a primeira página:
A primeira é por meio do investimento em anúncios (Google ADS), na qual é preciso pagar para o site aparecer como uma opção de resposta. Essa estratégia é muito válida para ajudar a atingir objetivos de curto prazo, mas é preciso saber que, assim que o valor investido acabar, o site simplesmente para de aparecer.
E a segunda é por meio de um trabalho sólido de SEO, que ajudará a empresa a alcançar a primeira página organicamente. Claro, é preciso de mais tempo para ver resultado, mas é importante lembrar que a empresa não paga nada para o Google para permanecer na primeira página.
Claro que há o investimento a ser feito com a agência especializada em SEO, afinal, esse trabalho requer muito conhecimento técnico. Além disso, é um trabalho de melhoria contínua, já que, além de chegar, é preciso se manter na primeira página, e exige revisões estratégicas constantes.
De qualquer forma, pensando principalmente em médio e longo prazo, é esse investimento que traz o melhor retorno para a organização, ajudando-a a atingir resultados sustentáveis e consistentes.
Resumidamente, funciona assim:
Quanto mais bem-posicionado o seu site, mais ele aparecerá nas buscas e, consequentemente, muito mais pessoas conhecerão o seu excelente trabalho.
E Por ser excelente, agora é só captar mais clientes com a ajuda do que você aprenderá aqui como aparecer na primeira página do Google!
Antes de mais nada, somos a Lab Growth, uma agência de Marketing Digital em Curitiba, que tem como foco principal o crescimento inteligente de negócios.
E, com toda certeza, ajudaremos você e o seu negócio a alavancar suas vendas e suas métricas. Porém, se você está aqui para aprender um pouco mais, também é muito bem-vindo!
Já se perguntou por que sua página não recebe tantas visitas como o esperado ou por que tantos outros conseguem crescer um negócio digital, e você não?
Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! E saiba que não precisa de sorte, o sucesso é estratégico, e são justamente as estratégias que permitem que você tenha um site muito bem posicionado no ranqueamento de SEO.
Como posso utilizar essa estratégia no meu negócio?
Como posso utilizar essa estratégia no meu negócio?
O primeiro passo para utilizar essa estratégia no seu negócio é investir em um projeto efetivo de SEO Search Engine Optimization, que, em português, significa “otimização para motores de busca”).
É essa estratégia que garante que serão adotadas em seu site as melhores práticas para um bom posicionamento no Google.
Para você ter uma ideia, para fazer o ranqueamento dos sites, o algoritmo do Google se baseia em mais de 200 fatores de classificação. Os mais importantes dizem respeito a domínios de referência, taxa orgânica de cliques, responsividade, backlinks, tempo de permanência e qualidade do conteúdo.
Sua empresa pode arrasar nesses e em todos os outros fatores utilizados pelo Google ao investir em uma estratégia de SEO bem estruturada!
A vantagem é que a porcentagem de procura no Google cresce de acordo com o reconhecimento do seu site pela maior plataforma de busca do mundo.
Como tínhamos mencionado, você não precisa de sorte para isso, e sim de uma excelente estratégia que equilibre todos esses fatores.
Basicamente, o SEO permitirá que as pessoas o encontrem a sua empresa na busca orgânica, fortalecendo ainda mais a sua marca e a sua base de clientes.
Como saber se o meu site ou página estão bem-posicionados?
Como saber se o meu site ou página estão bem-posicionados?
Ao iniciar uma estratégia que vai definir como aparecer na primeira página do Google, é importante descobrir em qual posição o seu site está.
Para isso, existem uma série de ferramentas disponíveis. Vamos citar aqui duas que consideramos bastante úteis. Confira:
Semrush
O Semrush é uma plataforma paga que mostra o posicionamento do seu site, além de apresentar várias outras funcionalidades, como volume de pesquisa de palavra-chave e custo por clique.
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita, gerenciada pelo próprio Google, que permite analisar o status de indexação, a classificação e a visibilidade do seu site.
Ok, agora você já sabe qual é a posição do seu site. Mas, e então, como aparecer na primeira página do Google?
É o que veremos a seguir: uma resposta estratégica para aparecer na primeira página do Google com SEO.
Saiba como aparecer na primeira página do Google, com 10 dicas matadoras
Confira a seguir 10 dicas para aprender a como aparecer na primeira página do Google.
No entanto, antes de mais nada, lembre-se que o algoritmo do Google preza pela melhor experiência possível do usuário. Ou seja, seu foco não deve ser no que o robô acha, e sim no que o ser humano vai sentir e aprender ao ler o que está em seu site!
