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ToggleO marketing para e-commerce reúne uma série de técnicas para melhorar o seu posicionamento no Google, aumentar suas vendas e atrair cada vez mais clientes. Mas, quais são as técnicas que podemos utilizar para que tudo isso ocorra? Vale a pena investir pesado em marketing para uma loja virtual? Quando deve ser investido?
Ter um e-commerce não é tarefa fácil. Estamos falando literalmente de uma loja totalmente virtual, algo que já estamos acostumados, mas que deixamos passar alguns detalhes em períodos de otimização. O e-commerce existe desde a década de 90, sendo a Amazon o primeiro grande representante desse tipo de loja, nascida em 1994.
De lá para cá, tanto o foco da Amazon quanto os e-commerces mudaram drasticamente. Hoje, a Amazon se tornou um gigantesco marketplace, enquanto os e-commerces em geral melhoraram e muito seu desempenho através de ferramentas de gestão de estoque, SEO, organização estrutural, estrutura visual, etc.
Dessa forma, é essencial que o marketing para e-commerce seja estudado a fundo por quem esteja pensando em montar sua loja na internet, independentemente do seu tamanho. Neste conteúdo, reunimos as informações que acreditamos serem as principais sobre o assunto. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!
O que é marketing para e-commerce?
Afinal, o que é marketing para e-commerce? Como mencionado, envolve uma série de técnicas que visa aumentar a visibilidade de uma marca na web, melhorando o engajamento, taxa de conversão, tráfego no site, otimizar processos internos e estruturais, proporcionar um marketing 360 graus, entre outros objetivos.
É possível fazer isso através de várias ferramentas disponíveis para webmasters, utilizando de técnicas de SEO e marketing integrado, como por exemplo:
- Google Search Console: para verificar métricas, visitas;
- Google Analytics: possui o mesmo intuito que o interior, mas de uma forma mais geral em termos de público que visita seu site;
- Plugins internos: existem várias ferramentas internas de plataformas como WordPress + WooCommece, Magento, Shopify, entre outras, que proporcionam uma otimização mais fidedigna de páginas, produtos e conteúdos;
- Integração de redes sociais: é possível unir todas as suas redes sociais ao seu e-commerce, proporcionando a chance de realizar compras diretamente pelo Facebook ou Instagram, por exemplo;
- Entre várias outras ferramentas.
Em suma, o marketing para e-commerce é, definitivamente, o Inbound Marketing. Este é marcado por um marketing novo, diferente do tradicional, em que a característica imersiva na web é a principal: o objetivo é utilizar de todas as plataformas e ferramentas de canais digitais para aumentar sua conversão.
Por que um e-commerce deve investir em marketing?
E por que um e-commerce deve começar a investir em marketing? Porque é literalmente tudo que a loja online tem como ferramenta de conversão. Não existe cenário em que conseguimos diluir o e-commerce do marketing. Toda e qualquer estratégia de conversão de vendas em um e-commerce se torna Inbound Marketing, então, é mais do que necessário investir nesse caminho.
Através do investimento em marketing, desde que bem feito e organizado, sua marca vivencia uma série de benefícios que não eram usufruídos até então. Além de sua taxa de conversão aumentar, é mais fácil conseguir clientes fixos, que seguem a página nas redes sociais, que vieram por indicação de outras pessoas, etc.
Você pode aprender sobre o assunto e investir por conta própria, ou então contratar uma empresa que trabalha com marketing para fazer um trabalho ainda mais específico de organização interna da loja, SEO, redes sociais, entre outras ferramentas de marketing que podem ser utilizadas para otimizar processos e aumentar o lucro.
Vantagens do marketing para o e-commerce
As vantagens do marketing para o e-commerce são muitas, como afirmado. Ter o marketing como seu principal aliado e meio de aumento de todas as boas métricas de uma loja virtual é essencial para quem quer vender mais. Seja uma loja com estoque ou sem (dropshipping), abaixo selecionamos as principais vantagens de usar o marketing
Aumentar o tráfego
Aumente o tráfego de seu site usando técnicas de SEM e SEO. O primeiro significa Search Engine Marketing, que em português significa Otimização dos Mecanismos de Marketing. Enquanto isso, o segundo, em inglês, quer dizer Search Engine Optimization, traduzido para o português significa Otimização para Mecanismos de Buscas, sendo de longe a mais importante entre as duas estratégias.
