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ToggleSe você viu o título e pensou que era uma equação matemática, fique tranquilo, pois não tem nada a ver.
Estamos aqui para facilitar a sua vida. Equações não fazem isso tão bem quanto o artigo que você lerá agora.
Na álgebra da dinâmica de mercado, o uso correto do SEO tem sido um dos melhores fatores multiplicadores de resultados.
Alcançar um bom tráfego nas redes sociais é algo que qualquer empreendimento deseja, pois é certeza de aumento de ganhos.
Independente de sua empresa atuar como B2B ou como B2C, se quiser usufruir dos benefícios que o ambiente digital tem a oferecer, deverá saber como se posicionar da maneira certa.
Hoje, você vai entender a diferença entre SEO B2B e B2C. Fique atento a nossas dicas e melhore o desempenho da sua empresa.
Os pilares do SEO
Primeiramente, é preciso entender que a dinâmica do mercado digital é baseada em tráfego.
O tráfego é a quantidade de pessoas que uma empresa consegue atrair para o seu site e mídias sociais. Disso derivam todas as outras práticas de marketing digital.
Isso pode tanto ser feito de maneira paga (tráfego pago) quanto de maneira “gratuita” que é o tráfego orgânico.
A palavra gratuita está entre aspas, porque mesmo que não seja pago nenhum valor diretamente ao Google, conseguir atrair o público para o site da sua empresa tem um custo.
E você verá isso melhor mais à frente.
Dessa forma, podemos citar que o SEO é o responsável pelo aumento de tráfego orgânico e natural em qualquer site.
E esse conjunto de estratégias possui alguns pilares que são os norteadores de como o uso das ferramentas deve ser aplicado
Os pilares do SEO são:
- SEO on page
- SEO off page
- Experiência do usuário (UX)
Veja melhor cada um desses pilares abaixo
SEO onpage
Esse pilar inclui todas as ações e otimizações que podem ser feitas na parte interna do site.
Todo o esforço que é feito no desenvolvimento e estruturação da página da empresa está contemplado nesse ponto.
Entre as coisas que devem ser trabalhadas destacam-se
- SEO técnico: que trata de aspectos ligados à velocidade da página, estrutura do site e dados que estarão sendo avaliados pelos buscadores de internet
- SEO de conteúdo: foca bastante nos interesses do visitante da página, pois procura aprimorar questões ligadas à produção de conteúdo do site, escolha de palavras chave, posicionamento no SERP, heading tags e orientação do uso de backlinks internos e externos nos textos
SEO offpage
Já o SEO offpage diz respeito a todas as ações que podem ser tomadas na parte externa do site.
Os aspectos ligado a esse pilar são:
- Backlinks: diferentemente dos backlinks citados no texto, esse não se refere aos que o site utilizará, mas sim a quando o conteúdo do seu site foi utilizado como backlinks externo em sites de outras pessoas ou empresas. Isso demonstra que o seu conteúdo alcançou autoridade e está sendo utilizado como referência
- ORM: diz respeito a presença da marca em plataforma de uso exclusivo dos usuários, onde eles detalham suas experiência com a marca e suas interações. Os exemplos mais comuns seriam o Reclame aqui, páginas de Reviews, e locais de troca de experiências
- Ressonância em redes sociais: se trata de ter o nome da marca, ou alguma ação de marketing, nas redes sociais, com hashtags e thumbls onde usuários da rede fazem menções (positivas esperamos) da sua marca de seus produtos.
UX
Algoritmos dos buscadores, especialmente o Google, fornecem métricas (informações) sobre especificidades de interações dos usuários com o site da empresa.
Dados como quanto tempo em média permanecem em páginas, quantas páginas são visitadas, recorrência de visitas do mesmo usuário em determinado período de tempo, quantidade de cliques, são exemplos de métricas que o Google disponibiliza para análise do desempenho dos sites.
Dessa forma é possível analisar quais aspectos precisam ser melhor trabalhados em SEO no site.
Qual a diferença entre B2B e B2C?
Agora que sabemos quais são os pilares do SEO, veremos a diferença entre B2B e B2C. Mais à frente você verá que as duas informações se entrelaçam.
Essas duas são as formas mais utilizadas para realização de negócios.
Enquanto o B2C refere-se a venda direta entre a empresa que produz um produto ou serviço ao consumidor, o B2B já se trata dos negócios realizados diretamente entre duas empresas.
Trocando em miúdos, a maior diferença entre os dois formatos de negócio é o publico alvo.
Isso pode parecer apenas um detalhe, mas na verdade traz toda uma gama de diferenças no comportamento dos gestores das empresas.
Por que vender para empresas é bem diferente do que vender para clientes comuns. Pessoas como eu e você, temos preferências que não se adequam às necessidades do que uma marca precisa comprar.
