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ToggleCada dia mais as pessoas têm optado por se tornarem profissionais liberais.
Esse tipo de empreendedor tem formação em alguma área específica. Podendo ser uma graduação ou formação técnica,ele pode exercer a profissão como pessoa física ou jurídica com CNPJ.
Todo dono de negócio deseja que os seus serviços tenham visibilidade e aceitação.
As redes sociais, como facebook, instagram e twitter, são ótimas ferramentas para conseguir um bom alcance.
Mas ter um site aprimorado com técnicas de SEO, também é uma ferramenta de trabalho poderosa.
Este artigo vai ajudar a trazer essa resposta, mostrando como pode ser usado o SEO para profissionais liberais, e como isso pode trazer grandes benefícios.
Acompanhe a leitura até o final, você não vai se arrepender.
Entendendo melhor o que é SEO
Quando alguém resolve criar um site profissional, a expectativa é que quando algum usuário faça uma busca relacionada com a sua área de atuação no Google, o seu site apareça em primeiro lugar dentre as opções.
É importante entender que estar lá, na primeira posição das buscas, não tem nada a ver com sorte.
Pelo contrário, envolve muito esforço, trabalho e saber usar as técnicas corretas. E são exatamente essas técnicas bem utilizadas que serão o último fator a ajudar nesse ranqueamento do site.
A esse conjunto de ferramentas é dado o nome de SEO (Search Enginer Optmization). Elas englobam uma série de passos que irão ajudar em uma melhor colocação do seu site.
E isso o ajudará a ser mais visto e acessado, gerando o tão sonhado tráfego.
E tráfego maior, significa melhores oportunidades de negócio. E consequentemente o sucesso da sua atividade como profissional liberal.
Então, tenha em mente, que entender a usar o SEO adequadamente, pode ser o fator que poderá determinar o sucesso da sua profissão e do seu negócio.
O passo a passo das técnicas de SEO para profissionais liberais
Você deve ter percebido a importância de se usar o conjunto de estratégias de SEO. Mas também foi dito que essa não é a primeira coisa a fazer.
Antes disso você deve realizar alguns passos que te deixarão mais próximos da utilização adequada do seu site.
Para a utilização das técnicas de SEO, é muito importante que siga alguns passos:
- Defina seu nicho de atuação
- Crie um site responsivo
- Esteja presente nas redes sociais
- Planeje o conteúdo que irá apresentar
- Implemente as técnicas de SEO no seu material digital
Entenda melhor cada um dos pontos abaixo:
Defina seu nicho
Para iniciar a estratégia de captação de clientes, é necessário que seja definido o público que você deseja atrair. Afinal ninguém consegue abraçar o mundo. Foque onde você tem mais chances de sucesso.
Em seguida crie sua persona que é a representação do cliente ideal para seu negócio.
Crie um site responsivo
Algumas pessoas pensam que criar um site é um custo desnecessário, mas estão totalmente enganados.
Imagine que você está navegando numa determinada rede social e clica no perfil de um empreendimento. Na descrição você observou que tem o site deles e automaticamente imagina que se trata de um negócio maior e organizado.
Isto quer dizer que um site passa credibilidade e organização e clientes gostam disto.
Além disso, as configurações do seu site devem permitir que seu site seja acessado de qualquer dispositivo eletrônico.
De nada adianta ter um site bacana se seus usuários não conseguem acessar nos smartphones, por exemplo. Isso é ter um site responsivo.
Apareça nas redes sociais
Crie perfis profissionais. Apenas com a finalidade de trabalho. Deixe os seus perfis pessoais para uso próprio apenas.
Estar nas redes sociais é bom, pois propicia maior contato com seus leads para que eles possam se tornar clientes.
Então você pode questionar se precisa aparecer todos os dias nas suas redes. A resposta é não.
De fato, é importante que as pessoas vejam o rosto por trás do conteúdo que está exposto, mas não precisa fazer isso diariamente, sempre tire as dúvidas do seu público e ofereça um atendimento satisfatório e rápido para quem desejar mais informações.
Planeje o conteúdo que irá apresentar ao seu nicho
Você já sabe quem quer atender, e onde vai mostrar seus serviços de profissional liberal (site e redes sociais).
Ok, isso é bom. Mas ainda é como se fosse uma loja com vitrines vazias. Ninguém entra, não é verdade?
Esse é o momento em que você planeja o conteúdo. Procure algo que esteja relacionado às preferências do seu público-alvo.
E ao mesmo tempo ajude a sanar parte das dores dos clientes com informações relevantes. Lembre, o conteúdo tem que ser de qualidade.
Se não vai ser como se colocasse espantalhos na vitrine da sua loja, e não manequins bem arrumados.
Implemente as técnicas de SEO
O SEO tem sua base em três coisas basicamente:
- O uso correto das palavras chaves
- Estruturação adequada do conteúdo
- Convite ao lead para a ação
A utilização de palavras-chave é uma das ferramentas mais importante para otimização do seu site que é feita através das técnicas de SEO.
Antes de produzir qualquer conteúdo, defina a palavra-chave, pois ela deve estar em evidência. Entenda o que os seus clientes pesquisam, isto te ajudará em uma definição melhor.
No que diz respeito a estruturação, a frases devem ser curtas. Parágrafos não podem passar de três linhas. E os tópicos não devem ter mais de 200 palavras.
Resumidamente esses pontos são os mais importantes do SEO no que diz respeito à estruturação de conteúdo.
Por fim, mas não menos importante, convide o leitor a tomar uma ação. Pode ser a clicar em um link onde terá acesso a outros conteúdos.
Ou pode ser para preencher algum pequeno formulário, em troca de um brinde, como um mini e-book ou uma lista de dicas grátis. Pense em algo atrativo, relacionado com sua profissão e seus serviços.
Use as técnicas de SEO para profissionais liberais e colha os frutos
Pelo fato de você ser um profissional liberal, isso já demonstra a sua capacitação para exercer uma profissão qualificada.
Mas não basta você ser bom no que faz, os seus clientes precisam saber o quanto você é bom.
E aprender a usar as técnicas de SEO para profissionais liberais pode ser o divisor de águas que está faltando para você se destacar no seu mercado.
Esperamos que o material tenha ajudado a ver mais possibilidades e melhorar o desempenho do seu negócio.
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