Índice de conteúdo
ToggleArquétipos de marca são padrões de comportamento e de comunicação que ajudam a criar os traços de uma empresa. Mas, o que exatamente é arquétipo de marca? De que forma podemos utilizá-lo a favor dos negócios?
Se você deseja saber mais sobre o que é arquétipo de marca, qual a sua importância para os resultados de uma empresa, quais são os tipos que existem, como descobrir seu arquétipo e como usá-lo a seu favor, acompanhe-nos até o final dessa leitura interessante. Vamos lá!
O que é arquétipo de marca?
Afinal, o que é arquétipo de marca? Como pincelamos no início do texto, arquétipos de marca são padrões que moldam a forma como a empresa se comporta e se comunica, o modo com o qual ela se posiciona a respeito dela mesma e a respeito do mundo.
O arquétipo de marca, portanto, deve refletir os valores da empresa e a maneira com a qual ela enxerga o mundo. Isso ajuda a humanizar a organização, a aumentar o nível de conexão com o público e a gerar confiança.
Em resumo, trata-se de um conjunto de detalhes que formam uma verdadeira personalidade para a marca. Nós, seres humanos, somos marcados por características intrínsecas que formam nossa personalidade. O mesmo acontece com nossas marcas e empresas.
Muitas vezes, inclusive, a empresa possui traços diretamente relacionados à personalidade dos seus fundadores, porque a forma como estes veem o mundo acaba se refletindo no modo de atuação da organização.
O único problema em relação ao arquétipo de marca é que ele costuma ser negligenciado por muitas organizações. Isso não é nem um pouco positivo para os negócios, pois a empresa sofre com dificuldade para se posicionar e, consequentemente, acaba não ocupando um lugar de destaque na mente do consumidor, e/ou não atraindo um público alinhado aos valores do negócio nem interessado nas soluções oferecidas.
Assim, tanto o faturamento quanto a credibilidade e o crescimento da marca são afetados. Por esses e outros motivos que o arquétipo de marca é tão importante.
Qual é o impacto do arquétipo de marca?
E qual é o impacto do arquétipo de marca? O impacto é diretamente refletido no como e no quanto as pessoas consideram a empresa em questão em suas tomadas de decisão.
Isso significa que, quanto mais claro for o arquétipo de uma marca, ou seja, quanto mais forte for o seu posicionamento e quanto mais evidente forem seus valores e sua visão, mais chances ela terá de ser lembrada e considerada pelos consumidores no momento de sua decisão de compra.
Além disso, o arquétipo de marca também transmite a essência da empresa. A essência, por sua vez, humaniza a marca, cria conexão com o público, transmite confiança e, até mesmo, exclusividade.
É justamente em razão da essência da empresa que algumas pessoas adquirem produtos de marcas específicas, com valor muito superior a produtos similares. É o que acontece com marcas como Louis Vuitton, Apple ou Starbucks, por exemplo. Os consumidores não estão comprando o produto em si. Estão comprando a essência da marca e tudo o que ela significa.
Por fim, o arquétipo de marca também aprofunda o relacionamento e o nível de conhecimento que o cliente tem em relação à empresa. Cada vez mais os consumidores estão investigando a procedência dos produtos e serviços que adquirem e consomem.
Cada vez mais as pessoas estão procurando fazer negócios com empresas conscientes, responsáveis e sustentáveis. Cada vez mais as pessoas querem saber com quem estão fazendo negócios.
E todo esse entendimento a respeito da empresa é transmitido por meio do arquétipo de marca, que acaba eliminando discursos rasos e desconexos das instituições, e dando espaço a um relacionamento baseado na confiança, na transparência e no respeito.
Quais são os tipos de arquétipo de marca que existem?
Carl Jung, psiquiatra criador da teoria dos arquétipos, acreditava que os mesmos são a representação das principais motivações dos seres humanos e que podem, assim, ser divididos em 12 diferentes tipos:
1. Inocente
Trata-se de um arquétipo que traz a sensação de pureza e sinceridade, além de simplicidade. As campanhas publicitárias são baseadas em autenticidade, transparência e positividade. Empresas que apostam nesse arquétipo, como a Dove, por exemplo, baseiam seus anúncios em cores e palavras que sugerem descomplicação e valorização do que é único, autêntico.
