BPO de marketing: O que é e quais são as vantagens?
BPO de marketing é uma das opções que todos os gestores possuem para focar ainda mais as suas energias no que realmente precisa de sua atenção. Mas, o que exatamente é o BPO de marketing?
Vale a pena contratar uma agência terceirizada para fazer o trabalho? É um gasto ou é um investimento?
Em todo tipo de empresa e até mesmo em nossa vida pessoal, há inúmeras coisas que fazemos em nosso cotidiano que tomam muito do nosso tempo. Nem sempre são tarefas essenciais, no entanto são necessárias e, se terceirizadas para as pessoas certas, podem trazer um resultado muito mais satisfatório, e o tempo que nos sobra pode ser melhor aproveitado.
Tudo isso faz parte de uma boa gestão de negócios, gestão de tempo e organização de prioridades. Ao entendermos quais são os pontos principais em nossas empresas e que realmente precisam de nossa atenção, ou seja, ao termos claro qual é o nosso core business, podemos então separar todas as outras áreas do negócio que podem ser administradas por outras empresas, especializadas na área em questão.
Neste conteúdo, vamos falar justamente sobre uma maneira de otimizar seu tempo, delegando algumas ações para que outras empresas as realizem. Então, se quer saber o que é exatamente BPO de marketing e como usá-lo a seu favor, acompanhe-nos até o final da matéria e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!
O que é BPO?

Mas, afinal, o que significa BPO? É a sigla de Business Process Outsourcing, em inglês, que significa Terceirização de Processos de Negócios. Em suma, como o próprio nome indica, trata-se da prática de terceirizar serviços ou áreas de negócio para outra empresa, cujo core business é justamente o foco da contratação.
Dessa forma, é possível reduzir tempo gasto e até mesmo custos, já que contratar uma empresa especializada em determinada área acaba saindo muito mais em conta do que montar um time interno de profissionais qualificados.
Além disso, justamente por a empresa a ser terceirizada ter expertise na área em questão, o trabalho realizado tem uma qualidade muito mais elevada e os resultados alcançados são muito mais satisfatórios.
Portanto, se você está procurando maneiras de melhorar as suas vendas, sua produtividade ou outros pontos de sua organização empresarial, por que não pensar na terceirização? É uma ótima forma de entregar serviços dentro do prazo, bater metas, elevar a qualidade das entregas e, acima de tudo, aumentar seus lucros.
O que é o BPO de Marketing?

E o que é BPO de marketing? Como mencionado acima, BPO em português significa Terceirização de Processos de Negócios. O simples uso do termo “BPO”, sem a adição de “marketing”, refere-se à ação de terceirizar serviços ou áreas inteiras para outras empresas, como por exemplo, contratar uma empresa especializada para fazer o serviço de RH, contabilidade ou TI.
BPO de marketing, por sua vez, diz respeito à contratação de uma agência de marketing para assumir todos os processos do setor ou algumas atividades específicas.
Fazem parte do BPO de marketing soluções como:
- Marketing digital
- Automação de marketing
- Inbound marketing
- Marketing de conteúdo
- SEO
- Link Building
- Gestão de tráfego
- Gestão de redes sociais
- Criação de sites
- Design gráfico
- Endomarketing
- Ou todas as soluções sendo executadas de forma simultânea, que seria a terceirização da área de marketing de forma completa.
Vantagens do BPO de Marketing

E quais são as vantagens de aplicar o BPO de marketing? Em termos gerais, quais são os benefícios adquiridos pela empresa que resolve colocar o serviço de terceirização do marketing em prática? Você já deve ter percebido alguns dos benefícios ao longo do texto, mas, para facilitar a compreensão, vamos ressaltar abaixo os principais.
Serviço de qualidade
Quando contratamos uma empresa especializada para fazer o serviço terceirizado, ganhamos com um serviço de alta qualidade. Por que dizemos isso? Porque os profissionais que ficarão responsáveis pelos processos estão entre os melhores do mercado, contratados “a dedo” pela empresa que terceiriza o serviço. É claro, à primeira vista pode parecer mais “barato” pedir para um dos seus funcionários fazer o serviço, mas logo você vai perceber a diferença em termos de qualidade e, é claro, de resultados conquistados.
Foco no que realmente importa
Quando uma empresa terceiriza o marketing, ela pode canalizar todos os esforços dos seus colaboradores para o que realmente importa: o seu core business.
Isso tem um peso muito grande nos dias de hoje. Afinal, o verdadeiro foco das empresas deve ser gerar cada vez mais valor aos seus clientes e se manter relevantes para eles. Só assim será possível sobreviver a períodos de incerteza e manter a competitividade no futuro.
No entanto, é impossível ter essa atuação tão estratégia se desperdiçar tempo tentando fazer o que não está diretamente relacionado ao negócio e/ou o que não se tem a devida especialização.
Por isso é tão importante terceirizar para quem realmente entende do assunto. Assim, ao mesmo tempo em que a sua empresa foca por inteiro no seu core business, quem tem como core business o marketing foca por inteiro em alcançar os melhores resultados para a sua empresa.
Maximização de resultados
Ao contar com a atuação de uma agência especializada em marketing, todas as estratégias relacionadas a essa área passam a ser muito mais efetivas. Isso significa que diminuem as chances de investir recursos em ações que tenham pouco retorno. Ao mesmo tempo, devido à soma de uma série de fatores, como alcance do público correto, com o conteúdo apropriado e no momento adequado, tem-se a maximização de resultados.
Gestão data driven
Já ouviu falar sobre a gestão data driven? É um tipo de gerenciamento que dá foco na análise de dados. Ao apostar em BPO de marketing, a empresa contratante recebe relatórios mensais com os principais indicadores do projeto.
Assim, poder-se ter um acompanhamento efetivo dos resultados atingidos, além de ser possível repensar estratégias, fazer novos testes, identificar novas oportunidades de negócio e melhorar continuamente todos os processos, buscando sempre a maximização da qualidade e dos resultados.
Enfim, investir em BPO de marketing é exatamente o que a sua empresa precisa para fortalecer a marca e alavancar resultados!
Se você está procurando um parceiro de confiança para terceirizar o marketing, você chegou ao local certo!
Conte com a Lab Growth para ter um serviço de qualidade, com alto nível de valor agregado e orientado a resultados!
Ações de marketing para atrair clientes: confira 7 estratégias poderosas!
As ações de marketing para atrair clientes podem e devem ser colocadas em prática, principalmente se puderem ser efetivadas simultaneamente. Mas, quais são as principais ações de marketing digital que ajudam a atrair clientes?
Estar presente no mundo do marketing digital é de suma importância para quem pensa em se destacar entre a concorrência. A verdade é que, quanto mais você estiver atualizado sobre o marketing em geral, mais estiver inserido na web, mais estiver conectado, maior será a sua taxa de conversão, independentemente do tipo de produto ou serviço que ofereça.
Para isso, é necessário estudo, dedicação e mão na massa para que os resultados comecem a chegar, principalmente aqueles relacionados à prospecção de novos clientes.
No conteúdo de hoje, falaremos justamente sobre esse que é um assunto de interesse de muitas pessoas. Afinal, quais são as ações de marketing para atrair clientes?
Separamos 7 delas. Então, caso queira entender mais sobre o assunto, acompanhe-nos nessa leitura interessante. Vamos lá!
7 Ações de marketing para atrair clientes