1. Escolha um título impactante
O título é um dos grandes responsáveis por atrair a atenção do cliente para o seu site, e não para o site de um concorrente.
Por isso, dedique um tempo a mais para pensar estrategicamente no seu título, pois ele deve estar relacionado com o conteúdo daquela página, deve conter a palavra-chave (sobre a qual nos aprofundaremos mais adiante), e deve despertar a atenção e o interesse do leitor.
2. Lembre-se que só é possível causar uma boa primeira impressão uma vez!
Quando você passa por uma loja e decide entrar, qual é o maior motivo de você ter sentido tanta atração e vontade de entrar? Talvez o cheiro? As coisas? Ou a VITRINE?
Agora, você entraria em uma loja, por mais que tivesse produtos de ótima qualidade, sem que ela tivesse toda essa qualidade visual?
Você poderia entrar, mas com certeza pensaria duas vezes antes disso.
O seu site é a sua porta de entrada, é por onde os seus clientes mais bem qualificados irão passar, e você não quer que eles pensem que você não sabe o que faz, não é mesmo?
Então, sabendo que o seu site é a sua porta de entrada, e que levará pessoas qualificadas ao seu trabalho, capriche muito bem na sua estrutura. Se você não entende muito bem sobre esse assunto, não tem problema nenhum! Existem profissionais que dão conta dessa demanda para você!
Tomando suas dores e preocupações, nós, da agência de Marketing Digital aqui em Curitiba, estamos prontos e preparados para pegar a sua demanda, e fazer com que o seu site seja a vitrine mais cobiçada da internet!
3. Entenda muito bem sobre as palavras-chave, e desencadeie resultados
Um dos pilares mais importantes no SEO é adequada das palavras-chave.
Existem dois tipos de palavras-chave, as de cauda longa (long tail) e as de cauda curta (short tail). Ambas proporcionam resultados e ambas têm suas particularidades.
As palavras de cauda curta são as mais populares em termos de busca, o que significa que saber como aparecer na primeira página do Google com essas palavras irá atrais bastante tráfego para os eu site.
No entanto, como são palavras mais genéricas, nem sempre as pessoas que procuram por elas estão prontas para dar um passo a mais em sua jornada de compra, às vezes estão apenas querendo obter uma informação.
O que não tem nada de errado. O problema, no entanto, é justamente conseguir posicionar o site na primeira página, pois como são termos muito comuns, a competição se torna muito acirrada e, em alguns casos, até inviável.
As palavras-chave de cauda longa, por outro lado, são mais específicas. O lado “negativo” disso é que, com elas, o site atrai menos tráfego do que com as de cauda curta, mas o “positivo” é que o tráfego atraído é muito mais qualificado!
Ou seja, as pessoas que buscam por termos mais específicos já possuem um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, isso significa que elas têm um interesse real sobre aquilo e, de certa forma, estão mais preparadas para dar os próximos passos na jornada de compra.
Confira um exemplo:
Suponhamos que o seu negócio tenha a ver com “Locadora de carros” localizada em Curitiba. Agora imagina quantos outros sites utilizam essa mesma palavra-chave?
É por isso que explicamos sobre as palavras de cauda longa, pois elas especificam a palavra-chave, fazendo com que o seu público seja mais validado.
Veja como fica mais específico quando usamos o “Locadora de carros em Curitiba”, pois deixamos a identificação de onde é o local do seu negócio mais segmentada, atraindo para ele apenas quem quer alugar um carro em Curitiba, e não em outras regiões.
4. Defina a sua persona e produza conteúdos relevantes e valiosos
Para que o conteúdo produzido seja realmente impactante e tenha condições de chegar à primeira página do Google, é preciso definir para quem ele será escrito: ou seja, a persona.
Lembra-se que falamos que o que importa para o Google é a experiência do usuário? Pois então, como vamos conseguir proporcionar uma boa experiência para ele se nem sabemos quem ele é?
Por isso essa dica é tão importante! Identifique qual é o seu perfil de cliente ideal, quais são as suas dores, os seus desejos, como ele faz buscas na web… e considere também informações mais “práticas” como onde mora, qual a faixa de idade, entre outros dados demográficos.
Todas essas informações vão ajudar você a produzir um conteúdo que se encaixe como uma luva nas mãos de quem precisa dele – e o Google saberá disso quando sua persona utilizar o buscador!
