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ToggleAumentar o acesso ao site da marca é um desafio enfrentado constantemente por todos os empreendedores que têm negócios digitais, e físicos também.
Com isso, muitos deles se vêem obrigados a investir um orçamento alto para anunciar seus produtos ou serviços,como se fosse a única opção.
Infelizmente quem apenas pensa assim desconhece as importantes estratégias usadas pelo marketing.
Como você verá, tráfego pago e orgânico são dois lados de uma mesma moeda. E o melhor é que você não precisa jogar cara ou coroa.
Neste artigo você conhecerá as principais diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico, e as vantagens e desvantagens de cada estratégia.
O que é tráfego orgânico
O tráfego orgânico acontece quando os acessos a uma página da internet se dão de forma natural. Não precisa pagar para que seus anúncios sejam exibidos e tragam acessos ao seu site.
Este tipo de tráfego é gerado quando os usuários utilizam palavras-chave para fazerem pesquisas nos mecanismos de busca. Espontaneamente, eles acessam os sites que aparecem nas primeiras posições das páginas de busca.
Existem formas de colocar seu site em evidência nos mecanismos de busca sem que necessite pagar. Através da utilização a longo prazo das técnicas de SEO associadas ao marketing de conteúdo, isso se torna totalmente possível.
Para gerar tráfego orgânico, também é importante a utilização das estratégias de inbound marketing.
O tráfego orgânico pode até ser algo mais demorado de acontecer, porém é bem mais consistente e duradouro.
Dicas para implentar estratégias que gerem tráfego orgânico
Antes de tudo tenha em mente que precisa de uma equipe com conhecimento de SEO.
Estes são os principais fatores para gerar tráfego orgânico:
- Desenvolver um bom planejamento: saber como atuar no marketing digital antes de dar o primeiro passo é muito importante
- A utilização da estratégia de SEO: o uso dessas técnicas permite que seu site seja mais facilmente encontrado. Isso o deixará mais próximo de atingir a meta de estar nas primeiras colocações do ranqueamento dos mecanismos de buscas.
- Defina um conteúdo de qualidade: traga para seu público conteúdos úteis e baseado em suas preferências. Nada de ficar enchendo a página com textos inúteis. Qualidade acima de tudo.
Adotando as estratégias de SEO
Para adotar as estratégias de SEO com o intuito de otimizar seu site nos mecanismos de busca, são necessários alguns passos:
- Defina sua persona
- Escolha palavras-chave
- Produza conteúdo que agregue
- Faça atualização do seu site
- Verifique a velocidade do site
- Tenha um site responsivo
Defina sua persona
A definição da persona é muito importante, pois orientará os demais passos da estratégia. A partir disso saberá o que seu cliente busca e como ele se comporta. Esteja atento a dor da sua persona.
Caso você precise de ajuda nesse, ou em algum outro processo, clique aqui e nós poderemos ajudá-lo.
Escolha palavras-chave
A escolha das palavras- chave devem ser baseada em pesquisas nos motores de busca para verificar quais são as mais pesquisadas. Esse é um fator determinante no seu posicionamento do seu site.
Existem ferramentas que podem te ajudar a conseguir escolher as melhores opções para o seu negócio. O Semrush é um ótimo exemplo de plataforma que faz isso.
Produza conteúdo que agregue
A produção de conteúdo deve ter como base as dores da sua persona. Lembre-se que os buscadores sempre posicionam melhor os sites que realmente solucionem as dúvidas dos usuários.
O seu conteúdo deve ser relevante e atrativo. Sempre utilize uma linguagem que seja agradável para seu nicho.
É necessário que o responsável pelo conteúdo da página esteja por dentro de toda novidade do marketing digital. Para isso, precisará fazer cursos que envolvam redação e marketing de conteúdo.
Isso não é um problema, pois existem cursos gratuitos atualmente que disponibilizam certificados.
Faça atualização do seu site e redes sociais
O seu site deve estar atualizado sempre, isso influencia diretamente no ranqueamento do site.
Sempre acrescente novos artigos. Em caso de redes sociais, tenha datas fixas para realizar as postagens. Isso ajuda a criar uma fidelização do público.
Verifique a velocidade do seu site
O seu site precisa estar configurado na velocidade rápida, pois os usuários buscam rapidez ao fazer uma pesquisa.
Se demorar muito eles vão procurar o site do concorrente, não esqueça disso.
Tenha um site responsivo
Um web design responsivo é muito importante pois permite que os usuários tenham acesso ao seu conteúdo em qualquer aparelho eletrônico. Isso faz toda diferença.