Participe de eventos

Estar presente nos principais eventos do seu nicho sempre chamará a atenção de novos clientes, principalmente os mais segmentados. Basicamente, a sua tarefa principal é estar presente ao máximo em todo tipo de plataforma ou evento físico possível. Assim, sua marca será visualizada – e lembrada – com mais frequência.
Independentemente se estamos falando de eventos físicos ou virtuais, como webinars, seminários ou workshops. Os eventos digitais são bastante propensos a darem resultados, afinal, o número de pessoas online pode ser muito maior do que de forma presencial. Ainda assim, o número de rejeição também pode ser maior, visto que muitas pessoas de fora do nicho podem acessar por pura curiosidade.
Coloque a sua empresa em um marketplace

Colocar a sua empresa em um marketplace aumentará seu faturamento quase que instantaneamente. O termo em inglês significa, literalmente, “mercado” em português, porém, é usado para definir somente os locais de venda online, excluindo e-commerces próprios ou lojas físicas.
Vale ressaltar que marketplace e e-commerce não são a mesma coisa. Com o seu e-commerce seus clientes chegam até você de forma direta, por meio da sua própria loja.
Com o marketplace, seus clientes te encontram de forma indireta, mesmo que não conheçam a sua loja, por exemplo. Afinal, marketplaces são espaços virtuais que simulam shoppings físicos, porém na web.
Por meio desses sistemas, é possível anunciar, vender, fazer uma vitrine com links para seu e-commerce, etc. São espaços “livres”, onde você pode anunciar todo tipo de produto, desde que siga as diretrizes da plataforma, que são sempre muito particulares. Abaixo, deixamos uma lista de marketplaces que servem como ações de marketing para atrair clientes.
Confira:
- Amazon;
- Facebook Marketplace;
- Magazine Luiza;
- Mercado Livre;
- Buscapé;
- OLX;
- Entre outras plataformas de nicho, como o próprio Airbnb, por exemplo.
Invista nas redes sociais

Onde estão seus clientes? Uma das respostas mais corretas sobre o assunto é, literalmente, “nas redes sociais”. As plataformas sociais se tornaram verdadeiros estádios cheios de clientes em potencial para consumir seu produto ou serviço, independentemente de qual nicho seja.
Além disso, quando falamos de redes sociais como o Instagram, por exemplo, ampliamos nossa chance de conversão. Principalmente porque, atualmente, a grande maioria dessas redes sociais possuem sistemas próprios de anúncios, como é o caso do Facebook, Instagram, e até mesmo o YouTube.
Por meio dessas ferramentas, você pode escolher qual a faixa etária do público que visualizará seus anúncios, o sexo, a região (podendo até mesmo realizar estratégias de marketing para negócios locais), interesses, entre vários outros critérios de montagem do anúncio, sempre à sua escolha.
Invista em inbound marketing e conteúdo

Inbound marketing é um tipo de estratégia que foge dos padrões do marketing tradicional.
Enquanto com a última opção ainda são usadas ferramentas antigas, como panfletos, anúncios em rádios e carros de som, por exemplo, sempre “indo atrás” do consumidor; com o inbound marketing estamos totalmente mergulhados na web, atraindo a atenção do público e fazendo com que ele venha até nós.
Trata-se de usar toda a rede de ferramentas online para atrair novos clientes: SEO, redes sociais, anúncios publicitários por meio de ferramentas como Google e Face ADS, newsletters, podcasts, vídeos e blogs. O inbound marketing, quando casado com um marketing de conteúdo muito bem feito, pode resultar em diversos resultados positivos. Vale a pena investir dinheiro e tempo nesse “pacote de estratégias”, que já mostraram trazer mais resultados do que o marketing tradicional.
Crie promoções

Você já se perguntou o porquê do Walmart não ter dado certo no Brasil? A gigante do varejo norte-americana fechou as portas em solo brasileiro no ano de 2019, quando a crise financeira mundial ainda nem havia se instalado. Isso aconteceu porque a gerência apostou na técnica de preço baixo todo dia, como acontece nos EUA.
O problema? O brasileiro não liga para preço baixo todo dia, mas sim em promoções pontuais e sazonais, por isso a “Black Friday” foi e ainda é um verdadeiro sucesso todos os anos. Aposte em promoções – essa é uma das melhores ações de marketing para atrair clientes. Crie anúncios usando preços riscados simulando valores antigos, usando um preço mais baixo como principal.
São muitas as estratégias do tipo que podem ser utilizadas, mas a nossa principal dica é: coloque em prática!
Faça anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados são justamente os mais importantes na conversão de novas vendas. Como mencionado, plataformas que podem segmentar seu anúncio estão disponíveis, como o Face e o Google ADS. Use-as não somente para vendas, mas também para atrair novos seguidores e clientes fixos.
Monte um programa de indicação

Lembra-se quando mencionamos que brasileiro gosta de promoções, como se fossem benefícios? Os programas de indicação também são ótimos, pois se encaixam nesse quesito. Ofereça um desconto por tempo limitado em seus produtos, desde que seus clientes indiquem amigos para comprarem também de sua marca.
Esse foi o nosso guia sobre as ações de marketing para atrair clientes. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Caso ainda possua dúvidas, basta comentar abaixo que vamos saná-las.
Caso precise de ajuda para planejar e executar as ações de marketing para atrair clientes, basta entrar em contato conosco!
Como produzir um bom conteúdo de Marketing Digital? Confira 6 dicas essenciais!
Como produzir um bom conteúdo de Marketing Digital? Quais são as técnicas que podem ser usadas para que essa estratégia apresente um resultado verdadeiramente bom? Vale a pena investir em marketing de conteúdo ou é dinheiro jogado fora?
Neste conteúdo, vamos trazer uma matéria completa para ajudar você a compreender como produzir um bom conteúdo de Marketing Digital, independentemente do tipo de plataforma que você utilizar. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!
O que pode ser considerado um bom conteúdo de marketing digital?

E o que pode ser considerado um bom conteúdo de marketing digital? Todo conteúdo que responde de maneira completa ao que o seu leitor busca saber. É necessário ser coeso e escrever um conteúdo relativamente simples, de fácil compreensão, mas que realmente agregue valor e que, é claro respeite todas as regras da gramática.
Por que é importante produzir um bom conteúdo de marketing digital?

O marketing de conteúdo é importante porque pode atrair milhares de novos clientes, somente pela qualidade do mesmo. Uma pessoa pode se tornar assinante da newsletter da sua empresa, por exemplo, porque gosta das suas campanhas de e-mails. Em algum momento, essa mesma pessoa pode resolver comprar algum produto ou serviço oferecido.
Então, em resumo, é importante produzir um bom conteúdo porque é possível aumentar a conversão de vendas da sua marca.
Principais formatos do marketing de conteúdo

