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ToggleO que é uma página de captura e para que serve? O que é uma landing page e por que criar uma para o seu site? Se há uma coisa que você pode fazer para aumentar drasticamente o ROI ao investir em marketing, é definitivamente criar páginas de destino.
Conhecida também como landing page, a página de captura, ou página de destino, é um item essencial para sites voltados ao marketing digital. No conteúdo de hoje, vamos explicar a você o que é uma página de captura e para que serve. Portanto, caso queira entender melhor sobre o assunto, leia conosco até o final da matéria. Vamos lá, leia com a gente!
O que é uma página de captura e para que serve?
Afinal, o que é uma página de captura e para que serve? O que significa página de destino? A definição de “Landing Page” em português é uma página de destino (do inglês “To Land”). Uma landing page é uma página da web que permite solicitar informações de um visitante, por meio de um formulário, para convertê-lo em lead ou contato.
Ao se informar online, você pode encontrar vários sinônimos: também é chamado de web landing page, marketing landing page, landing page, product landing page, LP ou apenas landing, mas o conceito é sempre o mesmo.
No método de inbound marketing, as landing pages são usadas na fase de conversão, ou seja, quando simples visitantes do site nos dão suas informações para que possamos entender quem são e começar a qualificar e traçar o perfil preparando as próximas iniciativas de marketing.
A landing page é um dos elementos fundamentais da geração de contatos. Uma landing page eficaz é direcionada a um fluxo de tráfego específico (por exemplo, conectado a uma campanha de e-mail ou campanha de ADS) e, sendo assim, consegue converter uma porcentagem maior de visitantes em leads (contatos) do que você poderia fazer de outras maneiras.
Como tornar uma página de captura mais eficaz?
Ok, criar páginas de capturas é importante: mas o que colocamos nela? Como fazer com que as pessoas deixem seus dados pessoais? Precisamente porque criar página de captura eficaz é um trabalho profissional, aqui estão 5 passos práticos a serem seguidos para fazer uma landing page de alta conversão. Leia:
1. Limite sua navegação
Você trabalhou tão duro para levar seu tráfego direcionado para uma página de destino específica onde eles deveriam fazer o que você quer: você não quer que eles vão para outro lugar agora.
Você não precisa distrair as pessoas nesta fase. Limite o número de saídas da página de destino para que os visitantes se concentrem no preenchimento do formulário. Uma coisa importante a fazer é ocultar a barra de navegação do site e os comandos apenas na página de destino. A única ação a ser feita em um pouso deve ser o preenchimento do formulário.
2. Forneça valor
Este é talvez o ponto mais importante. As pessoas hoje estão cada vez mais “alérgicas” às propagandas tradicionais. Então, para pedir que eles tomem uma ação como deixar seus dados em sua página de captura, você deve dar um passo em uma direção diferente: você deve ser útil para o seu cliente potencial, oferecendo a ele algo que realmente possa aproximá-lo da solução de seus problemas ou de atingir seus objetivos.
Obviamente, um visitante nunca preencherá tal formulário do nada só porque você está pedindo a ele, você tem que oferecer a ele uma oferta que valha a pena sua apresentação.
Ao escolher um conteúdo valioso, pois infelizmente materiais corporativos como uma apresentação ou um folheto geralmente são percebidos como publicidade, não como conteúdo útil. Fale sobre como seus produtos/serviços podem ser úteis para as pessoas e enfatize o benefício.
3. Ative o compartilhamento da página de captura
Para alcançar um público ainda mais amplo do que o pretendido: adicione a capacidade de compartilhar o link da página de captura para incentivar os visitantes do site a compartilhar seu conteúdo com o público.
4. Seja breve
Muitas palavras sufocam. Principalmente as conversões. Quanto mais longa e complexa a página de captura e os formulários, mais atrito você adiciona ao processo de conversão de leads. Mantenha o formulário curto, claro e simples e isso aumentará sua taxa de conversão!
5. Teste, analise, teste novamente
Cada setor tem suas especificidades, então não existem LPs padrão. Quanto mais atento você estiver ao que a “Buyer Persona” quer, mais você terá LPs que convertem.
Dito isso, não existe uma receita mágica para criar páginas de captura que se apliquem a todos os sites – você precisa ver qual página de captura se encaixa mais na sua. Escolha um construtor de páginas de captura que permita criar e testar várias páginas e veja o que funciona melhor com insights.
Então, uma vez que os dados tenham sido analisados, é só arquivar e corrigir onde for necessário: só assim você poderá encontrar o máximo de conversão para o seu negócio. Talvez você possa editar um texto ou encontrar uma imagem mais cativante, ou até mesmo inserir um vídeo ou agilizar uma página muito cheia de conceitos para simplificá-la.
6. “Corrija” páginas de destino que convertem mal
Como explicamos extensivamente, o objetivo é qualificar o tráfego que chega ao seu site, coletando os dados dos visitantes que são assim transformados em contatos e perfilando seu público-alvo buscando lhes oferecer atividades de marketing sempre muito direcionadas na lógica da utilidade.
Às vezes, apesar de muitos esforços de design e desenvolvimento, as landing pages convertem pouco. Por que? Por falta de testes. Faça testes A/B entre páginas semelhantes, até encontrar um resultado que seja realmente satisfatório não para os resultados de sua empresa, mas principalmente para seu cliente final.
Este foi o nosso guia onde buscamos explicar o que é página de captura e para que serve, a famosa landing page. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, comente abaixo que vamos lhe responder assim que possível. Até a próxima!
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