Quais as vantagens e desvantagens do tráfego orgânico
O tráfego orgânico oferta muitas vantagens
- Baixo custo para aplicação das estratégias
- Resultado durável
- Cria relacionamento com seu público
- Transmite confiança e credibilidade
Baixo custo para aplicação das estratégias
Levando em conta os resultados do tráfego orgânico, o custo benefício é muito satisfatório. Se você tem um bom tráfego orgânico terá menos despesas com marketing e investirá mais fortemente na produção de conteúdo.
Resultado durável
Os resultados gerados pelo tráfego orgânico serão colhidos por tempo indeterminado.
Cria relacionamento com seu público
Para estabelecer um relacionamento com seu público é necessário ter paciência e disposição.
A criação de um bom conteúdo que gere interesse será muito importante para estabelecer um relacionamento sólido no qual o público confie na sua empresa e naturalmente evolua no funil de vendas.
Transmite confiança e credibilidade
Um bom tráfego orgânico acontece quando sua audiência confia no seu conteúdo e isso com certeza mostra que sua empresa tem credibilidade.
Desvantagens do tráfego orgânico
O resultado vem de forma lenta
Os mecanismos de busca podem fazer atualizações e mudarem determinadas regras quando desejarem. Caso isso aconteça é preciso se adequar. Esteja sempre atualizado quanto às regras estabelecidas pelos mecanismos de busca.
Não possibilita muito o controle
É difícil ter controle sobre todos os fatores que envolvem o tráfego orgânico. Por exemplo, não há como saber as estratégias que a concorrência está usando.
Outra coisa que pode ocorrer eventualmente, são os algoritmos do Google, que mudaram algumas vezes ao longo dos anos
O que é tráfego pago
O tráfego pago acontece quando todo acesso a sua página se dá através de cliques nos anúncios via Google Ads.
Diferentemente do tráfego orgânico, o tráfego pago como o próprio nome já diz, necessita de investimento imediato.
Para isso, devem-se criar campanhas, separar um orçamento diário para investir nos anúncios e participar dos “leilões” do Google Ads.
Lá precisará dar lances nas palavras-chave adequadas para sua campanha. E assim escolher espaços de publicidade digital, onde sua marca será anunciada.
Quais são as vantagens do tráfego pago
Os resultados obtidos através do tráfego pago são rápidos.
Quando uma campanha está ativa, muitas pessoas terão acesso a ela rapidamente e os resultados também virão. Não há como negar.
É um investimento que normalmente traz retorno.
Se você deseja oferecer produtos e serviços com um bom alcance e resultados rápidos, esse investimento será essencial.
Escolher para quem mostrará sua marca será exposta
Outra grande vantagem é que existe a possibilidade da empresa escolher qual perfil de usuário deve receber seus anúncios, de acordo com as necessidades da empresa e dores da persona.
Isso torna a campanha do produto ou serviço muito eficiente e assertiva.
Investimento baixo para iniciar
É verdade que o certo é ter um orçamento razoável para iniciar uma empreitada no tráfego pago.
Mas também é verdade que a partir R$6,00 por dia, é possível iniciar uma divulgação por meio do Google Ads.
Claro, que quanto maior for o valor, melhor será o retorno de público.
Desvantagens do tráfego pago
Aumento dos custos com o passar do tempo
Onde termina a última vantagem do tráfego pago, inicia sua primeira desvantagem.
É bom que, quem inicie sua jornada no tráfego pago, saiba que o valor dos espaços de divulgação irá aumentar com o passar do tempo.
Isso é a lei do mercado, já que a competitividade entre os anunciantes tende sempre a aumentar. Os valores nesse caso sofrerão com a inflação.
Acaba quando o dinheiro acabar
Diferente do tráfego orgânico, o pago tem um prazo de vida proporcional a quanto dinheiro foi destinado para esse fim.
Se o orçamento chegar ao fim, a publicidade é encerrada. O Google não dá prazos extras. Fique atento a isso.
Pagar por espaços não garante cliques
Esse ponto está ligado diretamente à qualidade da propaganda. Não pense que é só pagar pela divulgação que o dinheiro volta imediatamente.
Desenvolva peças que chamem a atenção e despertem o desejo de compra.
Conclusão
Não existe melhor ou pior tráfego. Dependendo do seu objetivo poderá escolher um ou outro como também poderá associar os dois.
Se o objetivo for apresentar sua empresa, colocá-la em evidência, conseguir bons leads para que se tornem clientes em longo prazo, o mais indicado é que utilize as estratégias para melhorar o tráfego orgânico.
Caso tenha como meta a busca de resultados mais rápidos e concretos, o tráfego pago é a melhor opção.
Mas sem dúvidas a melhor opção é utilizar a associação das duas estratégias.
Isso gera tráfego orgânico e pago ao mesmo tempo. Enquanto você está construindo o orgânico, o pago estará trazendo o alcance rápido da marca.
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