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ToggleO que é Brand Awareness? De que forma podemos quantificar em dados a visão que nossa persona possui sobre a marca? Quais são as métricas que devemos levar em conta para chegar a um resultado de Brand Awareness satisfatório? Qual a sua relação com o marketing digital e como melhorá-lo?
Através do marketing, atualmente é possível quantificar uma série de informações importantes sobre um produto ou sobre uma marca inteira. Já não dependemos mais de achismos: basta usar ferramentas que analisam tráfego, taxa de cliques, taxa de conversão, opinião e insights de clientes em potencial para mensurar em qual parte do caminho está a nossa marca.
Brand Awareness é mais uma dessas métricas que nos auxiliam a melhorar a nossa consciência de marca, entendendo o que deve ser melhorado inicialmente, para quem em longo prazo os resultados sejam melhores do que possivelmente seriam sem a ajuda do Brand Awareness.
Neste conteúdo, além de explicar a você o que é Brand Awareness, também vamos falar sobre a sua importância para uma marca e relação com o marketing digital em geral. Então, caso esteja iniciando a sua jornada empreendedora e busque maiores informações sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
O que é Brand Awareness?
Brand Awareness é um termo em inglês que, quando traduzido, significa consciência de marca. Na prática, trata-se de uma métrica que mede a satisfação da sua persona com a sua marca, ou seja, a forma com que ela é visualizada pelo seu cliente final, o seu consumidor que irá mover a sua empresa e seu faturamento.
O principal objetivo do Brand Awareness é aumentar a visibilidade de uma marca, buscando entender qual é o seu diferencial ou qual pode ser, para que possa ser melhor vista pelos consumidores atuais e futuros. Dessa forma, com uma diferença considerável em relação a concorrência, o posicionamento de marca pode ser forte, tornando-a como única opção do consumidor dentro do mercado em que atua.
Um dos quesitos que estão diretamente ligados ao Brand Awareness é o branding de marca. Caso a sua marca tenha um branding bem trabalhado, dificilmente o seu Brand Awareness será baixo ou com resultados insatisfatórios, visto que uma marca que se posiciona com força no setor em que atua já chama atenção logo de início, diferenciando-se da maioria.
A métrica de Brand Awareness possui relação direta com os resultados de uma empresa. Quer saber por que? Porque a partir de determinado momento, a sua persona e consumidores de fora dela já não compram seus produtos ou serviços prestados por eles mesmos, mas sim pela sua marca.
Apple e seu Brand Awareness de sucesso
Quer um exemplo de Brand Awareness de sucesso? A Apple. A maior empresa de tecnologia para smartphones no mundo já não precisa de tanta inovação, apesar de este ser o principal pilar que sustenta seus produtos. A marca transcende o produto, e hoje já vemos pessoas deixando de comprar um Samsung de última geração para comprar um iPhone, mesmo que mais antigo, pelo mesmo valor.
O marketing e Brand Awareness da marca foram tão bem trabalhados, que desde 2020, do lançamento de seu iPhone 11, os carregadores de seus produtos (incluindo tablets e smartwatches) serão vendidos separadamente, e por um preço considerável. A marca deixou de vender por causa disso? É claro que não, pelo contrário, suas vendas continuam crescendo mesmo em meio a crise internacional.
Por que o Brand Awareness é importante?
E por que o Brand Awareness é importante? Por uma série de motivos que já citamos, mas principalmente pela visibilidade que sua marca possui. Abaixo, separamos três pontos que consideramos como base para a importância do Brand Awareness em uma marca:
Aumento das vendas
Entender a forma com que sua empresa é vista pelo público ajuda a melhorar os pontos negativos e otimizar os pontos que já são vistos como positivos. O resultado? Um aumento no número de vendas, pois os problemas reclamados foram resolvidos, e a chance de novos consumidores chegarem é bem grande.
O resultado de um Brand Awareness com boas métricas indica que o posicionamento de marca no setor em que atua é positivo. Logo, com o tempo e seus diferenciais, a marca começa a ser lembrada pela força que possui, e não mais pelo produto que comercializa, como é o exemplo da Apple.
Caso falarmos em carros elétricos, qual empresa vem a sua mente? Tesla, com certeza. Isso é posicionamento de marca, que só é possível após muito estudo e alterações graças aos Brand Awareness.