5. Seja constante, produza mais, venda muito mais
Outra forma de se destacar e entender como aparecer na primeira página do Google com SEO é ter um site muito bem atualizado, pois isso é bem-visto pelo Google, além de significar que você está sempre em movimento.
E como fazer isso? Esteja sempre postando textos, conteúdos que você acredita que podem solucionar algum problema, enfim, esteja agregando resultados para a sua audiência, que mais cedo ou mais tarde, mais pessoas virão até você.
Essa é uma forma de aumentar a autoridade do seu site e da sua empresa, transformando o seu negócio em referência na respectiva área de atuação.
Caso você não tenha tempo para isso, por ter que se dedicar a outras coisas pelo bem do seu negócio, nosso aconselhamento é que você contrate alguém que faça muito bem essa tarefa,: ambos ficarão felizes e ambos ficarão realizados.
6. Atente-se à navegabilidade e à velocidade de carregamento do seu site
Para proporcionar uma experiência positiva ao usuário e, consequentemente, ser bem avaliado pelo Google, seu site precisa ter uma interface amigável e ser fácil de navegar.
Aliás, a navegabilidade precisa ser positiva em todos os formatos de tela, ou seja, seu site precisa ser responsivo e funcionar perfeitamente bem tanto no desktop quanto no celular.
Além disso, ele deve ter um carregamento rápido. Afinal, o mais provável é que as pessoas simplesmente interrompam a navegação se as páginas começarem a travar ou a apresentar uma resposta lenta.
Lembre-se que, se impacta a experiência do usuário, impacta a classificação do Google. Isso significa que a navegabilidade e a velocidade são pontos críticos considerados pelo algoritmo do buscador.
7. Aposte no SEO local
SEO local é uma estratégia que o Google utiliza para apresentar ao usuário empresas que estão fisicamente mais próximas dele.
Portanto, é fundamental deixar clara qual é a localização da sua empresa em seu site.
Além disso, preencha seu perfil no Google Meu Negócio e mantenha atualizadas as informações a respeito da sua empresa, como horário de atendimento e formas de contato. Isso contribui muito para o SEO local!
8. Tenha uma estratégia de link building
Entender o que é uma estratégia de link building é fundamental para aprender como aparecer na primeira página do Google.
Fazer link building significa construir uma rede de links vindos de outros sites que direcionam tráfego para o seu site.
Com isso, o Google entende que o seu conteúdo é relevante e melhora o seu posicionamento.
Assim, seu site vai ganhando mais autoridade na web, obtendo uma classificação melhor no mecanismo de busca e, consequentemente, atraindo cada vez mais tráfego e oportunidades de negócio!
9. Escreva uma meta-descrição chamativa
A meta-descrição é aquele pequeno texto que aparece logo após o título e a URL, na página de respostas exibida pelo Google quando você faz uma pesquisa.
Ela é fundamental para ajudar o Google a entender do que se trata a página em questão.
Mas não só isso! Ela é determinante para a atração do leitor! Se a meta-descrição não for clara, chamativa e convincente, ele provavelmente vai procurar entre as opções apresentadas pelo Google até achar uma que desperte o seu interesse.
10. Acompanhe as tendências de SEO
O Google atualiza constantemente seu algoritmo para garantir que os resultados exibidos realmente atendam à expectativa do usuário.
Por isso, para saber como aparecer na primeira página do Google – e se manter lá – é fundamental ficar de olho nessas atualizações e aplicá-las em seu site.
Até porque, como o foco do Google é a experiência do leitor, acompanhar as tendências de SEO só vai ajudar a sua empresa a atrair cada vez mais clientes potenciais e a deixá-los extremamente satisfeitos!
Leve o SEO para a prática!
Deixamos para você alguns dos melhores conhecimentos existentes quando o assunto é entender como aparecer na primeira página do Google.
Aqui, compartilhamos algo que tem o poder de mudar um pedaço da sua realidade, e te levar a um novo resultado.
Mas, lembre-se que tudo acontece em longo prazo, portanto, continue construindo o seu império diariamente, atentando-se às novas tendências do mercado e sempre se aprimorando.
Claro que existem outras diversas estratégias de SEO, mas essas que mostramos aqui vão ajudar o seu negócio desde o início!
Somos uma agência de Marketing Digital em Curitiba, e estamos totalmente preparados para ajudar o seu negócio a ganhar relevância na internet, com estratégias de SEO!
Separamos um vídeo do Ahref com mais algumas dicas de como alcançar a primeira página do google.
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