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ToggleA competição do mercado é brutal. Os mínimos detalhes podem diferenciar o seu negócio do seu concorrente, na visão do consumidor.
E a maioria das pessoas, infelizmente, acredita que esses detalhes são irrelevantes.
Não poderiam estar mais errados. Pelo contrário, mesmo que o consciente não perceba, o subconsciente dos clientes elenca as suas preferências por uma marca por meio de vários critérios pequenos.
E é aí que a sua empresa pode se destacar e sobressair ante os que não pensam no negócio como você irá aprender hoje: de maneira integrada e detalhista.
Comunicar-se bem com o público é fundamental. Fazer com que a mensagem que se quer passar chegue ao seu destino é imprescindível.
E muitos conseguem fazer isso, e muito bem por sinal.
Porém o detalhe do tom da voz da marca é o que pode te destacar no mar de ofertas. Entenda o que é e como fazer o tom da voz da marca ser percebido em meio a todos os demais.
Boa leitura.
Definição do que é o tom da voz de uma marca
Nos dias atuais, a exigência dos consumidores que já era alta, aumentou ainda mais.
E com a inserção da elevada competitividade também nos ambientes virtuais, o desafio de atrair a atenção do público se tornou mais acirrada ainda.
A comunicação entre marcas e clientes, se tornou ainda mais, um fator decisivo a ser considerado pelo público.
De maneira geral, toda empresa possui um conjunto de informações que visam transmitir suas concepções às pessoas.
Nesse conjunto podemos encontrar a missão, valores e visão como pontos principais de comunicação da postura da empresa com relação a seus objetivos e modo de ser visto.
E isso em si já é o primeiro nível de comunicação entre os dois lados da relação de consumo. Porém, algo muito importante não pode ser deixado de lado: o tom de voz da marca.
É pela voz que a empresa expressa seus princípios e identidade para o público. A marca precisa ter uma voz própria.
O tom de voz é a forma como a empresa dialoga com seus clientes. E isso envolve uma estratégia de marketing diretamente relacionada à identidade da marca.
Benefícios do tom de voz para a marca
Os principais benefícios que a empresa recebe ao desenvolver bem o tom de voz são:
- Criação de conexão emocional
- Comunicação clara
- Aumento de autoridade da marca
Entenda melhor cada um desses benefícios abaixo.
Criação de conexão emocional
Como a empresa foca em seu segmento de atuação, há a possibilidade maior de estreitar a relação com seu público. E o tom da voz pode ser o que destacará a marca entre os concorrentes naquele mesmo ramo.
Ao cliente perceber a personalidade própria do negócio, a afeição pode se desenvolver e aprofundar.
Ter um cliente ligado emocionalmente à marca é algo muito bom. E traz ótimos resultados
Comunicação clara
Uma das coisas que mais dificulta uma boa comunicação são os ruídos.
Ao se ter um tom de voz claro e objetivo, isso diminui significativamente. Se fazer entender de fato é muito importante na relação de consumo.
Isso está diretamente ligado ao branding da empresa. Uma vez que a comunicação eficiente influi diretamente na percepção dos aspectos visuais da própria marca.
Na mente do cliente, a imagem da empresa e seus produtos se solidificam cada vez mais.
Slogan, logo, símbolos e a voz, começam a fazer parte de um mesmo combo de percepção.
Aumento de autoridade da marca
Uma vez que as pessoas saibam como a empresa de fato pretende ser vista, sua posição de mercado se firma.
É importante destacar que a forma que a empresa quer ser vista é o que de fato importa.
Chegando a esse objetivo, pode-se dizer que o objetivo foi alcançado.
Por exemplo, a Ricardo Eletro, que não existe mais, se posicionou no mercado com o slogan: “Preço é tudo!”. E de fato esse era o tom de voz da marca: enérgico e objetivo.
E alinhado ao tom de voz, estavam todos os outros itens de identidade da empresa. A prioridade não eram ambientes confortáveis ou atendimentos de extrema qualidade.
O foco era o preço. O cliente que ia às lojas sabia que esse era o foco da empresa, simples assim. Isso gera autoridade no mercado, e identificação com o cliente.
Qual a importância da definição do tom de voz para a marca?
Assim como para qualquer pessoa que quer se comunicar com colegas e funcionários, a forma de falar também é importante para uma marca.