E também traz uma diferenciação para a forma como o SEO deverá ser aplicado em cada tipo empresa, envolvida em tipos de relações comerciais diferentes.
Pontos de convergência entre o SEO para B2B e B2C
O SEO tem princípios de objetivo único: melhorar o desempenho do seu site.
A forma teórica de como isso pode ser feito tanto para empresas B2C quanto para empresas B2C se assemelha em muitos aspectos.
Por exemplo, os pontos de convergência (teóricos temos que ressaltar) são:
- Criação de uma buyer persona
- Desenvolvimento de conteúdo
- Escolha de palavras-chaves
- Otimização da estrutura das páginas
- Estudo do funil de vendas
Como foi dito, esses são os pontos que são imprescindíveis para a realização do SEO para ambos os casos, B2B e B2C.
Porém, no momento de colocar em prática, entram as diferenças da utilização das ferramentas como você verá a seguir.
Principais diferenças entre o SEO do B2B e do B2C
Como dito, o passo a passo do SEO é similar nas aplicações dos sites de empresas que atuam em todos os tipos de relações comerciais.
Porém, a forma de realizar cada passo será diferente de acordo com o tipo de negócio da empresa.
E é exatamente isso que vamos explicar nos próximos tópicos. Fique atento e entenda as diferenças.
Criação de uma buyer persona
A criação de uma persona é sempre fundamental para o direcionamento dos rumos que uma empresa deverá tomar no ambiente de negócios digitais.
Persona é um personagem fictício que reúne as características do público alvo da empresa. E é exatamente aí que começa a diferenciação.
Você recorda que a principal diferença entre B2B e B2C é o público alvo?
Pois é, justamente por esse motivo o desenvolvimento das personas deve ser realizado de maneiras diferentes para B2B e para B2C.
Por exemplo, uma empresa B2C normalmente tem uma persona que engloba todas as características do seu nicho de negócios. Pode até ser de uma empresa que vai atuar em vários nichos.
No caso do B2B, a persona necessitará de uma qualificação maior. Isso porque o processo de decisão da compra deverá passar por mais de uma pessoa da empresa cliente.
O profissional que irá usar ou recepcionar o produto, assim como o gerente do setor, por exemplo, dividirão a tarefa de dividir a responsabilidade pela decisão.
Dessa forma a persona deverá ser múltipla, ou conter mais características que em caso de uma empresa B2C.
Desenvolvimento de conteúdo
Um conteúdo de qualidade é necessário em ambos os casos. Porém ao se tratar do B2B o conteúdo deverá obrigatoriamente ser mais denso e extenso.
Isso porque o processo de nutrição dos leads é mais lento, devido às características ligadas ao modelo de negócio.
O lead do B2C também deve ter acesso a um bom conteúdo, porém o foco é que ele acesse uma diversidade maior de temas de textos menores, que o direcionarão para a próxima etapa do funil de vendas.
Escolha de palavras-chaves
No B2C as escolhas de palavras-chaves são muito direcionadas para palavras com alto volume de procura.
Ser mais um, porém melhor, que trata de assuntos que muitas pessoas têm interesse.
O inverso ocorre no B2B, onde o foco fica em palavras de baixo volume de procura. O objetivo é ser super específico no conteúdo, a fim de atingir o seu nicho, que é menor em quantidade de leads.
Estudo do funil de vendas
Por ter um funil de vendas mais complexo o processo acontece de maneira mais lenta no B2B.
Por se tratar de um volume de vendas menor, porém com maior quantidade de faturamento, as decisões de passagem de estágio são tomadas mais lentamente.
Como foi dito, são várias pessoas, e, portanto vários crivos, para seguir adiante.
No caso do B2C, ao trabalhar com a emoção, as decisões e avanços no funil acontecem de maneira mais dinâmica.
Isso permite uma taxa de conversão de vendas maior, por quantidade de leads que iniciam o funil.
No B2B a taxa de conversão é menor, mas isso é natural, já que o volume financeiro das vendas é bem maior.
Considerações finais
O SEO pode proporcionar resultados fantásticos para aqueles que dele fizerem bom uso.
Empresas que procuram se posicionar no mercado de vendas digital têm a obrigatoriedade de melhorar seus resultados nos buscadores da internet.
Sem o SEO, isso só acontecerá se a marca trabalhar continuamente com tráfego pago.
Que é uma estratégia que não recomendamos. O ideal na verdade é uma mescla de ambos os modelos de atuação.
De toda forma, o tráfego orgânico, apesar de ser mais demorado, é menos dispendioso e traz resultados de longo prazo mais significativos para a marca.
Esperamos que possamos ter ajudado você a entender a diferença entre o SEO B2B e B2C, e como isso pode e deve ser levado em consideração no momento do planejamento de marketing da sua empresa.
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