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Toggle“Bora Bio!”Com certeza você já viu ou pelo menos ouviu esse meme uma vez, se você vive no Brasil.
Usamos o trocadilho para chamar a sua atenção para uma das coisas mais importantes de um perfil no Instagram: a bio.
A maioria das empresas que têm perfis comerciais na rede social que mais gera negócios, infelizmente acaba negligenciando essa ferramenta.
E, acredite, isso é um erro brutal!
Mas não se preocupe, porque a partir de hoje você terá uma visão diferente, e melhor, sobre como usar a bio do seu perfil a favor do seu negócio.
É simples, fácil e rápido. Quer saber como fazer? Então leia nosso artigo até o final.
Boa leitura.
Afinal de contas, o que é a bio Instagram
O termo ‘bio’ nada mais é do que a abreviação de ‘biografia’.
A biografia é o local do Instagram que fica logo abaixo da imagem do perfil. Nela é possível que você coloque informações importantes sobre você ou seu negócio.
Basicamente,quando um usuário entrar em contato com seu perfil, provavelmente a primeira coisa que ele irá focar sua atenção será a bio.
Então seria mais ou menos como se fosse um cartão de visitas digital.
Por isso ela é extremamente importante no momento decisório de seguir ou não o perfil em questão.
É importante ressaltar que nela podem ser incluídas, além das principais informações, hashtags, emojis e links.
Características e importância da bio
A bio pode contar com até 150 caracteres, ou seja, o conteúdo posto lá obrigatoriamente é curto.
Por esse motivo ela precisa ser objetiva, clara e eficiente, indo direto ao ponto.
Outro fator interessante sobre esse espaço, é que ele é um dos poucos locais onde o Instagram permite que sejam inseridos links.
Na verdade são apenas três: anúncios (pagos é claro), stories e a bio.
O interessante é que recentemente a rede social liberou a adição de até 5 links na bio, um grande salto já que anteriormente era permitido apenas 1.
Pode parecer algo bobo ou simples, mas isso abre um ‘leque’ de opções e atuações de mercado e negócios bem grandes.
É verdade que apenas o primeiro link fica em destaque, mas logo abaixo dele há uma indicação de mais links que o seguidor pode clicar e acessar.
O link é muito importante, pois por meio dele você pode direcionar seu seguidor, que é um possível cliente, para o seu site principal, por exemplo.
Ou talvez para uma plataforma de pedidos e atendimento da sua empresa.
Portanto, se trata de uma forte possibilidade de fortalecimento da marca e, sem dúvidas, de lucro.
8 Dicas para ter uma boa bio do Instagram
Adicione uma boa imagem de perfil
Como sempre, vamos começar pelo início (perdão pela redundância, mas ela se faz necessária).
Adicione uma boa imagem logo de cara, afinal quem irá ler a descrição de um perfil sem foto?
Seja sincero: você leria?
Então, é por isso que é tão importante que uma boa imagem seja posta logo no início.
A imagem pode tanto ser uma foto, em caso de a marca ter um rosto que a represente, como pode ser a logo da empresa.
O importante é que a imagem passe a identidade visual e os conceitos principais necessários, seja seriedade, extroversão ou compromisso.
Sim, tudo isso pode ser percebido em uma imagem. Como nós falamos melhor em nosso artigo sobre identidade visual que você pode dar uma conferida depois.
Escreva uma bio clara e objetiva
Como citamos anteriormente você tem apenas 150 caracteres. Então os use com sabedoria.
Dentre as informações imprescindíveis que precisam estar na bio o nome é o primeiro deles.
Seja econômico e use abreviações se necessário.
Além disso, logo embaixo do nome adicione o ramo de atuação do seu negócio. É importante saber em que segmento ele atua logo de cara.
Isso evita confusões e esclarece para a pessoa se ela está consultando o perfil certo.
Outra informação essencial e que deve constar é a localização.
Claro que isso irá variar de acordo com a área de abrangência dos serviços ou produtos que são fornecidos pela marca.
Mas é sempre bom fazer menção à localização geográfica, as pessoas gostam de ter uma real ideia se é interessante para elas seguir uma empresa de acordo com sua localização (cidade/estado/país).
Na sequência devem ser inseridas palavras-chaves que definem o negócio em si, deixando claro o que é feito e oferecido pela empresa, mas de forma bem sucinta.
Utilize emojis e quebras de linhas
A linguagem está em constante mudança, e com essas mudanças surgiu a linguagem dos emojis
Eles transmitem mais que palavras, transmitem sentimentos e sensações.
