Psicologia das cores no marketing: O que é? Como funciona? Como usá-la?

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Verônica Knaut

Head de conteúdo - Equipe Lab Growh

Publicado em: 5 de agosto de 2022
Conteúdo atualizado em: 10 de fevereiro de 2025
Psicologia das cores no marketing

A psicologia das cores no marketing possui mais importância do que você pode imaginar. Sabia que é possível influenciar um cliente à compra somente com o bom uso das cores em sua logo, cardápio, propagandas, entre outras formas de conversão? Sabia também que algumas cores são mais indicadas do que outras para alguns estabelecimentos?

A verdade é que o marketing é um emaranhado de possibilidades e competências. É possível usar de diversas ferramentas para aumentar a conversão de vendas, número de clientes fixos, número de seguidores em redes sociais, faturamento, entre vários quesitos que podem realmente colocar a marca em uma posição confortável.

Porém, muitos líderes e gestores acabam deixando de lado essa oportunidade incrível que possuem em mãos. Destacam-se aqueles que usam de todas as ferramentas que possuem à sua disposição para melhorar seus resultados, mas claro, desde que façam tudo da forma correta e com a máxima eficiência possível.

Hoje, vamos falar sobre uma dessas ferramentas que podem potencializar a conversão: as cores de uma marca. Portanto, caso queira entender mais sobre a psicologia das cores no marketing, recomendamos que nos acompanhe nessa leitura até o final. Vamos lá!

O que é a psicologia das cores no marketing?

O que é a psicologia das cores no marketing?
O que é a psicologia das cores no marketing?

Johann Wolfgang von Goethe é o nome do alemão que concebeu a “Teoria das cores”, criando o que conhecemos hoje por psicologia das cores, muito utilizada no marketing. Segundo o cientista alemão, a cor depende de 3 fatores principais para que seja realmente definida, dois muito conhecidos, e um fator que foi deixado de lado por séculos. São eles:

  • Luz;
  • Ambiente;
  • E percepção/sentimento de cada pessoa em relação ao que está visualizando.

Portanto, podemos definir a psicologia das cores no marketing como uma área que envolve as cores para despertar sentimentos nas pessoas que a visualizam. Por meio desse sentimentalismo, com base em uma série de estudos que já foram realizados, é possível induzir ou persuadir um cliente para a compra.

Mas, como? Bem, como veremos um pouco mais adiante, cada cor pode ser usada para um tipo diferente de objetivo, com base em muitos estudos que já foram realizados, apontando resultados positivos para a cor branca em ambientes de saúde, por exemplo, pois demonstram limpeza e promovem a calma. Continue lendo conosco para entender mais sobre a psicologia das cores no marketing!

Quais sentimentos as cores promovem?

Quais sentimentos as cores promovem?
Quais sentimentos as cores promovem?

Antes de saber qual cor deve usar em logos, cardápios, propagandas e mídias do seu negócio, você precisa compreender quais são os sentimentos que cada uma das cores exerce nas pessoas de forma direta. O sentimento é sempre único, mas a compressão das mesmas é global, de certa forma. Leia abaixo e veja de que forma as cores podem “tocar” seus clientes:

