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ToggleGatilhos mentais são estratégias de estimulação cerebral que podem influenciar a tomada de decisão. As marcas precisam saber como motivá-los para convencer os consumidores e atingir seus objetivos.
As decisões que as pessoas tomam são ilógicas e engana-se quem pensa estar fazendo uma escolha 100% racional ao escolher uma marca em vez de outra, pois o inconsciente, em grande parte, é o responsável pelo processo de escolha.
O marketing há muito usa gatilhos psicológicos, e as empresas sabem como as pessoas adoram se sentir importantes. É justamente por isso que esses gatilhos podem ser usados de diversas maneiras e em muitas áreas, assim como no design.
Uma pessoa que deseja iniciar no ramo de design, por exemplo, pode estar se questionando em “como divulgar meu trabalho nas redes sociais” por se tratar de onde seu público-alvo estará, porém, é preciso saber as estratégias corretas para abordar clientes.
Essas técnicas podem ser desenvolvidas naturalmente, mas, com o uso das estratégias de persuasão com gatilhos mentais, é possível aumentar a taxa de sucesso entre abordagem e fechamento.
Esses gatilhos são a base das estratégias de marketing e vendas e se concentram em atitudes inspiradas no subconsciente que fazem as pessoas tomarem decisões quase que automaticamente.
Conhecê-los é essencial para o sucesso dos objetivos, por isso, antes de aplicá-los, as marcas devem entender diversos aspectos que os incorporam.
Então, para ajudar na compreensão sobre o assunto e esclarecer possíveis dúvidas, este artigo tratará sobre os conceitos do que são os gatilhos mentais, qual a sua importância para o marketing e dar alguns exemplos para melhorar a persuasão do leitor.
O que são os gatilhos mentais?
Gatilhos mentais nada mais são do que decisões inconscientes tomadas pelo cérebro para automatizar ações e conservar energia para escolher as ações mais complexas, evitando o esgotamento mental do indivíduo.
São recursos humanos que facilitam o dia a dia porque as pessoas tomam decisões e escolhas o tempo todo.
Desde o momento em que acordamos até o momento em que voltamos a dormir, tudo é baseado em decisões.
O cérebro procura economizar muita energia em determinadas situações, então a mente subconsciente processa algo, e é aí que entram os gatilhos mentais.
Eles auxiliam a enfrentar uma infinidade de escolhas ao longo do dia, armazenando pensamentos, sentimentos e impulsos relacionados às experiências que as pessoas vivem desde o estágio embrionário.
São circunstâncias individuais, dependentes da experiência de cada indivíduo, relacionadas à cultura, relações sociais e necessidades básicas, portanto, os gatilhos psicológicos fazem parte da sociedade.
Por exemplo, quando o despertador de uma pessoa toca, o indivíduo decide se o ignora ou se levanta. As pessoas decidem o que comer no café da manhã, como trabalhar, o que vestir e assim por diante.
Essas decisões citadas acima passam despercebidas no dia a dia, e isso acontece o tempo todo. Porém, a boa notícia é que não percebemos quando isso ocorre, senão a sensação de exaustão seria muito maior.
Para evitar estar consciente, o cérebro toma suas próprias decisões e passa despercebido, por isso são chamados de gatilhos mentais. É com a ajuda deles que as pessoas enfrentam uma infinidade de escolhas cotidianas.
A mente subconsciente é uma parte inacessível do cérebro, mas está lá e é o repertório de pensamentos, sentimentos e impulsos associados são dependentes da experiência de cada indivíduo, relacionadas à cultura, relações sociais e necessidades básicas. Portanto, é possível dizer que os gatilhos psicológicos que “acionam” certos comportamentos fazem parte de cada indivíduo.
A importância dos gatilhos mentais
Existem vários tipos de gatilhos psicológicos que podem ser utilizados, mas é importante saber que eles são importantes porque trazem uma série de vantagens para as empresas que realmente desejam alavancar suas operações. Os gatilhos mentais são capazes de:
- Despertar emoções;
- Resgatar memórias;
- Aumentar as vendas;
- Melhorar o engajamento.
Esses são apenas alguns dos recursos que agem como um despertador emocional, trazendo de volta memórias de bons sentimentos do passado. Como tal, gera engajamento e estimula a ação.