É sim muito importante que todas as suas redes sociais estejam otimizadas e integradas, para que consiga aumentar o tráfego em seu site através de visitas paralelas. Mas, são as visitas diretas e advindas do SEO que vão gerar um número muito maior de tráfego orgânico, sem ter que pagar por anúncios.
Através de técnicas SEO de redação, linkbuilding e guestposts, por exemplo, é possível criar uma aba blog em seu e-commerce, construir conteúdos otimizados para mecanismos de buscas como o Google, aparecer entre as primeiras posições para o termo nas SERPs (páginas de resultados) e estar sempre com um tráfego novo.
Uma análise realizada pelo Advanced Web Ranking em 2016 levou em conta 1.049.084 keywords (palavras-chave) de 24.847 sites diferentes. O resultado do estudo mostrou que quase todo o tráfego da pesquisa é direcionado para as primeiras posições da SERP, sendo que cerca de 30% disso segue para o primeiro colocado.
O que isso significa? Vamos dar um exemplo prático. O termo “e-commerce” possui cerca de 90.500 buscas mensais no Brasil, segundo a plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, a SemRush. O primeiro colocado nas buscas é a NuvemShop, uma plataforma de e-commerce, com um conteúdo explicando justamente o que é e-commerce.
Segundo a análise realizada pelo Advanced Web Ranking, pelo menos 27.150 pessoas (30% do total) clicam e visualizam essa página. Isso é mais tráfego do que muitos sites possuem como um todo. Imagine agora receber somente 30% desse tráfego (6.450) em uma página de produto ranqueada através de uma descrição.
Vamos ainda mais além nos exemplos: imagine agora que apenas 10% dessas 6.450 visitas resolvam comprar o seu produto. Estamos falando de 645 vendas de apenas um produto, em apenas um mês. Pode parecer demais à primeira vista, mas acredita, existem e-commerces que fazem essas vendas em apenas um dia. Agora entende a importância do marketing para e-commerce?
Gerar mais conversões
Usando todas as estratégias mencionadas até aqui, você gera um número muito maior de conversões em longo prazo. O marketing não existe somente para atrair clientes, mas também para corrigir possíveis erros. Através de ferramentas como Google Search Console e Google Analytics, é possível verificar a taxa de rejeição de determinadas páginas, encontrar e resolver os erros.
Dessa forma, você diminui a taxa de rejeição e aumenta a de conversão, gerando um número maior de vendas a cada 100 visitas, por exemplo.
Fortalecer o relacionamento com clientes atuais e potenciais
Neste caso, o Inbound Marketing e o Marketing 360º entram em cena. É muito importante para um e-commerce que a marca esteja presente em todos os locais. Mas como assim? Esteja com sua loja em todas as redes sociais, tenha um número SAC para WhatsApp, faça publicações diárias em cada uma das plataformas e responda seus clientes atuais e potenciais sempre que possível.
Pode parecer difícil, mas é extremamente necessário. É através dessas técnicas que você fortalece o vínculo com seus clientes, diminui o tempo de resposta e ganha um número maior de seguidores que chegam através de indicações.
Mensurar resultados facilmente
Por fim, talvez o principal benefício usufruído por quem utiliza o marketing para e-commerce em relação a quem não utiliza, é poder direcionar seu foco ao que realmente importa. Usando ferramentas que já mencionamos, é possível mensurar resultados facilmente, analisando quais páginas precisam ser melhoradas e quais não.
Através disso, é possível então organizar um planejamento empresarial com metas, objetivos e sonhos de curto, médio e longo prazo, com maior segurança e chance de ser cumprido, afinal, está embasado em dados reais obtidos por ferramentas incríveis.
Estratégias de marketing para e-commerce
Defina e entenda sua persona
O primeiro passo para o marketing para e-commerce dar certo é definir a sua persona. Sem ela estar bem definida, não tem como prosseguir com fidedignidade em relação às estratégias de marketing. A persona é o perfil de cliente que sua marca possui, geralmente um estereótipo de nicho.