Blog
Um blog é uma parte do seu site destinada a conteúdos que agreguem valor aos seus clientes atuais e potenciais. A ideia aqui é escrever com frequência sobre assuntos relacionados à área em que a empresa atua. Assim, com o tempo, o tráfego orgânico aumenta, e o número de clientes em potencial também.
E-book
Um e-book, na grande maioria das vezes, é entregue gratuitamente em troca da presença de seu cliente. Dessa forma, você pode oferecer um e-book interessante para o seu público, em troca do lead (e-mail ou algum contato do leitor, por exemplo). É também uma forma de o atrair para perto, sendo uma estratégia muito usada antes do lançamento de um curso, por exemplo.
Infográfico
Um infográfico é uma espécie de “resumo” de algum conteúdo longo. Encontrado em diversos modelos, contém imagens, gráficos, palavras e até mesmo vídeos. O objetivo é envolver o leitor entre algo criativo e ao mesmo tempo que contenha a informação que ele deseja receber.
Vídeo
Como produzir um bom conteúdo de marketing digital? Usando vídeos. O vídeo é uma das melhores mídias para envolver possíveis clientes em potencial. Isso porque algumas pessoas podem se sentir mais atraídas por conteúdos audiovisuais do que escritos, por exemplo.
Imagem
Certamente você já ouviu aquele velho ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras. E é verdade. Dessa forma, utilizar imagens em seus posts nas redes sociais ou páginas da web em geral ajuda a exemplificar o que você está querendo passar, além de chamar atenção de quem está lendo.
É uma estratégia muito utilizada pelo marketing de conteúdo para blogs: a imagem auxilia a deixar o texto extenso menos denso, diminuindo a taxa de rejeição das páginas do site em questão.
Posts em redes sociais
Como produzir um bom conteúdo de marketing digital? Acima de tudo, esteja nas redes sociais. Atualmente, é o local mais indicado para fortalecer a sua marca e se conectar com seus clientes. As palavras corretas para bons conteúdos nesses espaços são “inovação” e “constância”. Inove com conteúdos envolventes e poste sempre que possível, sempre com constância.
Dicas para produzir um bom conteúdo de marketing digital

Conheça a sua persona
O primeiro passo para saber como produzir um bom conteúdo de marketing digital é conhecer a sua persona. Persona é uma palavra usada para definir o tipo de pessoa que consome seu conteúdo, seus produtos: faixa etária, sexo, principais gostos, dores, sonhos, medos, sentimentos, ações, costumes, etc. Ao defini-la, será mais fácil produzir um conteúdo de alta qualidade.
Utilize técnicas de SEO
Lembre-se sempre de usar técnicas de SEO em seus conteúdos, principalmente aqueles que serão postados em blogs. Estamos falando de Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Basicamente, você organiza seu conteúdo usando técnicas para ranquear o texto para as primeiras posições das SERPs (páginas de resultados).
Existem diferentes tipos de navegadores, é claro, mas o SEO mais utilizado é aquele voltado para o Google, afinal, é o browser mais usado em todo o mundo.
Crie o esqueleto do texto
Uma das formas de escrever um bom conteúdo com mais facilidade é estruturá-lo antes da escrita. Desse modo, você pode inserir todas as informações que precisam fazer parte do conteúdo com antecedência, além de poder usar as keywords semânticas e com bom número de buscas em seus subtítulos.
Seja autêntico
Lembre-se de ser autêntico: um conteúdo de qualidade precisa ser único, não somente pela qualidade em si, mas também porque conteúdos plagiados não são ranqueados em mecanismos de buscas. Você pode sim se basear em conteúdos da concorrência, principalmente se possuírem qualidade, mas escreva com suas próprias mãos.
Foque na experiência do usuário
Como mencionamos anteriormente, devemos escrever o conteúdo usando técnicas de SEO, principalmente quando escrevemos para blogs. Para medir a qualidade do conteúdo, possuímos ferramentas que nos indicam o que deve ser alterado e melhorado no texto.
Porém, não escreva somente para ferramentas, bots e algoritmos: lembre-se de que alguém irá ler seu texto e, dessa forma, você deve focar na experiência do seu usuário, para que ele aproveite a leitura e, quem sabe, até indique seus textos para outras pessoas, aumentando assim o seu tráfego.
Revise
Por fim, revise os conteúdos com o maior cuidado possível. Sempre visualize toda a escrita no final, buscando corrigir erros ortográficos ou de coesão. Dessa forma, além de melhorar a pontuação SEO do conteúdo, você mostra aos seus leitores sua dedicação em entregar um conteúdo com qualidade.
Este foi o nosso guia sobre como produzir um bom conteúdo de marketing digital. Todas as dicas que trouxemos são úteis, e, caso sejam colocadas em prática, com certeza trarão bons resultados.
Se você precisar de ajuda profissional para produzir um bom conteúdo de marketing digital, entre em contato conosco! Nós temos o compromisso de entregar conteúdos de alto impacto e valor agregado!
ROAS no marketing: O que é? Como calcular? Quando usar e como melhorar?
ROAS é um acrônimo muito usado no mundo do marketing digital, principalmente entre as pessoas que buscam mais informações e detalhes sobre os resultados das suas campanhas publicitárias. Mas afinal, o que é ROAS na prática?
Quanto de retorno os seus anúncios lhe rendem? Está valendo a pena fazer anúncios ou não? Todas essas dúvidas são muito comuns e, acima de tudo, precisam ser indagadas para que uma série de dados possa ser analisada, a fim de verificar os reais resultados obtidos.
Muitas pessoas deixam a análise de resultados de lado, sendo que é essa prática que nos ajuda a criar campanhas cada vez melhores. Quanto mais testes forem realizados e quanto maior for o número de informações usadas para realizar as comparações, melhor serão os futuros anúncios de tráfego pago do marketing digital.
Neste conteúdo, separamos uma série de informações explicando a você o que é ROAS, portanto, caso queira saber mais sobre o assunto para aumentar os seus lucros de acordo com o que você investe em suas campanhas, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá!
O que é ROAS?

Afinal, o que é ROAS na prática? Trata-se de um acrônimo em inglês para Return On Advertising Spend, que em português significa “Retorno sobre Investimentos em Publicidade”. Trata-se diretamente do valor que você possui como retorno em relação ao valor investido em seu ativo. Dessa forma, temos uma ideia de se o valor retornado é suficiente ou não.
No marketing, o termo está diretamente ligado com as campanhas publicitárias que criamos, seja em busca de novos clientes ou então para vender produtos na web, com um e-commerce ou com o auxílio de um marketplace, claro, sempre usando as ferramentas ADS.
Papel do ROAS no marketing

E qual é o papel do ROAS no marketing? É, basicamente, permitir o acompanhamento de cada campanha de mídia paga, analisando se está gerando lucro – e quanto.
O ROAS possui suma importância para verificarmos se as campanhas que estamos realizando realmente estão com bons resultados ou não. Vários testes podem ser feitos, resultados positivos assimilados, criando assim uma terceira campanha, melhor do que as duas anteriores pelo casamento das mesmas.
Então, o ROAS possui um papel fundamental no marketing digital: entender, acima de tudo, se o investimento está valendo a pena ou não. Caso a resposta seja negativa, é necessário analisar todos os dados obtidos, verificar taxas de conversão e rejeição, buscar por insights de consumidores e, então, encontrar uma resposta satisfatória para a questão.
No cenário atual, em que tudo no marketing pode ser quantificado em métricas e dados, o ROAS é um indicador de grande importância para que possamos otimizar ainda mais as nossas campanhas.
Diferença entre ROAS e ROI

Talvez você esteja se perguntando: qual a diferença entre ROAS e ROI?
ROI é a sigla para Return Over Investment, expressão que pode ser traduzida para o português como retorno sobre o investimento.
A principal diferença entre ROAS e ROI é que o ROI leva em consideração aspectos gerais do negócio, como investimentos relacionados a colaboradores, água, luz, internet, ferramentas, entre outros.
Já o ROAS fala exclusivamente sobre campanhas publicitárias, aquelas que você pode segmentar seu público por faixa etária, localização, Pixels do Face ADS, entre vários outros quesitos.
De uma forma bem simples, podemos dizer que o ROAS leva em conta apenas o valor investido nos anúncios da campanha em questão.
Se fosse para calcular o ROI da campanha, por exemplo, além do valor investido em anúncios, seria necessário envolver esses outros aspectos citados acima, como mão de obra e energia elétrica.
Como calcular o ROAS?

