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ToggleFunil de Inbound Marketing é a jornada vivenciada pelos seus clientes desde que eles encontram a sua marca até se tornarem fiéis, passando, é claro, pela efetivação da compra. Mas, quais etapas compõe o funil de Inbound Marketing? Vale a pena investir em funis eficazes de Inbound Marketing para sua empresa?
Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre isso, dizendo o que é, como fazer e quais são as etapas do funil de Inbound Marketing. Portanto, caso queira aprender mais sobre o assunto para aplicá-lo na prática, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria para saber mais. Vamos lá!
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que foge do marketing tradicional, aquele mais antigo e comum nas décadas passadas.
Enquanto o marketing tradicional “vai atrás” das pessoas, muitas vezes de forma invasiva, o Inbound Marketing tem o objetivo de atrair os potenciais consumidores, e por isso também é chamado de marketing de atração.
O “ímã” utilizado para a atração é um conteúdo de alto valor agregado. Para ficar bem claro, podemos considerar a seguinte situação: o potencial cliente tem alguma dúvida ou dor relacionada aos produtos ou serviços prestados pela empresa X.
Ao pesquisar sobre a dúvida ou dor na internet (o que praticamente todo mundo faz nos dias de hoje), ele acaba encontrando o conteúdo da empresa X com todos os esclarecimentos de que necessita. Assim, ele descobre que a empresa X é autoridade naquele assunto e que, quando ele precisar comprar aquele produto ou serviço, na empresa X ele pode confiar!
Podemos resumir, portanto, que o foco do Inbound Marketing é atrair clientes potenciais e, para isso, são utilizadas diversas plataformas digitais, como redes sociais, sites, e-mails, entre outros.
O Inbound Marketing segue sendo a opção do momento para aqueles que buscam aumentar as taxas positivas relacionadas aos resultados: inclui gerenciamento de redes sociais, engajamento constante, técnicas de SEO, busca por leads, construção de uma audiência engajada, marketing de conteúdo, etc.
O que é funil de Inbound Marketing?
Afinal, o que é funil de Inbound Marketing? Trata-se de uma estratégia baseada em marketing de conteúdo, em que um caminho é criado para que um completo estranho acabe se tornando um cliente ao efetivar a compra do produto ou serviço em questão. Mas, não para por aí: o objetivo é encantar esse cliente, para que ele continue fazendo negócios com a marca e a indicando para sua rede de contatos.
De uma forma resumida, podemos considerar que o funil de Inbound Marketing é a jornada que o cliente percorre desde o momento em que ele conhece a sua marca até quando toma a decisão de compra e se encanta pela empresa.
Mas, como esse funil funciona? É o que explicaremos a seguir. Acompanhe!
Como funciona o funil de Inbound Marketing?
Como mencionamos, ele é baseado em marketing de conteúdo. Funciona por etapas e começa a partir de um conteúdo que serve como base para a atração. A conversão acontece em seguida, quando o leitor se torna um seguidor e começa a acompanhar os conteúdos publicados pela empresa.
Como fruto disso, nasce um relacionamento assíduo, em que o indivíduo deixa de ser apenas um seguidor e se torna um cliente em potencial. O próximo passo é marcado pela venda, quando o seu cliente já te acompanha há algum tempo e resolve testar o seu produto. Por fim, o “pós-venda”, que é marcado pelo encantamento, este que deve ser monitorado de perto, afinal, nada melhor do que um cliente indicando você para novas pessoas.
Acima, citamos cada uma das etapas do funil de Inbound Marketing. Como você pôde notar, é um verdadeiro caminho percorrido pelo cliente em potencial, que começa como um mero leitor e termina passando feedbacks positivos da sua marca para outras pessoas (marketing de indicação), desde que a fase de pós-venda (encantamento) tenha sido realizada da forma correta, e claro, que o produto tenha satisfeito o comprador.
Etapas do funil de Inbound Marketing
E quais são as etapas do funil de Inbound Marketing? Como mencionado no tópico anterior, são 5 fases que marcam o caminho a ser percorrido: atração, conversão, relacionamento, venda e encantamento. Cada uma é mais importante do que a anterior, pois mostra que o seu cliente realmente está interessado em seu produto e na sua marca.