Aumento da credibilidade
Entende como tudo é uma cascata de boas consequências? Quanto mais sua empresa se desvencilhar do produto e começar a vender pelo nome que possui, maior será a credibilidade da marca e posicionamento no mercado. Novamente, os resultados melhoram pela imagem que foi construída e é mantida pela empresa.
Eleve o patamar de alcance da sua marca
Por que trabalhar com somente uma persona se pode trabalhar com duas, três ou até mais? Principalmente no início, é essencial que seja definido apenas um público-alvo, uma persona, até para facilitar a criação de campanhas publicitárias engajadas e que darão um resultado quase que imediato.
Mas, com o tempo e a consolidação de marca, é natural que novos clientes surjam, que o nome de sua marca atravesse oceanos e seus produtos sejam consumidos por novas personas. Esse é o resultado obtido quando se faz um bom trabalho de Brand Awareness unido ao marketing digital.
Qual a relação entre Brand Awareness e Marketing Digital?
Através das plataformas presentes na web, qualquer marca pode produzir conteúdo voltado para sua persona. Este já é um ponto a se destacar em relação ao marketing digital como auxílio para mensurar o Brand Awareness. Além disso, que é o básico, fica muito mais fácil mensurar resultados de campanhas publicitárias através da internet.
Imagine pagar um carro de som para divulgar a sua marca na cidade em que você atua. Como saber quantas pessoas procuraram seu estabelecimento através daquela propaganda? Um resultado realmente fidedigno como resposta para essa pergunta é realmente complicado.
Porém, quando migramos para a internet, o Brand Awareness fica muito mais fácil de ser mensurado, justamente por causa das ferramentas que possuímos ao nosso favor, como as métricas de acompanhamento das plataformas Advertising, ou o próprio e completo Google Analytics.
Através do Google Analytics, é possível mensurar taxas como rejeição, cliques e conversão, além de poder criar questionários em troca de benefícios para consumidores que representam a sua persona, como fazem as empresas desenvolvedoras de softwares para smartphones, enquanto seus aplicativos ainda estão em versão beta.
Em resumo, o marketing digital é a principal engrenagem que nos dá respostas concisas sobre o Brand Awareness de nossa marca. Além disso, é através das ferramentas do marketing digital que, após termos todos os resultados em mãos, conseguimos criar estratégias e traçar caminhos para consolidar a nossa marca de uma forma ainda mais forte.
Sobre o Brand Awareness na prática, com ajuda do marketing digital, conseguimos mensurar:
- O tráfego mensal de seu site ou redes sociais;
- Quantia de vezes que sua marca foi mencionada em redes sociais, realizando comparativos percentuais em relação a meses anteriores;
- Porcentagem de engajamento nas publicações realizadas;
- Amostra de variedade de menções e insights sobre o nome da marca em comentários, avaliações e outras plataformas que permitam esse tipo de ação;
- Medir o alcance das publicações criadas;
- Usar ferramentas que analisam mecanismos de buscas como Google, Yahoo, Edge e Bing para visualizar o interesse mensal que o público possui em sua marca: quantas vezes foi pesquisada durante 30 dias, quais os tipos de pesquisa que sua marca está envolvida e de que forma isso pode ser alterado para melhor.
Como melhorar o Brand Awareness de uma marca?
Como melhorar o Brand Awareness na prática? Sendo presente. Essa é a melhor forma para aumentar essa métrica, que possui relação direta com o posicionamento de marca. Portanto, o seu papel como gestor ou analista de marketing é visualizar os dados obtidos e traçar caminhos que possam otimizar esses resultados.
Após isso, crie um plano de marketing que valorize a visualização da marca pelos clientes em geral, como por exemplo:
- Marketing de indicação: onde um cliente ganha desconto se indicar um amigo;
- Diferenciando sua imagem: o visual possui importância pois é literalmente a “marca” da empresa. Seja diferente da concorrência;
- Topo dos mecanismos de busca: faça o nome de sua marca aparecer entre as primeiras posições de busca para termos relacionados ao seu nicho, usando de SEO onpage, SEO offpage, SEO local e claro, o Google Meu Negócio;
- Marketing de conteúdo: utilize-o como forma de capturar leads através de e-mail marketing, estreitar relações com clientes através do Instagram e vender produtos através de seu site ou qualquer uma das plataformas que já foram citadas;
- Entre várias outras técnicas que podem melhorar essa métrica.
Em suma, o mais indicado é contratar uma assessoria de marketing digital, que possa realizar uma análise geral e lhe dar um caminho mais eficaz com resultados mais rápidos. Até a próxima!
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