E como calcular o ROAS? Trata-se de uma conta simples. Basicamente, você deve seguir essa fórmula:
ROAS = (receita obtida por meio dos anúncios / custo dos anúncios) x 100
Com essa fórmula, você terá o resultado em porcentagem do seu ROAS.
E como saber se o resultado é positivo?
Se o seu resultado for 100%, significa que você está ganhando 1 real para cada 1 real gasto. Ou seja, não está nem faturando nem ficando no prejuízo: está tendo um ROAS neutro.
Agora, se o seu resultado for inferior a 100%, significa que você está gastando mais do que ganhando com a sua campanha. Nesse caso, seu ROAS está negativo.
Para o ROAS ser considerado positivo, ele deve ser acima de 100% e, nesse sentido, quanto mais melhor!
Estudar o resultado do ROAS é essencial, pois caso esteja abaixo de 100% ou até mesmo igual, significa que todos os dados deverão ser analisados, para que assim as campanhas possam ser otimizadas, gerando resultados cada vez melhores.
E como saber se meu lucro com anúncios está acima de 100%? Basta fazer a conta acima. Imagine, por exemplo, que você fez um anúncio de um curso sobre gestão de ativos.
Você programou um investimento de R$200,00 diários, em um mês com 30 dias.
No total, foram gastos cerca de R$6.000,00 com a campanha publicitária em plataformas como Face e Google ADS. A receita adquirida com esses anúncios foi de R$12.000,00. Agora, vamos aplicar os valores na fórmula:
ROAS = 12.000,00 (receita obtida com anúncios) / 6.000,00 (custo dos anúncios) = 2 x 100 = 200%.
O que isso significa? Significa que a cada 1 real investido na campanha, você obteve um lucro de dois reais. Ou seja, o seu ROAS é positivo!
Quando usar o ROAS?
Quando usar o ROAS? Sempre que você fizer campanhas publicitárias. Com o tempo, novas análises sobre sua persona podem ser realizadas, buscando então equilibrar as ferramentas e dados conjurados para chegar a um resultado satisfatório. Após isso, basta manter a campanha com um ROAS positivo e acompanhar seus dados para possíveis novas mudanças.
Como melhorar o ROAS?

Como melhorar o ROAS? Analisando os dados das campanhas publicitárias anteriores é possível encontrar alguns erros e otimizar a campanha como um todo, como já mencionamos anteriormente. Este foi o nosso conteúdo completo sobre ROAS. Caso ainda possua dúvidas, comente abaixo que vamos ajudar você a entender mais sobre o assunto. Até a próxima!
Psicologia das cores no marketing: O que é? Como funciona? Como usá-la?
A psicologia das cores no marketing possui mais importância do que você pode imaginar. Sabia que é possível influenciar um cliente à compra somente com o bom uso das cores em sua logo, cardápio, propagandas, entre outras formas de conversão? Sabia também que algumas cores são mais indicadas do que outras para alguns estabelecimentos?
A verdade é que o marketing é um emaranhado de possibilidades e competências. É possível usar de diversas ferramentas para aumentar a conversão de vendas, número de clientes fixos, número de seguidores em redes sociais, faturamento, entre vários quesitos que podem realmente colocar a marca em uma posição confortável.
Porém, muitos líderes e gestores acabam deixando de lado essa oportunidade incrível que possuem em mãos. Destacam-se aqueles que usam de todas as ferramentas que possuem à sua disposição para melhorar seus resultados, mas claro, desde que façam tudo da forma correta e com a máxima eficiência possível.
Hoje, vamos falar sobre uma dessas ferramentas que podem potencializar a conversão: as cores de uma marca. Portanto, caso queira entender mais sobre a psicologia das cores no marketing, recomendamos que nos acompanhe nessa leitura até o final. Vamos lá!
O que é a psicologia das cores no marketing?

Johann Wolfgang von Goethe é o nome do alemão que concebeu a “Teoria das cores”, criando o que conhecemos hoje por psicologia das cores, muito utilizada no marketing. Segundo o cientista alemão, a cor depende de 3 fatores principais para que seja realmente definida, dois muito conhecidos, e um fator que foi deixado de lado por séculos. São eles:
- Luz;
- Ambiente;
- E percepção/sentimento de cada pessoa em relação ao que está visualizando.
Portanto, podemos definir a psicologia das cores no marketing como uma área que envolve as cores para despertar sentimentos nas pessoas que a visualizam. Por meio desse sentimentalismo, com base em uma série de estudos que já foram realizados, é possível induzir ou persuadir um cliente para a compra.
Mas, como? Bem, como veremos um pouco mais adiante, cada cor pode ser usada para um tipo diferente de objetivo, com base em muitos estudos que já foram realizados, apontando resultados positivos para a cor branca em ambientes de saúde, por exemplo, pois demonstram limpeza e promovem a calma. Continue lendo conosco para entender mais sobre a psicologia das cores no marketing!
Quais sentimentos as cores promovem?

Antes de saber qual cor deve usar em logos, cardápios, propagandas e mídias do seu negócio, você precisa compreender quais são os sentimentos que cada uma das cores exerce nas pessoas de forma direta. O sentimento é sempre único, mas a compressão das mesmas é global, de certa forma. Leia abaixo e veja de que forma as cores podem “tocar” seus clientes:
- Ouro: prosperidade, riqueza, calor, grandeza, opulência, preciosidade, extravagância;
- Laranja: calor, flamejante, expansão, extravagância, equilíbrio, vibração, humor, excessivo, energia, entusiasmo;
- Preto: sofisticação, anonimato, sexualidade, profundidade, formalidade, remorso, elegância, tristeza, mistério, riqueza, medo, negação, infelicidade, poder, raiva;
- Amarelo: esperança, claridade, relaxamento, felicidade, cobiça, otimismo, idealismo, perigo, imaginação, sabedoria, inveja, conhecimento, verão, desonestidade, alegria, traição, covardia, engano, doença;
- Prata: tecnológico, riqueza, macio, diferença, liso, glamour, elegante, suave, natural, fascínio;
- Vermelho: violência, paixão, fogo, agressão, perigo, energia, ira, desejo, excitação, raiva, sangue, fúria, amor, força, poder, calor, velocidade, guerra;
- Branco: paz, limpeza, inverno, nascimento, sim, amor, frio, respeito, inocência, pureza, precisão, humildade, bom, casamento (culturas ocidentais), proteção, juventude, mesura, neve, morte (culturas orientais), clínico, simplicidade;
- Azul: contentamento, fé, frio, unidade, lealdade, limpeza, tranquilidade, céu, verdade, estabilidade, harmonia, ordem, tecnologia, espiritualidade, confiança, calma, conservadorismo, segurança, água, paz;
- Rosa: leveza, feminilidade, inocência, delicadeza, satisfação, felicidade, charme, romantismo, brincadeira, amor, saúde;
- Marrom: estabilidade, materialismo, simplicidade, confiabilidade, resistência, casa, excitação, conforto, terra, ar livre;
- Verde: cura, renovação, primavera, juventude, meio ambiente, perseverança, orgulho, fertilidade, imutabilidade natureza, imaturidade, calma, saudável, boa sorte, tenacidade, vigor, generosidade, ciúme, inexperiência, autoconsciência;
- Roxo/Violeta: poder, sensibilidade, sabedoria, conhecimento, crueldade, nobreza, espiritualidade, luto, iluminação, transformação, erotismo, realeza, misterioso, intimidade, cerimônia.
Por que precisamos entender o sentimento de cada cor?
Mas, e por que compreender mais sobre a psicologia das cores no marketing? Porque todos esses sentimentos que mencionamos acima são encarados de forma global. Dessa forma, por exemplo, se você quer investir em mídias sociais sofisticadas e que passem elegância ao seu cliente em potencial, poderá investir nas cores preto, ouro ou prata, por exemplo.
Por outro lado, se busca despertar o desejo do cliente porque possui uma hamburgueria, o mais indicado é a cor vermelha, que desperta vontade, imediatismo e excitação no cliente em potencial. Os exemplos são muitos, mas o que você precisa saber é que as cores possuem papel fundamental na imagem como prospecto de novos clientes.
Qual é a cor mais indicada para meu negócio?

