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ToggleDesde tempos incontáveis a humanidade debate sobre o propósito da existência. A razão de ser.
Esse pensamento questionador se estende pelas mais variadas culturas e sociedades. É algo que está relacionado ao ser humano em si, à sua essência.
Esse modo de pensar, está relacionado ao entendimento da origem de todas as coisas.
Dessa forma quaisquer tipos de empreendimentos que existem também devem possuir a sua razão de ser, o motivo pelo qual existem e para qual são destinados.
Ao levarmos isso para o ramo de negócios, temos a origem do conceito conhecido como o propósito de uma marca.
Essa parte específica do estudo do marketing explica a importância que existe em uma empresa mostrar a todos os interessados nos processos da organização, o porquê da existência da marca.
Leia esse artigo e entenda como isso pode influenciar diretamente nos resultados do seu negócio.
Entendendo o que é o propósito de uma marca
Depois de divagar um pouco sobre filosofia, você deve ter entendido o que o conceito de “propósito de uma marca” procura responder. Basicamente a razão de ser da marca.
Claro que você sabe o que significa a palavra propósito, no caso é “razão de ser”.
Porém o que talvez você ainda não saiba é a origem da própria palavra em si. Ela é derivada do latim “proponere”, que significa pro = à frente + ponere = colocar.
Juntando as duas palavras, temos o termo “colocar à frente”. E é exatamente isso que é um propósito. É algo que vêm a frente.
O propósito é o motivo de algo ser criado. Antes que algo seja desenvolvido, existe a ideia. A ideia por sua vez nasce por que existe uma necessidade. E essa necessidade porque alguém precisa de uma solução.
O propósito, portanto, é a solução de um problema, se nós sintetizarmos.
Qualquer negócio é criado para resolver um problema. Para ser a solução para alguém que precisa.
E ao fazer isso, em troca há a remuneração, que é a compra.
Esse é o motivo de ser de uma marca: trazer para as pessoas algo que elas precisam ou gostam de consumir.
Afinal, qual a importância de se ter um propósito da marca?
Vamos ser diretos: não existe longevidade de uma marca, se ela não possui um propósito bem definido.
Isso vale para todas as grandes marcas. Primeiro elas definem suas razões de ser, suas missões, e em cima disso realizam as suas ações.
Volkswagen, Samsung, Shell e Tesla, todas elas têm suas missões determinadas e bem comunicadas aos clientes internos e externos.
Com base nisso, os parâmetros de atuação são definidos. É isso que rege o planejamento estratégico de qualquer negócio.
Então, caso você queira que sua marca tenha uma vida longa, comece definindo a razão de ser do seu empreendimento.
Os seus clientes, concorrentes, o mundo, precisa saber porque a sua empresa existe. E por que ela está no mercado. Para quem ela vai oferecer benefícios, e como ela pretende fazer isso.
Tire um tempo e defina o porquê do seu negócio, o escopo de atuação e como você pretende crescer nos próximos anos.
Basicamente é uma questão de auto sobrevivência da sua marca. Invista nisso e você não se arrependerá.
Benefícios de definir o propósito da sua marca
Além de manter a sua empresa de pé existindo, o propósito também pode fornecer alguns benefícios indiretos.
Porém eles são extremamente relevantes, e não os subestime. Eles são:
- Tomada de decisões alinhadas com o propósito da marca
- Crescimento dos negócios
- Aumento do engajamento com a marca
Vamos destrinchar melhor cada um desses benefícios abaixo.
Tomada de decisões alinhadas com a razão de ser da marca
Essa é uma das primeiras vantagens de se desenvolver o propósito de uma empresa.
Toda organização que pretende ser bem sucedida, deve possuir um plano de ação. Quanto mais à frente estiver a ótica do plano melhor.
Mas de toda forma, é impossível se criar um bom plano sem saber aonde se quer chegar. Logo, o ideal da empresa se torna o balizador que norteia as decisões que a empresa tomará para atingir seus objetivos.
Pensamento estratégico é o que diferencia daqueles que morrem na praia dos medalhistas olímpicos.
Crescimento dos negócios
Uma pesquisa, denominada PPI Brasil 2021 (Purpose Premium Index), que foi feita em parceria com Inpress Porter Novelli e Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), trouxe dados sobre essa temática.
De acordo com a pesquisa, 90% dos entrevistados se sentem mais propensos a comprar junto a empresas que tenham seus propósitos bem definidos.
E isso acontece porque há um vínculo de confiança entre a marca com ideais definidos e o consumidor.
