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ToggleMuitos de nós nascemos com sinais em nossos próprios corpos que são chamados de marcas de nascença. É algo que nos acompanha e até mesmo nos identifica.
Ter uma marca é ter a habilidade de marcar o consumidor.
Do ponto de vista de um negócio, provavelmente a criação de uma marca seja uma dos processos que mais demanda tempo e atenção.
As empresas querem “marcar” seus clientes de modo que eles possam sempre se lembrar delas, de maneira que sejam consumidores recorrentes de seus produtos e serviços.
Branding, identidade visual e criação de logo são aspectos fundamentais no desenvolvimento de uma empresa que busca ser reconhecida em um mercado cada vez mais competitivo. Acompanhe-nos nessa leitura e descubra o que é cada uma dessas coisas e as suas diferenças.
Porque ter uma marca forte é importante
Ser forte e ser musculoso são duas coisas diferentes. Para quem assistiu o marinheiro Popeye sabe do que estamos falando. O Brutus era muito maior e “marombado”.
Mas no final, com uma ajudinha do espinafre, o Popeye sempre ganhava a disputa.
No mundo dos negócios funciona de maneira parecida. Às vezes, você, com sua marca bem menor do que multinacionais, consegue conquistar clientes dessas grandes empresas e satisfazer suas necessidades. Basta fazer a coisa certa.
Claro que isso só é possível se a sua marca estiver bem firmada e trabalhada no mundo dos negócios. Para se ter uma ideia, os maiores benefícios de se ter uma marca forte são:
- Maior facilidade dos clientes se lembrarem dos produtos que você vende
- Mais chance de fidelização do consumidor
- Geração de credibilidade e confiança na empresa
- Aumento de valor percebido do produto
- Fortalecimento dos laços entre as pessoas da equipe (time)
- Facilitação da introdução de novos produtos no mercado
Vamos aprender mais abaixo, o que precisa ser feito para se trabalhar melhor a sua marca que já existe, ou a que você está pensando em desenvolver.
Branding: o que é e para que serve
O branding é o sangue que corre nas veias de uma empresa. Não é tudo que o corpo precisa para funcionar. Mas com certeza sem ele, ou até sem uma parte dele, o corpo falece.
No caso da empresa, vai à falência, que é a morte do negócio.
Ele consiste no processo que envolve todas as estratégias de propósito e valores de uma marca.
Basicamente todas as ações direcionadas para o posicionamento da marca, são o branding da empresa.
Dentro da estratégia está o uso inteligente de logotipo, slogan, símbolos e demais elementos ligados à identidade visual do negócio.
Em outras palavras, o branding procura definir as respostas desejadas para as três principais perguntas que definem o futuro de qualquer marca. São elas:
- O que a marca é ou pretende ser?
- Para quem essa marca deve ser importante?
- Quais diretrizes deverão ser adotadas para chegar onde se deseja?
O branding busca solucionar a problemática do o que/para quem/e como.
Para isso a empresa deve alinhar identidade visual e logotipo da marca, pois são pontos vitais para o sucesso da marca.
A identidade visual é muito importante
Com um grande peso na estratégia de branding, a identidade visual não pode ser menosprezada.
Ela inclui o conjunto de todos os elementos gráficos que compõem a imagem de primeiro impacto da marca.
Alguns elementos de identidade visual que não podem deixar de ser planejados são:
- Nome
- Slogan
- Cores
- Embalagens
- e, até mesmo, itens de papelaria
Quando alguém ver ou ouvir algo, uma cor, uma frase ou um nome, automaticamente associará a uma marca, significa que aquela empresa tem um branding eficiente.
Quando isso acontecer com sua marca, significa que você obteve sucesso no desenvolvimento da identidade visual do seu negócio. A sua estratégia de branding está dando certo, fique feliz.
Mas se por acaso você já tem tudo isso desenvolvido há um bom tempo, e ainda não chegou onde gostaria, o ideal é procurar uma orientação junto a pessoas que podem te auxiliar nesse processo. Obtenha ajuda aqui.
Se estiver começando e quiser evitar erros desnecessários, também recomendamos que procure uma ajudinha no seu início.
Criação de logo: marcando a mente
Dentro dos itens que compõem a identificação visual, um dos principais é o logotipo da empresa.
A logo é como se fosse o rosto do negócio. Independente do passar dos anos ou décadas, aquela marca será associada àquela imagem desenvolvida para esse fim.
Por isso deve ser algo muito bem estudado, antes de se definir as formas gráficas e cores. Esse conjunto caracterizará a empresa daquele ponto em diante.
Em todo o material gráfico, em propagandas visuais, no site ou em redes sociais da empresa a logo estará lá. Ela ajudará a reforçar a marca junto ao público, e a impressionar sua mente.
A importância da logo é tão grande que alcança as pessoas, por vezes, independente de sua condição de alfabetização. Apenas vendo as cores e formatos da imagem, muitos já saberão de qual marca se trata.
Ser marcante é fundamental
Ter uma boa estratégia de branding, desenvolver uma boa identidade visual e criar uma logo marcante são muito importantes para uma empresa.
A decisão de compra, de qualquer consumidor, está intimamente ligada à sua percepção da marca.
Suponha que você saia para comprar um determinado item. Ao chegar ao local você se depara com uma prateleira, balcão ou stand com dois produtos similares.
Porém um deles está totalmente “limpo” por fora. O outro tem seu rótulo ou etiqueta, com logo, cores e informações da marca. Talvez até mesmo o slogan esteja lá.
Agora me responda: você se sente mais interessado em levar o primeiro ou o segundo produto?
Percebe a importância de se ter uma marca?
A menor presença de uma caracterização no produto já muda a percepção de valor do consumidor. Se você pensa assim ao comprar, acredite seus clientes também pensam.
Formule uma boa estratégia de branding e desenvolva sua identidade visual e logotipos sempre focando no seu cliente.
E se precisar de ajuda temos um time de profissionais ótimos que vão te ajudar nessa jornada.
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