Como bem sabemos e já citamos desde o início do conteúdo, cada empresa possui uma linha diferente de atuação, logo, a cor utilizada para o marketing da marca será diferente. Em suma, cada caso é um caso e o mais indicado é buscar o trabalho profissional de agências de marketing. Abaixo, damos algumas dicas de como aplicar a psicologia das cores no marketing, na prática:
- Estabelecimentos gourmets: a cor vermelha pode despertar o desejo, como mencionado no exemplo dos restaurantes. Além disso, espaços com pisos, revestimentos e outros produtos para casa, outro tipo de linha gourmet, podem necessitar de confiança e estabilidade. Nesse caso, a cor marrom deve estar presente;
- Clínicas de saúde: branco sempre será a cor que domina esse tipo de espaço, pois transmite paz, limpeza e “sim”. Além dela, a cor azul também pode ser usada, pois transmite tranquilidade e confiança;
- Serviços de beleza ou destinados a mulheres: por ser feminino e delicado, o rosa sempre foi e deve continuar sendo amplamente usado no universo feminino. Empresas que trabalham com saúde e beleza podem utilizar a cor buscando transmitir essa delicadeza;
- Ambientes corporativos ou tecnológicos: uma cor muito recomendada para esses casos é o cinza, pois passa uma sensação de estabilidade, neutralidade e inovação. Por isso, é um tom muito usado em ambientes corporativos, mas também deve ser usado por empresas que trabalham com tecnologia e crescimento dentro da área tech.
Este foi o nosso guia sobre a psicologia das cores no marketing. Esperamos que tenha compreendido um pouco mais sobre a importância dessa ferramenta que pode realmente fazer a diferença em seu negócio.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, comente para que possamos solucioná-las. Até a próxima!
O que é conversão no marketing digital? Definição, tipos e como melhorar!
O que é conversão no marketing digital? Como funciona uma conversão dentro do marketing? Tem como melhorar a taxa de conversão das vendas de uma loja? O que é Call to Action e como isso pode influenciar o caminho a ser percorrido para se chegar até a venda de um produto? Qual é a real importância da conversão?
Apesar das vendas online serem mais práticas, automatizadas e fáceis do que as feitas pessoalmente, elas ainda enfrentam algumas dificuldades para serem realizadas, mesmo com o auxílio de diversas ferramentas de marketing que temos à nossa disposição atualmente.
O grande diferencial de se trabalhar com vendas aliadas ao marketing é que em algum momento tudo se torna muito prático: você já encontrou seu público, já definiu o valor que precisa pagar diariamente para o anúncio de um produto, entre outros detalhes. Então, basta deixar a propaganda rodar e as vendas acontecerem. Mas, para que isso seja realmente possível, a taxa de conversão deve estar alta.
E é sobre isso que falaremos hoje. Neste conteúdo, vamos deixar claro a você o que é conversão no marketing digital e de que forma você pode otimizá-la, para que assim, consequentemente, os seus resultados aumentem. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos nessa leitura. Vamos lá!
O que é conversão?

Afinal, o que é conversão no marketing digital? A conversão é uma ação realizada pelo usuário que pode ser medida, como um envio de formulário ou uma compra.
Se o objetivo for uma venda, por exemplo, a cada clique que ele der em direção à aquisição de um produto, uma conversão a mais é realizada em direção à conversão final, que resulta na compra de um produto, serviço ou qualquer outro tipo de solução que você esteja oferecendo.
É claro, a principal conversão é aquela que consideramos como a mais importante: a venda. Então, encaramos a venda como uma conversão, um ponto positivo que indica que o resultado pretendido foi atingido. Porém, é importante considerar que existem outros tipos de conversão, como veremos em mais detalhes a seguir.
Entenda os diferentes tipos de conversão

Conversão de compra de um produto ou serviço
Como mencionado, é o principal tipo de conversão no marketing digital. É um conjunto de técnicas e ações que são implementadas em um anúncio, por exemplo, que leva o seu cliente a comprar o seu produto. Dessa forma, para quem vende na internet, é de suma importância que você empregue tempo e dedicação em aprender mais sobre como converter uma venda online.
Conversão social
Já ouviu falar sobre? Trata-se de uma conversão que não tem o dinheiro (venda) como seu fim, mas sim um método de ampliar a presença da marca e aumentar a sua rede de clientes. Como? Basicamente, você oferece um produto, infoproduto, e-book de nicho ou algo do tipo, em troca de um compartilhamento do perfil da marca em alguma das redes sociais da pessoa.
Assim, em troca, esta pessoa recebe o produto em questão, desde que divulgue a sua marca. É uma espécie de permuta, mas com gastos bem insignificantes para quem o realiza. Pode ser feito no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, enfim, em qualquer tipo de plataforma social que aumente a sua visibilidade.
Conversão por e-mail marketing
Apesar de algumas pessoas acharem que estão ultrapassadas, as campanhas de e-mail marketing sempre estarão entre as melhores formas de converter uma venda, ganhar um novo seguidor, entre outros tipos de objetivos. Basicamente, você cria uma campanha de venda de um produto, curso ou algo do tipo, e lança por meio de e-mail para vários contatos segmentados que você acumulou durante o tempo.
Nesse caso, a taxa de conversão é medida pela quantidade de cliques/número de vendas. Ao fazer um paralelo entre essas duas informações, é possível chegar a uma porcentagem correta de conversão. Várias ferramentas de e-mail marketing já apresentam opções automáticas para fazer essa conta, basta escolher a melhor.
O que é CTA?
O que é CTA e o que tem a ver com conversão? CTA é o acrônimo para “Call to Action”, em inglês. Em português, significa “Chamada para Ação”. Trata-se da chamada que você vai usar em sua publicação, anúncio ou campanha de e-mail marketing, por exemplo, para fazer seu cliente em potencial visitar sua página, seguir seu LinkedIn ou então comprar um produto. Exemplos de CTA:
- “Compre agora!”;
- “Siga-nos nas redes sociais”;
- “Aproveite, promoção por tempo limitado!”;
- “Compre com desconto agora!”
O que é taxa de conversão?

