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ToggleO que significa OKR? Tentaremos explicar para você o que são OKRs, o que significam e porque eles são fundamentais em uma organização centrada em produtos. Mas, acima de tudo, daremos alguns conselhos sobre como implementá-los e quais são os principais erros que devem ser evitados.
Acreditamos que para criar um produto de sucesso, o mais importante é fazer as coisas certas na ordem certa com as pessoas certas e medir cada ação, sempre.
Infelizmente, quem te diz, ou te vende, que uma boa ideia basta, provavelmente nunca criou um produto em sua vida, nem o trouxe para o mercado, gerenciando orçamentos e pessoas.
Dito isto, voltemos ao assunto. Neste conteúdo, vamos explicar a você o que significa OKR e como aplicá-lo na sua empresa. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
Qual o significado de OKR?
Afinal, qual o significado de OKR? OKR significa Objective and Key Results, que em português significa “Objetivos e resultados chaves”, e é uma das metodologias organizacionais mais populares entre as empresas de tecnologia. Google, Linkedin, Amazon, Facebook, Spotify e muitos outros os usam com diferentes variações, como parte de seus processos de negócios.
O legal dos OKRs é que eles permitem que você dê um direcionamento único e crie alinhamento das metas e resultados a serem alcançados sem perder meses em procedimentos super complicados. Isso não quer dizer que a implementação seja simples. Longe disso!
Se você acha que OKRs não são para você porque “sua empresa é pequena”, considere que muitas pessoas utilizam em projetos que tocam sozinhas, sem equipe de colaboradores para ajudar.
Os OKRs ajudam a gerenciar prioridades, forçam a ser disciplinado e usar lógica, ao invés de emoções, em processos de tomada de decisão. Os OKRs são, de fato, ideais em vários contextos e funcionam também como estrutura para o crescimento pessoal e não apenas ao nível da estratégia corporativa.
Mas o que são OKRs?
Mas afinal, agora que já sabemos a definição, o que são OKRs na prática? OKRs são seus post-its na parede, que todos os dias permitem que você responda a perguntas:
- O que devo fazer?
- No que devo focar?
- A que distância estou do meu objetivo?
Os objetivos são “o” objetivo, eles dizem para onde ir. Cada Objetivo (O) tem 3-5 Key Result (KR), as métricas que informam se você está chegando lá. Para entender isso imediatamente, um exemplo é suficiente:
Imagine ter um e-commerce para vender cursos online e para o próximo trimestre você se dar o objetivo (Objetivo) de aumentar sua receita até R$100.000,00. Neste caso, os Key Results correspondentes podem ser:
- Aparecer nos 3 principais resultados de pesquisa do Google em “comprar uma mesa de cozinha”;
- Faça uma campanha de 20% de desconto em 2 jornais de cunho nacional.
Entendeu melhor? Dessa forma, através dessas “simples” Key Results, você pode então ir atrás do objetivo traçado com maior qualidade de desempenho. Continue lendo conosco para saber mais sobre OKR e como aplicá-lo na prática!
Por que os OKRs funcionam?
Se você acompanhou até o final do exemplo, deve ter notado algumas características recorrentes e muito particulares que fazem do OKR uma metodologia tão simples quanto eficaz. Leia:
1. Começando do fim
Primeiro você define o objetivo, depois define os Key Results, depois com base nos Key Results define as ações a serem feitas, ou seja, as suas tarefas.
Parece trivial, mas pensar dessa forma obriga você a planejar atividades sempre conectadas ao objetivo final e não a fazer “coisas aleatórias” com base em onde o vento sopra naquele dia.
2. Facilita o processo de foco no que deve ser feito
Como você viu, os objetivos de negócios vêm de cima, mas todos são livres para escolher a maneira pela qual esse objetivo é alcançado. Isso facilita o foco no porque e em um processo real de organização por parte dos gestores e RH da empresa.
Se o objetivo for claro e mensurável, haverá menos necessidade de entrar nos méritos de “como as coisas devem ser feitas”. Estamos interessados apenas em atingir os objetivos.
3. Visão compartilhada entre gestores e colaboradores
O aspecto mais disruptivo dos OKRs é que eles são públicos na empresa. Todos podem ver os OKRs de todos. Isso resolve vários problemas de comunicação, como:
- Alinhamento: a probabilidade de um colaborador incomodar o designer porque acredita que a Landing Page precisa ser refeita diminui se souber que para este trimestre o objetivo principal é completá-la a todo custo;
- Transparência e comunicação: você sabe exatamente quais são os objetivos da empresa. Muitas vezes em uma empresa que cresce rápido, a comunicação é a parte que começa a ficar pronta antes de qualquer outra. Todos nós sabemos a bagunça que vem com uma comunicação que não funciona.
4. A direção é única, você não pode errar
Este processo que mencionamos anteriormente deixa a liberdade de escolher como atingir os objetivos, mas a direção é uma só. Você sabe exatamente quais são as prioridades. Qualquer coisa fora do OKR não é prioridade. Não há mais “se” e “mas”: você tem foco e sabe exatamente os objetivos que precisa alcançar.
5. OKRs melhoram o processo de organização
O que muitos gerentes não entendem é que a única maneira de gerenciar equipes grandes, em organizações complexas e que crescem rapidamente, simplesmente não é você tomar todas as decisões, sozinho, por mais que seja o verdadeiro líder não somente do setor de RH, mas também de todos os outros funcionários.
Nós sabemos, parece algo trivial, mas quando suas responsabilidades aumentam junto com a pressão, especialmente se você é uma pessoa ansiosa, você tende a aumentar o controle focando no “como” ao invés do “porque”. A partir daí começa uma espiral que, na melhor das hipóteses, leva você a trabalhar muito e diminuir os resultados na pior das hipóteses no burnout.
A principal razão pela qual tendemos a nos concentrar em como fazer as coisas e não no porque é precisamente porque não temos um sistema claro de medição de resultados, então tudo é deixado para a opinião pessoal, interpretação.
O processo de baixo para cima, aliado à medição, resolve esse problema: você escolhe como atingir a meta que o gerente lhe deu. Minha escolha será medida por um número (Key Results). Não há espaço para interpretação, negociação, opinião.
Tudo é muito mais simples e as pessoas têm espaço para crescer. Elas têm espaço. Elas podem correr riscos dentro de uma cerca que construíram juntos. Este foi o nosso guia sobre o que significa OKR. Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas com estes exemplos simples, mas eficazes. Caso ainda tenha alguma, comente abaixo e até a próxima!
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