Apesar de já termos explicado como funciona na prática, abaixo falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas etapas e de qual forma elas podem ser aplicadas para a sua persona. Confira:
Atração
O primeiro passo é atrair o potencial cliente para a sua marca. Esse costuma ser o contato inicial entre ele e a empresa, e os conteúdos que irão atrai-lo provavelmente estarão nas redes sociais e/ou no blog institucional, escritos com as técnicas adequadas de SEO.
Isso porque um dos principais motivos para atrair um prospect é entregar a informação que ele precisa, no momento em que ele precisa. Em outras palavras, boa parte da atração diz respeito a atender às necessidades e agregar valor para quem pode se interessar pelas soluções que a sua empresa oferece.
Por exemplo, se a sua empresa prospecta outras empresas do ramo imobiliário, o conteúdo seria voltado para o setor, como por exemplo, os benefícios de contratar o serviço de um corretor de imóveis, as vantagens de registrar um imóvel com escritura, maneiras de prospectar novos clientes para vendas de terreno, entre coisas do tipo.
Conversão
Depois de ter conseguido atrair a atenção dessas pessoas, chegou a hora de dar um passo a mais: transformá-las em leads.
Leads são aqueles que fornecem informações (como nome e e-mail) em troca de algo que a empresa está oferecendo. Um exemplo são os e-books. Geralmente, para ter acesso a um e-book o leitor precisa preencher um formulário com alguns dados sobre ele que são importantes para a empresa.
Assim que faz o preenchimento, acontece a conversão: ele deixa de ser apenas um leitor e passa a ser um lead (futuro cliente em potencial).
Isso porque, como ele demonstrou interesse em um assunto que a sua empresa domina (o conteúdo do e-book), provavelmente ele também tenha interesse em saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos.
Relacionamento
Em seguida, surge então o relacionamento. Aqui o objetivo é nutrir seu lead com conteúdo personalizado e relevante, fortalecendo a conexão entre ele e a empresa, e levando-o a avançar na decisão de compra.
O relacionamento pode ser mantido, por exemplo, por meio do e-mail marketing. Basicamente, você cria um relacionamento diário, semanal, quinzenal ou mensal com o seu cliente em potencial.
O objetivo não é bombardeá-lo com e-mails, mas enviar conteúdos interessantes e que estejam relacionados ao nicho em que a empresa atua.
Esse relacionamento estreita os laços, visto que o lead sempre irá reconhecer a sua marca como de qualidade, aumentando a sua credibilidade e confiança para que, posteriormente, a venda aconteça. O relacionamento é uma das partes mais importantes das etapas do funil de Inbound Marketing e não deve ser descartada, pois aumenta as chances de venda final.
Venda
Em seguida, então, acontece a venda. Caso tenha acompanhado o funil de Inbound Marketing até aqui, deve ter notado que tudo ocorreu de forma muito natural, desde o primeiro contato, até o relacionamento criado, finalizando em uma venda. Seguindo o exemplo da etapa anterior, em algum dos e-mails a empresa pode oferecer um link para produtos de e-commerce, prestação de serviço ou até realizar um lançamento voltado para os leads.
Como já foi criado um relacionamento de confiança, há grandes chances de que seu lead/persona compre o produto ou serviço oferecido.
Encantamento
Por fim, há o encantamento. Essa é a parte exclusiva do pós-venda, em que você oferece suporte para qualquer dúvida que o cliente possuir em relação ao seu produto, devoluções e trocas. É de suma importância que seja dada atenção a esta fase, pois ela pode garantir novos clientes por meio do marketing de indicação.
Além disso, esses clientes podem receber conteúdos exclusivos que os estimulem a continuar fazendo negócios com a empresa, seja comprando a mesma ou novas soluções.
Por que o funil de Inbound Marketing é importante para as empresas?
Por que o funil de Inbound Marketing é importante para as empresas? Porque, além de aumentas as chances de venda, ele também eleva a credibilidade, fideliza a clientela e aumenta o seu engajamento em todas as redes sociais e plataformas digitais em que a empresa está presente.
Para que o funil de Inbound Marketing seja realmente eficaz, todas as suas etapas devem ser estrategicamente planejadas e executadas, o que envolve diferentes técnicas e especializações. Por isso, o ideal é poder contar com uma agência especializada em Inbound Marketing, como é o caso da Lab Growth.
Que tal entrar em contato conosco para conversamos mais sobre como o Inbound Marketing pode ser determinante para o sucesso do seu negócio?
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