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ToggleMarketing para escolas pode ser encarado como uma nova forma de prospectar alunos com mensalidades fixas. Dizemos uma “nova forma”, pois estamos falando preferencialmente do marketing digital, que chega com força em todos os mercados há mais de 8 anos, e tudo indica que continuará liderando o setor de marketing.
É claro que uma empresa ainda pode utilizar dos meios convencionais para anunciar, ou seja, usar do marketing tradicional. Porém, o que vemos com os anos se passando é que cada vez mais aumenta a importância do marketing digital e diminui a presença do marketing tradicional, em qualquer tipo de negócio.
Com escolas particulares isso não é diferente. Percebe como diminuíram as propagandas de escolas de inglês na TV aberta? Quem cresceu assistindo Globo nos anos 2000 sabe do que estamos falando. Propagandas da Fisk, CCAA, Wizard, CNA, etc., eram muito comuns. Essas empresas ainda usam esse tipo de ferramenta para aumentar sua visibilidade, mas em menor proporção do que no passado, focando em funis de vendas na internet.
Neste conteúdo, vamos falar justamente um pouco mais sobre a presença de escolas particulares no digital. Vamos contar a você o que é o marketing para escolas, qual é a sua importância e como realizá-lo em busca de melhores resultados. Então, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final da matéria. Vamos lá, leia com a gente!
O que é marketing educacional?
Afinal, do que se trata o marketing educacional? É representado por um conjunto de ações e técnicas com o intuito de aumentar a credibilidade da escola, posicionar sua marca em um mercado altamente competitivo, elevar o reconhecimento do nome da empresa, mas acima de tudo, prospectar novos alunos de diferentes formas possíveis.
Existem inúmeras estratégias de marketing para escolas, desde descontos, propagandas em rádio e televisão, até as que mais convertem nos dias atuais, que são estratégias de marketing digital eficazes, mais pontuais e segmentadas, mas que obviamente trazem um número muito maior de resultados.
É possível criar campanhas de e-mail marketing com leads interessados recentemente captados, criar um conteúdo de qualidade para redes sociais, usar ferramentas Advertising para propagar a marca da escola e até mesmo migrar para uma plataforma totalmente online, onde o aluno possui um ambiente virtual de estudos.
Durante a pandemia foi isso que muitas escolas fizeram, tanto as públicas quanto as particulares. Criou-se então a cultura das escolas online ao vivo ou em formato live. Dessa forma, por exemplo, quem queria aprender a falar inglês em uma escola particular poderia comprar todo o seu curso já gravado, ou participar de aulas em tempo real através de ferramentas de videoconferência, como o Google Meet.
Toda essa revolução do digital criou um mercado ainda mais competitivo para as escolas. O marketing digital se mostrou como o principal caminho para empresas que buscam aumentar suas vendas no setor educacional, e por isso você, gestor de uma escola particular, deve considerar como ferramenta essencial para a empresa.
Pense na segmentação do seu público
Pensar na segmentação de público é a primeira ação que deve ser realizada. Segmentar seu público significa escolher a sua persona. A persona é a representação fictícia do público que sua empresa deseja atingir. Quais são os seus cursos? Qual a faixa etária indicada para quem realizar? Existe segmentação por sexo? Suas vendas são locais ou nacionais?
Essas perguntas fazem um bom resumo sobre o que é a sua persona. Imagine que a sua escola trabalha com o ensino de inglês, voltado para o Business, como a Wise Up. Qual é seu público-alvo aqui? Provavelmente pessoas acima de 18 anos que busquem um aprendizado corporativo da língua inglesa.
Pronto, seu público já está um pouco segmentado. Você já tirou de suas campanhas concorrentes que trabalham com o ensino da língua inglesa para o público infantil. Agora, vamos definir: sua marca vai trabalhar com o modelo de ensino presencial ou também online? Terá um ambiente virtual de estudos?
