Índice de conteúdo
ToggleO que é Pixel do Facebook? No Facebook é possível mensurar campanhas publicitárias, otimizá-las e definir sua audiência por meio de um simples fragmento de código, chamado Facebook Pixel, ou simplesmente como “Pixel do Facebook”.
É uma das ferramentas essenciais que todos aqueles que pretendem rentabilizar ao máximo os seus investimentos em Facebook Ads devem conhecer, ou seja, a ferramenta de publicidade da rede social de Mark Zuckerberg.
Neste guia completo dedicado ao Pixel do Facebook, definiremos melhor o que é essa ferramenta, para que serve e como funciona, para que você possa aproveitar todas as suas vantagens. Leia conosco e entenda o que é Pixel do Facebook, vamos lá!
Pixel do Facebook: o que é, para que serve e como funciona?
Afinal, o que é Pixel do Facebook? O Pixel do Facebook é uma ferramenta de coleta de dados estatísticos que permite medir a eficácia da publicidade realizada na rede social, oferecendo a possibilidade de entender quais ações os usuários realizam no site da atividade.
Mais concretamente, trata-se de um fragmento de código que pode ser inserido no seu website e que funciona através da ativação de cookies que são utilizados para monitorizar as interações do utilizador com campanhas publicitárias no Facebook Ads e com o website.
Especificamente, com o Pixel do Facebook é possível acompanhar as interações dos usuários com o site depois que os mesmos usuários visualizaram o anúncio na rede social.
Por meio dessa ferramenta é possível monitorar as ações realizadas pelos usuários em todos os seus dispositivos, buscando entender melhor seu comportamento e seu caminho de compra e, assim, refinar sua estratégia de publicidade social.
O mecanismo é simples: quando um usuário visita o site e realiza uma ação (por exemplo, uma compra), o Pixel do Facebook é ativado e registra a própria ação. Dessa forma, sabendo quando o usuário realizou uma ação após ver o anúncio no Facebook, é possível atingir o mesmo usuário criando um público personalizado. Os recursos do Pixel do Facebook são, no entanto, múltiplos.
Colete todos os dados necessários
Como já mencionado acima, ele é usado para coletar todos os dados necessários para medir as conversões de campanhas publicitárias no Facebook Ads, otimizar as próprias campanhas, criar novos públicos-alvo e redirecionar usuários que já interagiram com o site ou com anúncios do Facebook.
Neste último aspecto, por exemplo, graças ao Facebook Pixel, é possível mostrar a um potencial cliente o anúncio relativo ao produto específico que o mesmo deixou abandonado no carrinho ou adicionado à sua lista de desejos pessoais.
Construa um público similar e otimize sua audiência
A partir das informações fornecidas pelo Pixel, também é possível construir um público chamado “similar” composto por usuários com gostos, interesses e idades semelhantes aos dos usuários que já interagiram com o site, buscando escolher o target certo para seus anúncios do Face Ads.
Entre as outras funcionalidades do Facebook Pixel está, então, aquela que permite otimizar a audiência de uma campanha no Facebook Ads com base no valor, ou seja, exibir automaticamente anúncios para pessoas que, com base nos dados de compras e nos níveis de gastos, são mais propensos a fazer compras de maior valor.
Faça campanhas para um público sob medida
Graças às informações fornecidas pelo Facebook Pixel, portanto, em poucas palavras, é possível criar campanhas de Facebook Ads mais eficazes voltadas para um público sob medida com base nas informações disponíveis.
Quanto mais conversões no site aumentam, maior a capacidade do Facebook de exibir anúncios para pessoas que podem realizar determinadas ações. A esse respeito, falamos sobre otimização de conversão.
Entre as vantagens específicas oferecidas pelo Facebook Pixel se destacam a possibilidade de garantir que os anúncios sejam exibidos para as pessoas certas, aumentar as vendas e medir os resultados dos anúncios (analisando o que acontece depois que as pessoas os visualizaram).
Como usar o Pixel do Facebook?
E como usar o Pixel do Facebook? Instalar o Pixel do Facebook em seu site, graças também às informações fornecidas pela própria rede social, é um procedimento simples e rápido, desde que quem o execute tenha um pouco de familiaridade com a ferramenta. O conselho geral, na ausência de habilidades técnicas adequadas, é entrar em contato com um profissional. Veja:
Como é criado?
Para criar um Facebook Pixel é necessário ter um site dedicado à sua empresa/negócio e poder atualizar seu código:
- A primeira etapa do processo de criação é acessar a guia Pixel no gerenciamento de eventos;
- A partir daí, você precisa clicar em “Criar um Pixel”, ler as instruções de como essa ferramenta funciona e depois clicar em “Continuar”;
- Depois que essas primeiras etapas forem concluídas, você poderá dar um nome ao seu Pixel;
- Em seguida, você precisa inserir o URL do site e clicar em “Continuar”.
Como adicioná-lo ao site?
Depois de criar o Pixel do Facebook, você precisa adicioná-lo ao seu site. Existem três opções de instalação:
- Adicionando manualmente o código Pixel ao site;
- Usando uma ferramenta de integração;
- Instruções por e-mail.
Se você escolher a primeira opção, as etapas a seguir são:
- Localize o código do cabeçalho do site;
- Copie todo o código do Pixel e o cole no cabeçalho do site;
- Clique no botão para ativar ou desativar a busca por correspondências avançadas;
- Verifique se o código funciona corretamente;
- Este último passo é possível graças à função “Enviar tráfego de teste”.
Caso opte por utilizar uma integração de parceiros, deverá:
- Entrar no separador “Pixel” na Gestão de Eventos;
- Clicar em “Configurar o Pixel”;
- Clicar em “Utilizar uma integração de parceiros”;
- Selecionar um parceiro da lista;
- E, por fim, seguir as instruções de configuração exibidas na tela.
Se outra pessoa atualizar o código no site, você pode enviar as instruções para configurar o Pixel do Facebook por e-mail. É necessário:
- Acessar a aba “Pixel” no Event Manager;
- Clicar em “Configurar o pixel”;
- Clicar em “Enviar as instruções por e-mail”;
- Inserir o endereço de e-mail do destinatário e clicar no botão “Enviar item” encontrado na parte inferior da página.
Este foi o nosso guia onde buscamos explicar não somente o que é Pixel do Facebook, mas também como ele funciona e como usá-lo.
Esperamos tê-lo ajudado. Caso ainda possua alguma dúvida, comente abaixo que vamos respondê-lo.
Até a próxima!
0