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ToggleOs cientistas afirmam que atualmente, em apenas poucos dias é possível que um vírus se espalhe pelo mundo, infelizmente.
O que no passado poderia demorar meses, nos dias atuais foi reduzido há semanas talvez.
Isso ocorre pelo fato do mundo ter se tornado um lugar globalizado, com meios de transportes que conectam vários países e pessoas com uma grande velocidade.
A capacidade de um vírus fazer mal é muito grande. Porém o conceito “viral” pode ser aplicado a vários outros aspectos, e para coisas boas também.
O marketing viral é um desses termos que se apropria do conceito para denotar a mensagem do poder dessa ferramenta.
A capacidade de atingir rapidamente um grande número de pessoas com uma mensagem é o princípio dessa estratégia do mundo das vendas.
Entenda hoje o que é marketing viral e como ele funciona. Fique conosco até o final da leitura, e torne a coqueluche do conhecimento um hábito em sua vida.
Definição de marketing viral
O desejo de toda a marca é se tornar muito conhecida. E quanto mais rápido isso acontecer, mais satisfeita ela estará.
Nesse objetivo de impulsionar a marca da empresa, um dos mecanismos que melhor cumpre a função é o marketing viral.
Ele procura gerar interesse, de maneira natural, do público alvo. Para isso se utiliza de mensagens que devem se espalhar como um “vírus” entre os clientes.
De pessoa para pessoa, aquela peça de campanha começa a ganhar maiores proporções.
Dessa forma, o objetivo começa a ser atingido. Aquela marca ou campanha começa a ser comentada por um grande número de pessoas.
Se antigamente dependia-se apenas do boca a boca para que isso acontecesse, hoje isso é diferente.
Com os meios digitais, se tornou muito mais “viralizável” qualquer peça de marketing. Algo que causa impacto, rapidamente pode estar sendo espalhado em mídias sociais.
Podemos ver isso acontecendo por meio de vídeos ou imagens, em aplicativos de mensagens pessoais. Ou ainda em postagens em redes sociais, ou por meio dos trending topics de serviços de micro blogs.
As maneiras de se espalhar uma mensagem nunca foram tão diversas. Isso não significa que é apenas “soltar” algo na internet que ele será viralizado.
O conteúdo precisa ser interessante e bem planejado. E existem técnicas que podem ajudar a criar uma boa peça de marketing viral.
Como funciona um marketing viral bem sucedido
Para ter bons resultados na disseminação de uma mensagem, a marca precisa entender certos pontos.
Por se tratar de uma abordagem focada exclusivamente no cliente, ela deve ser bem elaborada.
Claro que não existe uma equação que definirá o passo a passo. Mas algumas questões, sem dúvida, devem ser consideradas na preparação da peça de marketing.
Entre eles estão:
- O que o público quer ver?
- O que vai levar as pessoas a compartilharem esse conteúdo?
- De que forma eles farão isso?
No planejamento de uma boa peça de marketing viral essas questões devem ser ponderadas antecipadamente.
Ao ter definidas as respostas, a estratégia estará muito mais robusta. A possibilidade de atingir o objetivo será maior.
Vale ressaltar que a marca definirá as respostas de acordo com sua meta de propagação. Sempre alinhando o conteúdo com o nicho que se pretende atingir.
Aspectos importantes no conteúdo viral
Basicamente, para que um conteúdo viral não passe de um mero espirro, ele deve ter consistência.
E para isso alguns requisitos devem ser preenchidos. Com base nas questões levantadas logo acima, podemos chegar às características que o conteúdo deve possuir.
E são eles:
- Utilidade
- Impacto emocional
- Dimensionamento
Entenda melhor cada um deles
Utilidade
Para ser um conteúdo que perdure, primeiro deve ser útil. Por que falamos nisso?
Existem muitos conteúdos virais que não agregam nenhum valor. Apenas são sensacionalistas e rasos.
Realmente eles atingem uma rápida disseminação e alcance. Mas em contrapartida, com a mesma velocidade que aparecem, desaparecem da mente das pessoas.
Conteúdos acompanhados de benefícios reais, perduram por mais tempo na mente dos consumidores.
Procure sempre incluir lições, aprendizado e valores importantes em suas peças de marketing viral. Elas terão um efeito muito maior nas impressões do seu público alvo.
Impacto emocional
Para passar a mensagem uma das formas mais eficientes é pelo uso de algo que cause impacto emocional.
Nesse aspecto leve em consideração o que a maioria tem como padrão de sentimento.
Sempre haverá exceções. Mas exceções comprovam que a regra existe. Por exemplo, a maioria das pessoas gosta de ver atos de bondade. Ou de verem injustiças sendo corrigidas.
Esses são dois exemplos que mexem com o emocional da maioria do público.
