Índice de conteúdo
ToggleO marketing para dentistas é essencial para quem busca se destacar em um mercado tão competitivo. Estamos falando de profissionais altamente capazes de melhorar a saúde de uma pessoa, que possuem concorrência desleal mesmo em uma cidade pequena, e, portanto, precisam encontrar maneiras de se diferenciar a maioria.
Ser dentista e exercer sua função com maestria já não é uma tarefa fácil: demanda muito estudo, anos de dedicação aos livros, e claro, experiência para que continue se aperfeiçoando a cada dia que passa. Fazer tudo isso sem a ajuda do marketing digital se torna ainda mais complicado, principalmente se você é um profissional recém-formado.
Como bem sabemos, profissionais da saúde como dentistas ganham clientes através do marketing de indicação, em sua grande maioria. Outras técnicas de marketing tradicional também podem ser utilizadas, mas grande parcela de seus pacientes chegam aos consultórios por indicação de outros clientes, antigos ou atuais.
Quando você é recém-formado, esse meio de prospecção de clientes simplesmente não existe. O que fazer para atrair clientes, então? Usar o marketing digital ao seu favor. Neste conteúdo, reunimos benefícios e dicas de estratégias para você colocar o marketing para dentistas em prática. Vamos lá, leia com a gente!
Quais são os benefícios do marketing para dentistas?
E quais são os benefícios do marketing para dentistas? Muitos, é claro. Boa parte dessas vantagens estão relacionadas ao crescimento de marca, expansão dos consultórios, maior alcance de clientes e contratos com valores maiores em relação aos que fazia no passado. Portanto, leia com a gente e confira cada um dos principais benefícios:
Maior visibilidade para recém-formados
Maior visibilidade para recém-formados com certeza é um dos principais benefícios. Quando se é recém-formado, a sua bagagem de clientes é praticamente nula, excluindo amigos e familiares – sendo que muitos desses nem vão sequer visitar o seu consultório quando você realmente inaugurá-lo.
Dessa forma, usar o marketing digital é uma das melhores formas para prospectar clientes. Com o tempo, você verá que o marketing de conteúdo irá reinar em suas escolhas, não sendo mais necessário prospectar tantos clientes, visto que muitos começam a chegar por indicação.
Assim, com sua agenda cheia de segunda à sexta, você pode utilizar o marketing digital, redes sociais e plataformas digitais em geral para criar a sua marca e posicioná-la no mercado, saindo do foco de prospecção de clientes e pensando como marca, para quem sabe vivenciar novas experiências em um futuro não tão distante assim.
Novas fontes de renda
O seu foco principal é prospectar clientes, criar seu branding, posicionar sua marca em uma posição superior em relação a sua concorrência, mas nada lhe impede de faturar através das mídias sociais e plataformas digitais, não é mesmo? Recentemente o Instagram monetizou a plataforma, pagando por visualizações de Reels criados dentro do aplicativo.
Além disso, em seu site pessoal, é possível criar uma aba nomeada “Blog”, postar conteúdos otimizados para SEO Google, atrair clientes através de tráfego orgânico e monetizar a página através do Google Adsense. As opções são variadas, mas saiba de antemão que é possível ter rendas paralelas à sua principal, sem fazer muita força para que isso aconteça.
Aumento da credibilidade do consultório e do profissional
Marketing para dentistas proporciona um posicionamento de marca que o marketing tradicional não permite. Atualmente, todos estão online, sendo difícil encontrar alguém que não tenha apenas uma rede social como Instagram, Facebook ou Twitter. Dessa forma, a sua credibilidade aumenta junto da sua visibilidade.
O seu nome é visto como um profissional – por isso a importância de desvencilhar suas contas pessoais de sua conta profissional. Com a sua credibilidade aumentando, todos ganham, até mesmo em consultórios compartilhados, onde mais de um profissional atua em sua função, geralmente outros dentistas de outras especialidades.
