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ToggleQuando qualquer pessoa precisa comprar alguma coisa, um presente, um alimento ou um veículo, sempre vai para um local olhar as opções.
Suponhamos que você se depare com duas opções com as mesmas características de conteúdo: peso, material, preço e qualidade. Tudo exatamente igual.
Porém uma delas tem uma aparência mais cuidadosa, um design mais bem trabalhado, e cores mais chamativas e agradáveis. A outra é mais padrão mesmo.
Qual das duas opções você vai preferir levar? Provavelmente a com a aparência que mais lhe agrada.
A identidade visual é algo que faz toda a diferença no mundo dos negócios.
Nesse artigo você poderá ver o que é criação de identidade visual e como criar para sua marca.
As aparências às vezes podem até não importar, mas algumas vezes será o diferencial que a sua empresa precisa para se destacar ante os concorrentes. Boa leitura.
O que é identidade visual?
Basicamente a identidade visual da marca é a “cara” da empresa. Existe uma diferença entre o que você, e sua empresa, são de fato, na essência, e o que aparentam ser (visual).
Para realizar uma ligação entre as características da empresa e a imagem que ela quer que o público tenha dela, existe um conjunto de elementos responsável por realizar essa transmissão.
O que a empresa é, é definido por sua missão, visão, valores e propósito.
A habilidade em transformar todos esses conceitos em imagens e designs é a criação da identidade visual da marca.
Não basta ser bom, tem que parecer bom também.Acredite, isso faz total sentido no mundo dos negócios.
E para isso a construção de elementos visuais será o caminho para mostrar como a marca é de fato atrativa.
A intenção é criar um vínculo mental do cliente com os aspectos visuais da marca.
A importância de se ter uma identidade visual da marca
Quando o consumidor vê algo que está associado a sua empresa, ele se lembrará da sua marca. Isso é possível ser feito ao se visualizar, por exemplo, formatos, cores, nomes similares.
Ao chegar nesse ponto, pode ter certeza que a sua estratégia de criação de identidade visual foi um sucesso.
Por exemplo, ao ver um quadrado amarelo, com formatos geométricos azuis, talvez você pense: “Como parece a fachada do Banco do Brasil.”
A identidade visual dessa empresa está ligada ao seu consciente. E isso a ponto de você, naturalmente, fazer associações.
A empresa, mesmo sem a pessoa ter a intenção, passa a ser uma referência.
Isso se aplica a diversas marcas. Vermelho e branco, talvez lembre a Coca-Cola. Uma maçã mordida pode lembrar a Apple e produtos de alto valor e qualidade.
E assim por diante. A maior importância de uma marca ter a sua identidade visual bem desenvolvida, é fazer ela ser única.
Afinal, se existem vários que fazem e vendem a mesma coisa, algo precisa ser o diferencial.
E esse diferencial da sua empresa também pode ser a imagem que a sua marca transmitirá, para o seu público-alvo.
Aspectos que compõe a identidade visual da marca
Uma boa identidade visual precisa ser completamente desenvolvida. Se você quer ter uma marca de destaque, precisa trabalhar todos os pontos.
Os principais fatores a serem desenvolvidos para mostrar a “cara” da empresa são:
- Nome
- Slogan
- Logomarca
- Cores
- Tipografia
- Tom de voz
Esses são sem dúvida os principais pontos. Há também outros dois aspectos, que mesmo sendo opcionais, podem agregar bastante valor.
Estes são os ícones e fotografias utilizadas, principalmente nos meios digitais que a marca utiliza para se apresentar ao público.
Passo a passo para criar a identidade visual da marca
A seguir você verá o guia de como você pode criar uma boa identidade visual para seu negócio que certamente te ajudará a se destacar no mercado.
Certamente, se você seguir esse passo a passo, suas chances de sucesso aumentarão.
Defina seu nicho
Esse fator é primordial para que a empresa tenha um bom andamento. E isso vale para vários aspectos do negócio, incluindo a criação da identidade visual.
Saber claramente a quem a marca pretende atender e focar seus esforços de venda é crucial.
Com essa informação é possível criar a buyer persona da empresa. E a partir daí destacar quais as preferências que mais agradam o seu público.
Esse será o pontapé inicial para os demais passos. Sem ele bem estabelecido é inviável seguir em diante.
Estabeleça claramente a mensagem que quer passar
Feita a primeira etapa, que é saber para quem você vai comunicar a sua marca, agora vem o passo seguinte.
É necessário saber o que você vai comunicar. Para isso deve ter clara e definida a mensagem que a marca quer passar para o nicho.
