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ToggleCriar um briefing bem estruturado é importante para o sucesso de qualquer plano de marketing ou execução de um trabalho. Isso porque, com ele, os objetivos propostos para as equipes publicitária, administrativa e de design da empresa são claros e inequívocos.
É extremamente importante que os profissionais que buscam executar um bom trabalho, desenvolvam briefing capazes de reunir as informações necessárias para tal.
Mas para isso, é preciso entender o que é um briefing, qual sua real importância para realizar um bom trabalho e como elaborá-lo da forma correta.
Primeiro, um briefing se trata de um documento no qual os detalhes do projeto são registrados. Ele indica qual é o objetivo, o orçamento utilizado, o prazo de entrega do projeto e as pessoas envolvidas no processo.
Essas ideias precisam ser elaboradas e documentadas para que assim os objetivos de uma operação possam ser atingidos. Um briefing bem elaborado, pode fazer com que projetos sejam executados com muito mais eficiência.
Escrito de forma concisa e objetiva, os resumos do projeto servem como material de referência e de apoio à estratégia e tomada de decisão. Esta é a definição de um perfil geral de projeto.
Qual a importância de utilizar um briefing?
Isso é muito importante, pois vai orientar profissionais qualificados no projeto.
Desde que, claro, todos saibam exatamente o que devem fazer e como devem fazê-lo.
Abaixo, será possível ver alguns pontos relevantes que tornaram o brief importante, principalmente para aqueles profissionais ou empresas que já buscaram “como divulgar meu trabalho nas redes sociais” em um buscador como o Google.
Com as informações necessárias condensadas em um brigfieng, todo profissional é capaz de executar um projeto como é proposto, mas para isso, é preciso saber quais indormações são relevantes no desenvolvimento de um briefing, estas são:
- Objetivo do projeto;
- Data execução e entrega;
- Descrição do que será realizado;
- Informações e dados necessários;
- Valor estipulado entre as duas partes.
Estes são apenas alguns dos pontos cruciais para o desenvolvimento de um bom briefing, porém, as informações que devem ser preenchidas nele variam de acordo com os projetos, empresas e objetivos do que deverá ser feito.
Assim, uma vez bem feito, nenhuma informação é perdida e, eventualmente, evita o esquecimento de etapas importantes para que tudo saia como planejado.
Por isso, a partir do momento em que cada colaborador de uma empresa ou profissional individual, reconhece as responsabilidades que lhe são atribuídas, o briefing procura orientá-lo para a ação, tornando-o mais consciente de qual é a melhor decisão, promovendo a autoconfiança.
Então um brief bem estruturado é responsável por direcionar o comportamento de todos os elementos envolvidos. Isso economiza o tempo para que seja possível estar disponível para outras atividades importantes.
Dessa forma, fica mais fácil para a equipe responsável executar esse plano, pois todas as informações, como prazos de entrega, datas ou horários de reuniões, podem ser concluídas dentro do cronograma previsto.
Os resultados de todas as atividades são consistentes entre todos os participantes envolvidos. Até porque se assume que todas as ideias apresentadas no briefing já foram compreendidas e aprovadas por todos.
Isso resulta em menos retrabalho, pois o retrabalho realizado várias vezes devido a erros como desatenção pode afetar as atividades dentro da empresa, alterando o dia a dia do trabalho.
Como elaborar um briefing em 9 passos
Para ser bem elaborado, um briefing deve seguir alguns critérios essenciais para garantir que tudo saia como planejado e garanta uma execução adequada do que for proposto entre as partes. Esses pontos são:
- Determinar os objetivos do programa;
- Especificar a pessoa responsável;
- Determinar a real prioridade do programa;
- Informar qual o orçamento necessário;
- Especificar o público-alvo a ser atingido;
- Contém um levantamento do mercado em que a empresa atua;
- Determinar o escopo do plano;
- Apontar soluções para problemas;
- Determinar o tempo de entrega.
Existem também outros tipos de briefings, como comercial, promocional, criativo e claro, briefings para o mundo do marketing. Todos devem ter as seguintes características para serem considerados bons:
- Possuir informações gerais e específicas;
- Compreender todas as atribuições;
- Manter a clareza do que se deseja alcançar;
- Conter informações objetivas.
Um briefing bem estruturado traz muitos benefícios quando as estratégias nele contidas são seguidas com rigor e responsabilidade. Entre os que podem ser destacados, estes são os principais:
- Evitar desvio do orçamento selecionado;
- Facilitar o uso de dados nas campanhas de publicidade;
- Orientar o trabalho de cada pessoa envolvida no projeto;
- Economizar tempo da equipe;
- Aumentar a criatividade das equipes envolvidas.
Quando uma empresa centraliza as informações dos clientes em um só lugar, elas não são perdidas e isso auxilia na veiculação de anúncios, pois o conteúdo produzido é baseado no perfil derivado dos dados armazenados.
Recomenda-se um bom estudo dos modelos existentes antes de construir um bom brief, pois eles servirão de suporte na hora de colocar as informações neste documento, e nada será esquecido.
Então se, por exemplo, uma empresa desenvolver um briefing para uma campanha de marketing de comunicação, o briefing passará por várias etapas distintas para ser didático, ágil e bem-sucedido. Para isso, é preciso:
- Compreender a precisão de cada detalhe do produto ou serviço;
- Entender o público-alvo do produto ou serviço;
- Realizar uma pesquisa aprofundada sobre o mercado;
- Determinar a vantagem competitiva do negócio;
- Estabelecer metas com clareza;
- Estabelecer canais de comunicação com o público;
- Escolher as redes sociais em que o público-alvo está;
- Fazer um orçamento prévio dos que é necessário para o projeto;
- Criar um cronograma para concluir as tarefas.
Ao apontar todas as informações, explicações, dicas e benefícios, um briefing bem estruturado dentro da empresa é fundamental para a eficácia da estratégia de marketing em relação aos clientes que deseja conquistar.
Considerações finais
Um brief nada mais é do que um documento no qual são compiladas informações importantes com base no trabalho que deve ser feito na preparação de qualquer projeto.
Então, quando uma empresa precisa de instruções para fechar um contrato de serviço ou vender um produto, ela precisa estar com um briefing bem estruturado e conter todas as informações e dados necessários para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Um briefing geralmente é um resumo dos itens utilizados para que os colaboradores possam não apenas encontrar uma solução adequada, mas também orientar as ações a serem tomadas quando um determinado problema surgir.
É utilizado para esclarecer o papel de todos os envolvidos no projeto, responsáveis por informar quais recursos estão disponíveis, prazos para conclusão do projeto e direcionar recursos financeiros pré-determinados para que não haja desvios.
A elaboração e estruturação de uma boa apresentação evita desperdício de tempo dos colaboradores e, ainda, otimiza o processo de execução.
Por isso, o briefing precisa ser escrito de forma clara e objetiva, pois a intenção é que sirva de referência quando necessário.
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