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ToggleInbound Marketing é uma estratégia de marketing digital responsável por aumentar as taxas de conversão, gerar leads e atrair novos clientes para um negócio.
Isso tudo é realizado a partir de conteúdos que a empresa fornece ao cliente para aprimorar o seu processo de compra, e assim fazer com que ele se sinta mais fidelizado com a marca.
Esse estímulo é feito por meio de conteúdos de relevância e qualificados para aquele público que se quer atingir.
Desse modo, você não tem a necessidade de “forçar” uma venda ou estar em contato direto com o consumidor, mas sim de promover conteúdos que façam os visitantes irem até você pela qualidade dos serviços que sua marca propõe.
E não é só isso! No Inbound Marketing você tem a possibilidade de usar uma estratégia de gestão de conteúdo nos canais digitais da sua empresa para atrair, converter e alcançar seus objetivos.
Deseja aprofundar seus conhecimentos em Inbound Marketing? Perfeito, você acaba de chegar ao destino certo! Neste conteúdo, iremos conduzir você através de cada etapa da sua estratégia de atração de clientes. Aproveite ao máximo!
O Que é Inbound Marketing?
Por definição, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visa fornecer conteúdos personalizados e originais para sanar as dúvidas e dores dos clientes em potencial, a fim de convertê-los em leads/compradores.
Além disso, por meio desses conteúdos que a marca disponibiliza, são usadas técnicas para educar esses consumidores durante a sua jornada de compra, para que, posteriormente, as vendas sejam concluídas.
Sendo assim, a empresa consegue definir quais são as necessidades (ou problemas) dos clientes, e cria métodos para solucioná-las a partir de materiais envolventes.
Ou seja, seus leads se sentem atraídos pela sua marca, porque sabem que existe um problema e que você tem essa solução. Assim, é mais fácil consolidar a relação entre empresa e consumidores sem correr o risco de perder clientes engajados.
Mas não é só isso, para que essa relação seja consolidada, você deve ter em mente que é primordial a entrega de conteúdos otimizados e de acordo com as necessidades do cliente, a fim de estabelecer sentido de utilidade.
Essa etapa é muito importante, porque é aqui que o seu cliente se sentirá parte do seu negócio e entenderá que é o local onde ele pode apostar suas fichas – pois sabe que os retornos serão eficientes para aquilo que está procurando.
Vale lembrar, também, que é por meio desse sentimento de confiança que os seus leads propagarão os valores da sua empresa para outras pessoas de forma espontânea, tornando a sua marca uma referência no mercado.
Só dessa maneira você conseguirá partir para próxima etapa de vendas: o estabelecimento das ofertas.
Isso é realmente crucial, já que nessa etapa você estará construindo a base financeira da sua empresa. Se você quer entender cada uma das etapas do Inbound Marketing de forma mais completa, continue a leitura!
As 5 Etapas do Inbound Marketing
Muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com as etapas do Inbound Marketing. Não reconhecê-las pode afetar a criação de um processo de vendas eficaz. É essencial entender para ter sucesso em suas estratégias!
Para compreendê-las é preciso, primeiramente, ter em mente que elas se relacionam e se complementam mutuamente.
As etapas são: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Entenda melhor sobre cada uma delas a seguir:
1ª Etapa: Atração
A atração, como o próprio nome sugere, é a etapa responsável pela captação de visitantes para os canais de uma empresa.
Os perfis das personas devem ser bem definidos e compartilhados entre a empresa contratante e a agência que vai prestar o serviço (ou criados em conjunto). Além disso, a agência também deve entender com profundidade o produto/serviço oferecido.
E isso é muito importante, pois é o seu público-alvo que estará interessado nos produtos e serviços que você vende. Dessa forma, sem as personas da marca definidas, será muito difícil atingir as pessoas que realmente se importam com o seu trabalho.
Mas é claro, não pense que é só atrair visitantes… você deve criar uma boa estrutura que impeça que esses clientes em potencial saiam do seu canal e não retornem mais – Uma BOA imagem vale mais que mil palavras!
