Índice de conteúdo
ToggleA mentoria de marketing digital abrange um conjunto de atividades empregadas por profissionais de marketing e de vendas, que possuem especialização e experiência em determinado setor.
É um tipo de serviço que tem ganhado destaque no processo de desenvolvimento de mercados, empresas e empreendimentos.
A mentoria de marketing digital é especialmente visada entre empreendedores e profissionais de diferentes áreas que buscam apoio e orientação para a criação de novos negócios que possam vir a exigir mais habilidade e visão estratégia de mercado.
Considerando o atual momento no qual as vendas online crescem cada vez mais, com a popularização do comércio online impulsionada pelas novas experiências do cliente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, repensar estratégias de criação de negócios e de vendas tem sido uma obrigação.
As empresas, em grande parte, estão investindo no planejamento de mercado, desenvolvimento de produtos, no marketing digital e no processo de qualificação do atendimento.
De todo modo, esse tipo de mentoria procura orientar o empreendedor a definir objetivos e a criar estratégias para alcançá-los. Neste artigo, explicaremos mais sobre esse tipo de mentoria e as principais vantagens que ela pode trazer para a empresa.
A mentoria de marketing digital
Nos tempos atuais, seja para aparecer com mais força no Google, ter mais audiência em seu site ou loja online e atrair mais leads, investir no marketing digital é fundamental.
Por meio desse tipo de mentoria, o profissional ou mentor especializado irá orientar a empresa contratante a tomar as melhores decisões e a determinar as melhores estratégias a serem inseridas nas ações do mercado digital.
Na prática, todo o trabalho é prestado por um consultor contratado que atua para analisar, avaliar e qualificar os tipos de necessidades que a empresa apresenta, podendo executar novas ações para o marketing digital.
Trata-se de uma orientação visando elevar o controle do marketing online de maneira favorável para o gestor da empresa contratante.
Como é realizada a mentoria?
A aplicação de um projeto de mentoria pode ser desenvolvida por muitos caminhos, considerando diferentes estruturas e formatos de planejamentos.
Pode ainda abranger um imenso programa que inclui posicionamento da marca nos ambientes digitais, realização de eventos digitais e implementação de ações como desenvolvimento e entrega de conteúdos por meio das redes sociais ou e-mail do cliente.
No decorrer da realização das tarefas, o mentor poderá analisar cada atividade, estabelecer e revisar objetivos, além de orientar novas ações que serão favoráveis para promover produtos, serviços e a marca da empresa nos principais ambientes online.
A realização desse tipo de mentoria envolve ainda o conhecimento técnico e prático do profissional que atua como mentor e que saiba encaminhar as ações da empresa, considerando elementos como marketing de busca, inbound marketing, redes sociais e monitoramento de tráfego e anúncio pago.
Principais vantagens
A contratação da mentoria de marketing digital gera importantes vantagens para a empresa, considerando a sua aplicação sobre o site da empresa, blog corporativo, sites ou página de vendas e veiculação de conteúdo nas redes sociais.
A partir de um bom projeto de mentoria, a empresa poderá reduzir riscos, perdas e a curva de aprendizado, contando com a dedicação de um profissional experiente que possa de fato orientar a empresa de modo abrangente.
A mentoria também ajuda a acelerar a projeção e a inserção da marca da empresa no ambiente digital, gerando ganho de tempo e de dinheiro, favorecendo a conquista de melhores resultados.
Outra vantagem é a possibilidade de trocar ideias que possam ser positivas para geração de produtos, serviços e novas abordagens de vendas. A relação entre o mentor e o empreendedor gera uma positiva troca de informações e de experiência.
A Capacitação
A prestação de serviços de mentoria exige do profissional mais capacitação para criar projetos de marketing digital que possam ajudar a alavancar melhores oportunidades de divulgação e de vendas no ambiente online.
A capacitação do mentor é muito importante, sendo um fator a ser avaliado antes da empresa fechar contrato para determinadas atividades relacionadas com os esforços da empresa.
No mercado, tem sido bastante frequente que empresas e seus colaboradores aprendam também como funcionam os canais de comunicação digital e online, abrangendo, principalmente, as redes sociais.
Por outro lado, para um projeto de mentoria dar certo é importantíssimo que exista comprometimento por parte da empresa com todo o processo, e atenção dedicada às principais tarefas em todo o processo.
Em muitos casos, a empresa contratante poderá comprar um projeto pronto de consultoria cujo mentor apresenta ciclos, prazos, atividades, oportunidades e indica os pontos fortes e fracos da empresa em sua caminhada.
Conclusão
Podemos concluir, portanto, que a mentoria de marketing digital abrange a possibilidade de contar com a presença de um profissional que tenha um grande conhecimento técnico e prático no setor, além de apresentar extensa experiência de mercado, podendo atuar como professor, orientador e desenvolvedor de projetos que sejam positivos para a empresa.
O principal objetivo é o de ajudar a empresa a obter a melhor performance e atingir melhores resultados. A relação do mentor com os responsáveis pela gestão da empresa deve ser sempre positiva.
A busca deve ser a de tirar as dúvidas, melhorar a atuação da empresa em seu mercado e saber selecionar melhores estratégias para tornar a empresa mais eficiente e relevante em relação aos seus concorrentes.
É considerável que a empresa avalie o currículo, a experiência e o nível de conhecimento do mentor no processo de contratação e de fechamento de contrato de mentoria para a empresa.
Que tal fortalecer a marca e alavancar as oportunidades da sua empresa com uma mentoria de marketing digital
Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!
0