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ToggleAtrair a atenção dos clientes é a meta de qualquer negócio. E sobre esse tema, as empresas vêm se debruçando há muito, muito tempo…
O objetivo é descobrir formas de atrair os olhares e ouvidos do público. Muitas foram as formas criadas para que isso acontecesse. Algumas funcionaram por pouco tempo, outras por mais.
E tem algumas que provavelmente funcionarão enquanto existir o planeta Terra. E esse é o caso do Buzz Marketing, sem sombra de dúvidas.
Aqui, nesse material, descubra mais sobre essa técnica e os detalhes por trás dela que podem fazer o seu negócio dar um salto na visão do seu público. Aprecie sem moderação
Afinal, o que é Buzz Marketing?
Ao contrário do que alguns podem pensar, “Buzz” não é apenas o astronauta que conhecemos assistindo Toy Story. Vai mais além (mesmo não indo ao infinito).
Na verdade o Buzz Marketing é uma estratégia utilizada para prender a atenção do público através de gatilhos mentais.
E você pode estar se perguntando: o que são gatilhos mentais? Temos um material exclusivo sobre isso, não se preocupe. Clique aqui.
O termo “buzz” vem da língua inglesa e significa burburinho. Algo que cause agitação nas redes sociais e nas conversas entre as pessoas.
Na verdade remete ao som de “zzzzzzzz” que as abelhas produzem. Dá pra ouvir de longe (melhor assim no caso das abelhinhas).
Em resumo a meta da estratégia é que aquela ideia foco da campanha esteja na mente das pessoas. E que isso se dê de tal forma que em certo momento elas falem sobre aquilo de forma espontânea.
Acredite, pode ser uma ótima alternativa para qualquer negócio, se feito da maneira correta e qualificada.
Como funciona o Buzz Marketing?
Como essa estratégia de marketing visa gerar barulho e comentários sobre a marca, os meios que são usados para isso têm que ser, digamos, de forte impacto.
A intenção é promover a marca de forma natural através do famoso e eterno “boca a boca”. Para isso, a empresa primeiro deve seguir alguns passos essenciais para a execução da estratégia:
- Planejar com antecedência
- Focar no nicho que quer atingir
- Inovar com criatividade
- Aplicar os gatilhos certos
Com a orientação certa é possível dar um golpe de mestre na arte do marketing. Existem muitos casos de sucesso em que a técnica foi um sucesso absoluto.
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que se evita fazer abordagens que possam soar mal ao público. A campanha deve ser impactante, mas também responsável.
Não utilizar piadas que possam ter conotação pejorativa é a regra. A polêmica pode ser usada sem viés negativo. Lembre-se que o nome da sua empresa está em jogo.
O burburinho precisa ser positivo, sempre.
Qual a diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral?
Mas tome cuidado para não confundir o Buzz Marketing com o Marketing Viral. Apesar de algumas semelhanças, os objetivos são distintos.
O primeiro foca na visibilidade da marca através do diálogo entre os consumidores e reconhecimento social positivo. Ter relevância social e a marca sendo discutida, inclusive na mídia, é Buzz.
Em resumo o foco é a marca, comentada por um longo tempo.
No Marketing Viral o objetivo é alcançar muitas pessoas em pouco tempo. Viralizar uma campanha rapidamente é a meta.
Através do Marketing Viral é possível tornar um conteúdo popular com pouco investimento também, porém, nesse caso, o foco é aquela campanha específica apenas.
A prioridade do viral é aquela mensagem naquele momento.
Saiba quais são os gatilhos mentais do Buzz Marketing
Como dissemos, uma das ferramentas do Buzz Marketing é a utilização de gatilhos mentais.
Por trás de toda campanha que vira assunto existe uma análise de comportamento e seus efeitos. Segundo Mark Hughes existem seis gatilhos que devem ser utilizados na estratégia de Buzz Marketing.
Para que uma campanha vire burburinho positivo é necessária a boa utilização dos gatilhos descritos a seguir.