E o que é a taxa de conversão? Como mencionado anteriormente, é uma porcentagem que indica quanto das suas conversões realmente resultam em pontos positivos. Se você criar uma campanha de e-mail marketing com um botão de ação do tipo “Visite nosso LinkedIn”, então a taxa de conversão é medida entre as pessoas que abriram o e-mail e as que clicaram no link para o LinkedIn.
Dessa forma, se 100 pessoas abriram seu e-mail e pelo menos 40 visitaram o link deixado no e-mail, significa que sua taxa de conversão está em 40%.
Como melhorar a taxa de conversão?
Como fazer para aumentar e melhorar a taxa de conversão? É necessário fazer testes. São os testes e mudanças que vão indicar que tipo de alteração deve ser feita em uma campanha publicitária ou página, chegando então a um resultado final em que os pontos positivos sejam“casados” e os negativos excluídos.
Entendeu melhor o que é conversão no marketing digital? Até a próxima!
Como vender um curso online? 7 dicas que você precisa colocar em prática!
Como vender um curso online? Quais são as regras para uma boa campanha de lançamento de um curso na web? É possível segmentar o público-alvo que verá os anúncios e, consequentemente, aumentar as chances de que o curso seja vendido? Qual é a taxa de conversão de venda de um curso online?
A venda de cursos online se tornou uma verdadeira febre no mundo do marketing digital. Atualmente, para vender um curso online, é preciso produzir um bom conteúdo e entender sobre campanhas de anúncios e copy. Com isso, há grandes chances de que seu curso tenha muitas vendas.
Infelizmente, não há mais espaço para somente quem é “especialista” em um nicho. No mundo em que vivemos, com as atualizações do marketing digital a todo vapor, ou você se atualiza, ou é passado para trás por um garoto de 18 anos com um curso raso, mas com uma campanha publicitária muito bem organizada.
E é por isso que devemos aprender de forma completa e fidedigna como vender um curso online. Neste conteúdo, trouxemos exatas 7 dicas com as quais explicaremos para você como vender um curso online. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe nessa leitura até o final. Vamos lá!
7 dicas sobre como vender um curso online

1. Defina sua persona e fale a linguagem dela

Em primeiro lugar, defina a sua persona e fale a linguagem dela. Mas, o que é exatamente uma “persona”? Não há segredos: persona é o perfil de cliente “ideal” que consome o seu produto ou serviço.
Por exemplo, sabemos que a persona que consome games é majoritariamente representada pelo sexo masculino, na faixa entre os 15 e 30 anos de idade. É claro, existem muitas mulheres no mundo dos games e isso deve ser considerado na hora da criação de uma campanha, principalmente porque a tendência é este número aumentar, mas, ainda assim, o mercado é dominado por homens.
Então, para vender um curso online, você precisa definir qual a persona que vai consumir seu conteúdo e falar a linguagem dela, nos termos dela e de acordo com o que ela gosta. Assim, além de aumentar sua taxa de conversão, também estará prospectando um número maior de seguidores, que podem comprar de você no futuro.
2. Crie uma landing page

Após definir a sua persona e conhecer mais sobre a linguagem da mesma, então você pode seguir para a criação da landing page. Trata-se de uma página em que irão constar todos os dados do seu curso, claro, de forma abreviada, buscando então induzir o seu futuro aluno à compra.
Uma landing page é uma página um pouco diferente das que estamos acostumados a ver na web. Ela tem um único foco (que, nesse caso, seria vender o curso). Para isso, ela pode ser recheada de botões com chamada para ação. Assim, a cada tópico que você pula, pode adicionar uma Call to Action (CTA) do tipo “Compre agora”, “Compre com desconto”, “Turma limitada, entre agora”, entre outras opções.
3. Escreva blogs relacionados ao tema e faça links para o curso

SEO é um acrônimo para o termo em inglês “Search Engine Optimization”, que em português significa “Otimização para Motores de Busca”. Como vender um curso online? Fazendo com que sua landing page esteja melhor posicionada nas pesquisas do Google. Para isso, você deve utilizar boas técnicas de SEO.
Basicamente, você precisa escrever conteúdos para blogs, citando o curso de forma direta ou indireta, falando sobre o assunto e o que é oferecido no mesmo. O conteúdo deve respeitar as regras de ranqueamento Onpage do Google – que são muitas – e ser de qualidade para o leitor.
Em seguida, você entra com o trabalho Offpage: com a ajuda de outros sites, você envia links para os blogs que escreveu, auxiliando e acelerando o processo de ranqueamento daqueles conteúdos nas SERPs (páginas de resultados) do Google.
4. Faça posts nas redes sociais

Ter as redes sociais alinhadas com os seus desejos de venda também é uma ótima forma de faturar. Como vender um curso online? Busque ter presença em toda a internet por meio das principais redes sociais, sempre atualizando-as, na medida do possível: LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, etc.
Faça posts nas redes sociais solucionando assuntos relacionados ao tema do seu curso. Dessa forma, você trabalha com o marketing de conteúdo, que funciona como uma isca, já que fornece conteúdo gratuito, mostrando resultados e deixando seus seguidores com vontade de comprar o seu curso.
5. Invista em anúncios

Como vender um curso online? Acima de tudo, invista em anúncios. O SEO e o tráfego orgânico possuem um papel importantíssimo nas vendas de um curso online, mas, o verdadeiro protagonista de vendas é o tráfego pago. Por meio dos anúncios, você pode alcançar um número maior de pessoas em menos tempo, além de poder acertar diretamente a sua persona.
Portanto, invista em anúncios nas mais diversas plataformas disponíveis, desde que esteja contando com um plano bem estruturado e organizado, é claro.
6. Use e-mail marketing

O e-mail marketing é erroneamente considerado por alguns como uma estratégia ultrapassada. No entanto, ainda são muitos os casos de pessoas que conseguiram fazer o “6 em 7” (seis dígitos em apenas uma semana) vendendo seus cursos com a ajuda do e-mail marketing. Use-a como ferramenta útil e veja os resultados aparecendo.
7. Aposte nas provas sociais

Provas sociais são prints de conversas, avaliações ou opiniões de pessoas que já compraram o seu curso e o aprovaram. Podemos considerar como exemplo de prova social uma aba de destaques no Instagram somente para prints de resultados obtidos, prints de conversas com alunos contando sobre seus resultados, etc.
A prova social sempre terá grande peso na avaliação de um cliente para a compra de um curso online.
Este foi o nosso guia sobre como vender um curso online. Esperamos ter contribuído para esclarecer as suas dúvidas.
Caso prefira contar com apoio profissional para vender um curso online, nós, da Lab Growth estamos preparados para te ajudar a arrasar nas vendas!
Marketing 360 graus: O que é? Como funciona? Como aplicar?
O marketing 360 graus é cada vez mais presente entre as estratégias empresariais que buscam uma quantidade maior de público. Mas, o que exatamente é o marketing 360 graus? Quais são as plataformas usadas para esse tipo de marketing? Realmente dá resultado, ou dá apenas trabalho? Não vale mais a pena focar em um único caminho mais usado pelo público-alvo?
Trabalhar com marketing digital deixou de ser algo para poucos e se tornou uma coisa bastante comum. Apesar disso, a qualidade exímia ainda é exercida por poucas pessoas. É muito fácil dizer “trabalho com marketing digital”, mas, na prática, sabemos que a história é totalmente diferente.
Por exemplo, para implementar uma estratégia de marketing 360 graus, é necessário ter um conhecimento amplo de todas as plataformas disponíveis, ou pelo menos uma equipe que possa suprir essa necessidade de forma completa. Portanto, não é qualquer pessoa que pode atuar nesse tipo de estratégia de marketing.
Neste conteúdo, falaremos justamente sobre essa que é a estratégia que mais abrange o público de uma única vez, já que o nome da sua empresa estará, literalmente, em todo lugar da web – ou quase todos. Então, caso queira entender melhor sobre o marketing 360 graus, acompanhe-nos nessa leitura interessante até o final. Vamos lá!
O que é Marketing 360 graus?

