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ToggleComo vender um curso online? Quais são as regras para uma boa campanha de lançamento de um curso na web? É possível segmentar o público-alvo que verá os anúncios e, consequentemente, aumentar as chances de que o curso seja vendido? Qual é a taxa de conversão de venda de um curso online?
A venda de cursos online se tornou uma verdadeira febre no mundo do marketing digital. Atualmente, para vender um curso online, é preciso produzir um bom conteúdo e entender sobre campanhas de anúncios e copy. Com isso, há grandes chances de que seu curso tenha muitas vendas.
Infelizmente, não há mais espaço para somente quem é “especialista” em um nicho. No mundo em que vivemos, com as atualizações do marketing digital a todo vapor, ou você se atualiza, ou é passado para trás por um garoto de 18 anos com um curso raso, mas com uma campanha publicitária muito bem organizada.
E é por isso que devemos aprender de forma completa e fidedigna como vender um curso online. Neste conteúdo, trouxemos exatas 7 dicas com as quais explicaremos para você como vender um curso online. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe nessa leitura até o final. Vamos lá!
7 dicas sobre como vender um curso online
1. Defina sua persona e fale a linguagem dela
Em primeiro lugar, defina a sua persona e fale a linguagem dela. Mas, o que é exatamente uma “persona”? Não há segredos: persona é o perfil de cliente “ideal” que consome o seu produto ou serviço.
Por exemplo, sabemos que a persona que consome games é majoritariamente representada pelo sexo masculino, na faixa entre os 15 e 30 anos de idade. É claro, existem muitas mulheres no mundo dos games e isso deve ser considerado na hora da criação de uma campanha, principalmente porque a tendência é este número aumentar, mas, ainda assim, o mercado é dominado por homens.
Então, para vender um curso online, você precisa definir qual a persona que vai consumir seu conteúdo e falar a linguagem dela, nos termos dela e de acordo com o que ela gosta. Assim, além de aumentar sua taxa de conversão, também estará prospectando um número maior de seguidores, que podem comprar de você no futuro.
2. Crie uma landing page
Após definir a sua persona e conhecer mais sobre a linguagem da mesma, então você pode seguir para a criação da landing page. Trata-se de uma página em que irão constar todos os dados do seu curso, claro, de forma abreviada, buscando então induzir o seu futuro aluno à compra.
Uma landing page é uma página um pouco diferente das que estamos acostumados a ver na web. Ela tem um único foco (que, nesse caso, seria vender o curso). Para isso, ela pode ser recheada de botões com chamada para ação. Assim, a cada tópico que você pula, pode adicionar uma Call to Action (CTA) do tipo “Compre agora”, “Compre com desconto”, “Turma limitada, entre agora”, entre outras opções.
3. Escreva blogs relacionados ao tema e faça links para o curso
SEO é um acrônimo para o termo em inglês “Search Engine Optimization”, que em português significa “Otimização para Motores de Busca”. Como vender um curso online? Fazendo com que sua landing page esteja melhor posicionada nas pesquisas do Google. Para isso, você deve utilizar boas técnicas de SEO.
Basicamente, você precisa escrever conteúdos para blogs, citando o curso de forma direta ou indireta, falando sobre o assunto e o que é oferecido no mesmo. O conteúdo deve respeitar as regras de ranqueamento Onpage do Google – que são muitas – e ser de qualidade para o leitor.
Em seguida, você entra com o trabalho Offpage: com a ajuda de outros sites, você envia links para os blogs que escreveu, auxiliando e acelerando o processo de ranqueamento daqueles conteúdos nas SERPs (páginas de resultados) do Google.
4. Faça posts nas redes sociais
Ter as redes sociais alinhadas com os seus desejos de venda também é uma ótima forma de faturar. Como vender um curso online? Busque ter presença em toda a internet por meio das principais redes sociais, sempre atualizando-as, na medida do possível: LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, etc.
Faça posts nas redes sociais solucionando assuntos relacionados ao tema do seu curso. Dessa forma, você trabalha com o marketing de conteúdo, que funciona como uma isca, já que fornece conteúdo gratuito, mostrando resultados e deixando seus seguidores com vontade de comprar o seu curso.
5. Invista em anúncios
Como vender um curso online? Acima de tudo, invista em anúncios. O SEO e o tráfego orgânico possuem um papel importantíssimo nas vendas de um curso online, mas, o verdadeiro protagonista de vendas é o tráfego pago. Por meio dos anúncios, você pode alcançar um número maior de pessoas em menos tempo, além de poder acertar diretamente a sua persona.
Portanto, invista em anúncios nas mais diversas plataformas disponíveis, desde que esteja contando com um plano bem estruturado e organizado, é claro.
6. Use e-mail marketing
O e-mail marketing é erroneamente considerado por alguns como uma estratégia ultrapassada. No entanto, ainda são muitos os casos de pessoas que conseguiram fazer o “6 em 7” (seis dígitos em apenas uma semana) vendendo seus cursos com a ajuda do e-mail marketing. Use-a como ferramenta útil e veja os resultados aparecendo.
7. Aposte nas provas sociais
Provas sociais são prints de conversas, avaliações ou opiniões de pessoas que já compraram o seu curso e o aprovaram. Podemos considerar como exemplo de prova social uma aba de destaques no Instagram somente para prints de resultados obtidos, prints de conversas com alunos contando sobre seus resultados, etc.
A prova social sempre terá grande peso na avaliação de um cliente para a compra de um curso online.
Este foi o nosso guia sobre como vender um curso online. Esperamos ter contribuído para esclarecer as suas dúvidas.
Caso prefira contar com apoio profissional para vender um curso online, nós, da Lab Growth estamos preparados para te ajudar a arrasar nas vendas!
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