Aumento do faturamento
Já pensou em aumentar o seu faturamento graças ao marketing digital? Com maior visibilidade, maior credibilidade e maior presença no digital, naturalmente o financeiro também melhora, principalmente para os recém-formados. Além disso, uma construção de marca bem feita na web pode afetar diretamente no preço que você cobra, já que será mais procurado.
Recentemente, em um podcast, o Doutor e Especialista em Medicina Esportiva Paulo Muzy, contou que teve que praticamente dobrar o valor de sua consulta. O motivo? Após suas aparições na web, muitas pessoas pagavam a consulta somente para conhecê-lo, pela fama que o digital o proporcionou.
Não pense que esse é um fenômeno exclusivo de médicos esportivos: advogados já relataram o mesmo. Portanto, existe sim chance de melhorar o seu financeiro através da conversão que o marketing digital pode criar, seja atraindo uma clientela maior, ou então aumentando os valores que você cobra por consultas e procedimentos.
Marketing por indicação
Caso tenha prosseguido em seu crescimento na web, já vai estar usufruindo do marketing por indicação. Como isso funciona na prática? Seus clientes atuais começarão a citar seu nome sempre que alguém precisar de um dentista. O mesmo acontece na internet. Seu conteúdo de valor pode atrair não somente seguidores, mas propagandistas.
Dessa forma, alguém que acompanha seu perfil no Instagram também pode lhe indicar quando alguém por perto comentar que precisa de um dentista. Percebe como a rede da web é capaz de melhorar as suas métricas de todas as maneiras possíveis? Aproveite disso para crescer na profissão em que atua.
Em pouco tempo, você não vai mais precisar pagar tanto por publicidade. A sua agenda começará a ficar cheia devido ao marketing por indicação, e, dessa forma, poderá focar somente no marketing de conteúdo.
Estratégias de marketing odontológico
Mas, quais são as melhores estratégias de marketing para dentistas? Não são apenas duas ou três, mas sim várias. Abaixo, compilamos todas aquelas que consideramos como as mais importantes. Leia conosco:
Conheça seu público-alvo
Nossa primeira dica de estratégia de marketing para dentistas é que você conheça a sua persona, ou seja, o seu público-alvo. Para quem exatamente você trabalha? Quem são os seus clientes? Onde está o seu foco? Quer se especializar como cirurgião-dentista ou realizar somente atendimentos de rotina?
Todos esses pontos contam. Quanto a faixa etária e sexo, dentistas não possuem muitas restrições. Não são como lojas de roupas, que podem vender produtos somente femininos, masculinos ou linha infantil. Pelo contrário, definimos a persona pelo tipo de atendimento, cirurgia ou procedimento que possui especialização. Definindo a sua persona, podemos continuar com nossas estratégias.
Tenha uma página no Google Meu Negócio
Ter uma página no Google Meu Negócio não é necessário somente para dentistas, mas para todos aqueles que desejam se destacar no mercado em que atuam. Por que dizemos isso? Porque a sua concorrência está lá. Se você pesquisar agora no Google “Cirurgião-dentista em [nome da sua cidade]”, com certeza vai encontrar seus concorrentes brigando pelas primeiras posições.
Conhecido em inglês como Google My Business, é a ferramenta de impulsionamento básico para qualquer profissional ou dono de uma empresa. A sua marca é o seu nome, e ele precisa aparecer até mesmo quando não é pesquisado de forma direta, como foi o exemplo que trouxemos no parágrafo anterior.
Portanto, entre no Google Meu Negócio, insira informações de contato, preferencialmente um número de telefone que possua WhatsApp Business, o endereço do seu consultório e o horário de atendimento. Busque também adicionar fotos do local, dessa forma, seu cliente já sabe pelo que espera.
Pode parecer algo simples de ser feito, e realmente é. Poucos profissionais dão a real importância necessária ao Google Meu Negócio, muito porque já possuem uma demanda satisfatória de trabalho, mas perdem chances incríveis de muitas vezes triplicar seu faturamento graças a visibilidade que podem receber.