Afinal, o que é marketing 360 graus e de que maneira ele pode auxiliar uma empresa a expandir os seus negócios, aumentar as suas vendas, prospectar novos clientes ou até mesmo novos colaboradores por meio de plataformas, como o LinkedIn? Como isso funciona na prática?
O marketing 360 graus se trata de uma estratégia que visa marcar presença e transmitir uma mensagem consistente em praticamente todos os pontos de contato que o cliente (real ou potencial) possa ter com a empresa.
Basicamente, seu objetivo é deixar o nome da marca presente em todos os locais em que seu público-alvo/persona está presente: LinkedIn, Instagram, Twitter, Facebook, TikTok, na web por meio de blogs, e-commerces, canal no YouTube, dicas em posts no Pinterest, etc.
Como pôde perceber, é um trabalho que demanda tempo e, acima de tudo, conhecimento técnico.
Vantagens do marketing 360 graus

E quais são as vantagens do marketing 360 graus? De forma geral, a principal vantagem e que mais gera frutos a uma marca é o “estar presente”. O seu cliente ou colaborador que deseja dentro da sua empresa pode ver a sua empresa em todo local. Imagine a seguinte situação: um talento em potencial viu o perfil de sua empresa no LinkedIn, na parte da manhã.
Ele até teve interesse em deixar um currículo no seu setor de RH, mas por falta de tempo e correria do cotidiano, esqueceu-se. No mesmo dia, navegando pelo Instagram, ele vê uma publicação patrocinada da sua empresa, entra no perfil, conhece mais sobre a marca e, então, efetiva o que deveria ter feito antes.
O mesmo acontece com a prospecção de novos clientes: estando em todo local, você abrange um número muito maior de pessoas, talvez até mesmo um perfil diferente da sua persona, que você nunca imaginaria que poderia gerar lucro para sua empresa.
Por onde começar com o marketing 360°?

E por onde começar com o marketing 360 graus? Primeiro e acima de tudo, contrate os profissionais certos para trabalhar para você. Trabalhar com muitas plataformas demanda tempo, seja para criar anúncios, escrever copy, construir criativos visuais, entre vários outros trabalhos necessários para que a roda gire.
Então, esse seria o primeiro passo por onde você deve começar com o marketing 360º. Busque uma agência especializada em marketing digital e conte com a expertise de profissionais das mais diversas áreas!
Checklist para uma campanha de marketing 360 graus

Abaixo, selecionamos um pequeno checklist que consideramos essencial para quem quer trabalhar com esse tipo de campanha. Confira:
- Objetivo: primeiro, defina o objetivo principal da sua campanha. Vender mais? Aumentar seus seguidores? Aumentar sua credibilidade? Fixar a campanha como um padrão da sua marca? Ao definir o objetivo, será mais fácil alcançá-lo;
- Ações: defina, após o objetivo, quais ações deverão ser tomadas, levando em conta todo o caminho que seu cliente irá percorrer, para que então possa otimizar esse caminho ao máximo de acordo com o objetivo que almeja;
- Segmentação: segmente o seu público-alvo, a sua persona. Como mencionado, há grandes chances de você atingir alguém de fora desse público, afinal, sua marca estará em todos os lugares. Porém, quanto mais houver segmentação, maior será sua taxa de conversão;
- Monitoramento: por fim, monitore os resultados, use ferramentas para analisar taxas de conversão e rejeição de cada página, analise o que deve ser alterado e melhore a cada dia.
Este foi o nosso guia sobre como colocar o marketing 360 graus em prática. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas.
Para contar com o apoio de uma agência especializada, entre em contato com a Lab Growth! Estamos prontos para ajudar a sua empresa a decolar em todos os cantos da web, em um verdadeiro marketing 360 graus!
Como fazer remarketing no Facebook? 5 dicas que você precisa conhecer!
Como fazer remarketing no Facebook? Quais são as ferramentas que podemos utilizar para criar uma campanha de remarketing dentro da rede social que mais tem poder financeiro no mundo? É possível direcionar um anúncio personalizado para um público específico? Quais são os procedimentos que devem ser tomados?
Como mencionado acima, quando falamos sobre poder financeiro, o Facebook é a empresa/rede social que mais se destaca no mundo. Anteriormente levando o mesmo nome da rede social, hoje a empresa Meta é detentora de diversas formas de comunicação e divulgação online, como o próprio Facebook, além de Instagram, WhatsApp e grande presença no Metaverso.
Podemos usar o Facebook de inúmeras formas em nosso cotidiano, e uma dessas formas é buscar clientes em potencial que visitaram a nossa página na web, mas escolheram por não comprar naquele momento. Muitas vezes, é mais fácil converter essa venda do que atrair um cliente do 0. Isso é remarketing.
Levando todas essas informações em conta, resolvemos preparar um conteúdo exclusivo para explicar de forma clara como fazer remarketing no Facebook. Então, caso queira entender melhor sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá!
O que é remarketing no Facebook?

Afinal, o que é remarketing? Antes de saber como fazer, é necessário entender do que realmente se trata o assunto. Como dissemos no início, trata-se de um conjunto de técnicas de marketing que você utiliza para resgatar um visitante da sua página na web, que entrou em algum produto, mas resolveu não comprá-lo naquele exato momento.
Portanto, o prefixo “re” significa que você deve fazer um novo marketing em cima do mesmo cliente: seu objetivo é fazer com que algum anúncio do produto visitado por ele em seu site apareça em outro local durante sua navegação – neste caso, no Facebook – com alguma propaganda ou chamada de ação, desconto ou coisa do tipo, aumentando suas chances de compra.
Para que serve uma campanha de remarketing no facebook?

