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TogglePlanejamento, organização, conteúdo e análise fazem parte do trabalho de um social media. Saiba tudo o que faz parte da rotina desse profissional!
Mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto, queremos provocar uma reflexão: você já parou para pensar na evolução que estamos vivenciando?
Tantas informações, tantas novas profissões surgindo, tantas outras deixando de existir… Estamos vivendo praticamente em um novo mundo, um mundo mais moderno, um mundo que oferece muito mais oportunidades, e muitas destas relacionadas aos negócios digitais.
O que aconteceu, e continua acontecendo, foi algo que muitas pessoas demoraram para acreditar, talvez até hoje não acreditem!
Não pensam que um celular ou um notebook, por exemplo, podem trazer a possibilidade de gerar dinheiro apenas por meio do acesso à internet. A questão é que, ou você evolui junto com a evolução, ou ela te atropela.
Existe uma pesquisa que diz que chegará um momento do século em que as empresas e negócios que não fizerem parte do mundo digital, não farão mais parte dos negócios.
É uma realidade difícil para muitos, infelizmente, mas ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de desenvolver um negócio cada vez mais lucrativo.
Com todo esse avanço tecnológico, as pessoas se acostumaram a passar muito mais tempo nas redes, consumindo conteúdos diversos – e é aí que está o poder da divulgação do seu negócio!
Uma das profissões que surgiram nesse novo contexto e no mercado hoje em dia, é O SOCIAL MEDIA.
Mas, para sermos mais objetivos, antes de falarmos sobre essa profissão, vamos mencionar o significado da expressão “Social Media”. É isso que vamos conhecer a partir de agora em detalhes!
O que é “Social Media”?
Social Media nada mais é do que Mídia Social, que são os canais de comunicação do mundo digital. Ou seja, é onde tudo acontece, onde pessoas passam o tempo se distraindo, conhecendo coisas novas, reinventando-se e onde negócios são estruturados.
Ou seja, Social Media é o nome usado para descrever qualquer profissional de Marketing que fica a cargo de criar estratégias e conteúdos para perfis de redes sociais. Também podem ser chamados de analistas de redes sociais.
Quais são esses canais de comunicação?
As principais redes sociais são:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- Youtube;
- Tik Tok
Existem mais redes sociais, mas essas são as mais populares do mercado atualmente.
Tem todo um trabalho em equipe para construção de uma marca no mundo digital, a fim de aumentar ainda mais a percepção da autoridade que é passada, pois pode-se dizer que quanto mais pessoas veem você, mais pessoas sabem sobre você. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!
Como Funciona o Trabalho de um Social Media?
Como falamos anteriormente, até poucos anos atrás essa profissão tão importante para diversas empresas nem sequer existia. Isso já é um indício de que as atividades atribuídas a um Social Media estão em constante mudança e devem permanecer assim. Afinal, todos os dias surgem atualizações, novas redes e com isso oportunidades inesperadas que muitas vezes dependem do timing.
Porém um resumo é que esse profissional é o principal responsável por distribuir conteúdos em todos esses canais de comunicação, com o objetivo de atrair mais pessoas.
Ele permite que você não tenha que se desgastar planejando conteúdos e nem nada desse tipo. Ele planeja, cria linhas editoriais e faz a publicação.
Caso esteja precisando de um profissional para impulsionar suas redes sociais, saiba que somos uma agência de Marketing Digital em Curitiba com disposição para atender a qualquer tipo de demanda, inclusive, às do seu negócio.
Não é um trabalho simples como parece. Da mesma forma que alguns conhecimentos de marketing não funcionam mais, algumas estratégias que funcionam hoje podem não funcionar amanhã, então é tão importante quanto qualquer outra profissão.
Exige estudos constantes e aplicações imediatas para não ter o risco de perder a atualização do mercado, proporcionando mais resultados para as empresas que contratam um profissional de social media.
O que fará com que o Social Media se torne excelente no que faz é a sua habilidade única em se conectar com pessoas, gerando mais reciprocidade e muito mais engajamento.
Um Social Media é formado em se conectar com o digital!