Aposte em conteúdo dinâmico e persuasivo, e nada de ser mais do mesmo – as pessoas não gostam disso. Elas estão em busca de algo autêntico e que converse com elas.
Entre as estratégias de atração, estão:
Blog
Se você deseja atrair visitantes para a sua página, deve pensar também na adoção de um blog.
Dessa forma, quando alguém visitar seu canal, receberá diversas informações que lhe serão úteis, inclusive após a compra. Ou seja, você não apenas venderá um serviço, como promoverá soluções para facilitar a vida do seu público.
Mas é claro, você deve se manter atento à sua estrutura, à parte visual e até mesmo aos conteúdos que publica nessa página.
Não é legal encher o blog de informações e conteúdos irrelevantes que não tenham similaridade alguma com os serviços que você presta ou com os produtos que vende.
Ele deve ser bem estruturado, de forma que ajude o seu lead a encontrar as repostas para aquilo deseja naquele momento.
SEO
SEO é uma estratégia eficiente quando se trata de produzir conteúdos qualificados e persuasivos para Inbound Marketing. Além disso, essa metodologia permite que você leve seu blog a outro patamar: aos primeiros resultados de buscas do Google.
Estar entre os primeiros resultados de pesquisa é sinônimo de mais leads e visitantes em seu canal – o que aumenta sua taxa de conversão.
Ao criar um blog, dê a atenção que ele merece, e foque em SEO para ranquear seus textos e permanecer sempre no topo.
Isso facilita a vida do leitor, bem como daquelas pessoas que estão procurando pelos termos que você utilizou.
Além disso, ao aplicar as técnicas dessa metodologia, os conteúdos publicados terão um teor muito mais fluído e dinâmico.
Redes Sociais
As redes sociais são uma ferramenta crucial na estratégia de Inbound Marketing.
Isso ocorre devido à facilidade de propagação que as informações compartilhadas nelas têm.
Além disso, por facilitarem as interações, fica muito fácil criar um elo de relacionamento entre empresa-consumidor, garantindo que você obtenha avaliações mais detalhadas e o perfil de interesse de cada visitante.
Também é um jeito fácil de levar sua audiência até o seu site e, assim, gerar mais leads para sua empresa.
Anúncios
Sem sombra de dúvidas, os anúncios na Internet são muito eficazes, se bem utilizados.
Isso ocorre devido à enorme facilidade que as campanhas de mídia paga (links patrocinados, redes sociais, etc.) fornecem ao anunciante.
Ou seja, por meio dessas ferramentas, você consegue segmentar o público que deseja atingir de acordo com características específicas da sua persona – diferentemente do tráfego orgânico que é mais pluralizado.
Engana-se quem acha que essa estratégia vai na contramão do Inbound Marketing, o que não é verdade, pois, quando você direciona campanhas certas no momento certo, novos consumidores (leads) tendem a aparecer rapidamente.
2ª Etapa: Conversão
Após entender quais são as principais estratégias para atrair um visitante, é hora de descobrirmos como segurar essa audiência em nosso canal.
Imagine o seguinte: você tem uma loja de roupas e, um belo dia, uma pessoa (visitante) entra para escolher uma peça, experimenta algumas opções, mas não compra nada.
Ela saiu da loja e você não obteve nenhum dado sobre aquela pessoa; portanto, está limitado para realizar qualquer tipo de oferta com ela novamente (brindes, promoções, cartões da loja, etc.).
Basicamente, é isso o que ocorre quando você perde um lead em potencial. Você deixa de levar aquele visitante para as outras etapas do funil de venda e, dessa forma, perde uma grande oportunidade de gerar capital.
Para solucionar esse problema, a conversão oferece algumas estratégias que te ajudam a levar esse cliente até a sua etapa final.
Para saber mais sobre cada uma delas, continue lendo.
Landing Pages
Landing Pages são precisas quando se trata de converter visitantes em leads. Isso acontece porque essas páginas são criadas especialmente para isso: aumentar as taxas de conversão.
De forma geral, as landing pages são páginas simples devido ao seu número reduzido de elementos e com apenas um CTA (call to action, ou em português, “chamada para ação”) para atrair a atenção do lead para uma ação desejada.
