Índice de conteúdo
ToggleO que é Mobile First? O que significa Mobile First e de que maneira pode ser usado na otimização de um site visando as estratégias de marketing digital? Há muito tempo que os buscadores se tornaram verdadeiras ferramentas de alavancagem de resultados dentro do marketing digital.
Dentro desse mercado, sempre temos novas atualizações, cada vez mais específicas, cada vez mais voltadas para a boa visualização por parte dos usuários.
Diante disso, surge o conceito de Mobile First, que tem como premissa colocar a busca através de smartphones em frente as buscas realizadas por meio de desktops como PCs e notebooks. No conteúdo de hoje, vamos explicar a você o que é Mobile First, como funciona e como aplicá-lo na prática. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!
O que é Mobile First?
Afinal, o que é Mobile First? Mobile First é um termo em inglês que, em português, significa “Mobile primeiro” ou “Celular primeiro”. Trata-se de uma abordagem de web design projetada para otimização de sites em dispositivos móveis. Então, primeiro, as páginas compatíveis com dispositivos móveis são criadas, seguidas pelas extensões subsequentes para sites de desktop (PCs e notebooks que citamos anteriormente).
Até agora, web designers e programadores se preocupavam principalmente com a criação de um site para desktop, imaginando uma ampla gama de funções, gráficos e possibilidades criativas, projetadas para um monitor grande e uma conexão de dados rápida.
Somente em uma segunda fase se seguiu o planejamento de um site para dispositivos móveis, muitas vezes, considerado apenas como um apêndice ao site principal. A abordagem “Mobile First” inverte essa visão de trabalho e define outras prioridades. Isso também afeta a criação da infraestrutura técnica por trás de um site.
O princípio do Mobile First
Ao projetar uma estratégia Mobile First, você primeiro define quais são os aspectos centrais das ofertas e da página. Isso se aplica não apenas ao conteúdo e fotos, mas também a todas as funções e módulos importantes, que absolutamente devem ser integrados como elementos do site.
O pensamento por trás dessa estratégia é focar no essencial, não investindo muito tempo na programação, mas sim na usabilidade geral do usuário do início ao fim de sua experiência dentro do site em questão.
Características principais do conceito Mobile First
- Limitado ao essencial;
- A programação não requer muito esforço;
- Desempenho máximo em todos os dispositivos móveis;
- Acesso rápido às informações;
- Design adequado para tela de smartphone;
- Chega de imagens grandes e funções inúteis;
- Reduções de código-fonte;
- Páginas criadas diretamente em HTML.
Quais são os benefícios do Mobile First?
Mas, quais são os benefícios do Mobile First? O grande número de usuários da web que se conectam a partir de dispositivos móveis demonstra claramente que o web design e tudo o que envolve um site em seus mínimos detalhes para dispositivos móveis, deixou de ser um aspecto cuidado apenas por alguns, e, de fato, tem sido o principal mercado no qual se deve investir tem algum tempo.
Obviamente, a versão desktop não deve ser esquecida, pois deve ser incluída na estratégia para que os dispositivos móveis alcancem mais potenciais clientes e, consequentemente, gerem mais tráfego.
Mesmo quando se concentra nos fundamentos da abordagem Mobile First, ela nunca deve ser considerada uma regressão no desenvolvimento técnico. Através da estrutura simplificada, que se limita ao essencial, o website pode posteriormente ser personalizado, e assim, novos desenvolvimentos podem ser facilmente introduzidos.
Desvantagens podem se transformar em vantagens
Na estratégia Mobile First, o que pode parecer uma desvantagem se torna uma vantagem: uma tela pequena naturalmente também significa uma superfície de visualização reduzida e limitações no formato, mas, em vez de perder qualidade de conteúdo, informações e elementos inúteis são deixados de lado.
O que resta é um site reduzido e, portanto, amigável. Portanto, como operador de site, você deve se adaptar à mudança no comportamento do usuário e definir um projeto vencedor do Mobile First como ponto de partida para seu site.
Precisamente por isso, devemos não apenas lidar com a questão do design (que é a parte que aparenta maiores mudanças visíveis), mas também mudar completamente todo o site.
Novos parâmetros de usabilidade
Os princípios por trás de um site otimizado para dispositivos móveis são independentes do tamanho da tela e representam um desafio muito diferente para os web designers do que um site da versão para desktop.
De fato, o usuário que utiliza um dispositivo móvel tem necessidades completamente diferentes, ainda que neste caso a usabilidade do website continue a ser um dos pontos centrais. Os sites para smartphones são considerados pelos resultados de pesquisa.
Com a mesma consulta de pesquisa, você obtém outras SERPs em seu smartphone do que em relação aos computadores. O contexto de uso é um fator central: por exemplo, um smartphone costuma pesquisar especificamente o horário de funcionamento de um restaurante ou o endereço de uma loja. Portanto, o tipo de sistema operacional em uso no smartphone ou tablet também desempenha um papel importante.
Quando um site é compatível com dispositivos móveis?
Um operador de site pode testar facilmente se o Google reconhece seu site como compatível com dispositivos móveis ou não, usando a ferramenta Google Search Console. Basta copiar o URL da página móvel ou responsiva na barra e iniciar a análise.
Um site é compatível com dispositivos móveis se:
- O conteúdo é rapidamente compreendido;
- O conteúdo é responsivo e, portanto, também de fácil leitura;
- Tem um tempo de carregamento curto;
- Os links são facilmente legíveis e clicáveis.
Uma página não é compatível com dispositivos móveis se:
- Software incompatível para dispositivos móveis está instalado;
- A fonte é pequena e ilegível;
- Os links são difíceis de visualizar e muito próximos uns dos outros;
- O conteúdo é muito grande para a exibição.
Este foi o nosso guia onde buscamos explicar o que é Mobile First e como aplicá-lo. Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!
0