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ToggleEstar em canteiros de obras e/ou em escritórios fazendo planejamentos sobre prazos e recursos fazem parte do dia a dia de um profissional da construção civil.
Com o aumento da conectividade, outro ambiente tem se tornado cada vez mais necessário e importante: o digital.
Expandir o campo de atuação para esse meio tem tornado os profissionais dessa área cada vez mais acessíveis e fáceis de serem contratados.
Por esse motivo o Marketing Digital tem se tornado algo cada vez mais necessário e interessante também neste segmento de atuação.
Exatamente por isso, que essas dicas que separamos são tão interessantes e certamente irão te ajudar a ter um maior alcance e melhores resultados.
Inovação e transformação na Construção Civil
Com certeza, se existe um setor que está sempre ligado a novidades e processos tecnológicos, é a construção civil.
Novas tecnologias se fazem presentes cada vez mais no dia a dia de profissionais que planejam, gerenciam e operam atividades nesse ramo.
Essa inovações e transformações incluem:
- Softwares (de planejamento e gestão)
- Equipamentos modernos (para realizar tarefas pesadas)
- Novos conceitos estruturais e estéticos
- Estratégias de marketing cada vez mais eficientes
Todos esses pontos são importantes, mas vamos focar no último ponto especificamente e destrinchar os aspectos mais relevantes.
Isso porque, por mais que seja essencial fazer um ótimo trabalho com total precisão e qualidade, também é importante que haja clientes para desfrutar deles.
E é exatamente nesse campo, o do marketing digital, que a inovação e a transformação podem ser um divisor de águas na criação de oportunidades de negócios.
Seguem abaixo as 7 dicas que com certeza irão dar o norte necessário para que qualquer profissional de construção civil atualizado precisa ter acesso e conhecimento.
1. Conheça sua persona
O termo persona tem se tornado cada vez mais conhecido, pois trata de um dos principais aspectos no momento de se tomar decisões de negócios.
A persona é um personagem fictício, mas que contempla todas as principais características do cliente alvo da empresa ou do profissional.
Por meio da personificação daquela figura, é possível ter uma real ideia de como é o cliente com o qual é necessário lidar.
Isso fornece a base ideal para que as decisões corretas sejam tomadas, visando atender as necessidades específicas da persona.
Dessa forma a empresa, ou profissional, atenderá também todas as solicitações dos seus clientes reais.
Criando a persona
Esse é um processo que pode ser um tanto complicado, por isso sugerimos que você procure, caso julgue necessário uma empresa especializada em marketing digital.
Ela te ajudará nesse processo, onde é necessário que se defina, com base em informações reais coletadas com os clientes usuais dos serviços:
- Idade média
- Gênero
- Tecnologias e mídias que mais utilizam
- Profissão e/ou ocupação
- Principais objetivos
- Preferências específicas
Com base nesses dados é possível criar um persona que seja totalmente alinhada com a empresa, identificando exatamente o perfil comum do seu público.
Dessa forma, as decisões podem ser melhor racionalizadas, já que se tem total consciência de quem exatamente é necessário atender.
2. Crie conteúdo útil e relevante
Sabendo exatamente quem é o seu cliente mais frequente e para o qual você precisa dedicar um maior esforço, agora é importante sanar as suas necessidades.
Veja, nem sempre realizar uma obra de construção bem feita é a única forma de se atender às demandas da sua persona.
Por vezes, informações mais simples, porém valiosas, podem ser exatamente o que ela, a persona, precisa.
Com isso em mente produza conteúdo informativo e valioso relacionados à construção civil, como:
- Blogs
- Artigos
- Vídeos ou guias
Com certeza isso ajudará a estabelecer sua marca como uma autoridade no setor e atrairá potenciais clientes interessados em seus serviços.
Afinal, se seu negócio é capaz de sanar necessidades mais simples, sem dúvidas será capaz de ajudar a construir literalmente o sonho dessas pessoas.
3. Invista em SEO
É importante produzir um conteúdo? Com toda certeza! Porém isso não pode ser feito de qualquer forma.
Pelo contrário, o seu conteúdo direcionado para o seu público, principalmente se tratando do ambiente digital deve ser bem planejado e executado.
Exatamente por isso seu conteúdo deve ser otimizado em SEO.
Essa sigla significa Search Engine Optimization, que nada mais é que, literalmente, Otimização de Mecanismos de Busca.
As técnicas de SEO ajudarão que o seu conteúdo relevante apareça nos mais variados mecanismos de busca da internet, como:
- Bing
- Yahoo
- DuckDuckGo
Estar bem ranqueado nas primeiras páginas de resultados é algo que traz um retorno impressionante para qualquer site que esteja lá.