Nossa dica é para você apostar em landing pages que representem a imagem da sua marca, assim como usar elementos que não interfiram diretamente no conteúdo dela.
Ofertas
Uma outra forma de converter um visitante em lead é por meio da adoção de ofertas.
Essas ofertas variam desde ofertas diretas: que são relacionadas a alguma compra, tais como testes gratuitos, promoções, descontos em pacotes; ou indiretas: que são aquelas ofertas de e-books, checklists, infográficos, planilhas, etc.
Ao fornecer conteúdos ricos para o seu visitante, você garante que ele forneça dados que são valiosos para o seu negócio, gerando, assim, mais leads.
Em termos gerais, as ofertas indiretas são mais valiosas para um negócio, pois são elas que refletem o status de autoridade e referência da sua marca.
3ª Etapa: Relacionamento
Mesmo após converter seus visitantes em leads, você deve lembrar que nem sempre eles estarão propensos a efetuar uma compra.
Um exemplo disso são os leads que não têm certeza daquilo que realmente querem após serem convertidos.
Dessa forma, é ideal que você aproxime o relacionamento da sua marca com ele, para não perder oportunidades de venda, bem como para facilitar a interação dele com o seu negócio e o interesse pelas soluções que você oferece.
Essa ação é responsável por manter um lead engajado com a sua marca, a fim de estimular o avanço pelo ciclo de vendas.
Entre os pontos-chave para construção do seu relacionamento com esses leads, estão:
Automação de Marketing
A automação de marketing é essencial para uma boa estratégia de Inboud Marketing. Entenda como ela funciona.
Disparo de e-mails
Ainda que esse canal seja por muitas vezes tido como antigo e desatualizado, os resultados obtidos por ele não mentem.
O e-mail continua sendo um dos canais mais fortes para interação entre empresa e potenciais consumidores, por conta da sua eficácia em personalizar mensagens, segmentar interesses e enviar conteúdos relevantes para cada um deles.
Sua estrutura é bem democrática quando se trata de como as empresas podem enviar campanhas e promoções sem pagar nada por isso, além de criar conteúdos valiosos que podem ser usados para persuadir os leads para oportunidades reais.
No entanto, vale ressaltar que os e-mails são categorizados de duas formas: e-mails promocionais e newsletters.
O primeiro, refere-se às campanhas de captura de atenção do público. Esse tipo de e-mail é comumente usado para envio de ofertas ou para promover algum material.
Já o segundo, diz respeito a boletins informativos que são enviados periodicamente para aqueles usuários interessados pelos serviços ou produtos que a empresa oferece.
Marketing Automatizado
Você já sabe a importância do e-mail dentro da estratégia de Inbound Marketing, portanto, que tal melhorar seus índices com a automação de marketing?
As ferramentas de automação de marketing são fundamentais para o bom funcionamento do trabalho da empresa em garantir uma boa experiência para o consumidor.
Mas elas também vão muito além disso! São poderosíssimas quando o assunto é redução de gastos, controle sobre os resultados, e disponibilidade de tempo para que sua equipe foque em outras atividades.
Elas também ajudam a facilitar e controlar o caminho dos leads até a etapa final do ciclo de vendas.
Nutrição de Leads
A Nutrição de Leads é o fornecimento de materiais exclusivos para cada lead, de acordo com os seus interesses e com o estágio de cada um dentro do funil de vendas.
Essa interação deve ter como pilar passar conhecimento e informação direcionada de forma a sanar seus problemas, promovendo a marca por meio de conteúdos qualificados.
Sendo assim, o lead toma ciência de que você tem a solução para o problema dele e de que sua marca é especialista naquilo que se propõe.
A partir dessa fase, o caminho para levar o lead até a etapa final do processo de vendas será muito mais fácil, pois o consumidor já demonstrou interesse no seu negócio.
4ª Etapa: Venda
Finalizar uma venda é uma etapa fundamental de qualquer negócio, pois é aqui que a empresa gera capital para continuar operando de forma ativa no mercado.
