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ToggleROAS é um acrônimo muito usado no mundo do marketing digital, principalmente entre as pessoas que buscam mais informações e detalhes sobre os resultados das suas campanhas publicitárias. Mas afinal, o que é ROAS na prática?
Quanto de retorno os seus anúncios lhe rendem? Está valendo a pena fazer anúncios ou não? Todas essas dúvidas são muito comuns e, acima de tudo, precisam ser indagadas para que uma série de dados possa ser analisada, a fim de verificar os reais resultados obtidos.
Muitas pessoas deixam a análise de resultados de lado, sendo que é essa prática que nos ajuda a criar campanhas cada vez melhores. Quanto mais testes forem realizados e quanto maior for o número de informações usadas para realizar as comparações, melhor serão os futuros anúncios de tráfego pago do marketing digital.
Neste conteúdo, separamos uma série de informações explicando a você o que é ROAS, portanto, caso queira saber mais sobre o assunto para aumentar os seus lucros de acordo com o que você investe em suas campanhas, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá!
O que é ROAS?
Afinal, o que é ROAS na prática? Trata-se de um acrônimo em inglês para Return On Advertising Spend, que em português significa “Retorno sobre Investimentos em Publicidade”. Trata-se diretamente do valor que você possui como retorno em relação ao valor investido em seu ativo. Dessa forma, temos uma ideia de se o valor retornado é suficiente ou não.
No marketing, o termo está diretamente ligado com as campanhas publicitárias que criamos, seja em busca de novos clientes ou então para vender produtos na web, com um e-commerce ou com o auxílio de um marketplace, claro, sempre usando as ferramentas ADS.
Papel do ROAS no marketing
E qual é o papel do ROAS no marketing? É, basicamente, permitir o acompanhamento de cada campanha de mídia paga, analisando se está gerando lucro – e quanto.
O ROAS possui suma importância para verificarmos se as campanhas que estamos realizando realmente estão com bons resultados ou não. Vários testes podem ser feitos, resultados positivos assimilados, criando assim uma terceira campanha, melhor do que as duas anteriores pelo casamento das mesmas.
Então, o ROAS possui um papel fundamental no marketing digital: entender, acima de tudo, se o investimento está valendo a pena ou não. Caso a resposta seja negativa, é necessário analisar todos os dados obtidos, verificar taxas de conversão e rejeição, buscar por insights de consumidores e, então, encontrar uma resposta satisfatória para a questão.
No cenário atual, em que tudo no marketing pode ser quantificado em métricas e dados, o ROAS é um indicador de grande importância para que possamos otimizar ainda mais as nossas campanhas.
Diferença entre ROAS e ROI
Talvez você esteja se perguntando: qual a diferença entre ROAS e ROI?
ROI é a sigla para Return Over Investment, expressão que pode ser traduzida para o português como retorno sobre o investimento.
A principal diferença entre ROAS e ROI é que o ROI leva em consideração aspectos gerais do negócio, como investimentos relacionados a colaboradores, água, luz, internet, ferramentas, entre outros.
Já o ROAS fala exclusivamente sobre campanhas publicitárias, aquelas que você pode segmentar seu público por faixa etária, localização, Pixels do Face ADS, entre vários outros quesitos.
De uma forma bem simples, podemos dizer que o ROAS leva em conta apenas o valor investido nos anúncios da campanha em questão.
Se fosse para calcular o ROI da campanha, por exemplo, além do valor investido em anúncios, seria necessário envolver esses outros aspectos citados acima, como mão de obra e energia elétrica.
Como calcular o ROAS?
E como calcular o ROAS? Trata-se de uma conta simples. Basicamente, você deve seguir essa fórmula:
ROAS = (receita obtida por meio dos anúncios / custo dos anúncios) x 100
Com essa fórmula, você terá o resultado em porcentagem do seu ROAS.
E como saber se o resultado é positivo?
Se o seu resultado for 100%, significa que você está ganhando 1 real para cada 1 real gasto. Ou seja, não está nem faturando nem ficando no prejuízo: está tendo um ROAS neutro.
Agora, se o seu resultado for inferior a 100%, significa que você está gastando mais do que ganhando com a sua campanha. Nesse caso, seu ROAS está negativo.
Para o ROAS ser considerado positivo, ele deve ser acima de 100% e, nesse sentido, quanto mais melhor!
Estudar o resultado do ROAS é essencial, pois caso esteja abaixo de 100% ou até mesmo igual, significa que todos os dados deverão ser analisados, para que assim as campanhas possam ser otimizadas, gerando resultados cada vez melhores.
E como saber se meu lucro com anúncios está acima de 100%? Basta fazer a conta acima. Imagine, por exemplo, que você fez um anúncio de um curso sobre gestão de ativos.
Você programou um investimento de R$200,00 diários, em um mês com 30 dias.
No total, foram gastos cerca de R$6.000,00 com a campanha publicitária em plataformas como Face e Google ADS. A receita adquirida com esses anúncios foi de R$12.000,00. Agora, vamos aplicar os valores na fórmula:
ROAS = 12.000,00 (receita obtida com anúncios) / 6.000,00 (custo dos anúncios) = 2 x 100 = 200%.
O que isso significa? Significa que a cada 1 real investido na campanha, você obteve um lucro de dois reais. Ou seja, o seu ROAS é positivo!
Quando usar o ROAS?
Quando usar o ROAS? Sempre que você fizer campanhas publicitárias. Com o tempo, novas análises sobre sua persona podem ser realizadas, buscando então equilibrar as ferramentas e dados conjurados para chegar a um resultado satisfatório. Após isso, basta manter a campanha com um ROAS positivo e acompanhar seus dados para possíveis novas mudanças.
Como melhorar o ROAS?
Como melhorar o ROAS? Analisando os dados das campanhas publicitárias anteriores é possível encontrar alguns erros e otimizar a campanha como um todo, como já mencionamos anteriormente. Este foi o nosso conteúdo completo sobre ROAS. Caso ainda possua dúvidas, comente abaixo que vamos ajudar você a entender mais sobre o assunto. Até a próxima!
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