Se o foco é preço, ou qualidade, ou agilidade, ou atendimento, ou diversidade de opções, isso precisa ficar claro para sua persona.
E os aspectos visuais da marca poderão transmitir essa sensação para os seus atuais e futuros clientes. Eles precisam ver a marca e sua “cara” e associa-la imediatamente às suas características mais importantes.
Defina a personalidade da marca
Transmitir os aspectos ligados ao comportamento da empresa e sua forma de agir é muito importante.
Nesse ponto a definição do tom de voz da marca será fundamental.
Ela será responsável por transmitir as características humanas do negócio. Isso permite gerar uma identificação maior entre o público e a empresa.
A personalidade e a forma de transmitir as mensagens da marca devem ser adaptadas de acordo com o meio de divulgação.
Meios físicos e mídias convencionais são diferentes das mídias digitais, como site e redes sociais. Leve isso em consideração em seu planejamento, fará toda a diferença.
Desenvolva aspectos visuais de impacto
Esse é o momento em que de fato as ideias e pesquisas começam a tomar forma.
Você já sabe quem, como e a forma de transmitir a marca ao público. Agora basta dar contornos a esses pontos importantes.
Dentro desse passo devem ser realizadas algumas etapas. As colocaremos em ordem de execução para facilitar o entendimento. São elas:
- Brainstorming (chuva de ideias)
- Triagem de alternativas (critérios pré-estabelecidos)
- Criação de protótipos e modelos (opções variadas)
- Avaliação interna da opção escolhida
- Avaliação externa da opção escolhida
- Reavaliação e melhorias
- Lançamento dos aspectos visuais
Ao seguir esse modelo de trabalho, as melhores opções e mais condizentes a marca serão as escolhidas.
Caso tenha dúvidas como fazer esse processo, podemos te ajudar. Clique aqui e fale conosco, será um prazer te atender. (CTA)
Nessa etapa é realizado o desenho do logotipo, a escolha das cores, a definição da frase do slogan, eleja a tipografia ideal das letras e também o estilo fotográfico que a marca usará como padrão.
Lançamento e acompanhamento
Esse ponto exige um planejamento bem detalhado. A marca deverá formular a melhor forma de mostrar ao público sua identidade visual
Deve definir em quais locais exporá a sua identidade visual. Nossa recomendação: em todos os possíveis.
Contemplo aspectos físicos como fachada e materiais de papelaria da empresa. Mas não deixe de apresentar a identidade no ambiente digital.
Site profissional e perfis de redes sociais exclusivos da marca podem, e devem, ser usados para mostrar como sua empresa é diferenciada dos concorrentes.
Acompanhe comentários do público e sempre leve em consideração em momentos de decisões futuras. A percepção do cliente sempre é importante.
Vantagens de uma identidade visual bem definida
Dentre as principais vantagens de ter uma identidade visual bem definida pode-se destacar:
- Atrair (conversar) diretamente com o público alvo
- Criação de um vínculo com os clientes (fidelização)
- Destaque no mercado ante os concorrentes
- Demonstração de personalidade da empresa
- Geração de credibilidade ao negócio
- Estabelecimento de autoridade da marca
Lembre que a reputação da marca é algo importantíssimo. Ser lembrado sempre ajuda a desenvolver uma boa posição no mercado
Os clientes que se sentem identificados com a marca em vários aspectos, tendem a ser fiéis. Na verdade mais do que isso: chegam a ser leais à marca.
Ao ter uma relação íntima com o consumidor, as possibilidades de ganho crescem muito.
Por exemplo, o lançamento de novos produtos será muito mais facilmente absorvido pelos clientes. Isso pode aumentar a chance de negócios e, consequentemente, o crescimento das receitas.
A identidade visual será mais um fator de destaque da sua marca
Ser visto e ser lembrado são dois fatores que andam intimamente juntos.
A sua marca pode ser a melhor em determinado aspecto, mas isso só se transformará em resultado quando o consumidor tiver essa mesma impressão ao ver os aspectos visuais da sua empresa.
Esperamos ter ajudado a entender como uma boa estratégia de criação de identidade visual, e como criar para a sua marca pode ser a próxima etapa de diferenciação do seu negócio para os concorrentes.
Lembre que o reconhecimento adequado da marca gerará mais engajamento dos clientes.
E isso é algo que com certeza te trará benefícios a médio e longo prazo.
Realize um bom planejamento de marketing e usufrua dos benefícios de ter sua empresa em destaque em meio ao mercado competitivo. Caso ainda tenha alguma dúvida de como iniciar esse processo, ou esteja em fase de desenvolvimento e algum ponto está sem progredir, contate-nos que poderemos te ajudar.
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