Quanto mais negócios uma marca puder realizar, maiores serão os seus lucros.
O que resulta, portanto, no crescimento dos negócios e no possível aumento de sua lucratividade.
Aumento do engajamento com a marca
Esse aspecto é interessante pois, por incrível que possa parecer, também há uma influência desse aspecto no engajamento do público com a empresa.
Digo surpreendente, pois a criação de propósito de uma marca é quase tão antiga quanto a existência de negócios em si.
Mesmo algo criado há tanto tempo, ainda é um fator de decisão que influencia os consumidores até os dias atuais.
Principalmente os que acessam todos os dias as mídias sociais.
E ter um ideal não cria envolvimento apenas com o consumidor. Isso também é válido para o cliente interno, os colaboradores.
Ter um senso de propósito que guia todo o quadro de funcionários é muito produtivo.
A própria equipe, treinada, se sente mais motivada ao saber que faz parte de um motivo maior. E que, de certa forma, sua contribuição, por menor que possa parecer, também serve para atingir a meta, a razão de ser da organização.
Características que envolvem a razão de ser da marca
O propósito, os valores, a missão e a visão de uma empresa, apesar de serem diferentes entre si, são até certo ponto correlatos.
Enquanto a missão define “o que” , a visão o “onde” e os valores o “como”, o propósito define o “porquê” sem o qual nenhum dos outros existiria.
Mas eles se complementam. Cada um possui seu objetivo, mas todos servem para fazer a empresa possuir um forte aspecto conceitual.
Um alicerce, em cima do qual as rotas são definidas e os caminhos percorridos.
As características principais que o propósito de uma marca deve ter são:
- Deve ser a prova do tempo
- Se encaixar bem em qualquer local onde a marca venha a operar
- Procurar satisfazer os anseios do público
- Deve ser carimbado na mente e no coração dos que fazem parte da empresa
- Deriva das raízes e valores que a empresa preza
- Deve inspirar transformação nos que o conhecem
- Pode contar a história da marca e seu envolvimento com a existência do propósito
Crie o propósito da sua marca: o passo a passo
Já ficou mais do que claro a importância da definição da razão de ser de uma marca. Agora veremos como você deve proceder no processo de criação de propósito da sua marca.
- Defina a mudança que espera trazer ao mundo: originalidade é importante, mas não essencial. Você pode definir como mudança desejada, a mesma que outras empresas também já tenham. Porém, procure inovar na forma como o fará
- Planeje a estratégia: com o conceito de mudança que pretende implementar definido, agora vem a parte das atitudes para se chegar lá. Pense nas iniciativas, aqueles diferenciais que citamos no tópico anterior. Isso te tornará diferente dos demais, e será uma vantagem ao mesmo tempo
- Espalhe o propósito na empresa como se fosse um vírus: todos que fazem parte da organização devem ser contagiados pela firmeza do propósito criado. A equipe de trabalho fará mais se conseguir trabalhar como um time com um único objetivo
- Divulgue o propósito sem dó: esse não é o momento para timidez. De todas as formas que puder mostre a todos que puder o porquê a sua marca existe. Isso gerará conhecimento e interesse por parte do público. Todos gostam do que é novo
- Mensure os resultados e retroalimente: essa é a parte onde a empresa receberá o feedback dos clientes, fornecedores e colaboradores. Basicamente todos que se relacionam com a marca e que podem opinar como se sentem ante o propósito. Use essas informações para melhor algum dos outros passos, caso seja necessário.
Ser ou ser, essa é a questão (do sucesso)
Quem não tem planos de ação nem chega a entrar na competição de verdade. Você por outro lado está mais do que apto para isso.
Afinal você teve acesso à informação do que é o propósito de uma marca. Esperamos ter ajudado a te inspirar a formalizar o propósito da sua marca.
Porque mesmo que seu negócio já esteja operando, e você ainda não tenha definido publicamente seu propósito, ele já existe, senão sua marca nem existiria.
Caso você esteja planejando criar sua marca no futuro, faça o correto.
Defina a razão de ser da empresa e use-a como motivador para o desenvolvimento dos demais processos que a empresa operará.
Espero que você e sua marca subam no pódio mais alto para receber sua medalha. E nós podemos ajudar seu negócio a chegar lá. Seja com as informações desse artigo, ou te ajudando a melhorar seu planejamento estratégico.
Entre em contato e descubra como é fácil trazer melhorias de marketing para seu empreendimento.
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