O Chocante surpreende a todos
É um dos gatilhos do Buzz Marketing mais utilizados.Tudo que é chocante gera comentários.
Deve-se tomar muito cuidado para não produzir uma ação que seja tão chocante a ponto de gerar comentários negativos. O objetivo deve ser chocar de forma positiva.
Ser Hilário é saudável
Também é muito utilizado, pois todas as pessoas gostam de coisas que as façam sorrir. Afinal, fazer alguém rir sempre causa uma boa impressão, não é mesmo? Mas cuidado com as piadas sem graça. Deixe desligado o modo “tio do pavê”.
Entender o que o público alvo gosta é a melhor preparação para usar esse gatilho.
O Extraordinário sempre atrai
Esse é o momento em que se destaca o que há de único no seu produto ou serviço. Contar vantagem é para poucos, então faça isso. Só não pareça arrogante.
Procure fazer com que a marca seja vista como incrível! Essa é a sacada.
Mostre como ser Incomum é bom
Mostrar se diferente dos demais concorrentes é a proposta desse gatilho. Mas realmente tem que ser fora dos moldes conhecidos.
Mas nada de vender gatinhos fofinhos dizendo que são coelhinhos, se é que você me entende. Ninguém gosta de ser ludibriado.
Debata o Tabu, mas escolha bem como abordar
Tem alguma maneira melhor de gerar debates do que falar sobre um “assunto proibido”? Com certeza não.
Esse gatilho é milenar, e praticamente faz parte do DNA humano. Mas cuidado: desmistificar tabus é diferente de gerar rivalidade.
Uma ajudinha profissional para desenvolver uma boa estratégia de marketing sempre vem bem a calhar.
Segredo (não revelado de primeira)
Se existe alguma coisa que atrai mais a atenção do que um segredo, ainda não foi descoberto. Esse gatilho é fantástico.
Trabalhar a curiosidade é algo bom para construir uma relação amigável, pois instiga a participação para “descobrir” o que é secreto. Vale muito a pena usar esse gatilho
Conheça as principais vantagens que a sua empresa tem ao saber o que é Buzz Marketing e aplicá-lo na prática
Estar na “boca do povo” de maneira positiva sempre será algo muito lucrativo para uma empresa.
Se tornar objeto de debates sobre como é bom consumir os seus produtos e serviços é algo formidável. E a estratégia certa, executada da maneira certa, pode levar seu negócio a esse patamar.
Por funcionar como um efeito cascata, muitos são benefícios do Buzz Marketing, dentre os quais vale a pena destacar:
- Baixo investimento para realizar;
- Ótimo alcance que a marca pode ter;
- Aumento de credibilidade junto ao seu nicho;
- Gerar mais e mais negócios.
É inevitável amigos. Ter uma marca que todos admiram gera ganhos, não necessariamente financeiros. Tudo depende do objetivo da organização, é claro.
Mas com certeza ganhos fazem parte da essência de qualquer case de sucesso.
Depois de tudo, só não “esqueça” de aplicar o Buzz Marketing
Para se chegar onde se deseja, a entrega de criatividade e inovação são muito importantes. A ação deve ficar marcada na mente das pessoas, e não sair de lá facilmente.
Com o avanço da rede virtual, as marcas têm buscado criar campanhas nas mídias sociais que possam gerar engajamento. Através de comentários em grande escala, a meta é tornar o assunto conhecido pelo maior número de pessoas.
Nossa recomendação é: use as melhores ferramentas que se tem à disposição.
Afinal de contas, pessoas podem influenciar outras pessoas. Nada melhor do que uma recomendação de alguém de confiança. Isso causa sensação de segurança. O consumidor gosta de estar seguro.
Saber o que fazer é muito bom. Saber como fazer é excelente, e também é excelência. Nós da Lab Growth contamos com uma equipe apta a desenvolver estratégias de marketing para a sua empresa ser ainda melhor.
Reaja e cause as melhores reações do seu público. Acho que estou ouvindo algumas abelhinhas (zzzzzz) se aproximando. E, acredite, isso é muito bom!
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