Em termos práticos, as vendas de Inbound Marketing se desenvolvem de duas maneiras: online, que se referem às vendas realizadas a partir de um site e-commerce/website; ou por auxílio de um profissional de vendas.
No entanto, observa-se que os processos de tomada de decisão do lead podem ter níveis de complexidade diferentes, dependendo do modelo de negócio adotado pela empresa – que varia desde o tipo de produto oferecido a outros aspectos que permeiam o processo de venda.
A seguir, abordamos alguns aspectos que você deve levar em consideração para transformar um lead em vendas. Confira:
Lead Scoring
As ferramentas de lead scoring são responsáveis pela identificação do perfil e dos interesses dos seus leads, a fim de qualificá-los para oportunidades de vendas.
Essas identificações são pontuadas por meio de relatórios de páginas que ele acessou, e-mails clicados, características sobre o perfil, e muito mais.
Por meio dessa análise, sua equipe de vendas terá mais eficiência para lidar com quaisquer usuários que cheguem até ela, pois irão se tratar de leads que atingiram os requisitos necessários para qualificação de compras.
CRM
Para que o lead scoring se torne efetivo, recomenda-se o uso de ferramentas de CRM (Costume Relationship Management) que garantem um bom gerenciamento de clientes até a sua abordagem final de venda.
Essa ferramenta possibilita que as equipes ampliem suas abordagens com base nos levantamentos de registro e dados do perfil que foram obtidos por meio das informações que o cliente forneceu ao longo do tempo.
A partir daí, é possível ter mais noção sobre a jornada de compra de um lead – o que, por sua vez, fornece insights sobre o que realmente ele precisa.
Daí a importância do CRM dentro de uma empresa, pois ele abre portas para que você segmente conteúdos e campanhas personalizadas para cada pessoa.
Inbound Sales
Inbound Sales é uma estratégia de vendas da metodologia Inbound, que tem como objetivo complementar a estratégia com foco na jornada de compra do consumidor.
Isso é realizado a partir dos dados coletados sobre determinado cliente, priorizando os seus problemas, em vez de fornecer serviços que não satisfarão as suas necessidades.
Além disso, na metodologia Inbound, a equipe de vendas pode promover consultas, realizar contatos e conduzir esses consumidores em potencial durante todo o processo de vendas.
Isso faz toda a diferença na hora de vender, porque a empresa cria um vínculo mais forte com o consumidor, dando liberdade para que ele mesmo possa avaliar as opções e escolher aquilo que melhor o atende.
5ª Etapa: Análise
Analisar cada etapa do processo de vendas de um negócio é muito importante para que tudo saia como o planejado.
É aí que entra o Inbound Marketing, uma peça-chave nessa questão.
Diferentemente das estratégias de marketing tradicionais que não fornecem dados de seus processos a todo momento, o Inbound Marketing oferece – e muito.
Pense o seguinte: sem dados você não consegue definir sua persona, o que, por sua vez, dificulta a criação de campanhas mais específicas para um determinado público; e, sem essas campanhas, você inevitavelmente aumentará seus gastos, pois é como se estivesse atirando no escuro.
E perder dinheiro não é o que você quer, concorda?
A análise no funil de vendas é o estágio em que você pode apurar qual é o seu ROI (Retorno de Investimento).
Dessa maneira, é fácil mensurar onde as falhas estão acontecendo, bem como identificar aquelas áreas que estão gerando resultados mais satisfatórios para o seu negócio.
A seguir, abordaremos as formas de se realizar esta etapa:
Web Analytics
As ferramentas de web analytics estão por toda parte e são essenciais para as análises de marketing da sua empresa. As mais conhecidas do setor são Google Analytics, Search Console, Yandex Métrica, mas existem muitas outras.
Com a ajuda dessas ferramentas você consegue mensurar por meio de dados o comportamento da sua audiência nos seus meios digitais, isso é, consegue obter um levantamento sobre como a sua estratégia online está se saindo.
Marketing Business Intelligence
O marketing BI é um conceito bastante recente quando se trata de fazer marketing pela Internet.