Para que serve uma campanha de remarketing? Como mencionado, para aumentar a conversão de suas vendas. Como também foi dito, a chance de um cliente que já visitou um produto realmente comprá-lo é maior do que um cliente novo. Isso acontece porque o interesse já existiu, falta só um incentivo: uma campanha de remarketing bem direcionada.
Então, podemos dizer que a campanha de remarketing serve para garantir um lucro que seria perdido, podendo representar boa parte de sua receita em um mês, principalmente dependendo do setor em que atua. Alguns setores possuem menor taxa de conversão por visita, e, dessa forma, investir em remarketing é uma ótima forma de garantir receita extra.
Dicas de como fazer o remarketing no facebook
Mas, e como fazer remarketing no Facebook? Chegamos então ao tópico principal de nosso conteúdo, no qual explicaremos de forma clara cinco dicas que podem ajudar você a fazer o remarketing. Elas são simples, mas eficazes, e se colocadas em prática temos a certeza de que trarão bons resultados em pouco tempo. Confira:
1. Analise os visitantes
O primeiro passo é analisar os visitantes das suas páginas na web. Seja uma página de vendas no Instagram ou um site próprio na internet: veja qual é o perfil do seu público, faixa etária, gênero, etc., para que assim possa direcionar sua campanha de remarketing no Facebook de forma mais eficaz.
2. Crie a ação específica que deseja
Em marketing, temos uma sigla chamada “CTA”, que em inglês significa Call To Action. Traduzindo para português, temos então a “Chamada para ação”. O que isso significa, na prática? Basicamente, a ação que você implica ao seu cliente e deseja que ele a realize. Então, você cria o anúncio e coloca um botão de ação como “Visite nosso site”, “Volte à nossa página”, “Compre seu agora mesmo!”.
3. Personalize seu anúncio
Como fazer remarketing no Facebook? Personalizando o seu anúncio o máximo possível. Crie artes chamativas e direcionadas ao seu público-alvo, capriche na copy que será usada para convencer o cliente em potencial a realizar a compra, entre outros detalhes, ou seja, deixa seu anúncio “redondo” para rodar na web.
4. Crie seu público de forma correta
Provavelmente, você já possui um público-alvo definido e prefere apostar nele antes de usar plataformas como o Google Analytics para obter mais informações. Mas, acredite, você pode se surpreender ao descobrir que, na realidade, a maior parte dos seus visitantes representam outro grupo.
Portanto, analise seus visitantes, mas acima de tudo, use ferramentas para segmentá-los da forma correta. Crie seu público usando todas as informações disponíveis, deixando seu anúncio com o maior potencial possível.
5. Avalie desempenho e otimize seus anúncios
Por fim, faça um trabalho de análise e comparação. Assim como no e-mail marketing, utilize técnicas como o Teste A/B, no qual você compara dois anúncios, encontra os pontos positivos de cada um e cria um terceiro anúncio resultante da união dos dois primeiros, mas sem os pontos negativos. Com o tempo, seus anúncios ficarão cada vez mais otimizados, dando resultados cada vez melhores.
Se você precisa de ajuda para fazer remarketing no Facebook, ou mesmo para revisar e fortalecer toda a estratégia digital da sua empresa, nós, da Lab Growth, estamos prontos para te auxiliar!
Marketing digital para negócios locais: o que é? Confira 5 dicas essenciais!
O marketing digital para negócios locais vem crescendo – e muito – nos últimos anos. Mas, como funciona esse tipo de marketing? Realmente vale mais a pena apostar em conteúdos voltados para o público-alvo que está mais próximo de nossa loja? Como podemos organizar uma campanha de anúncios para negócios locais?
São muitas as dúvidas que surgem quando o assunto é marketing digital. Quando entramos ainda mais no assunto, falando a respeito de temas específicos, essa afirmação se torna ainda mais verdadeira. Acontece que quanto mais a fundo vamos em um nicho, mais dedicação e atenção devemos dar a análises e testes.
Neste conteúdo, além de explicar o que é marketing digital para negócios locais, também vamos dar algumas dicas para colocá-lo em prática. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá!
O que é marketing digital para negócios locais?

Mas, e o que é marketing digital para negócios locais? Trata-se não somente uma estratégia, mas de várias. Basicamente, consiste em uma série de ações realizadas com base em um espaço geográfico menor, buscando atingir os clientes em potencial que estão mais perto do seu negócio, em vez de mirar aqueles que estão distantes.
O principal intuito do marketing digital para negócios locais é esse que citamos. Porém, uma série de benefícios podem ser usufruídos quando você o coloca em prática, como por exemplo, aparecer à frente de seus concorrentes na primeira página de resultados do Google e, naturalmente, prospectar um número bem maior de clientes.
Por que o marketing digital é importante para os negócios locais?
Por que o marketing digital é importante para negócios locais, afinal? Basicamente, por dois fatores principais: melhorar a visibilidade e a autoridade do negócio, aumentando a sua credibilidade no mercado; e, consequentemente, atingir um número maior de clientes locais, que podem vir a se tornar um público fiel.
Então, se você busca melhorar a imagem da sua loja, marca ou empresa no setor em que atua, a melhor forma é estar presente em todas as plataformas, por meio de um marketing 360º. Ao fazer isso de forma segmentada, você é bem visto e conhecido principalmente entre as pessoas da sua região.
Imagine, por exemplo, uma empresa que atua com pequenos fretes: esse tipo de serviço é, em sua grande maioria, exercido na cidade em que a empresa está localizada e nos seus arredores. Assim, uma empresa que faz frete em Sorocaba pode aparecer como resposta para pesquisas feitas com palavras-chave como “Frete Sorocaba”, “Frete Sorocaba até São Paulo”, entre várias outras opções.
Dicas de marketing digital para negócios locais

Agora que já sabemos o que é marketing digital para negócios locais, vamos então conhecer algumas dicas para implementar esse conjunto de técnicas em seu negócio. Leia:
Cadastre a empresa no Google meu Negócio
O primeiro passo que você deve dar é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio (também conhecido como Google My Business). Trata-se de uma plataforma disponibilizada pelo buscador para empresas que desejam deixar seus dados sempre atualizados, para que os visitantes da web possam obter mais informações sobre o negócio.
Assim, sempre que alguém procurar, por exemplo, por “Empresa de gerenciamento financeiro” no Google e a localização do buscador da pessoa estiver na sua cidade, a sua empresa irá aparecer como uma das opções, com o número de telefone, qualidade das avaliações, comentários de clientes, endereço completo, etc. Portanto, vale muito a pena investir seu tempo nessa ferramenta.
Aposte em SEO
Você já ouviu falar em SEO? O acrônimo é referente a “Search Engine Optimization”, em inglês, que significa “Otimização para motores de busca”, em português. Trata-se de uma série de técnicas que você pode colocar em prática para conseguir ocupar as primeiras posições para palavras-chaves essenciais ao seu nicho de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso.
Voltemos ao exemplo da empresa de gerenciamento financeiro. Utilizando as técnicas corretas de SEO, se a sua empresa fica localizada em Curitiba, é possível escrever um megaconteúdo para a keyword “Melhor empresa de gerenciamento financeiro em Curitiba”. Ao conseguir a primeira posição para a busca, não será mais necessário demandar dinheiro para anúncios, já que a partir daí tudo ocorrerá de forma orgânica.
Marque presença nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais também tem grande importância. Lembra-se de quando falamos sobre aplicar uma estratégia de marketing 360 graus? O marketing digital para negócios locais precisa e deve agir dessa exata maneira: estando presente em “todos os cantos” possíveis.
As redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines de produtos e serviços, com um alto número de pessoas navegando durante dia e noite, das mais diferentes faixas etárias e gostos.
Comércios locais precisam mais do que nunca estar presentes nas redes sociais, fazendo lives com promoções no Instagram, postando fotos no feed do Facebook, etc. Ou seja, negócios locais precisam estar presentes no cotidiano do cliente em potencial.
Segmente os seus anúncios
Partindo para o tráfego pago, uma das melhores ferramentas do marketing digital para negócios locais são os anúncios segmentados. Quantas vezes você estava “passeando” pelo Instagram e acabou vendo o anúncio de alguma loja do centro de sua cidade que você gosta muito? Provavelmente isso já aconteceu.
Você pode fazer o mesmo com os seus clientes. Basicamente, deve escolher um nicho específico de público, idade, sexo, e escolher uma região com baixa quilometragem para anunciar, preferencialmente dentro da sua cidade. Ao segmentar os seus anúncios, será mais fácil encontrar clientes em potencial, e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Faça parceria com outros negócios locais
Por fim, a nossa dica de marketing digital para negócios locais é que faça parceria com outros negócios. É possível fazer parcerias com desconto, assim todos saem ganhando. Um exemplo clássico: clientes da nutricionista Maria ganham 30% de desconto na mensalidade da academia MuscleFit.
São muitas as opções disponíveis para parcerias, principalmente quando o assunto é a divulgação. Ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Comente abaixo que vamos te ajudar.
E lembre-se que, para fazer o seu negócio local decolar com o marketing digital, você pode contar com o trabalho customizado da Lab Growth! Vamos conversar?