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TogglePessoas que têm problemas de comunicação, normalmente têm dificuldade de aprendizado e de ascensão na carreira.
Por mais triste que seja, às vezes isso não é opcional. Mas é algo que pode ser trabalhado e modificado.
Quando se trata de empresas, a mesma premissa é verdadeira.
Não é porque seu negócio não sabe se comunicar bem, ou talvez nem saiba da necessidade de se comunicar bem, que isso não possa melhorar ou aprimorar esse aspecto.
Ter perfis em redes sociais e interagir com seus seguidores é um instrumento de comunicação muito bom.
Mas é importante que a empresa saiba como realizar esse movimento de troca de informações.
Quer entender melhor como essa prática pode ajudar seu negócio, talvez até ajude a resolver problemas e melhore o desempenho de vendas?
Leia esse conteúdo preparado para você e comunique-se melhor com seu público.
O que é social listening
É definido como um grupo de ações realizadas para monitorar palavras-chave que tenham relação com o seu negócio.
Através do acompanhamento de comentários sobre tópicos relacionados à sua empresa, frases e palavras- chave, você encontrará oportunidades. Também terá boas ideias de conteúdo que deve escrever ou publicar para seu público-alvo.
Apenas publicar conteúdo nas redes sociais da sua empresa não é o bastante. Preste atenção no que sua audiência está falando da sua marca. Isto te dará um norte sobre como e quando deverá agir.
É importante destacar que social listening não é utilizado apenas nas redes sociais. Dependendo da ferramenta utilizada, as ações poderão ser realizadas também em blogs e portais de notícias.
Diferença entre Social Listening e Monitoramento
Então monitoramento e social listening são a mesma coisa? Você pode estar se perguntando.
E a resposta é não.
No monitoramento, como o próprio nome já diz, você irá monitorar todas as vezes que sua empresa foi citada e teve alguma interação social.
No social listening, além das ações de monitoramento, irá analisar cada citação e planejar a produção de conteúdo.
Mas quais são os reais benefícios ao realizar estas ações de Social listening na rotina da empresa?
A seguir explicaremos quais os principais benefícios de incluir estas práticas na rotina da sua equipe de marketing e como deve ser feito o monitoramento.
Benefícios do Social Listening
Oferecer suporte ao cliente
Atualmente as pessoas buscam resolver problemas com as empresas através das redes sociais.
Sua empresa precisa monitorar as redes sociais para atuar com celeridade na resolução de problemas. Todo cliente deseja soluções rápidas para seus problemas.
Saiba responder às críticas, seja transparente, honesto e resolutivo.
Monitoramento da sua marca
Monitorar sua marca é muito importante para que seja prestada uma assistência qualificada aos seus clientes.
Todos cometemos erros e equívocos, mas é essencial reconhecer erros.
Quando um cliente entra em contato com sua empresa pelos canais indicados e não obtém resposta, a tendência é que haja exposição de um problema nas redes sociais e tome grandes proporções.
Portanto o monitoramento constante da marca evita que esse tipo de adversidade “manche” sua empresa.
Entenda seu concorrente
Monitorar seus concorrentes é uma das ferramentas utilizadas no Social Listening
Entender quais são os pontos fortes e pontos fracos dos seus concorrentes te ajuda a ter insights para planejar suas ações.
Quais ações já foram realizadas pelas empresas do mesmo nicho que deram certo?
A resposta desta pergunta vai direcionar melhor suas ações.
Principais ferramentas (gratuitas e pagas)
Existem algumas ferramentas, pagas e gratuitas, que podem te ajudar nessa rotina de pesquisa de monitoramento. São elas:
- Google trends
- Tweetdeck
- Sprout Social
- Mention
- Quintly
- Brandwach
Entenda melhor cada uma delas abaixo:
Google Trends (gratuita)
Google trends não apresenta números muito específicos, mas te ajudará a verificar o fluxo de citações da sua marca.
Tweetdeck (gratuita)
É específico para twitter, porém permite uma busca mais ampla das palavras-chave.
Sprout Social (paga)
Nessa ferramenta você conseguirá ler e interpretar os dados, agendar posts e gerenciar perfis.
Mention (paga)
Na Mention você conseguirá fazer uma busca bastante ampla de citações até mesmo em jornais que não estão mais em circulação. É de fato muito útil.
Quintly (paga)
É uma ferramenta bastante renomada, pois analisa com mais profundidade a sua empresa no ambiente virtual.
Brandwach (paga)
Também é especializada em analisar a presença das empresas no meio digital, perfeita para realizar rankeamentos.
Como fazer social listening
Para realizar o social listening é essencial o uso de alguma ferramenta para reunir os dados e facilitar a leitura e interpretação deles.
De acordo com a ferramenta escolhida, você só conseguirá pesquisar várias palavras-chave se realizar o pagamento.
Neste caso, o indicado é que sempre pesquise o nome da sua empresa. Lembre-se que alguns usuários podem cometer um erro na digitação do nome da sua empresa. Esteja atento a isso também.
Monitore seus principais concorrentes avaliando pontos positivos e negativos.
Muito cuidado ao abordar um cliente que está insatisfeito com um concorrente para não acabar sendo desrespeitoso com outra marca.
A seguir mostraremos algumas opções de ferramentas usadas para que você decida o mais adequado para sua realidade.
Busque sempre a melhor comunicação
Talvez você nem soubesse que a comunicação era tão importante para o seu negócio, até antes de ler esse conteúdo.
E, mesmo você não sabendo disso, já estava se comunicando com seu público. Porém sem a noção de como isso poderia afetar a qualidade da sua marca na visão do público.
As redes sociais que, talvez você nem utilize com uma frequência mínima, podem fazer parte da solução que ajudará sua empresa.
E, nos dias de hoje, as mídias sociais são a nova fisionomia das marcas. São o seu rosto. Estar atento à comunicação oriunda desse meio é vital.
O social listening, por esse motivo, é imprescindível. A marca deve trabalhar continuamente a sua comunicação online. Seus clientes estão lá. Eles esperam que a marca também esteja, e atuante.
Recomendamos que use essa ferramenta que influencia no monitoramento da comunicação digital, e traga melhores resultados para sua marca. Temos ótimos conteúdos que te ajudarão a desenvolver melhor o seu negócio.
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