De forma resumida, trata-se de um conjunto de ferramentas dedicas à apuração, análise e monitoramento de dados que tem como objetivo levar informação detalhada para as equipes de venda.
Vantagens do Inbound Marketing para sua empresa
Como você pôde notar, o Inbound Marketing permite atrair potenciais consumidores para sua marca, por meio da criação de ofertas e conteúdos de valor que solucionem as suas necessidades.
Mas não é só isso! Ao fornecer materiais completos, específicos dentro da sua área de atuação, seus visitantes criam um laço de confiança com a sua empresa, que os leva a promover a sua marca para mais pessoas.
Além disso, esse tipo de abordagem aumenta o status de referência e autoridade da sua empresa.
Ainda não está convencido? Então conheça os benefícios da adoção dessa prática no seu negócio, com a nossa lista de 3 vantagens do Inbound Marketing.
1 – Público engajado
A ideia do Inbound Marketing é entregar conteúdo para as pessoas certas, na hora certa. Assim, você reduz os riscos de investimento, atrai um público engajado e terá mais chances de vendas em curto ou médio prazo.
Além do mais, isso não é possível por meio de estratégias de Outbound Marketing (tradicional), pois não se tem como definir quais pessoas serão impactadas pelo seu anúncio, ou seja, seus gastos são maiores e imprecisos.
2 – Status de confiança
Inbound Marketing se trata de criar campanhas personalizadas de acordo com aquilo que seus clientes em potencial procuram, de modo a atrair esses acessos até os seus canais de atuação (landing pages, blogs, etc.) para captar mais visitantes e, consequentemente, e gerar mais leads.
Ao criar esses conteúdos, você aumenta a confiança daquelas pessoas que precisam solucionar seus problemas e veem a sua marca como um norte para solução de dores e obtenção de conhecimento – algo em que elas podem confiar.
Não adianta fornecer serviços/produtos, se você não pode oferecer as soluções que as pessoas buscam. Portanto, é fundamental que se invista em conteúdo qualificado para aumentar a relevância da sua marca.
3 – Diminuição de gastos com fontes de tráfego
Aqui no blog, já falamos sobre a importância das ferramentas de gestão de tráfego online e até apresentamos algumas opções. Portanto, você já deve ter noção de como elas exercem um papel importante dentro da gestão de tráfego de uma empresa.
Ao apostar em diversas fontes de análise e geração de tráfego na internet, você amortece (ou até elimina) os riscos de lidar com apenas uma ferramenta.
Essa ideia pode soar como cara no começo, afinal, você estará lidando com mais recursos e deverá dispor de mais investimentos, mas não é!
Ferramentas de tráfego online são excelentes pela sua capacidade de entregar aqueles resultados de acordo com o orçamento estipulado durante a contratação do serviço; e o melhor: você só paga quando os usuários clicam em seu anúncio, assistem a um vídeo, ou visualizam uma imagem.
Inbound Marketing é com a Lab Growth!
Neste artigo, você descobriu como funciona o Inbound Marketing, além de notar o quanto ele é essencial para uma empresa que deseja aumentar as vendas por meio de conteúdos qualificados e, assim, atrair mais acessos para as suas páginas.
Vale ressaltar que, embora essa possa parecer uma estratégia simples de ser dominada, existem muitos pontos que devem receber atenção total por conta do seu nível de complexidade – tais como as etapas do funil de vendas.
Para isso, nós temos uma solução perfeita que você pode adotar em seu negócio hoje mesmo: uma agência de marketing digital com especialidades em Inbound Marketing localizada em Curitiba.
Por meio da nossa agência de marketing digital, a Lab Growth, você contará com o apoio técnico de profissionais do setor que levarão o seu negócio a um novo patamar utilizando a abordagem do Inbound Marketing.
Além disso, nossos profissionais serão responsáveis por traçar estratégias de marketing de conteúdo, criar experiências relevantes para o seu cliente, monitorar seus índices de retorno, e muito mais.
Se você deseja saber mais, não hesite em entrar em contato conosco ou solicitar uma proposta! Estamos à disposição.
Um grande abraço!
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