Índice de conteúdo
ToggleAs redes sociais chegaram para fazer parte da vida do mundo moderno. Isso nos leva a pensar na influência que o mundo digital exerce sobre o ambiente não digital.
Chamamos isso de ventos de mudança, que na verdade já vêm soprando há um bom tempo.
Ajustar as velas e se adaptar ao clima é exatamente o necessário para a sobrevivência. Tanto se tratando de pessoas como de negócios, mudar é necessário para evoluir.
E nesse cenário que exige que o espírito empreendedor seja mais sagaz do que nunca, a importância das redes sociais para as empresas se tornou vital para suas atividades.
Nesse artigo você irá entender melhor como usar essa ferramenta tecnológica em sua vida, ou seu negócio, de modo que passe a ser um agregador de pontos positivos, somando cada vez mais à sua marca e à sua jornada no mundo digital.
Mas, afinal, qual é a importância das redes sociais para as empresas?
Em primeiro lugar é bom ter em mente que todas as pessoas que você conhece, e ainda vai conhecer são, ou serão usuários de redes sociais.
80% da população Brasil é usuária de redes sociais. Isso dá 171,5 milhões de pessoas e as 5 redes sociais mais utilizadas por esses brasileiros são:
- Whastapp
- Youtube
- TikTok
Mas por que nós consumimos tanto essas plataformas?
A resposta é simples. Redes sociais são, basicamente, meios pelos quais as pessoas procuram conexões entre si, seja por terem valores, objetivos ou gostos semelhantes.
E aí é que podemos entender o porquê da importância das redes sociais para as empresas.
Quando alguém quer comprar algo ou contratar um serviço, ou vê uma fachada de uma loja que achou atraente, ela imediatamente procura essas informações nas redes sociais.
O perfil, os posts, os reels daquela marca. Lá ela vai descobrir se gosta do que a empresa tem a oferecer.
Seja sincero: quantas vezes você mesmo já não fez isso?
Pois é, é exatamente por isso que elas são tão importantes. Entender as preferências e hábitos das pessoas é uma chave que pode trazer muitas melhorias para o seu negócio.
Quais benefícios as empresas têm ao apostar nas redes sociais?
Por esses motivos, as empresas devem aprender a usar as redes sociais como meio estratégico.
Os benefícios de se adotar essa prática são muitos, como por exemplo:
- Mostrar mais a marca para o seu público alvo (exposição)
- Permite alcançar novos clientes (vender mais)
- Aumenta o tráfego do site da empresa (visibilidade)
- Facilita a comunicação com o cliente (atendimento eficaz)
Adotar uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo pode ser um divisor de águas no seu negócio.
Mas saber qual é a estratégia correta para cada negócio não é tão fácil. Tem que se tomar cuidado para não usar seus recursos da maneira errada.
Nós da Lab Growh disponibilizamos de profissionais capacitados para fazer isso para os mais diversos tipos de negócios. Clique aqui e conheça mais sem compromisso.
Agora que você já conhece a importância das redes sociais para as empresas, confira algumas dicas para uma boa atuação
É muito claro que as redes sociais mudaram a maneira das pessoas se comunicarem. E entender essa dinâmica é importante. Aprender a “falar” essa linguagem é essencial na verdade.
Para isso existem algumas dicas que vamos te passar para que já comece a melhorar sua atuação nas redes.
Escolha as plataformas mais adequadas ao seu negócio
Cada plataforma permite interações de maneiras diferentes. Algumas permitem mais participação e interação dos seus usuários com a marca.
Outras permitem ao usuário se informar melhor sobre novidades. É importante escolher em qual delas a marca poderá ter o melhor desempenho.
Mantenha constância nas publicações
Um dos erros mais comuns é não ter uma regularidade nas publicações da sua empresa. Imagine se alguém entrar no perfil do seu negócio e ver que a ultima postagem foi em 2021?
Ela provavelmente achará que a empresa fechou…
E irá procurar o concorrente, que mantém as publicações atualizadas. Olho nisso então.
Responda rapidamente aos seus clientes/seguidores
Ninguém gosta de ter a sensação que não foi notado. Ao chegar mensagens, atue com rapidez para sanar as dúvidas.
Expanda o conteúdo
Esse ponto é importante: não publique apenas conteúdo técnico ou institucional. Diversifique as publicações dentro de assuntos relacionados ao seu negócio. Isto facilitará o engajamento do público.
Aplique o processo AIDA
O AIDA é um processo mais complexo, que necessita de profissionais qualificados para execução. Envolve a lógica por trás dos textos e postagens. É muito eficiente, acredite.
Busque o engajamento qualificado
Consumidores fiéis são a base do sucesso de qualquer negócio. Quem gosta sempre vai voltar. E quem volta consome mais e ainda indica para quem puder. Todo mundo gosta de ser uma referência de boas indicações.
Não tenha medo das redes sociais, usá-las é muito bom
A importância das redes sociais para uma empresa é muito grande. E mesmo assim alguns têm medo de se colocarem melhor nesse canal de comunicação.
Falar diretamente com o público é algo que toda empresa busca. Entender suas preferências e gostos para oferecer o que mais possa ajudá-los é o segredo do sucesso.
E entender como o público percebe as coisas também. Por exemplo, para 90% das pessoas o Instagram é a rede social mais relevante no que se refere a negócios.
Saber usá-la pode ser uma estratégia muito lucrativa. Não apenas o Instagram, mas qualquer uma das redes sociais é um passo mais próximo do objetivo da marca.
Basta saber a coisa certa a fazer, no momento certo. E, como todos sabemos, conhecimento é algo que nunca poderá ser tirado de nós. Se você chegou até aqui significa que adquiriu informações valiosas.
Esperamos que aproveite o que aprendeu para melhorar a sua atuação nas redes sociais.
Se você deseja melhorar seu desempenho nas redes sociais, aplique essas dicas de maneira estratégica. Com certeza você ganhará muito com isso. Caso precise, estaremos aqui para te auxiliar no que precisar. Temos todo o suporte que você precisa. Clique aqui e conheça formas que ajudarão a potencializar o seu negócio ainda mais.
0