O que faz um social media ser um social media? Para se tornar um social media, como qualquer outra profissão, é necessário que você tenha disposição para estar sempre buscando aprender maneiras de encontrar e engajar seguidores e clientes.
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter um certificado dizendo que você é formado em social media, o que é necessário são as suas horas aplicadas no campo de batalha, aprendendo e gerando resultados.
É importante frisar que, para ser um Social Media, você precisa amar isso, pois o investimento de tempo é muito grande, então é preciso gostar para que não seja tão trabalhoso assim.
Sem sombra de dúvidas, é preciso ter habilidades sociais, pois, por trás de cada tela, existe uma vida, uma pessoa.
Nada que ótimos livros, cursos e muita experiência não resolvam – acabamos de te dar o ouro, não perca!
Empenho diário de um social media
Assim como qualquer outra profissão que exija uma certa qualidade a mais no trabalho, é imprescindível que o social media construa uma rotina bem sólida para ser mais produtivo.
Até mesmo por que, quando falamos sobre métricas, temos a ciência de que em certos horários a audiência está bem mais engajada, e o social media tira proveito dessa situação.
Se liga em um exemplo de rotina de sucesso de um Social Media
1: Preparar toda a linha editorial para a semana ou mês
Atividades que exigem criatividade demandam um pouco mais de energia mental. Então, imagine ter que usar a criatividade ao extremo e atender muitas outras demandas no mesmo dia?
É por isso que esse profissional tira um dia da semana para focar em todo esse cronograma do que irá fazer e postar.
2: Otimização de conteúdos estratégicos
Os conteúdos precisam ser ativos no mundo digital; e o social media sabe muito bem disso. Ele entende que tipo de conteúdo pode ser mais propício para cada momento e constrói, cuidadosamente, um conteúdo que atraia as pessoas.
3: Análise dos resultados obtidos
Como todo trabalho bem feito nos retribui com um ótimo resultado, o social media analisa os resultados obtidos com o seu excelente trabalho e, assim, otimiza ao máximo tais progressos e operações, de acordo com cada cliente.
Vantagens e desvantagens de um Social Media
Arriscamo-nos a dizer que há muito mais vantagens em ser um Social Media do que desvantagens, pois quanto mais ele se aprimora, mais resultados ele gera.
E negócios vivem de resultados! Isso sem contar com o tempo que é otimizado, pois a empresa que o contratou pode focar em outras tarefas.
A única desvantagem que conseguimos ver é a falta de valorização que pode vir de uma empresa que não entenda esse trabalho.
Devo ter um profissional assim no meu negócio?
Com toda certeza do mundo, sim! É algo extremamente necessário, principalmente se você deseja crescer, pois as possibilidades aumentarão drasticamente, e você poderá escalar, tendo mais vendas, mais dinheiro e uma audiência maior e melhor “qualificada”.
Você tem que estar nos negócios digitais para continuar crescendo cada vez mais, e nada melhor do que contar com a ajuda de quem tem conhecimentos específicos sobre isso!
Não é sua obrigação ter esse tipo de conhecimento, o seu dever como empreendedor é cuidar do seu negócio. Então, por que não fazer isso ao lado daqueles que dominam todo esse jogo?
Social Media é com a Lab Growth!
Podemos concluir que o Social Media é um dos profissionais mais importantes para a construção de uma presença no mundo digital!
Afinal, é ele quem faz as coisas acontecerem no mercado digital, e é ele que poderá agregar muito valor para o seu negócio.
Por estar em grande ascensão, milhões de empresas que estão fora do mercado digital vão se dar conta da importância que isso têm, e vão acabar contratando um profissional de Social Media.
Portanto, nosso conselho mais sincero é que você contrate um profissional desses para a sua equipe. Não tem ideia de quem seria?
Nós podemos te ajudar, é só entrar em contato conosco! Estamos nesse mercado ajudando pessoas e negócios diariamente!
Se restou alguma dúvida, não hesite em nos enviar uma mensagem, estamos aqui para te ajudar e, acima de tudo, contribuir para o seu sucesso.
Grande abraço!
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