São aspectos gerais, e que podem ser acionados na formulação de uma peça de marketing viral.
O objetivo é gerar conexão emocional. E com isso incentivar as pessoas terem o impulso de mostrar o mesmo conteúdo para um maior numero de pessoas.
Isso viraliza, e rapidamente. Emoções vendem ideias, e produtos também.
Dimensionamento
A meta é que o conteúdo da mensagem se espalhe. Isso deve ocorrer da maneira mais natural possível.
Como dito, há mecanismos que incentivam as pessoas a divulgar as mensagens que elas se identificam.
Ao adicionar botões de cta em uma mensagem ela com certeza ganhará um maior impulsionamento.
Na maioria das redes sociais há a opção de compartilhar. O usuário sabe que ela está lá. Ele pode ter achado a mensagem legal, de fato. Mas existe o risco dele simplesmente assistir o próximo conteúdo sem realizar nenhuma ação.
A peça de marketing viral diminuirá seu alcance caso isso ocorra. Por esse motivo, adicionar botões com chamadas para a ação é importante.
Como “compartilhe agora com mais pessoas que precisam dessa mensagem”, ou “mande para aquele conhecido que precisa saber dessa informação”, são exemplos de formas que são muito utilizadas e funcionam.
Benefícios do marketing viral
As formas de gerar impacto são muito úteis na divulgação de mensagens que a empresa quer passar.
O buzz marketing, por exemplo, faz isso muito bem. Mas seu objetivo é criar um “burburinho” rápido e de alto impacto para, após isso, introduzir uma segunda mensagem.
Essa mais consistente, uma vez que conseguiu atrair a atenção.
O marketing viral é diferente. Ele busca criar uma conexão emocional com o consumidor.
Com essa conexão atrai o público para sua área de interesse, e assim pode trabalhar uma relação mais afetiva.
Por esse motivo o uso do marketing viral tem alguns benefícios, como:
- Baixo custo de investimento
- Aumento de exposição da marca da empresa
- Facilidade de implementação
- Rápido retorno da opinião do público
- Velocidade nos resultados pretendidos
- Grande exposição da marca
Com essas vantagens, fica mais do que claro que o uso de marketing viral, consciente, é altamente recomendado.
Exemplos de marketing viral
Guaraná Antarctica
Esse é antigo, mas mesmo assim serve para exemplificar.
O refrigerante Guaraná Antarctica promoveu um comercial, onde seu apresentador viajou até a Amazônia. Lá ele mostrava os pés de guaraná, a fruta e pessoas que ajudaram no plantio.
Basicamente a fonte do produto. Ao final do comercial, ele realizava o questionamento: “o concorrente pode mostrar a origem do seu refrigerante?”.
Era uma clara alusão à Coca Cola e a todas as especulações que sempre existiram em torno de sua fórmula secreta. Viralizou bastante na época e criou um debate intenso que durou muito tempo.
Heineken
Outro exemplo de marca de bebidas, a Heineken procurou desmistificar o mito que apenas homens consomem cerveja em momentos de lazer.
Um grupo de homens foi convidado a assistir a final da Champions League, e em troca suas respectivas namoradas ganharam um dia de beleza.
Na verdade, ao aceitarem a proposta, eles proporcionaram às suas namoradas uma viagem com tudo pago para a cidade de destino na Europa.
Isso colocou em destaque que mulheres também podem assistir jogos de futebol, se divertir e consumir uma boa e velha Heineken enquanto fazem tudo isso.
Quem pensou que estava enganando, na verdade foi enganado. A mensagem é muito divertida, e traz uma reflexão e conexão emocional com muitos dos consumidores.
Exemplo excelente de marketing viral.
Trabalhe peças de marketing viral para sua marca
Com um bom planejamento de marketing é possível criar peças virais com um incrível poder de propagação.
Claro que o sucesso viral dependerá de uma série de fatores. Empresas especializadas são as melhores opções na produção de conteúdo nesse formato.
A meta é que a marca estreite seu relacionamento com o cliente.
É necessário apenas trabalhar alguns pontos a favor da marca, dentro da peça de marketing viral.
Não basta preencher os requisitos e estará pronto. Momento, formato e conteúdo devem estar bem alinhados ao propósito da campanha.
Entregar algo de valor real ao cliente é fundamental, lembre-se disso.
Um conteúdo de alta qualidade tem muito mais chances de contagiar a todos. Foque em seu público alvo, suas necessidades e desejos, e atinja um maior alcance da sua marca.
E acredite, você não precisa ser dono de um grande marketing para investir nesse tipo de impulsionamento. Nós da Lab Growth podemos te ajudar a criar um conteúdo atrativo e interessante.
Que poderá criar um vínculo emocional com o seu consumidor.
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