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ToggleNos dias de hoje, toda empresa que queira ampliar seus horizontes deve investir na presença digital.
Isso já se tornou lei dentro de um eficiente departamento de marketing, seja ele próprio ou terceirizado.
É importante que o empresário tenha em mente que a internet não é uma coisa só. Existem várias formas de presença, seja por sites, blogs e é claro, as redes sociais.
Tudo vai depender de qual é o nicho da sua empresa e qual o tipo de público que ela quer alcançar.
O uso das redes sociais permite que a sua empresa tenha um perfil próprio, o que dá a ela a oportunidade de interagir com o seu público, levar a eles conteúdo de qualidade, fortalecer o relacionamento, tirar dúvidas, etc.
As principais redes sociais utilizadas pelas empresas são o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e LinkedIn.
Não há necessidade de estar presente em todas elas, primeiro é preciso pensar em alguns detalhes e estamos aqui para te ajudar com isso:
Avalie seu público
Qual é a idade do seu público e em qual rede social ele se faz mais presente?
A decisão de em quais redes sociais sua empresa deve estar deve levar em conta a presença do público consumidor e possíveis clientes.
Para quem a sua empresa vende?
Há algum público-alvo, que você quer que se torne seu cliente? Se sim, qual é a rede social em que esse público está?
As mídias sociais devem funcionar de forma complementar
Integre as mídias sociais. Se vocês estão presentes no Instagram, porque não estar presente também no Facebook e Youtube?
A sua empresa pode estar presente em uma rede social ou em todas. Isso vai depender do seu objetivo, do seu público-alvo e do quanto você está disposto a gastar em anúncios pagos.
Pesquise antes sobre cada mídia social
Cada rede social possui suas características, regras e benefícios.
Por isso, antes de colocar sua empresa dentro delas, é preciso pesquisar e verificar se é válido estar ali ou não.
Essa pesquisa também deve contemplar o público que ali está presente.
Crie uma estratégia com base nos seus objetivos e nas pessoas com quem você pretende falar. Entenda quem é o seu público, crie personas e uma boa estratégia de marketing de conteúdo, com cronograma de postagens e apoio de anúncios, se possível.
Vantagens da presença da empresa nas redes sociais
As redes sociais podem ajudar a sua empresa a crescer, além de oferecerem inúmeras outras vantagens, como, por exemplo:
Aumento de tráfego para o site
Os sites são uma das principais ferramentas de vendas das empresas e reúnem diversas informações sobre elas.
Para que ele gere bons negócios é preciso que haja acessos (tráfego) e interesse dos usuários. As pessoas devem ser atraídas para o site.
As redes sociais podem atrair visitantes para o site. Você pode inserir links que são direcionados ao seu site em seus posts e perfis, para posteriormente gerar leads.
Ao compartilhar publicações e informações do site nas redes sociais, vários usuários são atraídos, gerando um tráfego no site que pode ser convertido em vendas.
Além disso, quanto mais tráfego houver, melhor é o posicionamento orgânico nas pesquisas feitas em buscadores como o Google.
Oportunidades de impacto
A escolha da melhor rede social (ou das melhores redes sociais) para a sua empresa deve ser voltada ao seu público-alvo.
Hoje temos várias opções, como vídeos, posts escritos, imagens, cliques e várias outras formas de chamar a atenção e impactar o usuário.
Cada post que sua empresa faz é uma oportunidade para interagir com o público e impactá-lo.
Posição de Autoridade
As publicações nas redes sociais podem ser feitas por meio de vídeos, imagens, artigos ou stories no Instagram, por exemplo. O importante é sempre mostrar que a sua empresa é perita no assunto.
O relacionamento é muito importante para fidelizar o cliente e interagir nas redes sociais não é uma tarefa difícil.
Publique conteúdos interessantes aos usuários, respondendo os comentários, e até mesmo fazendo um serviço de atendimento ao cliente, respondendo dúvidas sobre pedidos, ou acompanhamento de uma entrega.
Além de estar presente no dia a dia do cliente, você poderá ouvir suas necessidades, hábitos e opiniões.
Ampliação da divulgação
As redes sociais contribuem para a ampliação do alcance dos esforços de divulgação.
É possível segmentar os anúncios de uma maneira bem efetiva, levando em consideração a idade, gênero, localização e interesse dos usuários. O valor de investimento é baixo e os resultados são bons.
A divulgação de produtos e marcas nas redes sociais é mais barata do que divulgação pelas mídias tradicionais e gera mais alcance, podendo ser direcionada para um público específico que vai trazer mais retorno à empresa.
Possibilidade de mensuração
Com as redes sociais é possível mensurar as campanhas e fazer a análise do retorno sobre o investimento (ROI). As plataformas e sites têm seus próprios painéis de análise, e o Google Analytics oferece uma ajuda ótima nessas mensurações, para inclusive saber a origem da audiência, quantidade de leads e conversões.
Com esse controle, você pode identificar o que realmente funciona e quais campanhas não geraram o retorno esperado, redirecionando seus esforços e recursos como quiser.
O que cada rede social pode oferecer para o seu negócio
Se você ainda duvida do poder que as redes sociais têm para conectarem seu público ao seu negócio, veja esses números:
- O Facebook possui mais de 1.96 bilhão de usuários ativos em sua plataforma;
- No Twitter, mais de 350 mil tweets são postados por minuto;
- O Instagram contabiliza 4,2 bilhões de curtidas por dia;
- No Youtube são assistidas mais de 1 bilhão de horas de vídeo por dia;
- O LinkedIn possui mais de 774 milhões de usuários em sua rede.