Estimule as avaliações dos pacientes
O Google Meu Negócio funciona como uma ferramenta de SEO local. SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, em português Otimização para Motores de Buscas. O que isso significa? Que a plataforma serve para otimizar o conteúdo de sua página para o motor de busca mais usado em todo o mundo: o próprio Google.
O termo “local” vem em seguida porque as pesquisas são sempre relacionadas à região em que você atua. Porém, se você pesquisar agora da maneira que mencionamos anteriormente, verá que há uma lista, e que alguns profissionais aparecem sobre o nome dos outros, em primeiro lugar.
Por que isso acontece? Majoritariamente pelas avaliações que este profissional possui. A localização também conta (consultórios mais próximos ao centro da cidade ou da localização de quem pesquisou costumam aparecer nas primeiras colocações), mas somente as avaliações podem ser trabalhadas para melhorar seu posicionamento.
Como usar isso ao seu favor? Peça para que seus amigos e familiares deixem boas avaliações sobre o seu trabalho na plataforma, além de estimular seus pacientes a deixarem suas próprias opiniões (preferencialmente 5 estrelas) sobre o serviço que você presta como profissional da área da saúde.
Com o tempo e avaliações positivas, você verá que seu posicionamento nas buscas irá melhorar consideravelmente.
Invista no marketing de conteúdo
Lembra-se quando citamos o marketing de conteúdo? Atualmente é a principal ferramenta do Inbound Marketing, um conjunto de ações que visa atrair novos clientes e audiência através de todas as plataformas digitais disponíveis. O marketing de conteúdo traz credibilidade e visibilidade para sua marca, que no caso dos dentistas, é o próprio nome do profissional.
Invista em conteúdo sempre fresco e atualizado em suas plataformas sociais. Busque atualizar redes sociais como Instagram (principalmente) e Facebook diariamente. Quando ao seu site – falaremos sobre ele um pouco mais a frente – busque sempre alimentá-lo com conteúdos otimizados para SEO, ao menos 1 vez a cada 3 dias.
Com essa rede de publicações sempre constante, muito provavelmente em pouco tempo o seu posicionamento de marca será mais forte. Você começará a aumentar o seu engajamento, receber insights sobre suas publicações, comentários, curtidas e até mesmo mensagens no Direct ou Messenger.
Use isso ao seu favor. Se não conseguir responder todo mundo, contrate alguém que faça isso por você, principalmente no início. Você não se arrependerá, já que o valor gasto voltará ao seu bolso como rendimento de um verdadeiro investimento.
Crie parcerias entre consultórios
Criação de parcerias entre consultórios já faz parte de um marketing tradicional, mais antigo, mas que pode ser potencializado através das mídias e plataformas digitais. Como? Basicamente, o seu consultório odontológico pode entrar em parceria com uma personal trainer que conhece.
Assim, os clientes da personal possuem descontos no consultório odontológico, e o mesmo acontece com quem é cliente do dentista, mas precisa pôr o “shape” em dia com auxílio de um profissional de educação física. São trocas que beneficiam ambas as partes, como se fosse um marketing de indicação.
Não precisa ser algo permanente, principalmente se você não gosta de dar descontos em seus serviços, mas pode sim ser algo pontual e eficaz para prospectar uma clientela fidelizada ao longo do tempo.
Tenha um blog
Lembra-se do exemplo de novas formas de renda? Ao ter um blog, você pode faturar de diferentes maneiras. A mais comum é através do Google Adsense, mas também existem outras formas como o marketing de afiliados. Em suma, o blog pode ser um grande imã de novos clientes, através do tráfego orgânico.
Chamamos de tráfego orgânico toda visita que chega ao seu site sem ter que pagar por anúncios publicitários para conquistá-la. Dessa forma, é necessário criar conteúdo otimizado para SEO, com palavras-chaves do seu nicho, que possuem boas buscas mensais. Após usar de técnicas de SEO onpage e SEO offpage, seus conteúdos começarão a ranquear para os primeiros resultados do mecanismo de busca (geralmente otimizamos conteúdo para o Google).
