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ToggleCerta vez, um dos homens mais ricos do mundo, disse que, para realizar trabalhos complexos, ele preferia colocar pessoas preguiçosas. E sabe por quê?
Segundo ele, essa pessoa inevitavelmente encontraria uma maneira mais fácil, e prática, possível para realizar aquela tarefa. Não podemos negar: há uma lógica (e muito boa) por trás desse pensamento de Bill Gates.
Porém nem tudo que envolve facilidades, está relacionado à preguiça. Esse é o caso da automação de marketing.
Essa tecnologia traz muito mais do que simplesmente conforto, ela pode fornecer resultados muito bons para qualquer negócio que a utilizar. Sua oportunidade de entender como isso pode acontecer está bem aqui. Dê uma olhada nesse artigo até o final!
O que é automação de marketing?
Automação de marketing nada mais é do que a utilização de meios e tecnologias para automatizar ações e processos. O principal objetivo ao se fazer isso é escalar, sem perder personalização, a interação com os leads.
Não sabe o que é leads? Dá uma olhadinha nesse artigo que ele vai de ajudar a entender.
A automação te ajudará a se comunicar rapidamente com todos os seus possíveis clientes, de maneira prática e rápida. Entregando a eles informações que os ajudem a resolver seus problemas.
O envio de e-mails ou mensagens no Whatsapp com conteúdo de avisos sobre o produto ou serviço que o cliente pode usar para resolver a sua dor, é um exemplo.
Outra forma também é, para quem produz conteúdos para redes sociais, a opção de automatizar o envio de determinados posts em determinados horários.
Isso são posts automatizados, são muito úteis, principalmente dependendo do horário que precisem ser realizados.
Diferenciando automação de marketing e CRM
Ambos os processos são muito práticos, em especial no atual cenário de negócios no mundo digital.
Por vezes é comum acabar confundindo as duas ferramentas.
Porém é importante saber a diferença entre automação de marketing e CRM. Os dois são excelentes ferramentas, e conhecê-las fará muito bem para o seu negócio.
O CRM (Customer Relationship Management) também é uma tecnologia que traz vantagem para o empreendedor diante de seus concorrentes.
Mas, diferente da automação, que foca em alimentar o potencial cliente para que ele decida em comprar, o CRM traz consigo o dever de acompanhar o atendimento do consumidor, até depois da venda.
Para deixar mais claro, podemos colocar assim:
CRM
- Automatiza as vendas
- Cria e melhora a relação com os clientes
- Usado por várias áreas (atendimento, vendas e outros)
- Traz estatísticas do envolvimento do cliente com a marca
Automação de Marketing
- Automatiza gestão de campanhas
- Nutre os leads (facilitando a decisão de compra)
- Usado pelo departamento de Marketing
- Fornece dados sobre as campanhas (permite o replanejamento)
Quais são as principais funcionalidades de uma ferramenta de automação de marketing?
Atender com maior rapidez, sem perder a qualidade, para sanar as demandas do consumidor é algo muito versátil no mundo dos negócios.
O fato é que a automação tem um papel muito importante no panorama de todo o processo que culminará na venda final. Inclusive usar a automação é, hoje, uma peça que pode te dar vantagem competitiva ante a concorrência.
Por isso é bom estar atento às principais utilidades que podem ser conseguidas pelo seu bom uso, como:
- Criação de listas de contatos (leads)
- Ajuda a segmentar melhor os clientes (dividi-los por suas preferências)
- Após terminar a campanha fornece relatórios (bons para tomadas de decisões)
- Ofertar novos produtos a clientes usuais (venda recorrente)
- Maior satisfação dos clientes (porque avaliam a opção de acordo com seu tempo)
Tudo isso ajuda a desenvolver outras campanhas, melhores, que poderão ajudar a sanar os problemas dos clientes, de uma melhor forma no futuro.
E isso meus amigos, é o aprimoramento da oferta. Ou ainda possa, talvez, ajudar a solucionar outro tipo de necessidade do mesmo cliente. Que pode ser descoberta durante a campanha de marketing.
Tudo isso, ao mesmo tempo qualifica a relação entre empresa e consumidor final. E o resultado da equação econômica é que ambos ganham no final.
Automação de marketing: 7 vantagens que você precisa conhecer
Se você não sabia o que era automação de marketing agora, além de saber, provavelmente deve estar pensando em formas de utilizar isso a favor do seu negócio. Isso é normal.
Diante dos benefícios, optar por usar essa tecnologia é uma opção muito interessante, sem dúvidas. Mas as principais vantagens de se automatizar determinados processos envolvem, em especial, o aumento de vendas e receitas da empresa.
Ao redor desses dois pontos transitam todas as outras vantagens.
Dentre muitos, os principais pontos positivos que podemos elencar do uso dessa ferramenta são:
- Ganho de produtividade na empresa
- Menor custo para se conseguir clientes
- Individualização da comunicação
- Menos chances de erros humanos
- Acompanhamento de todo o processo de venda
- Escalar rapidamente o negócio
- Encurtamento do ciclo de vendas
Como começar na automação de marketing?
É importante ter em mente que os primeiros passos da automação de marketing são sempre focados na captação de leads.
Para esse processo existem ordens bem específicas que, assim como a lógica do Bill Gates, devem surtir o efeito desejado. Profissionais de marketing são os mais indicados para te auxiliar nesse momento.
O planejamento, então, visará atrair e criar essa base de clientes potenciais.
Conheça os principais passos agora
Então, é nesse momento que a empresa deve contratar uma ferramenta de automação.
Com o planejamento estruturado, esse será o momento em que a automação será mais utilizada, para de fato executar as etapas de nutrição dos leads.
Não existe um padrão de como executar essa fase. Cada situação, negócio e grupo de consumidores possui uma dinâmica específica.
Mas o mais importante é manter os leads em crescimento. Entregar para eles um material que os auxiliará no processo de decisão que culminará na decisão de compra, ou não compra.
No decorrer do processo eles terão a opção de decidir se aquilo que é ofertado os ajudará a resolver suas demandas. Sanar a “dor” do cliente é a meta central.
E a automação é uma forma muito prática de ajudar a chegar lá, no resultado final.
E não se preocupe de você não sabe exatamente como fazer essa análise, nós podemos te ajudar nesse processo.
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