  • Ouro: prosperidade, riqueza, calor, grandeza, opulência, preciosidade, extravagância;
  • Laranja: calor, flamejante, expansão, extravagância, equilíbrio, vibração, humor, excessivo, energia, entusiasmo;
  • Preto: sofisticação, anonimato, sexualidade, profundidade, formalidade, remorso, elegância, tristeza, mistério, riqueza, medo, negação, infelicidade, poder, raiva;
  • Amarelo: esperança, claridade, relaxamento, felicidade, cobiça, otimismo, idealismo, perigo, imaginação, sabedoria, inveja, conhecimento, verão, desonestidade, alegria, traição, covardia, engano, doença;
  • Prata:  tecnológico, riqueza, macio, diferença, liso, glamour, elegante, suave, natural, fascínio;
  • Vermelho: violência, paixão, fogo, agressão, perigo, energia, ira, desejo, excitação, raiva, sangue, fúria, amor, força, poder, calor, velocidade, guerra;
  • Branco: paz, limpeza, inverno, nascimento, sim, amor, frio, respeito, inocência, pureza, precisão, humildade, bom, casamento (culturas ocidentais), proteção, juventude, mesura, neve, morte (culturas orientais), clínico, simplicidade;
  • Azul: contentamento, fé, frio, unidade, lealdade, limpeza, tranquilidade, céu, verdade, estabilidade, harmonia, ordem, tecnologia, espiritualidade, confiança, calma, conservadorismo, segurança, água, paz;
  • Rosa: leveza, feminilidade, inocência, delicadeza, satisfação, felicidade, charme, romantismo, brincadeira, amor, saúde;
  • Marrom: estabilidade, materialismo, simplicidade, confiabilidade, resistência, casa, excitação, conforto, terra, ar livre;
  • Verde: cura, renovação, primavera, juventude, meio ambiente, perseverança, orgulho, fertilidade, imutabilidade natureza, imaturidade, calma, saudável, boa sorte, tenacidade, vigor, generosidade, ciúme, inexperiência, autoconsciência;
  • Roxo/Violeta: poder, sensibilidade, sabedoria, conhecimento, crueldade, nobreza, espiritualidade, luto, iluminação, transformação, erotismo, realeza, misterioso, intimidade, cerimônia.

Por que precisamos entender o sentimento de cada cor?

Mas, e por que compreender mais sobre a psicologia das cores no marketing? Porque todos esses sentimentos que mencionamos acima são encarados de forma global. Dessa forma, por exemplo, se você quer investir em mídias sociais sofisticadas e que passem elegância ao seu cliente em potencial, poderá investir nas cores preto, ouro ou prata, por exemplo.

Por outro lado, se busca despertar o desejo do cliente porque possui uma hamburgueria, o mais indicado é a cor vermelha, que desperta vontade, imediatismo e excitação no cliente em potencial. Os exemplos são muitos, mas o que você precisa saber é que as cores possuem papel fundamental na imagem como prospecto de novos clientes.

Qual é a cor mais indicada para meu negócio?

Qual é a cor mais indicada para meu negócio?
Qual é a cor mais indicada para meu negócio?

Como bem sabemos e já citamos desde o início do conteúdo, cada empresa possui uma linha diferente de atuação, logo, a cor utilizada para o marketing da marca será diferente. Em suma, cada caso é um caso e o mais indicado é buscar o trabalho profissional de agências de marketing. Abaixo, damos algumas dicas de como aplicar a psicologia das cores no marketing, na prática:

  • Estabelecimentos gourmets: a cor vermelha pode despertar o desejo, como mencionado no exemplo dos restaurantes. Além disso, espaços com pisos, revestimentos e outros produtos para casa, outro tipo de linha gourmet, podem necessitar de confiança e estabilidade. Nesse caso, a cor marrom deve estar presente;
  • Clínicas de saúde: branco sempre será a cor que domina esse tipo de espaço, pois transmite paz, limpeza e “sim”. Além dela, a cor azul também pode ser usada, pois transmite tranquilidade e confiança;
  • Serviços de beleza ou destinados a mulheres: por ser feminino e delicado, o rosa sempre foi e deve continuar sendo amplamente usado no universo feminino. Empresas que trabalham com saúde e beleza podem utilizar a cor buscando transmitir essa delicadeza;
  • Ambientes corporativos ou tecnológicos: uma cor muito recomendada para esses casos é o cinza, pois passa uma sensação de estabilidade, neutralidade e inovação. Por isso, é um tom muito usado em ambientes corporativos, mas também deve ser usado por empresas que trabalham com tecnologia e crescimento dentro da área tech.

Este foi o nosso guia sobre a psicologia das cores no marketing. Esperamos que tenha compreendido um pouco mais sobre a importância dessa ferramenta que pode realmente fazer a diferença em seu negócio.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, comente para que possamos solucioná-las. Até a próxima!

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