Saber que foi entendido, e que em troca entendeu corretamente a informação recebida. Isso é a base de uma boa comunicação, uma troca eficiente de entendimento.
E uma boa comunicação resulta em um bom relacionamento. Este por sua vez traz resultados financeiros ou de atingimento de objetivos, caso o lucro não seja o objetivo da organização.
Assim como cada indivíduo, a marca deve criar seu estilo próprio.
A empresa pode optar por ter um tom de voz em uma linha específica, como:
- Divertido
- Sério
- Gentil
- Atual (uso de gírias)
- Objetiva
- Enérgico
Seu modo de comunicar, o seu tom peculiar e sempre destacando a identidade e os princípios norteadores da empresa.
Isso se chama coesão e coerência na comunicação. O público aprecia muito isso.
É importante que os clientes entendam, em sua essência, a razão da existência da empresa. O que ela planeja ser no futuro, e como pretende chegar lá.
E principalmente, o que ela considera de mais valioso em sua atuação no mercado. Com esse entendimento, a sinceridade permeia a relação.
Assim é possível haver um nível de intimidade maior na relação de consumo.
Criando o tom de voz da marca
Esse processo criativo deve fazer parte de uma estratégia de marketing abrangente.
Dentre os tópicos definidos a serem desenvolvidos no plano de ação, o tom de voz deve ser destacado e bem elaborado.
De certa forma, ele se interliga a outras áreas. Por exemplo, o aperfeiçoamento da identidade visual, e passos necessários para o trabalho com nichos, envolvem trabalhos correlatos como você verá mais à frente.
Por esse motivo, é importante que se crie um plano de marketing completo que contemple as mais diversas opções.
Caso você achar que uma ajuda nesse planejamento cairia bem, contate-nos e te apoiaremos nesse processo.
Para desenvolver um bom tom de voz da marca, você deve:
- Criar uma persona
- Entrelace a persona e o negócio
- Identifique os canais que a empresa deve atuar
- Liste os tipos de conteúdos que devem ser produzidos
- Apresente o tom de voz ao público (primeiro faça testes com grupos pequenos)
Seguindo esses passos o processo de criação de um tom de voz próprio estará bem encaminhado.
E sua empresa estará mais próxima de ser plenamente compreendida pelo público.
Detalhe: o foco sempre deverá ser no segmento em que a marca atua. Ele é o motivo da existência do negócio, portanto a prioridade.
A importância da personalidade própria da marca
Como você pode perceber, os clientes preferem a clareza. Como já foi dito o seu nicho de atuação definirá qual o melhor tom de voz a ser adotado.
Pessoas são sistemas únicos, com emoções e vontades próprias. Você não poderá falar com todos de maneira 100% individualizada, pelo menos não ao passar as informações da empresa.
No momento do atendimento é diferente, cada pessoa é tratada individualmente.
Mas se tratando da identidade visual, o tom será o mesmo para todo o segmento que você visa atrair.
Por esse motivo, a personalidade da empresa será responsável por atrair o público até a marca. A geração de afinidade com a forma de ser é o que determinará o relacionamento e envolvimento entre ambos.
Como no caso da Ricardo Eletro haverá os clientes que priorizam o preço acima de tudo.
Em contrapartida existirão os que preferem um bom atendimento em primeiro lugar. E ainda os que preferem produtos de qualidade acima de tudo, independente do preço e do atendimento.
E por aí vai, as possibilidades de preferências são as mais diversas. Ao criar a persona que sua empresa pretende atingir você poderá focar no que é mais valioso para o seu cliente alvo.
Ter personalidade e tom de voz próprio direcionará seu negócio onde ele deve estar.
Alinhe o seu tom de voz e fique afinado com os clientes
Esperamos que ao ler esse material, você tenha percebido a importância de se destacar dos concorrentes.
Definir adequadamente o tom de voz, o que é e como fazer, fará a sua marca se posicionar melhor no mercado.
Atenderá às expectativas do seu segmento e mostrará sua competitividade às outras marcas que estão no mercado.
Foque na liderança, seja autêntico e genuíno. Faça o seu tom de voz ser ouvido e colha os frutos de uma boa comunicação.
Realize isso por meio de um trabalho detalhista e minucioso. Caso precise de orientação, procure profissionais que possam orientar sua empresa durante todo o processo.
Dialogue com todos os seus stakeholders de maneira clara e faça a sua marca se destacar cada vez mais. Desejamos competência e boa sorte.
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