Não é uma regra, na realidade, a grande maioria de seus conteúdos não irão ranquear. Com uma taxa de ranqueamento muito boa, a cada 100 conteúdos publicados, pelo menos 30 estarão na primeira página de resultados, isso se o seu trabalho de SEO tiver sido muito bem feito. Naturalmente, seu site receberá visitas, aumentando seu tráfego orgânico, sua visibilidade e autoridade na internet.
Porém, você não é especialista no assunto. O que fazer? Contratar um profissional SEO que tenha contato de redatores especializados em produção de conteúdo otimizado. Esses profissionais farão a busca de palavras-chaves que possuam chances de ranquearem em seu nicho, produzirão um conteúdo de qualidade – que obviamente passará por sua avaliação técnica – e farão seu blog crescer.
Crie perfis em sites de saúde
Crie perfis em sites de saúde. Mas como assim? Praticamente todo setor, seja qual for, possui um site de referência onde profissionais da área podem tirar dúvidas de pessoas comuns. A área da saúde também possui esses sites. Um exemplo clássico é o site Doctoralia, que recebe cerca de 17.5 milhões de acessos mensais segundo a ferramenta de SEO SemRush.
Trata-se de um site onde pessoas comuns fazem perguntas sobre assuntos relacionados à saúde, como o antigo Yahoo Respostas, mas focado na área da saúde. Quem responde? Profissionais da saúde, credenciados e que possuem autoridade para responder determinada pergunta realizada.
É como se fosse um fórum gigantesco sobre dúvidas relacionadas à saúde, em que só respondem os especialistas. Estes especialistas precisam de um perfil na plataforma para poderem responder qualquer tipo de pergunta. Todos os profissionais da saúde podem se cadastrar, desde médicos cirurgiões até um personal trainer, incluindo dentistas.
Doctoralia é apenas um exemplo de site, existem outros que funcionam da mesma maneira. Como fazer marketing para dentistas? Aumentando sua autoridade online através dessas plataformas, que são abertas para publicações desde que você prove que é especialista no assunto que está indicando como formação e especialização.
Aposte em anúncios para acelerar o processo de aquisição de novos clientes
Por fim, aposte em anúncios para acelerar o processo de aquisição de novos clientes. Não existe apenas uma, mas várias plataformas que funcionam no formato Advertising. Google Ads, Face Ads, Taboola Ads, ferramentas de impulsionamento do Instagram ou integração com o próprio Facebook, além do LinkedIn Ads, caso esteja procurando por algum novo colaborador ou deseja ser um dentista laboral, trabalhando para empresas.
As propagandas digitais podem ser usadas de maneiras bem diversas. É possível patrocinar uma simples publicação do Instagram, onde você menciona a importância de realizar o acompanhamento mensal com um dentista, por exemplo. Dessa forma, você usa a ferramenta apenas para prospectar novos seguidores.
Porém, também podem ser usadas para aumentar a sua autoridade online, prospectar novos clientes, prospectar novos procedimentos, promover descontos e condições especiais, além de fixar o seu posicionamento de marca em relação à sua concorrência. Enfim, as opções são muito variadas.
Este foi o nosso conteúdo sobre marketing para dentistas. Como podemos notar, o marketing pode se tornar uma verdadeira ferramenta de auxílio para o crescimento da marca pessoal do dentista. É possível se posicionar em um mercado competitivo e até mesmo ultrapassar toda a concorrência.
Lembre-se de que a melhor escolha que você pode tomar é contratar uma empresa especializada no gerenciamento de redes sociais, plataformas digitais, etc., ou seja, uma assessoria de marketing digital. Dessa forma, terá a certeza de que seus perfis estão em boas mãos. Caso ainda possua dúvidas, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!
0