Caso a resposta seja não, então seu público é regional. São estratégias de marketing (tradicional ou digital) local que sua marca deve focar, para que posteriormente pense em elevar a marca para locais distantes. Mas, caso resolva trabalhar com cursos online, então as portas são abertas para todo o Brasil – e até fora dele – pelo alcance que a web possui.
Esse é mais um tipo de segmentação, afinal, o tamanho do público de um exemplo para o outro muda drasticamente. Portanto, antes de iniciar seus estudos e criação de um plano de marketing para escolas, defina seu público-alvo.
Dicas e estratégias de marketing para escolas particulares
E quais são as dicas e estratégias de marketing para escolas particulares? Muitas, é claro. Como mencionado, majoritariamente representadas por estratégias digitais, que podem potencializar a criação de uma marca forte, conhecida e referência no setor em que atua. Leia conosco e confira as nossas dicas de estratégias para o marketing educacional:
1. Esteja no Google Meu Negócio
Google Meu Negócio, em inglês Google My Business, é uma ferramenta completa e que coloca a sua marca no radar das pesquisas da web. Atualmente, trata-se do mecanismo de buscas mais utilizado em todo o mundo. Segundo um levantamento feito, somente no Brasil 92,58% da população o utiliza como navegador, sendo o 2º país que mais usa no mundo, atrás apenas da Índia.
O que queremos dizer com isso? Que sua marca precisa estar no Google Meu Negócio. Quando você pesquisa o nome de uma empresa que possui a plataforma atualizada, na lateral direita da SERP (página de resultados), encontrará um pequeno resumo com o nome da empresa em destaque, seguido de seus dados, como o horário de funcionamento, número para contato e endereço físico.
Além disso, os clientes da empresa possuem a liberdade para opinar sobre a marca – por isso a importância de fazer um bom trabalho. Além da opinião própria, o cliente pode avaliar a empresa com estrelas, em um sistema que vai de 1 a 5, sendo 1 ruim e 5 ótimo. Por que isso é importante na prática? Porque diz muito sobre o posicionamento de marca.
Existe um segundo tipo de pesquisa, que diz respeito a todo o seu setor. Imagine que sua marca é uma escola de idiomas. Quando o cliente pesquisar “escola de idiomas em [nome da sua cidade]”, todas as empresas irão aparecer em lista com seus perfis atualizados do Google Meu Negócio.
Quem aparece em primeiro lugar? Aquela que tiver a melhor relação entre quantidade de avaliações/nota. Isso significa que uma média 4 com 200 avaliações ficará acima de uma média 5 com 2 avaliações. Isso eleva a moral de sua empresa e faz com que a sua escola se destaque da concorrência.
2. Crie uma estratégia para captação de leads
Um lead é um contato de e-mail, que pode ser potencializado através de diversas maneiras. Muitos acreditam que o e-mail marketing está ultrapassado e não tem mais espaço no marketing digital. Porém, sabemos que é exatamente o contrário disso: o e-mail marketing se mostra mais eficaz e consolidado a cada dia que passa.
É uma ótima forma de captar e fidelizar novos clientes, além de ser um funil de venda extremamente eficaz – desde que você saiba usar as ferramentas de análise de diferentes taxas relacionadas ao serviço: rejeição, abertura, cliques, conversão, etc. Portanto, o marketing para escolas inclui a captação de leads e e-mail marketing.
Como criar uma campanha desse tipo para captar contatos de e-mail? Uma das mais tradicionais é oferecer um e-book de nicho em troca do lead. Basicamente, você cria uma campanha Ads para seu público-alvo, oferecendo um e-book prático, como por exemplo “10 formas de aprender espanhol por conta própria”.
Seu cliente em potencial gostou do conteúdo, mas como fazer para tê-lo? Cadastrar-se em uma página rápida com seu nome completo e melhor e-mail. Após clicar em “Receber meu e-book”, você automaticamente já recebeu o lead. A utilização de uma ferramenta automática fará o trabalho de encaminhar o e-book para a caixa de entrada do contato, e você tem mais um lead em sua lista.