Por serem tão poderosos, eles se tornaram parte de uma variedade de estratégias de marketing e vendas de negócios, devido à sua capacidade de persuadir indivíduos e persuadi-los a tomar decisões.
Sem mencionar o fato de que são fáceis de colocar em prática, especialmente nos canais digitais. Por isso, são ainda mais importantes para organizações que vendem através da Internet, possibilitando um alto faturamento.
Qualquer negócio digital que não usa gatilhos psicológicos está perdendo diversas oportunidades. Com isso, se um fabricante de totens, por exemplo, quer que as pessoas comprem mais, ele tem que investir na prática.
Eles são capazes de persuadir as pessoas a refletir sobre as oportunidades de compra e fazer a escolha certa para si e o negócio.
Então, é possível concluir que sim, os gatilhos mentais são parte importante de qualquer estratégia de marketing bem-sucedido e com isso, devem ser utilizados, mas tomando cuidado sempre com os excessos.
Sempre avalie o contexto e público para escolher uma abordagem, pitch de vendas, entre outros pontos importantes da comunicação. Serão esses pontos e a escolha de gatilhos mentais para complementar, que tornam as estratégias de marketing tão eficazes.
Onde usar os gatilhos mentais?
Além das estratégias de vendas e marketing, os gatilhos psicológicos podem ser utilizados em diversos canais utilizados pelas empresas.
Uma dessas possibilidades são os sites das agências, recursos que possuem a capacidade de levar os leads para a próxima etapa do funil de vendas.
O site é um ótimo canal para acionar a prova social por meio de depoimentos de outros clientes que tiveram experiências positivas.
O e-mail marketing também pode contar com esse recurso, assim como o envio de newsletters. Se a marca convidar o consumidor a comprar em sua loja, pode enviar um e-mail com uma promoção exclusiva.
Um dos recursos mais importantes de uma estratégia de marketing hoje é a landing page. O objetivo desta página é converter, por isso é o lugar perfeito para um gatilho.
Uma das mais utilizadas é a prova social, onde as organizações usam páginas de captura para incluir depoimentos de outras pessoas que estão satisfeitas com seus produtos e serviços.
Quais os tipos de gatilhos mentais?
Existem ao todo 27 gatilhos psicológicos comumente usados em estratégias de marketing e vendas, os principais são:
Gatilho da escassez
O gatilho da escassez é um dos gatilhos mais conhecidos devido à sua capacidade de criar uma sensação de perda.
Aumentar as vendas torna-se mais fácil quando os consumidores temem perder um produto ou serviço.
Gatilho da autoridade
Ser autoridade em determinado assunto significa que a marca tem expertise comprovada, fundamental para conquistar a confiança do consumidor.
Quando um cliente vê a autoridade de um lojista, ele passa a ter mais confiança para comprar seus produtos e serviços, o que ajuda na tomada de decisão de compra.
Gatilho da urgência
A urgência é construída sobre um hábito humano muito comum: a demora. Muitas pessoas simplesmente adiam o que precisam fazer para mais tarde, e esse gatilho pode ajudar a mudar isso.
Por meio dele, a loja pode gerar uma ação imediata de seus consumidores, como fazendo uma promoção relâmpago ou ações de vendas semelhantes.
Gatilho da reciprocidade
O desencadeamento da reciprocidade é um comportamento humano comum, pois as pessoas precisam retribuir o que lhes é dado.
Por exemplo, quando uma empresa disponibiliza em seu site um conteúdo rico que ajuda a solucionar um problema, o visitante oferece seus dados em troca de tudo que a empresa fizer por ele.
Gatilho de prova social
Os seres humanos precisam ser aceitos e viver em grupo, e os gatilhos de prova social ajudam nisso.
Por meio dele, as empresas conseguem convencer seus clientes de que precisam de seus serviços para fazer parte de uma comunidade ou grupo de pessoas da qual o público-alvo deseja estar inserido.
Considerações finais
Qualquer estratégia de marketing ou vendas será mais eficaz se baseada na forma como o cérebro humano funciona.
Os gatilhos psicológicos reúnem todos os recursos que uma empresa precisa para implementar essas estratégias, ajudando a aumentar significativamente as vendas e os lucros de uma empresa.
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