Afinal, seja sincero: você costuma acessar a segunda e a terceira página de resultados de buscas que você faz na internet?
Acho muito difícil…
Exatamente por isso o SEO é fundamental para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.
Para isso é importante que, ao criar seu conteúdo, pesquise e utilize palavras-chave relevantes para o setor da construção civil.
Também trabalhe na utilização inteligente de backlinks de qualidade, tanto interno como externos, para melhorar seu ranking nos motores de busca.
4. Tenha um website profissional
Você tem um bom conteúdo na área de construção civil e ele está otimizado em SEO, agora é importante que você o apresente de uma maneira visualmente atraente.
Afinal, nem sempre se compra o perfume apenas pelo seu aroma, mas também pelo frasco em que ele se encontra.
Um site bem projetado e otimizado é essencial para estabelecer uma presença online sólida.
Por isso, se certifique de que seu site seja responsivo, ou seja, possa ser acessado de qualquer tipo de aparelho, incluindo:
- Computadores e notebooks
- Celulares
- Tablets
Da mesma forma, é importante que seu site seja fácil de navegar e contenha informações relevantes sobre sua empresa de construção civil.
Ou sobre você, caso seja um profissional autônomo ou liberal.
O importante é que a página tenha um visual interessante e que seja fluida no momento da sua utilização.
Usuários valorizam muito esse aspecto, isso faz uma grande diferença ao seu público acessar seu conteúdo e material.
5. Utilize as redes sociais
As redes sociais deixaram de ser simplesmente um local onde buscamos simples interação e divertimento.
Na verdade, elas se tornaram poderosas ferramentas de atração, convencimento e de fechamento de negócios.
Com isso em mente é importante que você, como profissional de construção civil, esteja presente nas principais redes sociais, como:
- YouTube
O recomendado é que você utilize esses espaços para compartilhar fotos e vídeos de seus projetos, finalizados ou em execução.
Também é possível mostrar nas redes sociais os depoimentos de clientes satisfeitos e informações relevantes sobre a indústria da construção.
Peça que aqueles que acessam as redes do seu negócio mandem perguntas ou comentem o que acharam do conteúdo mostrado.
Isso gera engajamento com seu público. Não se esqueça de responder às perguntas e de promover interações sempre que possível.
6. Invista em anúncios online
Tudo que foi falado até agora é considerado como estratégias de marketing digital para tráfego orgânico, que é extremamente interessante para seu negócio.
Porém é possível mesclar essas estratégias com as formas de tráfego pago, o que pode gerar muito mais resultados e negócios.
Por isso considere a possibilidade de investir em anúncios pagos, como Google Ads ou anúncios nas próprias redes sociais.
Com certeza, isso pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca, direcionando tráfego qualificado para o seu site e gerando leads.
Leads é o termo utilizado no mundo do marketing digital para se referir aos potenciais clientes que visitam as páginas do seu negócio.
Em outras palavras, são aqueles que irão fazer as engrenagens dos seus serviços estarem sempre em movimento, contratando você ou sua empresa para realizar os seus projetos de construção civil.
7. Utilize o marketing de conteúdo
Além de produzir conteúdo relevante em blogs e redes sociais, existem outras formas de também levar seu público a ter acesso a informações importantes de maneira estratégica.
Para isso crie materiais com conteúdo ainda mais específico e selecionado, como:
- E-books
- Infográficos
- Estudos de caso
Permita que eles possam ser baixados em troca das informações de contato dos visitantes.
Basta que no site esteja explícito que o conteúdo é gratuito, especificando do que se trata é claro, e para que o lead tenha acesso a ele, basta preencher alguns dados em um rápido formulário.
Isso permitirá que você construa uma lista de contatos qualificados para futuras campanhas de e-mail marketing.
O que pode gerar alguns fechamentos de contratos e contratações de serviços prestados pelo seu negócio.
Considerações finais
O crescimento de qualquer país sempre é impulsionado pelo setor de construção civil.
Mas, infelizmente, isso por si só, não é o suficiente para que o seu negócio no ramo prospere e atinja os objetivos.
Por isso, o mais interessante é que você utilize o marketing digital como seu aliado nesse projeto de crescimento e expansão da sua marca no segmento.
Esperamos ter ajudado com essas informações que com certeza irão contribuir bastante caso você as coloque em ação.
Caso você tenha dúvidas sobre a melhor forma de realizar cada uma dessas etapas, pode ficar tranquilo que podemos te ajudar em todo esse processo tão importante.
Entre em contato conosco clicando aqui, e poderemos te orientar e acompanhar em todas etapas com a qualidade necessária, assim como você faz com seus clientes.
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