2. Sábio
Muito encontrado na área da educação, é um arquétipo que estimula a sabedoria, o aprendizado e a transmissão do conhecimento. Uma das empresas que mais se destacam nesse tipo de arquétipo é a TEDx. Possui programas incríveis que chamam atenção ao redor do mundo.
3. Herói
Marcas que utilizam o arquétipo de herói geralmente possuem uma mensagem de motivação acima do comum. A mensagem para o mundo é de estar sempre preparado para algo novo, de que com esforço e dedicação tudo é possível. Resiliência, superação de barreiras e outros detalhes podem ser atrelados a esse arquétipo, que possui como grande representante a Nike, uma das maiores empresas do setor esportivo de todo o mundo.
4. Fora da Lei
Como o próprio nome indica, o arquétipo Fora da Lei busca pela quebra de padrões. Aqui, temos como grande representante a Apple. A ideia é quebrar barreiras e paradigmas, oferecer algo que talvez fosse considerado impossível ou improvável, revolucionando não somente o setor de atuação, mas toda a sociedade.
5. Explorador
Como o próprio nome indica, o explorador busca se desprender do cotidiano, vivenciar novas experiências e aventuras, fugir do comum. O foco em liberdade e a busca por novas sensações marcam deliberadamente esse arquétipo, que pode ser exemplificado com a marca Land Rover.
As campanhas da marca mostram seus carros em locais afastados dos grandes centros urbanos, com fundos de natureza exuberante, passando a sensação de desafio e encantamento.
6. Mago
A figura do mago transmite um ar de mistério e inovação, remete a pensar “fora da caixa”. Um ótimo exemplo de arquétipo Mago é a Red Bull, que busca inovação, criatividade e adrenalina, incentivando esportes radicais e organizando eventos do tipo.
7. Pessoa Comum
O principal objetivo desse arquétipo é fazer parte, estar presente na sociedade. A marca registrada da Pessoa Comum é aquela que todos conhecem, algo acessível, prático e democrático. São produtos que pessoas comuns podem utilizar, assim, esse arquétipo afeta também o preço final do produto. A empresa Havaianas é ótima nesse arquétipo.
8. Amante
Algo único e que chama atenção por sua limitação. A entrega final ao cliente causa prazer, não somente pela qualidade do produto, mas pela exclusividade do mesmo. A ousadia e a sensualidade estão presentes, então, perfumes e produtos de beleza se destacam. A Dior pode ser considerada um grande exemplo desse arquétipo.
9. Bobo
O principal objetivo é ser divertido, passar o ar de tranquilidade e despreocupação. O produto ou serviço deve ser destinado a qualquer pessoa que queira sair um pouco da sua rotina e, quem sabe, aproveitar com algumas risadas. Por isso, deve também ser acessível. Um bom exemplo de propagandas com arquétipo do Bobo são as produzidas pela Skol: leves, e descontraídas, com situações que todos nós podemos passar em nosso cotidiano.
10. Cuidador
A maioria das marcas desse arquétipo estão relacionadas a ONGs e outras organizações voltadas à saúde e ao cuidado com as pessoas, passando a imagem de que não serão medidos esforços para o tratamento e amparo de quem está precisando. Um grande exemplo desse arquétipo é a instituição Médico Sem Fronteiras.
11. Criador
A capacidade criativa chama atenção, além da busca incessante por novos projetos. O criador gosta de compartilhar conhecimento e valoriza qualquer tipo de ideia. Uma marca que representa muito bem o arquétipo Criador é a Lego.
12. Governante
A marca Governante é aquela que impõe sofisticação, beleza, raridade, além de um ar de liderança. O produto costuma transmitir uma sensação de poder e status. Um bom exemplo do arquétipo Governante é a marca Rolex.
Como descobrir o arquétipo da sua marca?
Para descobrir o arquétipo da sua marca o primeiro passo é fazer uma reflexão profunda sobre o modus operandi da empresa.
Quais são os valores que direcionam o modo de agir da organização? Como ela vê o mundo? Como se relaciona com os clientes? Como se posiciona em diferentes situações?
Leia novamente a descrição dos 12 tipos de arquétipos e procure identificar com qual deles sua empresa tem mais ligação.
Após definir o arquétipo da marca, lembre-se de incorporá-lo em toda a sua comunicação organizacional, incluindo, é claro, ações de marketing e publicidade.
Utilize-o a seu favor definindo eficazmente quem é o seu público e se conectando com ele de uma forma profunda e autêntica!
Resumo em vídeo
0