Índice de conteúdo
ToggleO que é um editorial? Em um mundo cada vez mais tecnológico, muitos dos conteúdos que conhecemos são curtos e opinativos, semelhantes a ideia de um editorial, porém, mais curtos do que este. Por isso, entender a definição de um editorial pode lhe ajudar na hora da construção de um conteúdo de argumentação impessoal.
No conteúdo de hoje, não somente vamos explicar do que se trata, como também citaremos suas características de estruturação, além de falar sobre os principais tipos de conteúdo editorial. Então, caso queira entender de forma completa o que é um editorial, acompanhe-nos até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
O que é um editorial?
Mas afinal, o que é um editorial? Em definição direta, estamos falando de um conteúdo criado com finalidade jornalística, tendo como principal característica o fato de ser opinativo e crítico. Assim, o editorial funciona como uma “opinião crítica” de uma empresa, de um jornal ou de um jornalista autônomo.
Apesar de ser baseado em uma opinião pessoal, o conteúdo deve ser padronizado, utilizando norma culta em suas palavras e um estilo de argumento impessoal. A estrutura de um editorial é baseada em 4 fases, as quais especificamos abaixo:
- Apresentação do tema;
- Discussão;
- Fundamentação;
- Conclusão.
Desenvolvendo as 4 fases do editorial
Como mencionado acima, as fases principais de um editorial são a apresentação do tema, a discussão, a fundamentação e a conclusão. O gênero textual de cunho jornalístico é, portanto, extremamente organizado, visando a compreensão do leitor.
Apesar de sintetizar de forma clara o momento específico sobre o assunto quando for publicado, leva consigo a opinião e argumentos da equipe que o publicou. Novamente, lembrando que não precisa ser uma equipe, visto que um texto de cunho jornalístico individual também é considerado um editorial.
Entenda cada uma das fases do editorial:
Apresentação do tema
A apresentação do tema, como se pode imaginar, é realizada logo na introdução. O autor do editorial deve sintetizar em poucas palavras sobre qual será o cerne da questão a ser discutida com argumentação impessoal. Dessa forma, antes mesmo de chegarmos a discussão, o leitor já deve entender do que vai se tratar a matéria.
Discussão
Na fase da discussão, que pode ser separada ou até mesmo na introdução da matéria, são discutidos determinados pontos essenciais do tema em questão. É como se você montasse uma redação com cunho impessoal, dando ao leitor alguns pontos sobre os quais serão discutidos ao decorrer da matéria.
É aí então que entra a fundamentação.
Fundamentação
Já na fundamentação, são colocados em cheque os pontos analisados na discussão. Aqui é o momento em que a opinião argumentativa da equipe jornalística entra em cena. Não somente são tratados dos fatos em si, embasando o que está sendo fundamentado, mas também são adicionadas opiniões sobre o assunto.
Esta é a principal fase que caracteriza um editorial. Um conteúdo com fase de fundamentação em que a opinião não entra em cena, logo não é um editorial, mas apenas mais um conteúdo jornalístico geral.
Conclusão
De que adianta trazer para a matéria uma opinião, muitas vezes um argumento ativo e crítico sobre o assunto, senão apresentar ao final da matéria uma “solução”? Na escola ou em qualquer fase dos estudos, somos ensinados que a fase da conclusão de uma redação, necessariamente se trata de uma solução.
Porém, quando lemos matérias em jornais impressos ou até mesmo online, é mais fácil ver um editorial “tacando o pau” em determinado político, do que apresentando uma solução, por exemplo. A conclusão é sobre isso: a finalização da matéria sobre o assunto que está sendo discutido.
Dessa forma, a fase final, ou seja, a conclusão, pode ser avessa a tudo que você já viu na vida: pode sim ser uma solução, mas pode ser o golpe final de um conteúdo crítico que visa falar mal sobre uma gestão mal realizada.
Como fazer um editorial?
Já entendemos o que é um editorial e quais são as suas fases principais, mas, e como deve fazê-lo? Bem, isso é simples: basta seguir as demandas do momento com base na estruturação que mencionamos. Vamos supor que o seu site seja sobre notícias políticas de momento.
O primeiro passo para se tomar na construção de seu editorial, portanto, é usar ferramentas como o Google Trends no auxílio para a definição do assunto a ser tratado, ou seja, o tema. Muitas vezes nem será necessário usar esse tipo de ferramenta, visto que você já tem em mente sobre o que deseja escrever.
Em seguida, define os pontos principais sobre o tema em questão. Estes serão utilizados na fase de discussão. Logo após, crie a fundamentação, ou seja, dê sua opinião sobre os pontos principais e o tema em geral, mas não se esqueça de citar os dados reais, ou seja, não opinativos, mas sempre presentes.
Por fim, conclua a matéria dando uma solução, ou “tacando o pau”, como quiser.
Este foi o nosso guia sobre o que é um editorial. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas. Caso ainda possua alguma, deixe seu comentário logo abaixo que vamos responder. Até a próxima!
0