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ToggleO que é copy no marketing digital? Como podemos defini-la? Erra quem pensa que a copy pode ser usada apenas no marketing digital. Na realidade, o trabalho de copywriting já existe desde a época em que jornais impressos eram o principal meio de notícias. Leia conosco e entenda tudo sobre o termo, entenda o que é copy no marketing digital, vamos lá!
Significado do termo copywriting
Mas afinal, o que é copy no marketing digital? Copywriting é a atividade de escrever textos publicitários, dentro do setor de marketing mais amplo, com o objetivo de atrair e captar a atenção do público-alvo para obter uma venda ou gerar um lead. Quem escreve tais textos é chamado de “redator”, ou em inglês, “copywriter” ou até mesmo “ghost writer”.
O que é copywriting?
“Copywriting” é um termo em inglês que se refere, especificamente, à redação de textos publicitários, um trabalho que, portanto, exige não apenas habilidades linguísticas e criatividade, adequadas, como também conhecimentos de marketing que permitem atingir os objetivos estabelecidos pelo cliente.
Qual é o objetivo do copywriting?
E quais são os objetivos da copy no marketing digital? Os resultados que se pretende alcançar através dos materiais publicitários podem ser muitos, mas estes estão sempre e estritamente ligados a desencadear uma ação concreta do utilizador, antes de mais a compra.
Quem lida com copywriting, portanto, deve ser vendedor, na medida em que, por meio do uso das palavras escritas corretas, consiga persuadir o cliente/usuário a realizar uma ação: comprar ou mesmo responder a um call to action orientado a uma possível venda futura, através da aquisição de um lead ou, melhor ainda, de um prospecto.
Resumindo, um redator é um vendedor, com bons conhecimentos em marketing, e também um artesão das palavras, um criativo. Um copywriter é um trabalho criativo de escrita com o objetivo de vender.
O que não é copywriting?
Bem, já entendemos o que é copy no marketing digital, mas e o que não é? Portanto, copywriting não é uma arte na medida em que a redação dos textos publicitários não transmita a sua própria interioridade e o objetivo a atingir, não é apenas comunicar e suscitar emoções.
O texto deve promover uma marca e deve transmitir, por meio de palavras, características específicas como captar a atenção dos usuários e desencadear emoções que os façam se lembrar dela mais tarde, quando fizerem uma compra ou, em qualquer caso, uma ação a favor da marca.
Copywriting é muitas vezes referido como uma arte devido à dose de criatividade que este trabalho exige: não se pode ser redator sem ser criativo, sem saber brincar com as palavras, com seus significados, com figuras retóricas, sem saber despertar no “preste atenção às imagens” e conceitos de outras pessoas, mesmo os abstratos.
Além disso, não se pode dizer que o copywriting seja uma ciência ou que tenha tal rigor científico que leve a determinados resultados. Copywriting, no entanto, é uma atividade de marketing, – por isso é tão importante entender o que é copy no marketing digital – para a qual são necessários conhecimentos específicos e um apurado estudo estratégico e analítico dos objetivos da marca, mercado e público-alvo, buscando atingir determinados resultados.
Aproximar-se do “copywriting científico” significa admitir que nem sempre a criatividade é tudo e, aliás, às vezes deve ser deixada de lado: ser criativo sem ter um método não levará, de fato, a nenhum resultado.
Que textos um copywriter escreve?
Os textos escritos por um copywriter são numerosos e se destinam tanto à publicidade offline como online. Entre os textos offline estão aqueles para:
- Anúncios para revistas e jornais ou outdoors, em todos os componentes de manchete, corpo de texto, slogan ou reivindicação;
- Textos nas embalagens dos produtos, às vezes também contendo cupons a serem usados para compras posteriores e convites para acumular pontos;
- Brochuras, postais, panfletos, etc.;
- Comerciais de televisão e rádio;
- Cartas comerciais.
Entre os textos online, no entanto, estão:
- Boletins informativos (newsletter) e textos mais gerais para atividades de marketing por e-mail para fins de vendas;
- Fichas de produtos em sites de comércio eletrônico;
- Anúncios para plataformas online;
- Textos que contêm apelos à ação;
- Podcasts para fins publicitários ou promocionais (ainda que mais estritamente relacionados ao setor de marketing de conteúdo);
- Artigos para fins publicitários ou promocionais (ainda que mais estritamente relacionados ao setor de marketing de conteúdo).
Faz sentido falar sobre SEO copywriting ou web copywriting?
Textos contendo os nomes de “web copywriting” e “SEO copywriting” são lidos cada vez com mais frequência na web.
A primeira pode ser considerada como mais uma especificação da profissão do redator que, em comparação com quando o termo foi cunhado e a internet ainda não existia, agora também lida com diferentes tipos de textos para publicidade online e deve, portanto, conhecer bem a web.
A segunda, no entanto, deve ser considerada uma redação incorreta. Com SEO copywriting pretendemos especificar – onde esta terminologia é utilizada – que um copywriter, na era da imersão digital, não poderia deixar de ter também conhecimentos básicos de Search Engine Optimization (SEO) ao realizar textos destinados à web.
Deve ser considerado, no entanto, que os textos publicitários destinados à web escritos por um copywriter são principalmente concebidos para serem incorporados em formato gráfico (como no caso de banners) ou não destinados a serem indexados (pense, por exemplo, em boletins informativos).
Para um redator assim entendido, portanto, o conhecimento de SEO não é realmente essencial para o desempenho da profissão, a menos que ele esteja mais estritamente envolvido na redação de artigos que tenham fins publicitários ou promocionais e que devem ser indexados.
A imprecisão terminológica, no entanto, deve-se provavelmente ao fato de o redator ser cada vez mais uma figura profissional híbrida, pois quem faz esse trabalho – principalmente se como freelancer ou para pequenas agências de comunicação – na maioria das vezes também lida com tipos de textos não ligados direta ou estritamente ao setor publicitário.
Este foi o nosso guia sobre o copy no marketing digital. Lembre-se: qualquer dúvida, basta comentar abaixo que vamos lhe ajudar. Até a próxima!
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