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ToggleO que é SERP? Trata-se de um acrônimo para o termo em inglês “Search Engine Results Page”, que traduzindo para o português significa Páginas de Resultados de Mecanismos de Pesquisa.
Mas, o que é SERP na prática? São basicamente páginas que são acessadas em um mecanismo de pesquisa, após a realização de, justamente, uma pesquisa. SERPs são, portanto, páginas de resultados mostradas pelos motores de busca ao usuário após uma consulta (ou palavra-chave) feita pelo próprio usuário.
Por exemplo, se o usuário pesquisar a palavra-chave “carro usado” no Google (mecanismo de pesquisa usado como exemplo), uma vez iniciada a pesquisa, em poucos segundos ele será direcionado para a SERP da palavra-chave “carro usado”, que inclui, portanto, todos os resultados mostrados pelo Google para o usuário em relação à sua pesquisa.
Neste conteúdo, muito além de trazermos a definição, falaremos sobre tudo o que você precisa entender sobre as SERPs e seu funcionamento. Portanto, caso queira entender o que é SERP, leia conosco até o final do conteúdo para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
Definição de SERP: o que é uma página de resultados do mecanismo de pesquisa?
Afinal, o que é SERP? A SERP é, portanto, uma página de resultados do mecanismo de pesquisa. O Google verifica e salva todas essas páginas em um banco de dados gigante (o índice do Google). Em seguida, ele os classifica por tópico e, quando um usuário pesquisa algo no Google, retorna os resultados que eles consideram mais relevantes para essa pesquisa. As SERPs mostram apenas esses resultados.
Dependendo do tipo de pesquisa, o número de resultados disponíveis varia. Normalmente, para o Google, cada pesquisa fornece mais ou menos 10 páginas de resultados, cada uma delas contendo 10 URLs relacionados aos diferentes resultados encontrados.
Isso não significa que o Google tenha apenas 100 resultados para uma palavra-chave (por exemplo, se você optar por exibir 100 resultados por página, obterá 1000 resultados!), o Google indexou muito mais. No entanto, mostra apenas uma boa parte dos resultados que, segundo o Google, são os melhores para essa palavra-chave.
Cada mecanismo de pesquisa possui suas próprias SERPs, mostradas graças ao uso de algoritmos que filtram os resultados para tentar liberar apenas os mais relevantes para a pesquisa do usuário individual.
O que é SERP: quais são os motores de buscas mais usados no mundo?
As SERPs mais famosas são os dos motores de busca mais usados no mundo, ou seja:
- Google (Ocidente);
- Bing (Ocidente);
- Yandex (Rússia);
- Baidu (China).
Cada um tem suas próprias características, ou seja, a capacidade de personalizar os resultados (10 – 100 resultados em SERPs, o que exibir, filtros, imagens, vídeos, etc.), e obviamente cada um mostrará resultados diferentes. Mas como os mecanismos de pesquisa exibem esses resultados?
Como funciona uma SERP e como são escolhidos os resultados para mostrar aos usuários?
Já entendemos o que é SERP, mas como os resultados são escolhidos? Cada mecanismo de pesquisa exibe e escolhe resultados diferentes para mostrar ao usuário. Isso ocorre porque os resultados são selecionados e depois classificados de acordo com algoritmos, que são proprietários (e secretos) de cada mecanismo de pesquisa.
Graças a esses algoritmos que escaneiam todos os sites e páginas da web, depois organizam os resultados com base em temas e tópicos, eles os salvam em um índice (um grande banco de dados) do qual o mecanismo de pesquisa extrai cada vez para mostrar os resultados que, de acordo com os algoritmos dos motores de busca, são os mais relevantes para a consulta (palavra-chave ou pesquisa) introduzida/realizada pelo utilizador no motor de busca.
Em seguida, cada mecanismo de pesquisa interpreta a solicitação do usuário à sua maneira e, em seguida, seleciona e classifica os resultados com base na relevância que o mecanismo de pesquisa decide atribuir ao resultado da consulta do usuário.
Como funcionam os SERPs do Google?
Uma SERP, ou uma página de resultados do mecanismo de pesquisa, é diferente para cada mecanismo de pesquisa.
Também é diferente para cada usuário, porque, por exemplo, o Google salva os dados do usuário (páginas que visitaram e pesquisas que fizeram, etc.) para mostrar alguns resultados em vez de outros. Estas são as SERPs personalizadas.
As SERPs do Google (e de outros mecanismos de pesquisa) também são geolocalizadas. Portanto, se eu pesquisar, por exemplo, “restaurantes” o Google me mostrará os resultados dos restaurantes da região com base na área geográfica onde estou.
Em princípio, mesmo que os resultados sejam diferentes para cada usuário, o layout das diversas SERPs é sempre o mesmo. Vamos ver como uma SERP do Google é organizada.