O que fazer com esse lead? Tudo depende do seu intuito com as campanhas de e-mail marketing. É possível criar uma newsletter, sendo esse o primeiro passo para estreitar relações, com um marketing de conteúdo de qualidade. Depois disso, crie funis de venda, lance produtos para sua audiência, etc.
3. Tenha perfis nas redes sociais
Estar nas redes sociais deixou de ser apenas uma estratégia de marketing digital e se tornou uma necessidade para todo tipo de negócio. As redes sociais se tornaram a principal ferramenta de marketing de conteúdo dos dias atuais, e tudo indica que continuarão dessa forma.
Ter um perfil atualizado em redes sociais, além de prospectar novos clientes, também mostra aos seus seguidores e clientes em potencial que a sua marca educacional é respeitada. Gostando ou não do que vamos afirmar, é realidade: quanto maior a quantidade de seguidores e engajamento em suas publicações, maior é a autoridade que sua marca vai passar.
E como fazer isso? Através de uma estratégia de marketing de conteúdo e tráfego pago idealizada e voltada para sua persona. Ao direcionar seu tempo e esforços para um público realmente engajado no que você oferece, é quase impossível que os resultados não apareçam ao longo do tempo.
Pessoas interessadas no que você quer entregar começarão a seguir o seu perfil. Crise stories, publicações, reels, etc. Interaja com seu público de forma descontraída e irreverente, mas sempre lembrando que a imposição de sua marca deve ser focada em um conteúdo educacional, então também foque em publicações mais longas e explicativas, passando autoridade.
Pense em aplicar uma estratégia de marketing 360 graus, principalmente se for uma escola de idiomas (os jovens e adultos de hoje estão por toda parte da internet): Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, WhatsApp, Telegram, etc. Esteja em todas as plataformas produzindo conteúdo de qualidade e prospectando novos clientes.
4. Invista em campanhas Advertising
Lembra-se de quando mencionamos sobre produzir marketing de conteúdo e lançá-lo em campanhas para atrair novos seguidores? Estávamos falando de campanhas Advertising, também conhecidas como Ads, Trata-se de criar uma campanha segmentada para o seu público-alvo, com diferentes objetivos.
Desde atrair novos seguidores, criar novas curtidas, vender um produto secular através do Instagram, ou propriamente fechar uma nova matrícula na sua escola. As opções são variadas e amplamente eficazes. O tráfego pago ainda continua sendo o método mais rápido de retorno financeiro para qualquer empresa, desde que seja bem realizada.
Por essas e outras que é importante contratar um gestor de tráfego competente, especialista naquilo que faz, que possua experiência e comprove isso de alguma forma. Ao deixar suas campanhas Ads nas mãos de um profissional desse patamar, seus resultados começarão a aumentar quase que instantaneamente.
5. Pense no SEO como uma ferramenta de visibilidade
Já pensou em criar um site com uma aba “Blog” na sua escola? SEO é o acrônimo para a palavra Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca. De uma forma bem básica, trata-se de otimizar conteúdo em um blog para atrair tráfego orgânico, aumentando as visitas de um site.
Existem outras maneiras de se trabalhar com SEO, mas essa continua sendo a principal. Usar SEO para o site da sua escola particular significa aumentar a visibilidade de sua marca.
Quer um exemplo prático? A Wise Up, uma gigante do setor educacional, possui grande parte de suas visitas voltadas pelo produto que oferece, obviamente, mas a marca também trabalha com o marketing de conteúdo voltado para SEO. O resultado? Segundo a ferramenta de análise de SEO SemRush, no momento da redação deste artigo o site oficial da escola de idiomas possui um tráfego mensal de 133 mil pessoas mensais.
O detalhe é que é sempre um público novo, nunca o mesmo. Imagine somente 0,5% disso (665) comprando seus cursos educacionais em versão online. Loucura? Não, realidade!
Este foi o nosso guia sobre o marketing para escolas. Esperamos que tenha entendido melhor sobre a importância que as ferramentas de marketing – principalmente o digital – possuem para o crescimento e consolidação de sua marca no setor educacional. Até a próxima!
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