Com uma estratégia bem montada, direcionada para as pessoas certas, muitas vendas podem ser feitas utilizando as redes sociais, concorda? Vamos ver as mais utilizadas:
O Facebook continua sendo a rede social mais popular e mais acessada do mercado. Possui mais de 2,74 bilhões de contas ativas, sendo que, dessas, 130 milhões são so Brasil.
Com as funcionalidades que essa rede social oferece, é possível atingir o público-alvo com facilidade, além de poder redirecionar visitantes o para o site da sua empresa.
É considerada a melhor rede social para empresas e também para o relacionamento com seus clientes, que já esperam que você já esteja lá.
No Facebook você pode compartilhar informações comerciais, eventos, promoções, notícias, artigos ou até mesmo curiosidades sobre o seu negócio.
As publicações podem ser feitas em textos, imagens, vídeos, gifs e links.
As postagens podem ser feitas diariamente ou algumas vezes por semana.
O Twitter é uma rede social destinada a uma comunicação mais objetiva e rápida.
O Brasil é o 4º país com maior audiência no Twitter, com cerca de 19.05 milhões de usuários. Quem acompanha a rede, compartilha e comenta notícias e novidades diariamente.
É ideal para todas as empresas, mas as que trabalham com conteúdo “instantâneo”, como notícias e esportes, têm mais facilidade de uso.
O público do Twitter é engajado, atualizado e muito rápido. Os usuários que seguem a empresa estão atentos a ofertas, cupons, promoções relâmpagos. Muitas celebridades são seguidas por lá também.
As publicações são feitas em forma de minifrases, títulos e minitextos.
Para usar a rede, é preciso manter um tom de conversa nos tweets e estar inteirado com o que está acontecendo no mundo.
Os textos são limitados a 280 caracteres, sendo possível incluir uma imagem, vídeo ou gif. Assim, você pode utilizar o Twitter para divulgar um produto ou serviço de maneira rápida e direta.
Informações curtas despertam o interesse no consumidor e permitem um contato fácil dele com a empresa.
É interessante também o uso da hashtag, sendo que é possível filtrar por assunto discutido e verificar quantas menções aquela hashtag está tendo no momento.
É a maior rede social de negócios do mundo. Tem uma média de 50 milhões de usuários ativos no Brasil.
Toda empresa deve ter pelo menos uma página no LinkedIn. Há muitas empresas do setor B2B e agências de recrutamento que utilizam os perfis do LinkedIn para encontrarem novos talentos.
O público é composto por profissionais e empresas, e é muito usado para networking, recrutamento, prospecção de clientes, geração de leads e marketing pessoal.
No LinkedIn, você consegue se conectar com pessoas dispostas a trabalhar com empresas, e empresas que possuem interesses em se conectar com outras empresas e compartilhar informações.
Há possibilidade de fazer publicações comerciais ou compartilhar artigos profissionais.
Também é possível participar de grupos que tenham a ver com seu negócio e se relacionar com pessoas da mesma área.
O Instagram é uma rede social focada em imagens e vídeos curtos.
É muito utilizada para estratégias de marketing com foco na gestão de comunidade e busca de engajamento.
Como têm capacidade de interagir facilmente com o público por meio de imagens, as marcas se inserem cada vez mais, com uma maneira prática de divulgar produtos e serviços e chamar a atenção para compra.
Os usuários do Instagram geralmente têm de 18 a 34 anos e apostam em fotografias amadoras, buscando fazer postagens criativas e com significado, sempre acompanhadas de alguma hashtag.
As fotos utilizadas no Instagram geralmente são de alta qualidade, limpas e com boa iluminação. As publicações de empresas são feitas regularmente, e as hashtags também são grandes aliadas que podem ser utilizadas para popularizar a marca e centralizar conteúdos que tenham a ver com o mesmo tema.
Youtube
Plataforma de vídeo nº 1 no mundo, o Youtube é o segundo site mais visitado do mundo, atrás somente do Google.
Por meio da ferramenta de busca, é possível encontrar canais que falam sobre qualquer assunto que você desejar, com possibilidade de verificar o número de visualizações que os vídeos têm, gerando, assim, mais engajamento.
Sua empresa pode apostar no Youtube incluindo tutoriais, treinamentos, estudos de caso, entrevistas e palestras sobre o seu negócio. Comerciais e humor também são bem-vindos.
O Youtube é direcionado para pessoas que preferem ouvir a ler. Mais de dois bilhões de usuários visitam o Youtube mensalmente procurando por vídeos que chamam a atenção.
O conteúdo do canal deve ser bom e de qualidade, especialmente no que se refere à imagem e som.
A edição do vídeo também deve ser feita com cuidado, e para utilizar a otimização em SEO, é importante trabalhar a palavra-chave no título do vídeo.
Com o vídeo no Youtube, há possibilidade também da empresa fazer ou acrescentar anúncios pagos, que são promovidos no início, durante ou final do vídeo.
Sua empresa já tem presença nas redes sociais?
As ações nas redes sociais terão sucesso se você fizer com muita dedicação, frequência, e, principalmente, conteúdo de qualidade.
O ideal é focar nos assuntos que têm mais relevância, para manter o interesse do usuário.
Assim, é possível criar uma ação de marketing importante, com audiência qualificada e alcançando possíveis clientes para conversão em vendas.
Para que as redes sociais realmente trabalhem a seu favor, você precisa contar com uma agência de marketing especializada!
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a alavancar o seu negócio por meio das redes sociais!
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