Como uma SERP do Google é composta: resultados orgânicos, pagos e snippets!
As SERPs (do Google, que tomamos como exemplo) são compostas de diferentes “blocos”, cada um desses preenchido com resultados de uma forma diferente.
Basicamente existem blocos na barra lateral direita, que podem ser trechos que mostram informações sobre uma pessoa famosa, sobre uma obra, com pesquisas relacionadas.
Depois tem blocos no topo, os primeiros resultados são pagos e você chega lá com publicidade no Google Ads, outros são orgânicos e gratuitos, e para chegar lá você precisa otimizar seu site para posicionamento no Google. Existem 3 blocos diferentes (os blocos podem mudar com base em palavras-chave). Esses blocos são:
Resultados da pesquisa paga (CPC): o que são e como funcionam?
Os resultados pagos são marcados no Google. Esse bloco (geralmente há no máximo 4 anúncios) é “preenchido” somente se houver anunciantes de uma palavra-chave que decidam investir dinheiro e pagar por cada clique recebido por essa palavra-chave.
A ferramenta utilizada é o Google Ads, uma ferramenta do Google que permite participar de leilões para investir em palavras-chave, pagando CPC, ou “Custo por Clique”, para aparecer nos primeiros resultados marcados nas SERPs como anúncios.
Snippets
Os snippets são “caixas” nas SERPs do Google que podem ser de diferentes tipos e hospedar conteúdo de diferentes tipos. Por exemplo, eles podem conter a definição do termo pesquisado, como no caso da pesquisa “SEO”, em que a definição de SEO é mostrada no snippet.
Snippets não apenas contêm definições, mas podem conter receitas (retiradas do conteúdo dos sites), notícias (tiradas do Google News), imagens (tiradas do Google Imagens), vídeos (tirados do YouTube) e assim por diante.
Cada palavra-chave terá seus próprios snippets ou, às vezes, não os terá. Tudo depende da intenção dos usuários que pesquisam essa palavra-chave (quer notícias sobre o assunto? Imagens? Vídeos de como fazer? E assim por diante).
Em geral, os snippets podem ser divididos em snippets com parágrafos, snippets com listas e snippets com tabelas. Além de outros rich snippets, como receitas, gráficos de conhecimento, etc.
Se você quiser, também pode otimizar seu site para mostrar rich snippets nas SERPs de alguns de seus conteúdos. Para fazer isso, você precisará implementar a marcação de dados estruturados no código html de suas páginas da web.
CTR: a importância de estar nas 3 primeiras posições
Já sabemos o que é SERP. Mas quão importante é estar nas primeiras posições do Google? Aqui estão alguns dados que mostram a porcentagem de usuários que clicam na primeira página dos resultados do Google: Na prática, quase 60% dos cliques dos usuários vão para os 3 primeiros resultados, enquanto os 40% restantes vão para os outros 7 resultados.
Ferramentas de pesquisa disponíveis nas SERPs do Google
No Google as SERPs possuem uma seção de ferramentas na parte inferior, não conhecida de todos, que oferece recursos muito interessantes. Por exemplo, na captura de tela, você pode ver a barra de ferramentas aberta e permite selecionar o idioma e a data dos resultados (por exemplo, mostrar apenas os resultados de 2016, 2017, 2018, e assim por diante).
Além disso, as configurações de pesquisa permitem, por exemplo, personalizar o número de resultados mostrados na SERP, até um máximo de 100, e outros recursos interessantes.
Uma barra de ferramentas semelhante também é encontrada nas outras seções do Google (imagens, vídeos, notícias, mapas, etc.). Por exemplo, nas ferramentas do Google Imagens você pode escolher o tamanho (grande, pequeno, médio, tamanho personalizado), os direitos das imagens e outros filtros que permitem mostrar resultados mais relevantes de acordo com suas necessidades.
Como colocar seu site no topo da SERP?
Você pode fazer isso com o Search Engine Optimization (SEO), ou seja, usando alavancas, técnicas, softwares e canais para otimizar suas páginas da web e colocá-las no topo do Google. Em particular, é feito com:
- SEO (otimização do seu site para posicionamento orgânico no Google, ou aquele que traz tráfego grátis);
- CPC (com o Google Ads, você pode comprar palavras-chave e criar campanhas publicitárias e anúncios, pagando por cada clique recebido). Existem também outras formas úteis de publicidade (por exemplo, para restaurantes ou lojas da região);
- Google Meu Negócio (permite que você gerencie os cartões locais de sua empresa, os snippets que são exibidos e que contêm comentários, imagens e informações sobre sua empresa).
Este foi o nosso guia sobre o que é SERP. Esperamos ter sido claros em toda a nossa explicação, além de ter sanado sua dúvida sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos lhe ajudar. Até a próxima!
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