Por exemplo: sabemos que a principal persona do nicho de games são homens entre 15 e 35 anos. Isso tende a mudar com o tempo, visto que a geração mais velha cresceu com os games e vai continuar jogando, sendo assim, isso significa que essa persona vai aumentar a faixa etária.
O mesmo deve ser feito com a sua marca e os produtos que ela vende. Essas são as perguntas que você deve fazer para defini-la:
- Qual a idade do meu público-alvo?
- Qual o sexo?
- Quais os principais interesses?
- Que tipo de informação gostam de receber?
- Quais os locais que mais frequentam na web?
Respondendo a todas essas perguntas e definindo sua persona, será muito mais fácil direcionar seu tempo para uma estratégia de marketing de qualidade.
Crie anúncios segmentados
Escolhendo sua persona, será mais fácil criar anúncios segmentados. Você já não cria anúncios para todo o Brasil, com faixa etária entre 18-60 anos, por exemplo. Agora, você já sabe que o seu público é feminino, entre 20 e 35 anos, por exemplo, com foco em marketing local na cidade de Curitiba.
Entende como é mais fácil vender? Você encontrou seu público e está indo diretamente nele, diminuindo sua taxa de rejeição e aumentando a de conversão.
Invista em remarketing
Remarketing é uma estratégia em que você cria anúncios que vão aparecer para pessoas que visitam sua loja, mas não concluem a compra. Assim, se você tem uma loja de relógios e pelo menos 100 pessoas acessaram um modelo da Casio, mas não compraram, sua tarefa é fazer com que um anúncio desse produto apareça em redes sociais e sites (Google Ads), com um desconto ou condição especial.
Aposte em e-mail marketing
Errado está quem acha que o e-mail marketing está ultrapassado. É uma ótima ferramenta para encontrar leads segmentados, enviar newsletters diárias aumentando a proximidade com clientes, e, quem sabe, até lançar um produto com desconto para uma lista extensa de leads.
Marque presença nas redes sociais
Estando presente em todas as redes sociais, você aumenta a sua visibilidade drasticamente. Como? Bem, o marketing 360 graus já provou que quanto mais um cliente em potencial ver a sua marca ou o produto que ele deseja (remarketing), maior é a sua chance de vender diariamente.
Além disso, uma empresa que está presente em todas as redes sociais com posts diários passa credibilidade, mostrando ser uma grande equipe, passando confiança ao comprador final. Muitas vezes, é só você e o computador, sem nenhuma equipe por trás, dando um trabalho danado, mas que resultará em muitos frutos em algum momento, graças ao marketing para e-commerce.
Melhore seu SEO
Quer melhorar o marketing do seu e-commerce? Melhore seu SEO. Já mostramos em exemplos práticos o avanço financeiro absurdo que você pode ter pegando apenas 6.450 de tráfego para um produto. 645 vendas de um produto com R$100 de lucro, por exemplo, gera uma receita de R$64.500,00. Incrível, não é mesmo?
Estude sobre keywords, linkbuilding, SEO onpage, SEO offpage, otimização de conteúdo para mecanismos de buscas, principalmente para o Google, velocidade de carregamento do site, compactação de imagens para menos de 100KB, utilização de ferramentas de SEO como SemRush, Ahrefs, Yoast SEO, Rank Math, etc.
Busque se informar sobre o assunto e se torne um especialista, mesmo que terceirize esse serviço, pois assim pode acompanhar seus resultados entendendo como eles foram alcançados.
Invista em marketing de influência
Por fim, entre as nossas dicas efetivas de marketing para e-commerce, invista em marketing de influência. Quantas vezes você comprou algo por indicação de algum amigo, parente ou namorada? Foram muitas as ocasiões em que isso ocorreu, temos certeza disso. O melhor cliente é aquele que chega por indicação, afinal, já possui um bom espectro sobre a marca.
Trate bem seus clientes, invista em programas de indicação, esteja sempre presente quando necessário: seguindo essas poucas dicas você verá que o número de clientes por indicação crescerá exponencialmente. Até a próxima!
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