Por isso o seu uso é muito interessante na bio, pois com uma pequena figura é possível transmitir algo que você queira que esteja associado à sua marca.
Outro ponto é a quebra de linhas, que basicamente é o que permite que a bio não seja um parágrafo único e ininterrupto.
Use uma série de pontos distribuídos ao longo do espaço.
Isso dá mais escaneabilidade ao texto e às informações, que é uma das coisas mais importantes no ambiente digital.
Dessa forma, divida as suas informações em algumas frases curtas.
Compartilhe informações de contato
Para qualquer negócio ser bem sucedido é preciso ter uma linha de contato direto com o cliente.
Por este motivo, você deve deixar na bio telefone, Whatsapp, chat ou e-mail.
Dessa forma o usuário poderá entrar em contato diretamente com a empresa.
Isso permite realizar consultas sobre a disponibilidade da empresa, pesquisar valores e até mesmo fazer pedidos.
Adicione Links
Pois é, um dos grandes poderes que a bio detém é o de poder direcionar o seu público para o seu espaço.
E isso é possível graças à opção de colocar link, ou links já que podem ser até cinco.
O mais comum é sempre colocar o site da marca como primeiro link em destaque.
Os outros links podem ser para divulgar perfis de outras redes sociais da marca, como Facebook ou plataformas onde a empresa esteja presente, como o Youtube.
Dessa forma você pode levar seu seguidor a conhecer ainda mais sua marca e ações.
Isso ajuda na criação de um vínculo maior entre a pessoa e a marca.
Adicione alguns CTA´s
CTA é a sigla para Call to Action, que nada mais é do que uma chamada para ação.
É uma forma superinteressante de criar interação com o público. Então acrescente botões que podem levar o seu seguidor a realizar uma ação.
Lembra que falamos que no Instagram agora é possível ter 5 links?
Pois é, você pode utilizar esses links para incluir esses botões que induzem à ação, como por exemplo:
- Comprar
- Alugar
- Agendar
- Conhecer
- Reservar
- Iniciar pedido
- Ver opções
- Dentre outras
Se tem uma coisa que faz parte do ser humano é a curiosidade. E por meio dessa característica muitos negócios podem ser fechados.
Realize mudanças na bio do Instagram eventualmente ou quando necessário
Existem informações sobre seu negócio que podem ser incluídas e retiradas da bio com o passar do tempo.
Por exemplo, um prêmio conseguido ou alguma certificação alcançada podem fazer parte da bio como uma novidade interessante.
Isso atrai olhares e interesse. Assim como promoções e programas de fidelidade que a empresa quer destacar em algum momento.
Tudo isso pode e deve ser incluído na bio a fim de trazer um maior fluxo para a marca.
Essas mudanças na bio mostram que a empresa está sempre trazendo novidades e estimula o usuário a ver os posts e stories do perfil, em busca de mais informações.
Crie destaques interessantes
Essa última dica é interessante, pois por mais que ela não seja exatamente na bio, ela ajuda a direcionar para lá e aumentar o tráfego.
Devido ao fato de a bio ter um pequeno espaço para descrever o negócio os destaques podem ser utilizados como complementos informativos.
É interessante criar destaques como “Quem somos” ou “O que fazemos” para detalhar melhor as atividades da marca e trazer as informações mais relevantes do negócio.
Porque o fato de você estar em um segmento específico não quer dizer que você vende tudo ou presta todos os tipos de serviços da área.
Lá também é possível indicar que na bio há um link pelo qual a pessoa possa, se for o que ela estiver procurando, acessar e adquirir o que de fato precisa.
A bio é uma fonte de tráfego muito importante.
Ao alguém acessar a sua bio, ela tem duas opções, caso ela realmente se interesse pelo que viu lá.
Ela pode ir ao Google e procurar mais informações sobre sua empresa, ou ela pode ali mesmo conseguir tudo o que precisa.
E sabemos que as pessoas sempre optam pelo que é mais prático e fácil.
Por isso uma bio bem elaborada é, sem dúvidas, um fator que pode ajudar e muito no crescimento e alcance de uma marca.
Por isso, esperamos que essas dicas que foram mostradas nesse artigo te ajudem a desenvolver uma bio atraente e que consiga mais tráfego para seu negócio.
Lembre que, se você não tiver segurança para fazer isso só, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma excelente opção.
Afinal, é sempre bom seguir uma estratégia pré-definida e que seja a mais assertiva possível.
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